Ir para conteúdo

Cafeterias no RJ


fabiob1982

Postagens recomendadas

Quero conhecer o Curto Café o Expresso Brasil, após ler os comentários animados dos membros.

 

Até hoje, os três melhores espressos da região Centro/Zona Sul para mim são os do Besi, do Café Sorelle e os do Café Petrópolis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero conhecer o Curto Café e o Expresso Brasil, após ler os comentários animados dos membros.

 

Até hoje, os três melhores espressos da região Centro/Zona Sul para mim são os do Besi, do Café Sorelle e os do Café Petrópolis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá Gabriel.

 

Não conheço o café Sorelle nem o café Petropolis. Vou procurá-los.

 

Também gostei muito da cafeteria Besi. O curto café conheci ontém e também gostei muito. Eles tem vários torras disponíveis e equipamento de ponta. Uma la marzocco de 4 grupos, um moinho de dupla alimentação la marzocco e um mahlkonig. Por isso eles oferecem 3 torras diferentes a cada dia. Tomei um amendoado e um chocolate. Achei o ambiente muito bacana pela simplicidade e proximidade que você tem com os baristas e equipe. Eles são muito jovens. Lembra um centrinho de universidade. Dá para se sentir em casa. Vale a pena conhecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Café Sorelle possui duas lojas (até onde sei), uma pequena no Humaitá e outra no Botafogo Praia Shopping. Eles trabalham com Suplicy, assim como a Besi, apesar de não terem a La Marzocco. Um detalhe que também lembra a Besi: eles oferecem uma prova do brownie deles junto com o espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

O Sorelle trabalhava também com Orfeu e Jacú. Já há algum tempo não o visito, portanto não sei se continuam trabalhando com estes cafés.

Mas vale a visita, pois preparam corretamente os espressos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cafeterias no Centro do Rio

 

Seguem as minhas impressões sobre algumas das cafeterias do Centro do Rio (Capital):

 

Besi – Na Rua do Carmo. Muitas pessoas aqui falaram de lá... acho bem normal. Não vejo nada de especial. Usam uma La Marzocco que nas minhas mãos seria melhor aproveitada. Rs!

Armazém do café – Rua do Ouvidor, 77. Eu gosto bastante. Tem sim lugares melhores. Mais lá tem uma boa variedade de cafés para compra e nunca tomei um café mal tirado lá. Lugar “honesto”. Tenho o costume de compra grãos lá.

Rubro Café – Na Rua da Quintanda. Tem os seus dias de café bem tirado... outros lamentáveis. O atendimento é sempre ruim, como é comum no Rio.

Café Baroni – Rua do Ouvidor, 98. Não lí ninguém falando deste café que fica dentro da Saraiva da Rua 7 de setembro. O café é da Camocim (um dos meus preferidos) e é sempre bem tirado pela simpática e rápida barista\atendente deles. Beth eu acho. Eles vendem Jacú também... mas isso é claro por um precinho especial. Vale conhecer.

Curto Café – Para mim o melhor do Rio. Sério! Baristas e entusiastas não podem deixar de conhecer. Eles começaram por um pequeno quiosque no primeiro piso do terminal garagem Menezes Cortes e a cerca de três meses foram para o segundo piso. Com mais espaço ficou bem melhor. O ambiente é informal e todos de lá são super atenciosos e adoram falar sobre a operação deles. Eles acompanham todo o processo produtivo. Eu que trabalho no centro vou lá no mínimo umas três vezes por semana. Sou fã dos caras! Sou até suspeito para falar deles, rs! Eles utilizam um moinho e cafeteira La Marzocco de "lindos" 4 grupos – as opções do café deles variam em frutado, cítrico, chocolate, chocolate mais intenso e amendoado. É possível comprar em grãos para levar para casa em diferentes tamanhos e eles podem moer na hora. O barista é o Gabriel, auxiliado pelo Sergio Kienteca... além do Rômulo. Na hora do almoço fica lotado... vale a pena ir após as 14h para poder bater um papo com os caras.

Café e Etc... – Rua Senador Dantas, 84. Pequena e antiga. Tem umas quatro mesas. Acho o café um pouco oxidado... mas na pressa é “bebível”.

V. Café - Rua Senador Dantas – 45, fica dentro da Livraria Cultura. 3º piso eu acho. Bom café... salvo engano é Suplicy.

Grão Café – Na esquina da Rua da Assembléia com Rodrigo Silva. Ótimo café, muito bem tirado. Pelo que falaram de lá o nome da barista é Rafaela. Eu não sei... mas ela é muito simpática e atenciosa mesmo com o lugar cheio na hora do almoço.

Na verdade tem uns seis meses que não vou lá, então não sei como está hoje em dia.

Suplicy – Fica na Rua do Carmo tb. Um quiosque que já foi falado aqui. Café bom e atendimento demorado. Ponto!

Bazzar café (acho que é esse o nome). Fica dentro da Livraria Travessa da Travessa do Ouvidor. Não sei qual café eles usam. Para mim o café é servido MUITO quente.

