Ir para conteúdo

Cafeterias no RJ


fabiob1982

Postagens recomendadas

No fds passei no Uptown e tem uma cafeteria nova lá em um dos stands

do mercado de produtores.

 

https://www.facebook.com/pazosespressobar/

 

Não cheguei a provar mas me pareceu interessante. Vou provar numa

proxima oportunidade. Pelo que pesquisei no facebook deles

estão usando café da https://www.schlosscafe.com.br/ que nunca

ouvi falar mas pode ser bom.

 

enfim. fica a dica!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Olá gente,

eu diria que no último ano (ou 2) o Rio passou por um boom de abertura de cafeterias de cafés especiais, o que me deixou muito feliz. Vou deixar aqui algumas dicas das que eu já fui, tirando as clássicas que todo mundo já comentou aqui.

 

Pazos Café

Bruno, já que você comentou sobre o Pazos, vou começar por ele. Fui lá ontem. Fui excelentemente recebido pelo barista Augusto. Como ele percebeu que eu gostava de conversar sobre café, ele nos serviu um espresso e pediu nossa opinião sincera sobre ele. Quando um barista nos dá essa abertura de diálogo acho sensacional, e dei meu feedback que incluía alguns pontos negativos. Depois disso ele foi tirando outros espressos, um depois do outro, ajustando, melhorando e pedindo minha opinião. No último (foram uns 5), ele extraiu um espresso lindamente, muito bem equilibrado, que gostei muito. Fora os espressos, fizemos também alguns testes com coados na v60, também recomendo. Lá, ele me disse, eles pretendem ter uma boa rotação de grãos (acho que semanalmente), o que acho muito bacana. Recomendo fortissimamente visitar esse lugar e bater um papo com o barista.

https://www.facebook.com/pazosespressobar/

 

Grave

Essa cafeteria abriu faz nem um mês. Ela fica localizada em Botafogo, perto do Botafogo Praia Shopping, dentro de um estúdio de música. Já fui mais de uma vez lá e sempre fui muito bem atendido, da primeira vez pela barista Agnes e da segunda pelo barista Leo. Lá você também tem abertura pra conversar bem com os baristas. Eles tem coados (pelo que eu lembro, v60 e aero) e máquina de espresso. A máquina de espresso deles chegou recentemente e não tive a oportunidade de provar, nas vezes que fui sempre experimentei coados e foi muito bom. Da primeira vez que fui eles estavam com alguns grãos importados torrados lá fora, nem sempre acontece, mas quando tem é uma oportunidade única. Mais um lugar que recomendo.

https://www.facebook.com/graverj

 

Cafe ao Leu

Não é bem uma cafeteria, é mais uma marca de café, mas às vezes acontece deles estarem com algum estande em algum lugar, quando isso acontece vale muito a pena mesmo a visita. O barista Leo é o atual campeão brasileiro de Aeropress e o dono da marca. Sempre está organizando algum evento sobre cafés ou está na Junta Local. Quando o conheci, ficamos quase 2h conversando e ele me preparou a receita de aero que ele usou pra ganhar o campeonato. O café que ele está vendendo atualmente sob a marca de Café ao Leu, é o café da versão do campeonato que ele ganhou, o Salada de Frutas. Simplesmente um dos melhores cafés que já tive a oportunidade de levar pra casa.

https://www.instagram.com/cafeaoleu/

 

Chá e Café da Rafa

A Rafa era uma das baristas do Curto Café e agora está com um lugar próprio. O lugar fica dentro de uma loja na Travessa do Ouvidor e eles tem ótimos chás e cafés. Os chás e infusões de lá são sensacionais, quem for precisa provar, mesmo. E eles tem um ótimo trabalho de barismo também, com atenção aos pequenos detalhes. Eles trabalham com espresso e coados. Acho que o grão base deles é o Mitsuo Nakao, mas quando eu fui eles estavam com o Café do Moço Red Foot. Fica pertinho do Curto, quem tá acostumado a ir lá, não tem porque não ir na loja da Rafa.

https://www.instagram.com/chaecafedarafa/

 

Fica Café (R.I.P.)

