Ir para conteúdo

Cafeterias no RJ


fabiob1982

Postagens recomendadas

Na Nsa. Sra. de Copacabana, 331 tem uma boa cafeteria com variedade de cafés em grão, a Armazém 331. Preços mais ou menos.

https://www.facebook.com/armazem331/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/09/2017 at 11:15, José Cal Neto disse:

não é que não tenha pão. É que se você não reservar pela internet, não tem.

Uma única vez eu cheguei lá e tinha um único tipo de pão a venda. Por 50 reais!

'Mas é um pão de 1kg', dizia a moça.

Fui no Zona Sul e comprei um pão ótimo por uns 30 reais ou menos.

Ouvi dizer que essa padaria que fica no posto de gasolina em frente de onde mataram o médico na lagoa é muito bom também. É o mesom esquema: se não reservar pela internet, não tem jogo.

Eles entregam em casa, se não me engano.

Só acho muito baruho por nada. É um pão! Os do Zona Sul são ótimos.

O café eu nunca tomei lá. Já li em outro lugar (talvez aqui no cdc mesmo) que é bom.

Um dia talvez...

 

O frenesi em cima do pão sourdough realmente ta passando dos limites... cobrar 40-50 reais por um pão de fermentação natural devia ser um crime, os ingredientes ali são farinha, água e sal (e tempo, claro). Entendo todos os custos de forneamento, mão de obra e etc, mas o valor desse produto aí é puramente construido em cima do hype que vive a gastronomia (lembrando que é um produto que custa 5 dolares/euros, no maximo, fora do pais).

Por mais que valorizar um produto mais natural, sem aditivos e etc é importante, vincular isso a quase uma religião é muito errado. Estava até discutindo isso com um transeunte lá no Café Secreto, falando que só come pão sourdough, que outro tipo de pão não presta e etc. Como você falou, existem pães excelentes feitos com fermentos biológicos e que não devem ser escanteados. Por exemplo, a típica baguete francesa leva fermento industrial, mas se faz uso de técnicas específicas de fermentação para obtenção de sabor (poolish, por exemplo). E isso não é demérito nenhum, é somente a construção de um produto diferente do sourdough. A discussão deveria ser se os ingredientes presentes no pão que você come é farinha, agua e sal; ou se tem 30 aditivos. O tecnicismo da fermentação, se é sourdough, é poolish, é fermentação em câmara resfriada, etc deveria ser secundário.

 

Me parece que tudo no Brasil está virando "vinho". Lembra a uns 15 anos atrás que toda festa tinha um chato metido a enólogo falando termos de degustação tipo "esse vinho tem retrogosto de água de salsicha e palato aveludado"? então.. tudo agora está virando vinho... A próxima vitima é o pão 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A gourmetização das coisas não é exclusiva do Brasil/Rio. Mas em países
onde a moeda é desvalorizada a relação de custo/beneficio tende a ser
muito pior.

Um coado a 10-15 reais é até pior nesse caso visto que o pingado custa
1-2 reais em qualquer padaria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

exato...

acho super válido brigar e defender ingredientes bons, tecnicas refinadas, ter um produto melhor e etc etc... mas a partir do momento que isso tudo causa um aumento de 900% no preço em relação aos outros produtos, perde o sentido. Absolutamente ninguém em sã consciência vai pagar 50 reais em um pão, 10 reais em um café, 80 reais em uma pizza e etc... tem que estar muito apaixonado pela "historinha" do produto pra aceitar pagar isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa parada do Curto Café aí...

Fui lá conhecer em outubro, depois de pessoas de confiança me indicarem como uma das melhores cafeterias do Rio. E...

Que decepção.

Primeiro, só havia espresso, não havia nenhum método coado. Exceto por um Melittão que estavam fazendo na hora pra encher garrafas térmicas. Pra minha sorte eu estava na hora que estavam fazendo, então tomei um coado bacana, era um frutado do Mário.

Mas tinha essa parada de "pague o quanto quiser" e po... não ter café filtrado na hora, achei foda.

Disseram aqui que mudou o esquema de cobrança. Não sei se há outros métodos agora, mas parece que mudou alguma coisa lá, inclusive o café, que não é mais o do Mário.

Enfim, fui lá e não conheci a tal Curto Café que tanto me foi bem indicada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Na verdade, esse esquema de pagamento já meio que encerrou. Eles ainda são flexíveis em alguns casos (não tinha o café que eu queria, então eles fizeram o orgânico lá mais barato, por exemplo).