Café Capital – Av. Marechal Floriano, 27 – Cafeteria da própria marca. Não sei definir bem... mais gosto bastante do café deles. Rs! Acho que ele lembra minha infância. Da minha avó levando para casa e tal, rs, Sou saudosista. A últimas vez que fui lá foi em fevereiro deste ano.

Gioconda Café – Fica na Rua Acre. Fui lá umas duas vezes apenas. Café muito bom também.

Cristovão Café e Bistro – Fica no pátio de entrada do MAR (Museo de arte do Rio), na praça Mauá – tem seus dias. Mas só fui três vezes.

Deguster Café – Rua Pedro Lessa 35, Se for tomar um espresso, não espere muito. São criativos em outras bebidas com café. Outro lugar que, para mim, serve o café muito quente. Uma rapida visita apenas.

Tabaco Café – Fica no Edifício Av. Central – no subsolo – Acho o café deles é sempremuito bom e tirado (América). Tem um porém... o atendimento é sofrível. Uma pena. Iria lá muito mais vezes se não fosse isso. Queria conhecer quem é o barista.

Café do Bom Cachaça da Boa - Início da Rua da Carioca, bem perto do Largo da Carioca. Adoro o café de lá. Tem até um tempinho que não apreceço por lá e olha que trabalho na rua paralela! O espaço é do jeito que eu gosto...

 

Obviamente isso não é uma avaliação... e sim as minhas impressões sobre as vezes que estive nesses lugares. È claro que o atendimento ou o preparo de um dia para o outro pode ser bem diferente!

Abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aos amigos que moram no Rio, estarei aí dias 21 e 22/09 para o Rock in Rio.... gostaria muito de encontrar a galera no café do Alexandre.

 

Vamos?

 

Bruno, cadê vc?

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Salve.

A câmera de meu celular não ajuda, mas este quiosque na Barra precisa de muito mais que uma boa câmera para ficar bom.

Muito já se falou sobre o despreparo de pessoas envolvidas na preparação de espressos que são servidos em cafeterias.

Há um quiosque em um pequeno shopping na Barra que dispõe de uma LM GS3 e de um moinho Mahlkönig K30. Excelentes equipamentos. O café utilizado até seria aceitável, não fora a idade da torra. Mas vejam o estado do filtro e do porta-filtros.

Quando senti gosto característico na bebida, pedi autorização para verificar o pf e constatei o lastimável estado. A atendente disse-me que não sabia que o filtro saía e que tampouco deveria ser lavado junto com o pf ao menos uma vez ao dia. Os filtros e os pfs nunca foram limpos.

O pior de tudo é que o técnico da empresa que aluga a máquina havia passado por lá para fazer a manutenção preventiva há apenas 2 dias.

 

 

9840077764_e91dc2a4e9_c.jpg

 

9840188153_b9e6628745_c.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lamentável, da até desgosto, como um técnico pode ser tão infeliz em nem avisar a moça para fazer a manutenção diária e passar ai e nem fazer nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que pro técnico deve ser meio óbvia a limpeza do pf que ele nem verifica isso.

 

Eu raramente estou tomando espresso fora de casa para não passar nervoso. Além de caro vem ruim. E quando tomo digo para fazer como sempre mas só meia xícara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

Lamentável é o mínimo que se pode dizer.

O dono/a do tal quiosque tampouco deve saber quais são as rotinas de limpeza.

Muito possivelmente por tratar tão mal o café, às 13:00 h, quando lá estava, a gaveta de borras continha apenas 3 bolos de pó de cafés feitos desde a abertura às 9:00 h.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Próximo a minha casa tem um quiosque do Frans Café, estes dias estava conversando com o proprietário que normalmente não fica lá pois tem outras franquias, e ele questionava que as atendentes estavam instruidas a dar uma alavancada no moinho para 1 café e 2 para 2, mas que o moinho retinha pó e para sair a qtdade meio certa ele tinha que deixar o reservatório cheio de pó moido envelhecendo, falei que tinha que usar um moinho ON demand, perguntei se ele regulava o moinho, ele disse que o pessoal que locou as máquinas não autorizava regular o moinho, enfim tudo errado, o rapaz muito gente fina até preocupado com a situação mas o mais errado de tudo são as franquias que para começar jã indicaram um moinho errado para um ponto com pouco movimento, fazem um treinamento inicial a titulo de justificar o dinheiro coletado a titulo de treinamento e depois,..... As empresa de locação também não se empenham o suficiente para manter o pessoal treinado,...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

È de matar.

 

Na cafeteria de que falei antes, o dono é preocupado, até mudou o grão para o do Café do Centro pra ver se ficava "mais suave". Mas e daí, o que eu ia fazer? Largar meu almoço e explicar pra ele como é que tem que regular o moinho, quanto tempo leva uma extração, que um duplo não tem 200ml...

 

Eu bem que gostaria de passar um dia do outro lado do balcão, só de brincadeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Eu fui lá no Curto Café estes dias.

 

Gostei muito do lugar e gostei do café, também. O que achei mais legal por um lado mas me deixou confuso foi para pagar, já que eles não tem um preço exato do café.