Essa aqui é mais um post mortem que vale a menção. O Fica ficou aberto por mais ou menos 10 meses e infelizmente fechou recentemente. Pelo tempo que ficou aberto foi a minha cafeteria preferida, lá eles tinham uma pegada bem experimental com cafés coados e sempre faziam muitos testes antes de servir algum café ao público, fora a grande carta de cafés que eles tinham, todos sensacionais. E o atendimento super atencioso também. Pra quem foi, sorte a sua, pra quem não foi, eles fecharam com a promessa de voltar num futuro indeterminado em outro endereço. É torcer pra acontecer logo.

 

Slow Bakery

O lugar já vale imensamente a visita pelo pão que eles servem, diria que o melhor pão de fermentação natural do Rio. Mas eles tem café também! Eles preparam coados na v60 e aero, e a casa tem também seu próprio cold brew. Eles usam bastante os grãos da 4beans, mas sempre tem algum grão visitante. A única ressalva que faço em relação ao café, é que a padaria tem um cheiro bem forte (e bom) de pão assado. Pelo pão é maravilhoso, mas o cheiro atrapalha um pouco a degustação do café. Quem for lá, não deixe de comer o sourdough.

https://www.facebook.com/theslowbakeryrio/

 

Às Café

Ainda não fui, mas estou querendo muito ir. Eles tem espresso e coados. Aparentemente o barista de lá tem uma abertura pra diálogo bem boa e parece entender bastante do assunto. Quando eu for eu posso falar melhor sobre a experiência.

https://www.instagram.com/ascafeipanema/

 

Espaço Café

Também não fui ainda. Quando fui na Junta Local (o dia do Café ao Leu), conheci também a Mirian, que é chocolatier e é dona de uma cafeteria de cafés especiais no Casa Shopping (Barra), dentro do restaurante Sano. Ela foi super simpática com a gente e comentou sobre o Espaço Café, onde o barista é o Vinícius. Estou querendo muito ir também, mas não tive a oportunidade. Não achei redes sociais deles, a referência que tenho é o endereço mesmo.

 

Possivelmente esqueci de algum lugar, se lembrar depois eu comento. Estou na missão de conhecer todas as cafeterias especiais do Rio, só me falta mais tempo pra isso rs.

Abraço, galera!

  • Curtir 11
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, logo depois que postei lembrei de mais uma

 

Colab

Eu só fui lá uma vez e passei meio apressado. Tomei um espresso e fui embora, nem tive a chance de conversar com a barista. O espresso estava gostoso, mas acho que tinha margem pra melhorar. Pretendo voltar lá um dia com mais calma em um horário tranquilo pra tentar conversar com um dos baristas. Lá é um lugar que enche bastante de noite, tem música, bebidas e outras coisas. Acho que pra quem curte só café tem que procurar ir num meio de tarde que deve ser mais tranquilo. Eles também servem coados.

https://www.instagram.com/colab.rj/

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vitor,

como trabalho perto, ja fui no Colab algumas vezes. Eles estão sempre variando o café, mas frequentemente encontro café da Bica e AHA! Eu acho lá bom, mas sempre me pergunto pq, independente do café, a extração sai com pouca crema. Antigamente, eles sempre tinham dois grãos diferentes para espresso, mas infelizmente eles só estão servindo um grão. 

Muito boa a lista! Certamente vou conferir alguns desses ai. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Felipe, eu tenho uma suspeita do motivo de ter pouca crema. No dia que eu fui, fiquei meio de lado lá no balcão pra observar o preparo do espresso. E vi uma coisa que eu faria diferente, após botar o pó de café no porta filtro, ela botou o tamper em cima e usou praticamente apenas o peso dele para prensar o café. Isso gera um impacto muito grande na bebida final, principalmente na crema, corpo e finalização. Como eu disse, não tive a oportunidade de conversar com a barista. Eu não gosto de sair por aí apenas criticando e também não faria uma crítica direto pra ela sem ela permitir esse diálogo. Queria voltar lá pra ver se isso ia se repetir e tentar entender com o barista do dia o porque deles fazerem isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Às vezes, a gente toma um café legal em lugares despretensiosos e sem o café como foco, como a gente conversa muito. Fui ver o filme da Mulher Maravilha no Barra UCI New York, e no acesso ao Barra Shopping, tomei um Espresso Machiatto bem honesto e preço na média. Nem guardei o nome do lugar, mas depois posto aqui.

