Ir para conteúdo

Gaggia Evolution + Nemox Lux 150 - O que pode estar errado?


Beto Origens

Postagens recomendadas

Olá amigos. Bom chegou minha Gaggia comprada usada no Mercado Livre, dica do amigo viniesp nos classificados aqui do Forum, fui rápido e comprei. O Moedor Nemox comprei do Igor, como sempre vendedor de muita excelência. 

A cafeteira, está como nas fotos, conservadíssima. Parece nova realmente. O ex dono é um bancário que comprou uma Krups Barista  automática pra mulher e quis passar a Gaggia. Ele me disse que a usou menos de um ano, fazendo 1 café nela na semana e olhe lá.

 

Nunca tive uma cafeteira antes. A Poemia que comprei no submarino semana retrasada ainda não chegou. A Gaggia que comprei sexta feira chegou hoje rs. Nunca tive cafeteira porém acredito que estou fazendo as coisas certas. A Gaggia parece estar funcionando 100%. Fiz os procedimentos que manda o manual para o preparo de um espresso simples...

 

Acontece que o café está saindo aguado, sem corpo, amargo,  uma crema minima  e chula...um espresso nada razoável. Bom os meus cafés não são de torras recentes. O melhor deles, tem cerca de 40 dias da torra. Testei também com um café minas artesanal , bem escuro que tenho aqui, e ainda com um Starbucks Colombia que já comprei praticamente vencido. Bom, o primeiro café que citei, é um ótimo café, vencedor de premios aqui no interior de SP, porem como citei a torra não é tão recente, mesmo assim eu acredito que não resultaria em um espresso tão fraco como citado...estou errado ao pensar assim? Digo isso porque tomo espressos aqui na cidade com torras muito mais velhas, comprados em supermercado e a qualidade e sabor são infinitamente maiores.

 

Quanto a moagem, tentei de tudo. Entrei no tópico do Nemox do Forum e vi que alguns amigos usam a configuração numero 4-5 dele para Expresso. Como saiu rapido e aguado, tentei a 3, depois a 2, a 1 e por fim a 0 , que pelo que testei aqui é o pó mais fino de todos, se assemelha ao pó para coado de mercado. Quando testo com  pós mais finos, o café demora um pouco mais pra sair. Fica até um pouco mais escuro, e com mais crema, mas continua com péssima qualidade e aguado. 

 

A água é de filtro daqueles que vem acoplado na torneira, da Lorenzetti. Não é um filtro 100% eficaz, porém é um bom filtro, quebra um bom galho e a água aqui jamais teve gosto. Será que vale a pena comprar mineral pra testar?

 

Bom pra título de curiosidade o ex dono disse que ela ficou um tempo parada. E ele disse que a descalcificou esses dias para voltar a usa-la. Porém, percebi que depois de algumas horas, desceu para o reservatório de água alguns sedimentos, de cor branca, levemente cinza ( cerca de meio cm de comp. e no formato redondo da mangueira que capta água..e também digamos, areinhas, bem fininhas...bem pouco. Esse sedimento maior peguei na mão, e a textura se assemelha a barro. Depois, antes de colocar o cachimbo com o pó, fiz aquele procedimento de ligar a máquina pra sair um pouco de água quente e coloquei um copo pra pega essa água. A água estava com sedimentos também, similares a areinhas brancas e a água de cor um tanto opaca. Da segunda vez que fiz isso, ja não saiu mais sedimentos e a cor da água melhorou um pouco...Enfim, isso é sinal de que precisa descalcificar?

 

Galera muito obrigado a quem puder ajudar. Investi uma grana relativamente alta pra mim e até agora não consegui um café razoável rs...Mas tudo bem, estou aqui para aprender! Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá beto, assim como você sou iniciante nisso.

Também estava apanhando para fazer um expresso decente até comprar o meu Nemox Lux 150 também. Depois disso meus expressos melhoraram consideravelmente, porém não do jeito que eu desejava.