 

Porém preciso dizer que no mesmo dia eu havia passado no Grão café, que está usando o café da Unique e acho que gostei mais. Lá eles dão a opção de tomar o Espresso da Naked PF, Chemex e Aeropress. :blink: Porém por preços bem altos.

 

 

Preciso agora é voltar lá no Armazém do Café para comparar, já que antes eu só tomava com açúcar e agora tenho tomado o café sem e completar com o café da Besi e da Suplicy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos!

 

Amanhã estarei dando um pulinho no Rio. Provavelmente terei tempo para tomar apenas um cafezinho. Qual cafeteria me recomendariam? Após uma lida nas opções parece que ficarei com o Curto Café, pelas indicações e por ficar mais próximo ao SDU, onde desembarcarei. Ficarei próximo ao Arpoador, por acaso alguém conhece cafeterias boas por lá? O Alexandre já me deu umas dicas. Ainda estou para decidir.

 

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto,

 

Do Arpoador até Ipanema eu pelo menos não acho que seja uma grande distância. Acho que dá para passar lá no Expresso Brasil.

Fora isso não conheço muito pela zona sul. O Curto café é mais ou menos perto do SDU, mas acho que seria bem contramão passar por ele com mala etc.

 

 

Mortari,

 

Eles não tem preço fixo. Há um quadro na parede com os custos mensais e basicamente você paga o quanto você acha que vale o café. Parece que há um preço mínimo baixíssimo, algo assim. Mas como sou péssimo em precificar coisas, aí você imagina, né? hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uassa! Que loucura este negócio do preço.

 

Bruno, me explica melhor este negócio de passar com malas por lá. O lugar é perigoso? Corro o risco de ser assaltado? :P Eu estava pensando em ir a pé do SDU até lá. Outro detalhe é que estarei apenas com uma mochila nas costas. Nada mais..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, peraí, só com a mochila é tranquilo!

 

É que não é exatamente pertinho. Eu costumo andar tranquilo essa distância, mas não é todo mundo que percorreria este caminho a pé. A parte mais perigosa é a mais próxima ao aeroporto. O macete ali é sair do aeroporto, pegar a 1º de Março (acho que naquele ponto a rua tem outro nome) e descer ela até o Palácio Tiradentes. Aí você já vai estar de frente para o Assembleia 10, onde vende o Orfeu e o Edifício Garagem, que é onde fica o Curto café! :)

 

https://www.google.com.br/maps/preview#!data=!4m31!3m24!1m5!1sPraca+Senador+Salgado+Filho+pr%C3%B3ximo+ao+S%2Fn!2s0x9981dd74766713%3A0xd6ed22513299dce8!3m2!3d-22.910856!4d-43.167156!1m4!3m2!3d-22.9042896!4d-43.1743965!6e2!2e0!3m8!1m3!1d6326!2d-43.1725302!3d-22.907212!3m2!1i1150!2i661!4f13.1!6m2!1m1!1e4!7m5!2m1!1e4!11m2!1m1!1e1&fid=0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimas dicas! Eu estarei a passeio mesmo. Acho que andar um pouquinho não vai me matar.. rsrsrs Pretendo de lá, caminhar até a Igreja da Candelária também a pé.

 

Só para confirmar o endereço do Curto Café é: R. São José, 35, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso, tem um acesso para pedestres pela própria 1º de Março que já sai no andar do Curto Café, é uma rampinha próxima a entrada dos ônibus e da rampa para o estacionamento do Menezes Cortes (Edifício Garagem).

 

Entrando por esta rampa, é só andar até o final. São várias lojinhas/quiosques de roupas e tal lá dentro, você está no lugar certo! Tem loja de venda de cerveja e no final, escondido atrás da escada rolante, está o Curto Café que é um kiosque.

 

A rampa é essa vermelha aqui:

https://www.google.com.br/maps/preview#!q=Igreja+de+S%C3%A3o+jos%C3%A9&data=!1m8!1m3!1d3!2d-43.174109!3d-22.904737!2m2!1f239.44!2f88.07!4f75!2m7!1e1!2m2!1sqkB42tZkkJfWbpTpwuK6Xg!2e0!5m2!1sqkB42tZkkJfWbpTpwuK6Xg!2e0!4m15!2m14!1m13!1s0x0%3A0x4368524705fcb8ab!3m8!1m3!1d1582!2d-43.1740678!3d-22.9042035!3m2!1i1150!2i661!4f13.1!4m2!3d-22.9044729!4d-43.1741318&fid=5

 

 

Você pode depois voltar para a própria Primeiro de Março e continuar descendo ela até a Pres. Vargas, que vai dar de cara com a Candelária! :)

 

Quando você vem? Qualquer coisa é só falar que a gente vai ajudando! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou amanhã cedinho.. Pego o vôo às 7 horas e às 8 já estou desembarcando no SDU. Farei alguns passeios pelo sábado e domingo pela manhã devo dar umas voltas pelas praias. À tarde devo fazer mais alguns passeios e logo de noite eu retorno à BH. Vai ser um bate-e-volta rapidinho..

 

Eu devo passar no Curto Café porque é caminho. Eu gostaria mesmo era de visitar o Expresso Brasil do véio. rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...