Ir para conteúdo

Bom Café Coado


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Salve Rodrigo.

 

Após o encharcamento e descanso inicial que deve levar de 20 a 30 segundos, misturo e inicio o lançamento de água quente. Procuro fazer com que o fluxo se dê em aproximadamente 3 minutos. Isto para 600 a 650 ml de água fria e aproximadamente 65 g de pó. Uso o porta filtro Melitta 102 e filtro de papel correspondente.

Como no espresso, acertar a granulometria nos coados, está ligado ao tempo da extração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas tem alguma referência de textura de pó, Alexandre? O que vc falou eu compreendo, sem problemas. Porém referências como mais grosso que espresso e mais fino que french fica super vago.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dai galera!

 

Dom Klause: essa dica serve tb para filtros de nilon? essa de colocar uma colher entre o filtro e o portafiltro?

Mas, com o super furo do v60, não perco o tempo de infuzão breve? q deve ser importante para um contato maior entre a água e o pó?

 

fuerte abraso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dai galera!

 

Dom Klause: essa dica serve tb para filtros de nilon? essa de colocar uma colher entre o filtro e o portafiltro?

Mas, com o super furo do v60, não perco o tempo de infuzão breve? q deve ser importante para um contato maior entre a água e o pó?

 

fuerte abraso!

 

Luiz,

Essa dica de colocar a colher só vai funcionar com filtro de papel.

Não irá perder o tempo com a pré-infusão no v60. De qualquer forma sempre experimente as técnicas para tirar suas próprias conclusões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

daí galera!

 

olha tenho uma dificuldade com o bom e véio coado:

sempre a extração começa bem, a água faz aquela crema bonita, passa que é uma beleza, ótimo.... Mas a medida que eu vou colocando mais quantidade,, depois de esperar a 1a dose, a extração vai ficando mais lenta, ao ponto de entupir mesmo, e a água ficar parada no coador, só gotejando no bule...!!!

 

Se eu descrever meu método ajuda a me ajudarem?:

uso filtro de nilon. Sempre escaldo o meu coador e o filtro. ponho 10% de pó em relação à quantidade de água que vou usar. Coloco o pó no filtro, e vou derramando água em doses, aos poucos. Cuido para rodear o filtro com a água, para aproveitar ao máximo o pó.

E aí é como disse: na 1a, 2a dose, dece que é uma beleza. da 3a dose em diante, começa a lerdar, e eu fico num desespero, com medo da água esfriar, e mudar as características da bebida...

 

me ajuda aí galera?

 

gracias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...