Ir para conteúdo

Moka - leituras de temperatura e dicas de preparo


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Legal! Só não acho certo tirar a válvula da brikka e considerar equivalente a uma moka normal... o formato da base é diferente, tem uma relação temperatura -> pressão diferente... Mas achei legal o cara apontar variáveis que não são consideradas normalmente, principalmente a quantidade de água, ainda não tinha pensado o tanto que influencia.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cáspite...

 

Depois dessa, vou ficar um mês sem usar meu boné "Coffee-Nerd"...  :o  acho mesmo que vou mandar meu boné pra esse cara do vídeo! :rolleyes:

 

Carpe Coffea!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem reparou no Data Logger é Chines  YC-747UD de 4 canais  , interface USB para PC , nos EUA esta 350 dolares , aqui mais de 2500 dilmas .

 

O interessante é que apesar de custar mais de 300 dolares lá , já esta barato o suficiente para que um particular possa ter em casa , ha 15 anos atrás um brinquedo desses seria Fluke ou HP e custaria uns 10.000 dolares.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal a experiência hein!

Nunca tive tanta curiosidade em variar o meu método moka, no máximo testar moagens diferentes.

Variei muito no expresso e no coado.

 

Será que existe videos sobre variar a extração na francesinha?

Só achei esse aqui:

 

Quem se habilita?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, Burny, vi as sacas e a coleção louca de máquinas manuais! Totalmente NERD e GEEK do café! Acho mesmo que o Márcio precisa se cuidar ou vai perder o título de "coffee-geek" e ser rebaixado a "coffee-lover" como o resto de nós... :lol::D:lol:

 

Carlos, eu também pirei no Data Logger. Pensei o mesmo que você a respeito de como isso tá acessível agora...

 

E como os chineses mudaram o mundo da tecnologia também para os técnicos: tenho um Osciloscópio Tektronix digital de 100MHz e 2 canais que comprei faz mais de 10 anos, já usado, por U$ 2,5 mil. O primeiro dono disse ter pago mais de U$ 5 mil no total quando importou. Hoje tenho um módulo de 250MHz chinês, de alta precisão e aferido regularmente, com 4 canais analógicos protegidos + 16 canais de analisador lógico multi-range e interface USB2 que, com o software original (fora os freeware que também reconhecem o módulo), custou uns U$ 700 faz mais de 2 anos, novo, com nota e garantia no Brazil. Hoje custa menos de U$ 500 pra importar um legalmente. E o software original já calcula todas as séries de Fourier pra mim :P sem falar que com update de firmware aumentei as funções do módulo sem ter de comprar outro hardware.

 

Daí entra o mais impressionante, o pequeno osciloscópio DSO203 de bolso (do tamanho de um iPhone4) que carrego comigo pra todo lugar: 4 canais e mais funcões que meu decano Tektronix, mas baixa freqüência (12MHz reais, a despeito de anunciar 72MHz), que custou apenas U$ 150 e veio no meu bolso em uma de minhas viagens aos EUA. Foi uma ImporTAMção típica... :D  Esse tipo de coisa era "Ficção Científica" 10 anos atrás. Hoje custa o preço de um iPod.

 

Daqui a pouco vamos comprar caixas com nanomáquinas em pó, despejar sobre o balcão da cozinha junto com um tijolo de matéria base, comprar os esquemas e direitos de uma LaMarzzoco pela internet e transmitir o comando por WiFi ou seu equivalente para as nanomáquinas fabricarem uma GS3 diante de nossos olhos em alguns segundos...

 

Sonho meu! ;)

 

Carpe Coffea!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sonho ?? , Quando eu assisti Star Trek e o sr. Scott ensinou uma empresa dos anos 80 a fabricar aluminio transparente , eu achei legal a ideia , mas eu jamais acreditei que em minha vida eu veria Aluminio Transparente , fui apresentado ao ALON em 2009 em uma visita a uma empresa americana , fiquei embasbacado .  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alumínio transparente... existe mesmo? (\google... \wiki... ! ! ! aghastedSmiley.gif )

 

Acho que vou surtar... como assim? Nunca ouvi falar nisso! E faz 5 anos que você VIU o troço? Tô olhando os artigos e fotos na interwebs e tô com a sensação de surrealismo total... tá me dando um Dalí...