Visto que vejo aqui no fórum vídeos de expressos com quase 2 dedos de crema.

 

Por isso eu acabei comprando a Gaggia Baby twin aqui do fórum, que já está reguladinha e vem com filtros comerciais da rancillo.

 

Bem, espero agora que melhore meus expressos, assim como você gastei uma grana considerável nesse hobby e se minha esposa descobrir ela me mata. kkkk Quando chegou o moinho aqui em casa disse que tinha comprado por 200 reais. kkkk E mesmo assim ela falou muito.

 

Bem, sobre o que pode estar acontecendo com seu expresso é melhor esperar os Experts no assunto aqui mas vou tentar ajudar como iniciante mesmo.

Você cronometrou o tempo de extração ? quantos ml de expresso você extraiu com que quantidade de café?

como você está compactando o seu café?

 

No meu Nemox 150 no 0 o café fica fino demais e não sai nada no expresso. Eu tenho usado com satisfação entre 3 e 4.

 

Pode ser que seu Nemox precise de regulagem. Já tentou fazer os procedimentos descritos lá no tópico da Nemox?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O colega aí já deu uma dica.. Talvez seja o caso de ajustar o seu moinho e encontrar o zero real.

 

E seus cafés realmente não parecem de boa qualidade. Apesar de que, 40 dias de torra ainda estaria razoável..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto, eu não sabia mesmo sobre o moinho poder precisar de um ajuste, achei que por ser novo, viria bem regulado. Verei isso! Quanto aos cafés, o de Minas não é de boa qualidade, grãos muito torrados, e disformes, com pedaços de toquinhos de madeira no meio. O Starbucks nem se fala apesar da visivelmente os grãos serem de melhor qualidade que o de Minas,...E esse com torra de 40 dias é um bom café. Sobre precisar descalcificar a máquina, pelo que relatei dos sedimentos, o que você acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá beto, assim como você sou iniciante nisso.

Também estava apanhando para fazer um expresso decente até comprar o meu Nemox Lux 150 também. Depois disso meus expressos melhoraram consideravelmente, porém não do jeito que eu desejava.

Visto que vejo aqui no fórum vídeos de expressos com quase 2 dedos de crema.

 

Por isso eu acabei comprando a Gaggia Baby twin aqui do fórum, que já está reguladinha e vem com filtros comerciais da rancillo.

 

Bem, espero agora que melhore meus expressos, assim como você gastei uma grana considerável nesse hobby e se minha esposa descobrir ela me mata. kkkk Quando chegou o moinho aqui em casa disse que tinha comprado por 200 reais. kkkk E mesmo assim ela falou muito.

 

Bem, sobre o que pode estar acontecendo com seu expresso é melhor esperar os Experts no assunto aqui mas vou tentar ajudar como iniciante mesmo.

 

Você cronometrou o tempo de extração ? quantos ml de expresso você extraiu com que quantidade de café?

como você está compactando o seu café?

 

No meu Nemox 150 no 0 o café fica fino demais e não sai nada no expresso. Eu tenho usado com satisfação entre 3 e 4.

 

Pode ser que seu Nemox precise de regulagem. Já tentou fazer os procedimentos descritos lá no tópico da Nemox?

Obrigado pela ajuda amigo. Bom eu cronometrei no começo, mas não adiantou muito porque, as vezes eu usava pó bem fino e a água saia rápido, as vezes usava pó mais grosso e saia devagar, e vice versa! Não consegui entender.

Estou compactando com o tamper que vem com a gaggia, de plástico. Uso uma força moderada, compacto bem. O tamper é menor do que boca do filtro, então tenho que ir compactando as beiradas também...Vou ver esse lance de regular o moinho! Obrigado pela dica amigo.

Olha, se eu não me adaptar a essa Gaggia, se ela não me entregar um espresso pelo menos razoável vendo ela e a Poemia que nem chegou ainda e pego uma Nemox Fenice ou Junior do Igor...rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda amigo. Bom eu cronometrei no começo, mas não adiantou muito porque, as vezes eu usava pó bem fino e a água saia rápido, as vezes usava pó mais grosso e saia devagar, e vice versa! Não consegui entender.

