Ir para conteúdo

Armazenagem das cápsulas de café (higiênico?)


Postagens recomendadas

Pessoal,

 

Tenho uma cafeteira nespresso gran maestria e estou pensando na melhor forma de guardar as cápsulas de café. Vi várias formas diferentes de armazena-las mas gostaria de saber de vocês que também são adeptos deste conceito de café, como fazerm para guardar as suas. Eu considero de pouca higiêne guardar as cápsulas em um recipiente como se fossem biscoitos. Também não sei se guarda-las naqueles "mostradores" que deixam elas a vista é higiênico. A temperatura da água que passa pelas capsulas é suficiente para matar os "bichos"...

Para falar a verdade, esta é a preocupação da minha esposa... Preciso convence-la de que deixar todo mundo por a mão nas capsulas é higiênico, rss.. ou que guardar as capsulas nos mostradores também é...

Alguém me ajuda?

Abraços

Gustavo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que o ideal é passar uma escovinha de dentes com detergente nas cápsulas antes de utilizar. Daí você seca bem e passa um chumaço de gaze com solução de álcool 70% e deixa secar novamente. Pra garantir, esfregue bem as mãos com uma escovinha e sabão de iodo. Pode pegar a cápsula com uma pinça também.

 

Ou esqueça essa bobagem, afinal quase não há contato do exterior da cápsula com o líquido da extração. É pra ser relativamente higiênico.

 

E cá entre nós, se você usa o flitro da vovó, vai se preocupar com a cápsula Nespresso???

Na realidade, a sociedade moderna vive a fantasia de que os produtos industrializados são de uma assepsia de sala cirúrgica (supondo que sejam sempre estéreis como deveriam), enquanto a realidade é muito menos romântica. 

 

 

Estou brincando, seja benvindo!

  • Curtir 5
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que o ideal é passar uma escovinha de dentes com detergente nas cápsulas antes de utilizar. Daí você seca bem e passa um chumaço de gaze com solução de álcool 70% e deixa secar novamente. Pra garantir, esfregue bem as mãos com uma escovinha e sabão de iodo. Pode pegar a cápsula com uma pinça também.

 

Ou esqueça essa bobagem, afinal quase não há contato do exterior da cápsula com o líquido da extração. É pra ser relativamente higiênico.

 

E cá entre nós, se você usa o flitro da vovó, vai se preocupar com a cápsula Nespresso???

Na realidade, a sociedade moderna vive a fantasia de que os produtos industrializados são de uma assepsia de sala cirúrgica (supondo que sejam sempre estéreis como deveriam), enquanto a realidade é muito menos romântica. 

 

 

Estou brincando, seja benvindo!

Rss... não dá esta idéia para minha esposa.... rss.. obrigado pelo bem vindo!

 

PS: Ainda não consegui convencê-la.. Tem mais detalhes sobre a questão do contato com a parte externa da cápsula? Qual será a temperatura da água? abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode deixar as próprias cápsulas nos sleeves que elas vem, para manter a falsa ilusão que estão intocadas;

 

Pode deixar as cápsulas em uma daquelas caixinhas feitas para cápsulas, o que fica muito bonito esteticamente;

 

Ou apenas passe um paninho seco antes de usar a capsula, afinal vocês sabem muito bem no que mexeram antes de pegar nela :P

 

O café em si está lacrado, não tendo o risco de contaminação por "pegar" na cápsula, porém como  o cassani disse, é bom evitar de deixar exposto ao sol.

 

Eu costumava deixar minhas cápsulas dentro daquele cubo que você ganha comprando um pacote, nunca tive nenhum problema. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode deixar as próprias cápsulas nos sleeves que elas vem, para manter a falsa ilusão que estão intocadas;

 

 

 

Acho que a questão está exatamente nisto. A falsa ilusão de que estão intocadas e de que não estaremos bebendo café de pelo de cachorro.. rss...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estória: Por volta de 1960, tive um professor de Química, em Barbacena, MG, que era médico formado. Contou-nos que tinha um filho com uma doença rara, na época, que o obrigava a ficar isolado do meio ambiente, para não contrair qualquer espécie de doenças comuns, como gripes, infecções de garganta e, etc.. Tanto ele como a esposa, seguiram os ensinamentos, mantendo-o em um ambiente esterilizado, no quarto, com mosquiteiro e todos os cuidados para evitar infecções. Já fazia alguns anos, e ele, recebeu novas orientações de médicos de Belo Horizonte, para que o jovem fosse, aos poucos, colocado em contato com a natureza real, para desenvolver anticorpos e melhorar as respostas ás infecções comuns. Foi então que declarou seu arrependimento, por ter seguido, à risca, as orientações iniciais. Creio que esta estória pode ajudar no caso. Para que tenhamos imunidade devemos testar-nos em todas as situações. Deixe as cápsulas nos recipientes atuais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo, os pontos de entrada de água quente e de saída de café são perfurações realizadas por peças internas da máquina. A água quente é injetada já dentro da cápsula e o café sai diretamente de dentro da cápsula. A única superfície de contato da parte externa da cápsula com a interna é a medida dos furos que sobram na cápsula depois de a mesma ter sido usada.

 

Se você medir essa superfície, será o equivalente aproximado a 3 ou 4 milímetros quadrados. Considerando a porosidade do plástico e a capacidade eletrostática do mesmo, duvido que nessa área haja mais coliformes fecais do que em 2 centímetros quadrados de pele dos pulsos ou das costas das mãos de um adulto urbano médio. Vi uns estudos de acúmulos de coliformes fecais uns tempos atrás e fiquei fascinado com a onipresença dos mesmos, até em nossas "sagradas" escovas dentais.

 

Verá que há menos risco de ela se expor a "bichos" na cápsula de Nespresso do que ao escovar os dentes pela manhã, com a escova que passou a noite fechada no estojo do banheiro.

 

Aliás, seria interessante saber como ela reage ao fato de a quase totalidade dos odores detectados pelo nariz serem oriundos de particulados materiais em suspensão no ar, e não de gases (como a maioria pensa). Quando alguém sente o cheiro de fezes, raramente está ciente de que está com "amostra de materiais" nas narinas...

 

Pois é, sou um iconoclasta escatológico... :ph34r:

 

Procure esses estudos pela web e os mostre para sua esposa: ou ela surta ou ela desencana... de qualquer modo, o mundo dela nunca mais será o mesmo. Nem o seu...

 

Carpe Coffea!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É por essa razão que nunca compro esponjas da 3M. Como elas duram muito mais que as outras, ficamos com a tentação de usá-las para bem além da uma semana que é tida como o adequado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe... é assim mesmo, Rodrigo.

 

Aqui a gente compra as 3M com certa regularidade (nem sempre) e vê a cara de espanto da 'moça da limpeza' quando ela vê esponja "novinha" no lixo e murmura "gente gastona"...

 

Quem viu estudo de proliferação de coliformes sabe como é... :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...