O Curto, resumindo bem se baseia em: ótimos grãos e ambiente informal. Fazer uma coisa mais 'gourmet' nunca foi a ideia lá. Até porque o movimento lá nas horas de pico é sinistro. A relação lá é praticidade X qualidade, que acho ainda muito boa, pra maioria dos perfis de clientes. Métodos diferentes eu realmente nunca vi muito lá....da última vez que fui eles até tavam vendendo French press e outros badulaques, mas servir esses métodos lá eu não sei se rola.

Hoje, experimentei a Fabeni, aqui em Icaraí - Niterói. Expresso machiatto bem honesto. Grande por R$ 8,50 e Wi-fi funcionando. Devo voltar mais vezes porque fica perto da minha academia.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando ao Rio, hoje conheci a Grave, que fica na Rua Prof. Alfredo Gomes, em Botafogo. É próxima à Rua Bambina.

Passei lá depois do trabalho rapidamente pra conhecer e tomei um espresso. Em pouco mais de dois meses morando no Rio, foi o melhor espresso que tomei.

Estavam usando um Catuaí Vermelho de Piatã, BA, torrado pela 4 Beans. O espresso tinha uma crema linda, bem formada, e de acidez pronunciada porém equilibrada e um aroma adocicado bem interessante.

Lá também fazem V60 e AeroPress. O café fica anexo a um estúdio de ensaios e gravação.

Gostei de lugar e do café e voltarei lá com certeza.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguindo algumas dicas fui em duas cafeterias: Na Café Hum no Flamengo e na Fabeni em Niterói.

Café Hum gostei muito do ambiente, um lugar bem legal. Tomei um expresso e minha namorada um affogato. Achei o Affogato muito fraco, aqui em JF geralmente vem mais bem apresentado com calda junto ou chantilly ou polvilhado com cacau. Expresso achei ok, mas geralmente espero mais crema que minha Dolce Gusto. Vi eles fazendo um coado no Hario V60 e as funcionárias meio discutindo sobre como fazer, mas uma parecia fazer pelo menos da maneira que eu entendo como correta.


A Fabeni tomei um duplo me agradou mais o paladar, gostei bastante, mas esqueci qual era o café que eles usaram e gostei que eles dão junto um pedacinho de brownie.

Próxima vez vou tentar ir no Café Secreto, mas ele fecha cedo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, cankblunt disse:

Rapaz, onde é que você toma esse Affogato aí em JF?

Numa loja que vendia cupcake que fechou. Eles eram uma cafeteria também. Achei que todos eram assim meio starbucks.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cankblunt, em botafogo vale experimentar a CoLab tb, fica na Rua Fernandes Guimarães 66. Mas não abrem na 2a. Na 3a-feira só abre partir das 18. Ou seja, no almoço ou logo após, só 4a-feira em diante.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem lembrado! Tô querendo ir lá faz um tempo, mas ainda não consegui acertar com o horário deles. E se não me engano eles tão fazendo uma pequena obra lá, ainda estão fechados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Estive na Cafuné agora pela manhã, e esperançoso pelos relatos dos membros aqui do fórum, acabei me decepcionando.

 

Pedi um espresso curto que veio com pouca crema, rala e que se dissipou rápido. Acho que a moagem estava grossa ou tinha pouco café no porta filtro.

 

Depois pedi um aeropress, que veio na minha opinião, subextraído. Ficou apenas 1 minuto em infusão, e era difícil perceber os óleos essenciais do café na xícara. Foram utilizados 16g de café para 180 ml de água, o que dá um BR de 8,88 (reforça a impressão de um café subextraído mesmo com essa taxa). Me decepcionei pelo aeropress ser ter sido feito atrás do balcão, o que me fez ficar acompanhando de longe. Como é um método diferente e que nem todo mundo ainda conhece, a extração deveria ser feita na frente do cliente, explicando tintim por tintim o que está sendo feito.

 

Vi que a casa tinha FP, mas quando perguntei sobre os métodos de extração oferecidos, só me disseram V60 e Aeropress, além do espresso.

 

Enviado de meu Lenovo K53b36 usando Tapatalk

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite.

Tive experiência completamente diferente no Pazos, agora a noite. O quiosque é clean, sem poluição visual, e a identidade da marca é bem legal. O Pazos é gente fina pra caramba, me atendeu super bem e trocou uma ideia comigo. Tomei um espresso e um V60, e ele me explicou o café que me serviria, diferente nos dois métodos, e o que eu poderia esperar encontrar em cada uma das xícaras. Provei o Sourdough do Osmar com queijo da canastra, jamon e chimichurri, estava sensacional. Recomendo a todos que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer o espaço, que fica no Mercado de Produtores do UPTOWN, na Avenida Ayrton Senna. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Em 06/02/2018 at 12:26, Heitor Gomes disse:

Estive na Cafuné agora pela manhã, e esperançoso pelos relatos dos membros aqui do fórum, acabei me decepcionando.