Estou compactando com o tamper que vem com a gaggia, de plástico. Uso uma força moderada, compacto bem. O tamper é menor do que boca do filtro, então tenho que ir compactando as beiradas também...Vou ver esse lance de regular o moinho! Obrigado pela dica amigo.

Olha, se eu não me adaptar a essa Gaggia, se ela não me entregar um espresso pelo menos razoável vendo ela e a Poemia que nem chegou ainda e pego uma Nemox Fenice ou Junior do Igor...rsrs

 

 

 

Eu tentei comprar a Fenice do Igor mas ela acabou. agora só se aparecer usada. Ele tem uma só agora, que é a Junior. Mas é de 53mm o Filtro.

 

Da uma olhada na regulagem dela sim. e depois posta aqui também.

 

Você mediu a temperatura da água também? Pelo que eu li aqui no fórum tem que deixar o grupo todo esquentar. e isso demora de 30 a 50 minutos.  Eu comecei a fazer isso na minha e melhorou bastante as extrações.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha não medi a temperatura, mas deixei ela ligada um bom tempo, e fui fazendo experimentos. No final, a máquina já estava ligada a mais de 40 minutos e os cafés estava exatamente iguais, ou seja muito ruins...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa beto , tem bastante confusão aí .

 

Vamos lá , vc falou em toquinhos de madeira , então em primeiro lugar vc deve catar esse café , se uma madeira dessas entrar no nemox vc pode quebrar ele.

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/2866-nemox-lux-troca-de-engrenagem-ponto-fraco/

 

Calcificação , coloque um recipiente graduado em baixo do grupo sem PF , e faça uma extração de 15 seg , se der na faixa de 140 a 180 ml de agua , não significa que ela não precise descalcificar , mas que no momento isso não é um problema.

 

Café , nenhum desses que vc esta usando é bom para testar sua maquina ou moedor , tem cafés como o do Alexandre que com 55 dias de torrado produz muita crema e outros com 25 dias já eram.

Compre um café de torra recente , e nada de torra clara , esse tipo de torra exige mais do moedor , sendo de extração mais chata.

 

Nemox , evite mexer nele agora , usando um café de torra recente entre amendoado e achocolatado é impossivel que o nemox não dê conta entre 2 e 3 na pior das hipóteses.

 

Filtro vc esta usando despressurizado ou pressurizado , se for o pressurizado é quase impossivel não sair crema , se não sai é por causa do café ruim.

 

Quando vc tiver com café bom , um cronômetro e uma balança digital vc vai fazer um espresso com extração entre 20 e 30seg. e um volume de 40 a 60 ml , com pelo menos 4mm de crema.

Fixe a quantidade de café , digamos 16g se a extração der abaixo de 20seg afine , se der mais de 30 seg engrosse.

 

Agora se vc esta desesperado para testar a cafeteira e não quer esperar chegar um café bom , passe no supermercado e compre sache ESE , e teste sua maquina.

Se a extração de sache for boa a sua maquina esta legal.

Aqui vc vai entender como o sache funciona.

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/2066-saches-ese-ease-serving-espresso/

 

Abs.

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Filtro de sua máquina parece ser pressurizado. A regulagem da moagem não é intuitiva. Com ela grossa o fluxo é alto. Afinando, o fluxo vai ficando mais lento. Mas a partir de um momento, se continuar afinando o fluxo vai aumentar.

 

Depois de fixar a dose de pó, vá afinando a moagem até que o fluxo pare de diminuir, ou seja, você encontrou o fluxo mínimo para tal dose. Aí não mexa mais na moagem.