 

Cáspite! Valeu pela informação!

 

Desculpe-me pelo OT no seu tópico, Rodrigo... de meu lado, vou parar por aqui. E vou ali no canto ter um surto-surreal com o alumínio transparente que agora existe no meu universo conhecido... thud.gif

 

Carpe Coffea(m)!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada, off-topic interessante esse. Antes fosse sempre assim. Também pirei no data logger.

 

O ALON é interessante, mas chamar de alumínio transparente é um exagero. Não possui propriedades metálicas típicas. Pelo que vi, é uma cerâmica com estrutura cristalina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo ate os anos 70 dava para dividir os materiais em metal , cerâmica e polímeros (plástico) , hoje em dia essa divisão e pro forma , Alon é cerâmica cristalizada sobre moléculas de aluminio , ele não é ceramica nem metal , é uma terceira coisa com as características somadas e amplificadas.

Alon é leve , quando eu peguei a peça do tamanho de uma caixa de fósforo , parecia ser um novo tipo de aerogel (outra coisa impossível de classificar) , é muito duro é quase impossível de ser riscado , sobre certas temperaturas conduz eletricidade , tem caracteristicas óticas de ficção científica , na epoca os americanos achavam que por volta de 2015 ( quinta feira :) ) o custo de produção de Alon seria baixo o suficiente para que folha de flandres , vidro , plasticos ( pvc , pet e etc) fossem coisas do passado .

Alon como o aluminio é 100% reciclável e não polui , infelizmente continua tão caro como em 2009 , acho que atualmente é usado (uso civil) para fabricação de lentes ( lentes muuuito caras) , mas em alguns anos teremos cafeteiras com PF , grupo e caldeira translucidos , pesando algumas gramas e com características termicas muito superiores a qualquer metal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Me fez pensar no metacrilato. Espécie de vidro sintético.

Prometo que esse será o ultimo off topic . :)

 

Anita metacrilato é polímero (plástico) , e todo vidro é sintético , mas como toda regra tem exceção , obsidiana é vidro natural (tem mais alguns que eu não lembro agora) e sao chamados de vidro vulcânico , mas todos os outros vidros sao 100% sintéticos. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alon como o aluminio é 100% reciclável e não polui ...

Polui bastante. Alumínio precisa de bastante energia na produção ... Aqui a poluição e os impactos ambientais são escondidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro que pode ser uma terceira coisa, CaE, e isso não tira o mérito do ALON. Mas não é uma liga metálica. Não possui, pelo visto, maleabilidade nem elasticidade comparável a um metal. E as aplicações típicas, pelo que vi no site, não são as mesmas dos metais.

 

É que é bom pro marketing dizer que é um metal transparente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não polui no sentido de como o pet , não vai levar milenios para desaparecer e a reciclagem é bem mais barata em termos energeticos .

Qualquer coisa para ser produzida consome energia , sempre foi e sempre será uma questão de custo benefício.

 

Quanto a AQUI se esconder os fatos , meu amigo isso não é um fenômeno Brasileiro ou acidental , vc escolheu viver em uma sociedade estatizada , e existe um enorme abismo moral entre regimes estatizados e uma sociedade aberta.

Aqui se esconde tudo , as contas da Petrobras , Eletrobras , Nuclebras, BNDES, BB , CEF , Fundos de Pensão e do FAT , todos tem esqueletos , mas como explicar isso para gerações que nunca leram , Hayek , Mises , Schumpeter, Friedman e outros , os coitados dos seus alunos só leram Leandro Konder.

Nos estamos no limiar de descobrir que roubar para "o bem do povo" é algo patriótico.

 

Por favor não tente apresentar esses autores aos seus alunos , vc poderia ser despedido ou ate deportado como agente da Cia. :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos Eduardo, foi um mal entendido. Com AQUI queria dizer que no life cycle de uma lata de aluminio a poluição é no gasto de energia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...