Ir para conteúdo

Cafeterias no RJ


fabiob1982

Postagens recomendadas

@felipejack É, também não entendi essa da variedade, até porque o pessoal do Grave é amigo do pessoal do Colab. Tomei esse 22 lá e estava bem bom mesmo, o melhor 22 que tomei até então. Recomendo voltar sim e tentar sentar no balcão, melhor coisa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

2017-07-03_09-54-03

Hoje, dia 03/07. Recebi esse Orfeu blend suave, que é Bourbon amarelo, com data de 27/06. Com 6 dias. Sendo que foi enviado no dia 27/06, ou seja, no dia que foi torrado(ou bem próximo).

Não fosse o frete, só valeria à pena comprar pela internet.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta semana, eu fui de novo na Grave,depois do almoço. Foi bem bacana. Estava vazio, então pude conversar bastante com a Barista Agnes, sobre equipamento, cafés, sobre a ideia dela de fazer um curso de barista por volta de agosto. Foi bem bacana. Eles serviram o 22, da Isso é Café. muito bom! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vcs pretendem tirar alguns espressos? Pois tenho um aqui torrado dia 29/06 que acho se sair bem no espresso.

Acho que seria interessante tbm fazermos tipo uma troca de cafés...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabo de voltar do Chá e Café da Rafa. O ambiente é bacaninha, nos fundos de uma loja, com cara de "achado" na Travessa do Ouvidor. O café, como já disseram aí, é o Mitsuo Nakao, que bebi no kalita por sugestão da barista. Saiu a R$8,00.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Grave, eles usam o moedor MDX On Demand da Nuova Simonelli. Na outra vez, a Agnes já tinha me mostrado e hoje o Léo falou a mesma coisa: o problema é a retenção de cafe. Segundo o Léo, ele tirou 3 duplos apenas e tem essa retenção de cafe na foto. Eles parecem estar usando entre 17-18g de café (nesse café). A Agnes tinha me dito que ela ia entrar em contato com o fabricante, porque a retenção está muito grande. 

 

 

grave_mdx.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive hoje finalmente no Bastarda. Tomei um Syphon e um Espresso.
O primeiro Syphon veio com uma aranha morta dentro (sério!) ai fizeram
outro. Era um café da região da mogiana e estava muito bom. Talvez até
o melhor filtrado que tomei aqui pelo Rio nas cafeterias.

O espresso (não perguntei qual era o grao) estava bem tirado mas não
achei nada demais. A comida lá também é ótima apesar de não ser barata.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No final de semana, fui no Pazos, no mercado de produtores no uptown. Gostei do café, que era o Kopi. O dono Augusto me falou que ele ainda prefere o outro café, que eles revezam com o Kopi.  Achei legal que cheguei bem na hora que eles estavam regulando o moinho, quase uma cena inédita nas cafeterias do rj. Os grãos disponíveis para a venda era tudo com 1 mês de torra ou mais. Esse Kopi não é um dos mais caros do mundo; é este aqui: https://www.facebook.com/kopicafegoutmet/

Esta semana, queria ir no Café Secreto, mas descobri pela página do facebook que está fechado para obras até 24/7. Ai fui até o Kraft (ipanema) e descobri que está fechado e estão passando o ponto. Não sei se vão para outro lugar ou se fecharam mesmo. Acabei indo na cafeteria Limas Café, que fica dentro de uma galeria tb em ipanema. Para minha surpresa, eles tinham pacotes do Unique orgânico, mas infelizmente os únicos três pacotes com torra de maio. O grão de espresso era o Danza Gourmet, que não achei bem tirado (já tomei esse café bem tirado em outros lugares). Eles dizem ter o Jacu, mas estavam sem. A comida cara e simples. Então, não valeu mto a pena. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li o comentário do @Bruno Marinho sobre o Bastarda e fiquei com inveja do sifão que ele tomou. Então, resolvi copiar... :D

Estive hoje no Bastarda. O lugar é super agradável, atrás do Jardim Botânico e quase ao lado do La Bicyclette, que é uma padaria muito boa. Pedi o sifão e também gostei bastante. Os atendentes são bem simpáticos. A comida, como o Bruno disse, não é barata, mas achei as porções bem servidas e, o que comi, achei bom. O espresso não saiu tão legal, mas vi que o cara estava regulando o moinho (talvez devesse ter pedido outro, mas o lugar estava ficando cheio e preferi não me estender por lá). Tinham várias famílias e ciclistas (o local é todo tematizado para eles, mesmo) e achei particularmente simpático ver que a cafeteria é pet-friendly (tinham alguns cachorros circulando por lá).

Valeu a visita.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe, 

Já fui nesse Limas Café tbm, nada demais mesmo...

Estou querendo conhecer o Secreto tbm, talvez consiga dar um pulo lá essa 

semana.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desbravadores como somos. Achei uma nova cafeteria aqui no Cittá. Beco do café, acho que abriu essa semana. Estou aqui nesse momento. Vou entrar pra ver qual é. Quem estiver aqui pela Barra é só chegar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enfim, cafeteria de grande potencial. Já começou bem. Cafe da Fazenda Kaizen, catuai vermelho. Como abriram não tem uma semana, único método coado era o AP. Pretendem trabalhar com outros cafés, e outros métodos já comprados que não chegaram ainda, Chemex, V60 e FP. Vão torrar seu próprio café, só está esperando entrar capital pra comprar o atila. E torrar no mezanino superior. Enquanto isso compra torrado pelo professor de barismo dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aliás, talvez esse não seja o tópico adequado para levantar essa discussão, mas só eu acho que as cafeterias de modo geral erram a mão no preço do café coado? Até entendo que dá mais trabalho (na correria de uma cafeteria), mas só isso não justifica cobrar em alguns casos o dobro do preço. A quantidade de café, se não for menor, é a mesma que a usada nos dois métodos...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sabia que tinha cafeteria nova , vou tentar passar lá essa semana , ese é  doido ou muito corajoso , na situação  atual a única coisa que vale a pena investir seria em uma locadora de tornozeleiras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para pagar toda essa estrutura ai só cobrando esse preço mesmo.
É uma pena ver que a preocupação com estrutura e lucro é sempre maior
do que a preocupação com o funcionario e treinamento.

Eu acho em especial o café coado por aqui bem caro para a realidade
na xícara. Ainda mais se pensar que temos execelentes cafés por um preço
acessivel (para quem compra em quantidade).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com raras exceções só ando tomando café em casa (exceções em viagens e quando falam bem de alguma cafeteria próxima). Aí no rio fui na 'Hum'. :ph34r:

Mas realmente me anima mais comprar um pacotinho de 250 ou 350 Gr e fazer na minha casa, aprendendo, mexendo nas regulagens, etc. E com esses trinta conto vou fazer uma pá de cafés ...

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, essa discussão vai longe. Mas a questão que mais me incomoda é a disparidade de preços entre o espresso e o coado. Sendo a quantidade de café igual, dobrar o preço apenas pelo tempo a mais no preparo? E nas cafeterias que nem têm espresso (e não têm de arcar com aluguel de equipamento), qual a justificativa? É curioso, sobretudo se você pensar que (como o Léo da Cafuné disse) o que banca o espaço são as comidas e não o próprio café.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...