Semana passada, estive em SP, e finalmente fui no Coffee Lab. Muito bom mesmo. Um pouco mais caro, mas quando estiver em SP, irei quando possível. A localização não é das melhores, se for tomar o metrô como base (quem vem de fora, muitas vezes vai usar). No aguardo da Raposeiras abrir uma filial no RJ....com a tabela de preços dela, só dá pra abir em alguns bairros da Zona Sul, tipo Ipanema e tals....

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitor Costa, muito boa a sua lista! Eu moro perto desse Grave café e nunca tinha ouvido falar nele. Vou visitar em breve.

Curti bastante essa proposta de horário, com encerramento à meia-noite. Uma boa para quem trabalha em horário comercial. O Colab parece seguir esse esquema também...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vitor, 

tente conversar com o Rodrigo do Colab. Se não é o único dono, é um dos donos. Ele é super gente fina. 

A questão da crema... eu já vi em mais de um Barista no Colab. Ainda não consegui entender o motivo. Vou tentar reparar nessa questao do tamper!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jefferson, esse horário é muito bom mesmo. Agora tem o Grave, Colab e Pazos que funcionam no fds em bons horários. Antigamente quando só existia o Curto e o Café Secreto, quem trabalhava no horário comercial ficava sem tomar café...

 

felipejack, quando eu voltar no Colab vou procurar ele. Valeu pela dica!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passei no Chá e Café da Rafa.

A máquina de expresso estava sendo consertada, mas deu para comprar o café Red Foot, 25 reais, 250g em grão. 

Sem data de fabricação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Machado @felipejack Eu também tinha comprado o Red Foot no Chá da Rafa, como eles que ensacam no pacote de 250g (se não me engano eles compram um saco com 1kg), eles que escrevem a data da torra também, no meu veio escrito. Talvez você pudesse ter perguntado na hora.

 

Uma dica pra quem vai preparar o Red Foot: o que eu comprei (torrado no início de Junho) tinha que ser preparado com a água bem quente, pelo menos 97 graus. Senão ele praticamente não dava dulçor ou acidez, ficava bem sem graça mesmo. Em compensação ele resistia essas altas temperaturas sem amargar. Eu preparei ele basicamente numa v60. Se interessar a alguém, eu tinha feito uma receita pra ele na v60 que ficou bem boa, posso passar aqui mas não garanto o resultado com um outro lote de torra...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei em abrir um tópico mas acredito que dê pra fazer por aqui.

Pra galera do Rio, vamos fazer uma lista de cafeterias em que se possa comprar cafés especiais, tentando colocar as principais informações, tais como 

variedade, tipo de torra, fornecedor e o PREÇO. Opiniões seriam interessantes.

 

Curto Café tem três valores sugeridos: 14, 15 ou 16 reais. Se for a edição especial que eles têm no momento  (de Minas, torra clara) é 20 reais.

Chá e Café da Rafa - Red Foot, 25 reais, 250g em grãos.

Cafuné - Cittá - 3 tipos de café - R$ 30,00 250g em grãos.

Armazém do café - R$ ???

Noble Chocolat Café - Taquara Jpa - R$ 25,00 o amendoado, R$ 45,00 o frutado.

Suplicy - R$ 28,90 o microlote 250g grãos, R$ 21,90 torra clara, média e escura.

 

Ondes vocês compram seus grão pessoalmente?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na última vez que estive na Slow Bakery (em Botafogo), eles estavam vendendo pacotes de 250g com café do Wolff. Não me lembro exatamente o preço, mas a torra era recente.

Pessoal do Café Secreto, se não me engano, vende cafés da Isso é Café. Também não sei informar os preços.