 

Pedi um espresso curto que veio com pouca crema, rala e que se dissipou rápido. Acho que a moagem estava grossa ou tinha pouco café no porta filtro.

 

Depois pedi um aeropress, que veio na minha opinião, subextraído. Ficou apenas 1 minuto em infusão, e era difícil perceber os óleos essenciais do café na xícara. Foram utilizados 16g de café para 180 ml de água, o que dá um BR de 8,88 (reforça a impressão de um café subextraído mesmo com essa taxa). Me decepcionei pelo aeropress ser ter sido feito atrás do balcão, o que me fez ficar acompanhando de longe. Como é um método diferente e que nem todo mundo ainda conhece, a extração deveria ser feita na frente do cliente, explicando tintim por tintim o que está sendo feito.

 

Vi que a casa tinha FP, mas quando perguntei sobre os métodos de extração oferecidos, só me disseram V60 e Aeropress, além do espresso.

 

Enviado de meu Lenovo K53b36 usando Tapatalk

 

 

 

 

Salve Heitor!! A Cafuné foi montada pelo Thiago Antunes, que não é mais o proprietário. Ele que era o curioso, estudioso, pesquisava, viajava e treinava a galera. Como ele vendeu e pelo que sei, os novos proprietários não tinham conhecimento de produtores, torras, enfim....a gente consegue notar a tamanha diferença da época dele pra hoje. Já tem uns 3 anos que não é dele, o nome ainda é forte....mas a qualidade dos cafés realmente não é a mesma...abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Já tem uns dois anos que estou rodando a cidade atrás de um bom café. Seja um espresso, um coado, um latte, ou até mesmo um grão para preparo em casa.

Hoje eu tive uma experiência muito boa. O Coffee Five, aberto tem duas semanas, e comandado pela Rafa (do antigo café da Rafa) e pelo Emerson (Barista premiado), no centro do Rio, vai ser, possivelmente, um dos melhores cafés aqui pela cidade.

O Emerson foi meu professor na Casa do Barista, e tudo que me foi passado lá pode ser visto em prática no Five. Dedicação, respeito, empenho e amor pelo café. Espressos tigrados todos os dias, máquinas limpas e reguladas, matéria prima (café Seleção do Mario, entre outros, e leite Leitissimo) de excelente qualidade.

O atendimento é simples e simpático. A conversa, se rolar ir fora do horário de rush do centro (a hora do almoço), vai correr solta. Em termos de bebida, o que eles vão oferecer, do café ao chá, é algo único, raramente encontrado nas cafeterias espalhadas pela cidade.

Eles estão funcionando de 2a à 6a, até às 17 horas, na Rua da Quitanda, 86 (onde ficava um café Paineiras). Vale muito a visita.

Enviado de meu Lenovo K53b36 usando Tapatalk

  • Curtir 4
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Heitor Gomes, valeu pela informação. Trabalho no Centro e estava me sentindo órfão de um bom café desde que a Rafa fechou e o Curto começou a piorar a qualidade dos expressos. Além do mais, como fã de coados, dificilmente consigo tomar algum café legal por aqui. Certamente frequentarei esse novo estabelecimento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o Coffee Five vai ser rapidamente unanimidade do melhor café no Rio...

 

Curiosamente conheci essa semana um outro café onde eu não esperava.. No Aprazível, em Santa Teresa. Tirando o fato da hiperinflação (sinistra!), o café era bem extraído pelo barista. Se não me engano, era um grão de Patrocínio/MG. Legal que eles tem uma torrefação própria lá, o cuidado é de uma cafeteria de cafés especiais mesmo. Além do espresso, tinha AeroPress e V60 também.

Não é um lugar que eu voltaria só pra tomar um café, mas acho que vale o registro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse café do Aprazível é vendido também no ASA Açaí (R. Sacadura Cabral, 79), que pertence aos mesmos donos do restaurante de Santa Teresa. O café no V60 é até bastante honesto, mas o lugar vale mesmo pelo açaí: o melhor da cidade, disparado. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marquei viagem pro Rio em junho e vim aqui pra pegar dicas de locais, rapaz são 25 páginas, e algumas indicações do início não são mais indicadas aqui no final..
Alguém poderia fazer um compilado de top imperdíveis no Rio e Niterói?
Já marquei o Café Secreto, o Fabani e o Café Hum, e desmarquei o Curto e o Cafuné ...

Ta certo, tem mais algum?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...