 

E leia esse tutorial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto, já que tem tem um bom moinho agora, compra logo um tamper e despressuriza (ou compra com com a Imeltron ) os filtros! Já parte para aprender aprender a coisa de uma vez, o espresso de verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um Nemox Lux 500 e aprendi a desconsiderar as marcações do anel, meu moinho tem os pontos diferentes de muitos nemox. Sofri demais no inicio tentando tirar um espresso na marcação que os outros tiravam. Vc vai ter que ver na relação grama por tempo da extração para chegar no ponto certo.

Com equipamentos novos, ate acostumar e pegar o jeito, a gente gasta muito café, acho melhor você testar com esses cafés até se acostumar, depois compra um bom e pronto, vai virar profissional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa beto , tem bastante confusão aí .

 

Vamos lá , vc falou em toquinhos de madeira , então em primeiro lugar vc deve catar esse café , se uma madeira dessas entrar no nemox vc pode quebrar ele.

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/2866-nemox-lux-troca-de-engrenagem-ponto-fraco/

 

Calcificação , coloque um recipiente graduado em baixo do grupo sem PF , e faça uma extração de 15 seg , se der na faixa de 140 a 180 ml de agua , não significa que ela não precise descalcificar , mas que no momento isso não é um problema.

 

Café , nenhum desses que vc esta usando é bom para testar sua maquina ou moedor , tem cafés como o do Alexandre que com 55 dias de torrado produz muita crema e outros com 25 dias já eram.

Compre um café de torra recente , e nada de torra clara , esse tipo de torra exige mais do moedor , sendo de extração mais chata.

 

Nemox , evite mexer nele agora , usando um café de torra recente entre amendoado e achocolatado é impossivel que o nemox não dê conta entre 2 e 3 na pior das hipóteses.

 

Filtro vc esta usando despressurizado ou pressurizado , se for o pressurizado é quase impossivel não sair crema , se não sai é por causa do café ruim.

 

Quando vc tiver com café bom , um cronômetro e uma balança digital vc vai fazer um espresso com extração entre 20 e 30seg. e um volume de 40 a 60 ml , com pelo menos 4mm de crema.

Fixe a quantidade de café , digamos 16g se a extração der abaixo de 20seg afine , se der mais de 30 seg engrosse.

 

Agora se vc esta desesperado para testar a cafeteira e não quer esperar chegar um café bom , passe no supermercado e compre sache ESE , e teste sua maquina.

Se a extração de sache for boa a sua maquina esta legal.

Aqui vc vai entender como o sache funciona.

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/2066-saches-ese-ease-serving-espresso/

 

Abs.

C. Eduardo

Olá amigo. Na verdade esse café de Minas, separo ele amigo, pois vi sim o caso do moedor que quebrou antes mesmo do meu chegar e já estava esperto...Aliás nem vou usar mais ele, vou moer e dar pra uns amigos usar no coador.

Vou fazer o teste da água que me disse assim que chegar em casa. Andeli lendo sobre filtros pressurizados X não pressurizados. Os pressurizados obrigatoriamente só tem um furo? Porque se sim, os meus são despressurizados, pois tem muito mais furos. Vou postar uma foto aqui, veja o que acha amigo.

 

Simples: http://imgur.com/hyDTF5m

Duplo: http://imgur.com/EJNtfZ2

Foto do lado oposto: http://imgur.com/uDhuSEM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Filtro de sua máquina parece ser pressurizado. A regulagem da moagem não é intuitiva. Com ela grossa o fluxo é alto. Afinando, o fluxo vai ficando mais lento. Mas a partir de um momento, se continuar afinando o fluxo vai aumentar.

 

Depois de fixar a dose de pó, vá afinando a moagem até que o fluxo pare de diminuir, ou seja, você encontrou o fluxo mínimo para tal dose. Aí não mexa mais na moagem.

 

E leia esse tutorial.

Sergio obrigado pelas dicas. Seu tutorial é muito, muito bom. Bem detalhado, estou pegando muitas dicas dele, obrigado mesmo amigo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto, já que tem tem um bom moinho agora, compra logo um tamper e despressuriza (ou compra com com a Imeltron ) os filtros! Já parte para aprender aprender a coisa de uma vez, o espresso de verdade.