Raramente compro cafés pessoalmente no Rio. Ultimamente, só pela internet ou em alguma viagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vitor, imaginei que poderia ter essa questao do empacotamento. O Emerson me falou que eles sempre compram o Red Foot fresco, recebendo semana a semana. Se eu tivesse lá, eu teria perguntado. Quando forem lá, acho interessante dizer que é do fórum. O Rafael, que trabalha e fez curso de barista comigo, tentou ir no encontro no Citta; quem sabe no próximo ele vai...  

Sobre o Red foot: eu ainda quero provar no próprio café da Rafa. Em casa, eu to achando bem sem graça no espresso. Fora que a extração não fica mto legal não; ele é um dos que a extração fica bem inconstante e instável.  

Tamorim, já conheci o Noble, mas nunca consegui experimentar o amendoado. Sempre que eu vou só tem o frutado. O diferente do Noble é que o Thiago sempre serve 2 cafés, um com 30 ml e o outro com 50 ml.  Como eu faço assinatura, eu raramente compro café pessoalmente. Mas já comprei no curto, chá e café da Rafa e suplicy. O suplicy tem ficar de olho na data da torra, pq nem sempre é recente, apesar de já ter visto café de alguns dias. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jefferson Peres

Tenho uma lista de sites aqui, mas em qual vc costuma comprar? Quais

tem melhor custo x benefício?

 

felipejack

Onde vc faz assinatura? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vitor, tem um tópico do encontro do CdC no Rio. O próximo será na Cafuné novamente, onde fomos super bem recebidos pelo Leo.
Ocorrerá no próximo dia 08/07. Faremos inclusive torra com o Leo.

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tamorim, eu assino Coffeery e Grao Gourmet. O primeiro tem a vantagem de entregar cafés de vários locais do mundo, mas eles são enrolados, atrasam, etc. O segundo é só café brasileiro, mas o serviço, por enquanto, é de primeira. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TAMORIM, custo-benefício bom, sem dúvidas, é o café do Mário Zardo, que atende somente pelo facebook. Com relação a preço, ele é imbatível. O Alexandre também vende cafés a preços acessíveis aqui no Rio.

 

@felipejack, há cerca de dois anos, eu assinei a Coffeery por algum tempo. Tive experiências bem ruins com eles (cafés com torras claramente antigas, mas sem data na embalagem; atraso na entrega; falta de café em estoque etc.). Daí cancelei minha assinatura. Acho até que comentamos sobre isso no encontro, não foi? Não recomendaria o serviço deles.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jefferson Peres, falamos sim. A questão da torra velha é um problema deles também. Imagino que esses problemas de logistica sejam todos maiores no plano mundo. Mas o SAC deles é ruim - já tentei entrar em contato e eles são nada prestativos. Nesse sentido de atendimento e logistica, o Grão Gourmet é excelente. O único diferencial do Coffeery é de fato ter vários cafés do mundo. Mesmo com os problemas, já tomei bons cafés do Coffeery. 

@TAMORIM, muitas lojas virtuais tem frete alto - as vezes o preço de 250g do café. Eu já comprei em várias lojas virtuais, como Suplicy, Orfeu, Santo Grão. O preço dos cafés é similar, o diferencial acaba sendo o frete; o café estava com torra super fresca em todas elas. Os cafés do Mario Zardo realmente tem ótimo custo benefício e, para quem é aqui do Rio, eles são os mesmos vendidos/servidos no Curto. Além de não pagar frete, pode comprar uma quantidade menor e sempre ter café fresco. O mesmo vale para os cafés do Alexandre. Para quem é do Rio, acho que ele permite retirada, evitando o frete. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felipejack

Estou aqui com um micro lote do Suplicy. Não curti muito.

O Orfeu eles me mandaram errado um Bourbon amarelo moído, mas veio com torra de 20 dias. Estão reenviando o correto em grãos, mas pelo moído já gostei bem mais que o Suplicy.

Santo grão não provei ainda.

A maioria já começa com o frete de 20 reais para 250g.

