Ir para conteúdo

Scott Rao - Excelente pós-venda


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Depois de quase quatro meses sem receber meu The Professional Barista's Handbook, resolvi contatar o Scott Rao para reclamar. Não fiz antes porque achei que o atraso podia ser corriqueiro nessa época do ano, ainda mais conhecendo bem a alfândega e os correios. Em todo o caso, sobre livros não devem incidir impostos.

 

Pois bem, efetivei a reclamação em um dia e a resposta veio no outro, assinada pelo próprio (pelo menos é o que consta do email). Primeiramente pediu desculpas pelo ocorrido, dizendo que gostaria de ter sabido antes que havia tido um problema. Depois explicou que faltou o "1" no "21" do número do meu apartamento porque o endereço era grande e o sistema informatizado estava cortando um algarismo em alguns endereços, causando problemas de entrega, o que já foi corrigido desde o descobrimento da falha.

 

Contou também que constava um recebimento do apartamento "2" do meu livro. Ele pediu que eu checasse, mas que mandaria um outro livro ou o dinheiro de volta se eu preferisse. Claro que eu quero o livro, oras. Fui visitar o apartamento 2 e descobri que o morador se mudou já faz algum tempo, a julgar pelas grossas teias de aranha na porta e janelas. Então se alguém recebeu meu livro, levou junto.  :angry:

 

Enfim, muito legal o contato com o Scott Rao. Aproveitei e contei do CdC e da Terça Expressa, rsrs. Apenas para fincar bandeira e dizer que por aqui também temos uma cena de barismo doméstico. Pequena, mas temos.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei "the coffee roaster's companion" e "the professional barista's handbook". Chegaram em 3 semanas. Muito legais para iniciantes, mas achei os livros meio superficiais. Como os livros são voltados para profissionais da área, esperei mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei "the coffee roaster's companion" e "the professional barista's handbook". Chegaram em 3 semanas. Muito legais para iniciantes, mas achei os livros meio superficiais. Como os livros são voltados para profissionais da área, esperei mais.

 

Mas quantos professionais realmente dominam esse conteúdo? Eu chutaria que não são tantos assim.

Legal que pra nós não é novidade. Sinal que estamos bem informados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, para quem está lendo muito aqui no CdC, Kaffeenetz, HB etc. não tem muitas surpresas nesses livros. A parte interessante é a filosofia geral dele e algumas técnicas especificas deles, como a torra com a curva de ROR decrescente. Aqui o livro me decepcionou porque esperei mais informações como e porque esse método funciona. Mas fica no nível de alquimia, ao invés de mostrar evidencias e mecanismos. O grande valor dos livros - na minha opinião - é que ele consegue mostrar todo o conhecimento básico em menos do que 100 paginas em uma maneira bem leve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo que esses livros que vcs citaram só tem em edição de papel , o que não deixa outra opção a ser se sujeitar a essa situação maluca.

 

Durante o imperio um livro chegava da Europa em 3 meses , os jornais vinham a cada 15 dias transportados em paquetes a vapor.

 

Do Scott Rao eu tenho , Espresso Extraction: Measurement and Mastery , só comprei porque chegou em 10 seg. :)

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No , No , No , é ebook  , Amazon,  paguei 9.99 obamas , chegou em 10 seg.  :lol:  , vc achando que era pirata ,viver em um pais governado pelo PT dá nisso , tudo que dá certo a gente acha que é desonesto , mas nem tudo , aparentemente na Amazon livros de café são baratos , tem alguns para iniciantes que são legais e só custam  0,99 cents .

 

http://www.amazon.com/Espresso-Extraction-Measurement-Scott-Rao-ebook/dp/B00F2VCTP6/ref=sr_1_1?s=digital-text&ie=UTF8&qid=1419386150&sr=1-1&keywords=coffee+scott+rao

 

Mas como o Burny falou , quem lê o CDC , HB , Coffeegeek e outros , não encontra novidades neles.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Errou feio. Uma por pensar que eu pudesse ter achado que você pirateou o livro, o que jamais passou pela minha cabeça, e outra por achar que não sei que o Espresso Extraction: Measurement and Mastery é um ebook.

 

Leia de novo no contexto e vai entender:

 

-Concordo que esses livros que vcs citaram só tem em edição de papel , o que não deixa outra opção a ser se sujeitar a essa situação maluca.

-Existem edições extraoficiais. Porém, como o nome já diz, são extraoficiais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jesus Cristo, é tão difícil entender? Extraoficial é, sim, pirata. Burny falava das versões impressas, e como ocorre com dezenas de milhares de livros, há scans rolando por aí. Piratas, ilegais, não recomendo que ninguém vá atrás. 

 

O que insisto é que não disse que o livro digital do Scott Rao (que sempre foi digital e jamais em papel) que você comprou foi cópia pirata. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
  • 4 weeks later...

Novela chegou ao final hoje, mas não sem mais dois capítulos dramáticos.