 

Amiga postei dois links com as fotos de meus filtros...dê uma olhada, não tenho certeza quanto a serem pressurizados ou não...Obrigado pela atenção!

Aproveita e coloca umas fotos da extração pra galera dar uma olhada

 

Farei isso assim que chegar em casa amigo..

Ou um video, que até é melhor.

Farei isso amigo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D VC postou a foto do lado errado se tiver só um furo do outro lado é pressurizado se forem varios não é 

Aqui amigo, bati foto do outro lado: http://imgur.com/uDhuSEM, nesse caso então é despressurizado não...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, não veio o kit para sachê amigo, infelizmente. Preciso comprar um Tamper que encaixe perfeitamente na boca desse filtro, o de plástico que veio com ele é menor e tem que ficar apertando as beiradas pra ir ajeitando. Bom isso não é um grande problema por hora, é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parecem meus filtros da pavoni...

Pra começar eu acho mais fácil usar o filtro duplo com medida de single, não sei se o pessoal aqui concorda comigo mas com o filtro single cônico não consigo me dar muito bem.

 

Ontem depois de modificar meu hario mini voltei pro single cônico, a forma que coloco o pó influência de mais a extração, se eu acumular muito no meio e fizer uma compactação forte é quase impossível descer a alavanca (minha máquina é manual), se eu espalhar o pó e depois compactar aí sim fica bom.

 

Lembrando que a moagem é diferente para pessoas diferentes, você tem que achar um meio termo entre moagem e compactação. Eu uso uma moagem um pouco mais grossa que meu primo, porque eu costumo fazer muito mais força que ele pra compactar. Ele é fisicamente bem menor que eu :P

 

Por outro lado acho mais difícil acontecer uma over extraction com o filtro single cônico. Problema que tenho na pavoni para shots consecutivos em dias muito quentes

Mundo cruel não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tarcisio, vou resolver os problemas básicos e depois achar o meio termo perfeito pra mim rs. Você tocou em um ponto interessante. Estava mesmo pensando, se eu usasse o filtro duplo pra fazer um simples, se iria surtir uma melhora. Na hora pensei que não tinha nada a ver e deixei queto, mas veja só você me dizendo isso agora...Vou tentar! Eu  coloco o pó, vou batendo com a mão até ajeitar, meio que nivelar o pó no filtro, e ai  compacto bem forte....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, não veio o kit para sachê amigo, infelizmente. Preciso comprar um Tamper que encaixe perfeitamente na boca desse filtro, o de plástico que veio com ele é menor e tem que ficar apertando as beiradas pra ir ajeitando. Bom isso não é um grande problema por hora, é?

 

Compra um tamper de 58mm , esse seu filtro é o gaggia , vc pode usar no duplo de 16 a 18 g defina um valor e sempre use o mesmo peso de café (se vc começar a misturar as variaveis vai viver perdido) , vc vai variar é o grau de moagem do Nemração de single é mais chata do que de um duplo deixe o single de lado por enquanto .

 

Quantas gramas usar 16, 17 , 18 ?

 

Tem um teste simples para definir quanto café usar pegue uma moeda de 5 centavos 

 

coloque em cima do bolo encaixe e desencaixe o PF no grupo :

 

 16155455011_322886d7b1.jpg      15970051860_e1624a4ed6.jpg

 

 

Se a moeda marcar como a foto da esquerda tem café em excesso 

Se a moeda marcar como a foto da direita esta legal.

Se não marcar nada tem pouco café .

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As fotos não estão carregando aqui...

Só aprendi a tirar café no single quando comprei a minha pavoni e só veio o filtro single...