Boa essa do Mario Zardo ter no curto.

Além dele, quero provar o unique que vi ter no grão café e mais em alguns locais, já experimentou?

Tbm está na minha lista o Pereira Vilella, já vi alguns falando bem dele por aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TAMORIM, eu comprava no Suplicy torra escura. Um dia não tinha e comprei o micro lote e também não gostei. Na minha última compra, experimentei o torra média e gostei bem.

Na semana do dia do café, eu fiz um pedido no site do orfeu. Pedi torra média e escura. Eu gostei de ambos, acho que preferi o torra média (mesmo com tanto tempo, arriscaria dizer que o torra escura do Suplicy é melhor que a escura do orfeu). Na minha Breville, os orfeus tiveram excelentes extrações. O interessante é que antes de pedir eu liguei para saber se a torra era frasca. E a mulher não soube informar direito. Disse apenas que é eles recebem com frequencia, mas que não tinha data da torra escrita. Quando chegou, ambos pacotes tinham data da torra rs

Dois cafés que eu quero experimentar de novo: Alexandre Veloso e o Santo Grão. O Veloso é no Rio, mas é bem dificil conseguir ir pegar e o frete acaba q nao compensa.  Conheci o Santo Grão na loja de cookies Mr.Cheney. Quando eles tiram bem o café, eu acho bem bom. O café lá vem com um pedaço de cookie. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simulei um frete no site do Santão Grão. Enquanto cada pacote de 250g custa em torno de 20 reais, o PAC para 2 pacotes saiu 28,90 e o Sedex 39,20. É quase proibitivo. È por isso que penso duas vezes comprar esses cafés pela loja virtual. Acho que Square Mile (Londres!) compensa mais, já que frete tracked de 2 pacotessai uns 9 libras (em torno de 39 reais).  

@TAMORIM, eu acho que eu ja experimentei o Unique, mas tem muitoo tempo. Um amigo do trabalho compra o Pereira Vilela. Ele só faz Prensa e AeroPress e curte bastante, mas eu não experimentei. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felipejack

Esse micro lote da Suplicy eu comprei pq não tinha o torra média, apenas pacotes de 1kg. Já experimentei o torra clara, mas não curti muito. 

Quanto ao Orfeu, pedi torra clara pq é pra coados. Os demais são blend, o clara é Bourbon amarelo. Eles chegam com torra de uns 20 dias em média. 

O do Alexandre, pra pegar pessoalmente tem que pegar na Lagoa. É difícil passar por aquelas bandas. Mas quando eu for, combinou com vc e pego pra gente. Depois é só pegar comigo.

Essa Mr Cheney, onde fica? Sei que no Barra shopping tem pelo menos 2 lojas de cookies.

Edit: vi que tem no metropolitano e barra shopp. Eles não te vendem o café? Estou sempre em ambos, vou conhecer. No metropolitano tinha visto um quiosque que abriu há pouco embaixo de uma escada rolante.

Esses fretes são de matar mesmo. O Orfeu da frete grátis acima de 200 reais, mas na unique tem q comprar 8kg. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TAMORIM,o Mr.Cheney tem no Barra Shopping. Pela minha pequena amostragem, acho que a loja do Barra Shopping é um dos cafés mais bem tirados do Mr.Cheney. No Sh tijuca tb tem, mas eu sempre acho meio aguado. No metropolitano, também não gostei. 

@Vitor Costa, segui sua indicação e fui no grave. Eu fui perto das 19:40. Pude conversar um pouco com a barista. Eles tinham Isso é Café 22, que eu gostei bastante, mas segundo ela, não vão fechar com eles, pois o 22 já pode ser encontrado no Café Secreto e ela buscava variedade. Não entendi bem isso da variedade, pois o café que ela estava servindo era da torrefação Bica e ela disse que iria tentar fechar também com AHA!, ambos cafés servidos no Colab, que é bem mais perto deles que o café secreto.  Como eles estavam atendendo e não estava nada vazio, não deu para conversar muito. Vou tentar ir qualquer dia depois do almoço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...