 

Em primeiro lugar, o Scott havia dito que enviaria o livro por frete courier da UPS, às suas expensas. Passado cerca de pouco mais de um mês, comecei a desconfiar que algo havia dado errado novamente. Entrei em contato com ele, que confessou que havia esquecido de fazer a remessa. Pediu desculpas e fez a remessa no dia seguinte, mandando o número de rastreio desta vez.

 

Por ironia do destino, o sistema de vendas dele desconsiderou de novo o último algarismo do número do meu apartamento. A remessa só não retornou ao destino porque o entregador foi insistente, tocando a campainha do apartamento 2 por inúmeras vezes, o suficiente para atrair a atenção da síndica, que estava por perto e recebeu a encomenda.  :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Darcy, mantenho.  Pelo visto, o Rao mantém uma estrutura modesta para a distribuição e venda do seu livro, o que talvez explique em parte as falhas que relatei. Contudo, apesar dos contratempos, a resposta dele sempre foi imediata e prestativa, o que muito me satisfaz. O que mais me incomoda n opós-venda é a sensação de ficar orfão, de não ter a quem reclamar ou recorrer no caso de uma intercorrência qualquer, e isto jamais aconteceu nessa experiência de compra.

 

Santiago, recebi a última edição!  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente. Erros acontecem, mas quando ficamos desamparados, sem respostas, a experiência não se torna agradável. Aprecio sempre uma explicação pelo ocorrido, desde que com sinceridade. Te confesso que tenho sorte em minhas aquisições, exceto com prazos. Impressionante como prazo é obstáculo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sério, Santiago? Cê teve experiência ruim com a Orphan?

 

Nossa, já fiz várias compras com eles e quando precisei de atendimento (mandaram item errado uma vez, e a USPS amassou um pacote duma outra a ponto de vazar JoeGlo), eles resolveram na boa, super depressa. A mulher que responde os e-mails sempre foi muito bacana, muito gentil. Nas encomendas diretas para o Brasil fizeram uma embalagem extra reforçada pra não quebrar nada (comprei meus Bodum Pavina como eles, numa promo).

 

@ Rodrigo, será que essa empresa de logística que cuida da distribuição do livro do Scott Rao também fabrica peças para a Breville? Mandar duas vezes com o mesmo erro, sendo que foi a causa da reclamação inicial, foi meio "duhhhh" da parte deles... Parece tão "duhhhh" quanto o que a Breville fez, usando a MESMA válvula solenoide vagabunda na BES920, depois de todos problemas que essa peça deu na BES900... sempre achei engraçado ver pessoas que fazem a mesma coisa repetidamente e esperam resultados diferentes :rolleyes:

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema do Rodrigo foi estrutura modesta ou amadora , mesmo assim o cara tentou sinceramente acertar.

 

Nunca fiz compra na OE , mas na WLL , SCG e Espressoparts eu sempre tive um atendimento excelente , qualquer problema era resolvido com uma ligação , o americano faz o possível e o impossível para concretizar a venda e tornar vc um cliente regular.

Essa é uma característica do Americano , muito diferente do Europeu , o alemão por exemplo é extremamente honesto , correto e tem um ótimo atendimento , mas se aparecer um problema inesperado ele prefere perder a venda , o Alemão não tem o jogo de cintura do Americano .

Americano não perde a venda , se vc tem o dinheiro e ele o produto , fique certo que ele dará um jeito de ficar com seu dinheiro e entregar o produto.

 

Cabral de repente o problema da Breville se deve ao fato do grupo ser Australiano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confere com a minha experiência também, CE. Certa vez, o Markus, da Stohl alemâ, deixou de vender o BB005 pra mim porque achava a venda para o Brasil complicada, não fazendo muita questão de insistir no negócio. Por outro lado, a Rimprezza, também alemã, mandou pela DHL sem qualquer problema (talvez não vislumbrassem a ocorrência de nenhum).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De modo geral, minha experiência com compras da Europa confirma essa tese... tirando a Inglaterra. Já comprei de alguns ingleses pelo Ebay. e também de lojas inglesas, e os caras são bem "espertos" pra vender... Fui sempre bem atendido e os caras demonstraram jogo de cintura. Essa cultura norte-americana deve ser herança da colonização "mercantilista" britânica.

 

Já os Australianos, que estão também ao sul do equador, falam com um misto de sotaque irlandês com algo desconhecido, tem a imagem da Rainha da Inglaterra no dinheiro que eles chamam de "Dólar Australiano", embora pareca a Libra Esterlina e valha menos do que ambos, e no fim tratam mal os estrangeiros, do mesmo modo que os Franceses de Paris fazem com os Norte-Americanos... :D:lol::D

 

E não querem mandar peças para o Brasil, porque no manual da máquina BES900XL tá escrito "uso restrito em território norte-americano", então transportar a máquina para fora do circuito EUA-Canadá foi um ato "ilegal", sob minha conta e risco.  <_<  Mencionaram isso num telefonema que fiz para a Austrália, orientado pela atendente do SAC da Breville US. :unsure:

 

"Que beleza, hein?" :lol:

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...