Ir para conteúdo

O impossível aconteceu ! Café especial muito bom em supermercado.


carlos eduardo

Postagens recomendadas

Quem não gostaria,de ter perto de casa um supermercado que vendesse café especiais , torrados no mesmo dia ou com no máximo quatro ou cinco dias de torrados ,  blends e single origin de todos os lugares do mundo, sendo vários deles orgânicos.

Os americanos tem uma rede de supermercados chamada "Whole Foods Market" são aproximadamente 400 lojas nos EUA , eles se diferenciam das outras redes por venderem só produtos orgânicos e naturais , o que os torna um supermercado caro.

Fazendo compras com minha mulher , resolvi dar uma olhada na seção de cafés , esperava encontrar uma prateleira com embalagens de cafés torrados e moídos como em qualquer supermercado , com o selo de orgânico e fair trade.

Para minha surpresa encontrei uma operação altamente eficiente.

 

A seção de cafe e chá é essa :

 

 

15435953594_6d68c97304_z.jpg

 

A seção é operada pela "Allegro Coffee Roaster" (pertencente a rede whole foods)

Uma bancada de 18  escaninhos com cafés em grãos torrados e ladeados por dois moedores Bunn G3 , embaixo acessórios para café (AP, FP,V60 , canecas e etc.) ,atras da,bancada 20 escaninhos com o cafe verde , e no  centro um torrador de leito fluidizado da marca Java Master , totalmente automático (segundo o Alexandre bem caro) 

 

Como visa um publico muito amplo , é bem variado , 2 ou 3 descafeinados , e o resto dividido em cafés de torra , clara , media e muito escura , SO da Costa Rica e Colômbia , blends da Índia , Etiópia , Quênia , Havaí , um especifico para espresso e outros que agora eu não lembro , vários deles orgânicos.

 

 

15872710927_f91a3f8e99_z.jpg

 

Toda a informação que vc precisa esta na etiqueta , nome , preço , código , tipo da torra e data da torra (nenhum tinha mais de quatro dias ) e uma explicação sobre o cafe , tipo região , sabores esperados etc.  

Uma unica pessoa cuidava de tudo , vc pega um saquinho de papel escolhe o cafe , anota com uma caneta pilot o código do cafe , abre o escaninho e se serve , se quiser moído coloca o cafe em uma das duas Bunn , escolhe o método e móe.

Eu perguntei para a moça quais eram os cafés mais vendidos , segundo ela , eram os orgânicos , e o tipo "extra dark french" , que era uma torra escura , quando eu vi o que era esse cafe eu não acreditei , parecia feijão preto, o brilho do grão não é o,flash do celular é óleo.

 

 

16056892521_c9266d9ba2.jpg

 

 

 

 

Provei vários , todos muito bons , acabei trazendo para o Brasil , os blends torra media , "orgânico para espresso" , "Etiope" e o "Queniano" , todos muito bons no espresso , sendo que o Queniano é o melhor , e um SO torra clara da Costa Rica , excelente no coado e sem graça no espresso.

 

Eu nunca tinha visto um torrador de leito fluidizado funcionando , bem legal.

 

 

 

 

Abs

C. Eduardo

 

  • Curtir 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a rede é famosa e realmente bem cara. Em NY eu comprei uma vez ou duas alguma coisa lá. A qualidade era realmente ótima, mas tudo muito caro. Se fosse aqui seria para o que o PT chama de a elite branca. Eu gostava mais do Trader Joe's, que também é bom, mas menos caro (tinha coisas até razoavelmente baratas). O negócio é que não tinha Trader Joe's em Manhattan e eu não tinha carro.

Eu confessoq eu também costumava tomar french roast (a macho preto deles), especialmente no Au Bon Pain. Achava as outras torras muito sem gosto. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem Roger , e a de Orlando fica hem próximo da International Dr. toda cidade com bom nível de renda tem.

Como o Cal falou é uma rede voltada para o público WASP (que ainda existe) , preocupada com o meio ambiente , causas sociais , alimentação saudável e produtos sofisticados , lá vc encontra produtos europeus de qualidade e caviar de esturjao .

 

Zé o orgânico eu comprei o blend para espresso , mas essa torra escura não tive coragem , vc pega com a colher o café e ele vem empapado de óleo , eu não jogaria isso no meu Forté novo de jeito nenhum :)

 

20 anos ? Na hora eu pensei que isso jamais chegaria ao Brasil , mas depois de visitar o site do fabricante do torrador (Java Master ) , eu mudei de idéia , esses torradores automaticos são muito caros , mas inevitavelmente com o barateamento dos sensores e da eletrônica , eles vão ficar acessíveis, da mesma forma que uma balança digital ha 15 anos atrás era caríssima.

Redes como Inteligentsia e Stumptown possuem respectivamente 2 e 4 plantas de torra , para a venda online de café torrado e distribuição as suas pouquíssimas cafeterias , o custo logístico é bem alto , café torrado é perecível.

A proposta é inverter a equação , reduzindo os custos logísticos e o desperdício , torrando o café no local de acordo com a necessidade.

 

Cal essa pipoqueira é tão cara que o fabricante praticamente não vende elas , aluga.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Pitaco.

Experimentei o Costa Rica Terrazú que o Carlos Eduardo trouxe e como coado foi talvez o mais interessante café que bebi esse ano. Finalização de alcaçuz. Há muito não bebia cafe com tal característica. Possivelmente o saudosismo influencia minha opinião, mas descontada a doce lembrança, ainda assim o café é muito bom.

Obrigado Carlos Eduardo pela oportunidade de beber tal café.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...