Rapaz... Foi uma raiva atrás da outra até aprender...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito Carlos, valew demais a dica. Bom gravei um videozinho aqui pra vocês, desculpe o amadorismo, é meu primeiro video. Não chegaram todos os meus aparatos de café, xícaras, acessórios, entre outras coisas, é tudo adaptado. Mas o café já está bem melhor com as dicas de vocês até agora!  Já estou tratando de encomendar o café do Alexandre pra um teste mais concreto em breve.

 

Carlos sobre o volume de água que sai da máquina em um tempo máximo de  15 segundos, marquei aqui e deu 100ML de água em 15 segundos...o que você acha?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom... parabéns pela iniciativa de gravar o vídeo.

Vamos ao que realmente te interessa?

 

Quando você fez a compactação você apertou mais de uma vez, isso facilita que o bolho rache durante a extração, canalizando a água e fazendo que partes do café sejam extraídas além do ideal e outras partes nem se quer molhem. Reparei pelo ângulo do tamper que o café não estava nivelado e seu braço não estava na posição ideal.

Quando for compactar, levanta o cotovelo na altura do seu ombro, segura o tamper com o dedão apoiado na base e aperta de cima pra baixo, ao invés de puxar o tamper pra baixo o movimento vai ser jogar o peso do próprio corpo em cima do tamper. Vai apertar apenas uma vez e antes de tirar o tamper de cima do café dá uma rodadinha nele pra polir a superfície do bolo, assim a água vai espalhar por cima do bolo antes de penetrar nele.

 

Sempre antes de colocar o porta filtro na máquina você deve tirar um pouco de água, a água que fica em contato com o chuveiro está muito quente e vai queimar o café. Faz um expurgo de água e coloca o porta filtro imediatamente na máquina e liga, se demorar a água nova que está no chuveiro vai esquentar de mais e queimar o café do mesmo jeito.

 

Quando desligar a máquina retire imediatamente o café, se ele ficar pingando o restinho a crema vai abrir esses dois buracos que você viu.

 

Achei a quantidade de crema boa, se você tomar esses cuidados o sabor vai melhorar bastante. Mais importante que a quantidade de crema é o sabor.

 

Esse seu shot ficaria excelente se compactasse uma única vez, fizesse o expurgo antes de ligar a máquina e retirasse o copo antes de começar a gotejar.

 

Essas são minhas observações, talvez outras pessoas possam te dizer outras coisas. Tenta novamente e conta pra gente o que mudou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí beto , vc não tem tamper , nem cronometro ou copo medidor , mas fez um espresso , só não teve mais crema por causa da idade da torra.

 

O tempo é medido entre o momento que vc aperta e para a bomba , esse negocia de esperar o café sair é coisa da SCAA , a maioria faz do jeito italiano entre o início e fim da bomba.

 

100ml esta pouco , sem o pf no local , faça umas 5 ou 6 extrações de 15 seg tire uma media se continuar na faixa de 100ml , não esta legal , como o sujeito não deve ter feito nenhuma manutenção o chuveiro deve estar sujo .

 

Com uma chave philips numero 2 cotoco , vc vai retirar o parafuso e o chuveiro , se o negocio estiver preto e muito sujo , estará explicado , se vc tiver uma chave allen numero 5 vc pode seguir em frente e limpar tudo , sua maquina não tem solenoide vc não precisa comprar cafiza , agua e sabão resolvem .

 

O video do WLL explica bem .

No video os parafusos saem fácil , em uma gaggia nova normalmente o parafuso esta muito duro , vc vai achar aqui muuuitos donos de gaggia que penaram para sacar o parafuso, por isso NÃO ESPANE O PARAFUSO , se vc sentir que esta muito duro e vai espanar , pare e jogue WD nesse parafuso e chuveiro e só mexa no dia seguinte deixe de molho no WD.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que o café pode ter estragado quando você moeu e jogou no copo Starbucks.. :lol: :lol:

 

Mas tipo.. Segue a orientação do Caê aí em cima.. Deve ser grupo sujo mesmo..

 

E neste seu shot faltou só uns gelinhos e uma dose de whisky.. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...