Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
mindflash

Cafeterias no RJ

Recommended Posts

TAMORIM    77

Que bairros vc frequenta? O cafune vende todos os cafés que

eles servem lá. Inclusive esse venda nova.

José Cal Neto    1,825

uma amiga me mando essa referência há um tempo, mas ainda não fui lá.

Penna    75
Em 26/09/2017 at 11:15, José Cal Neto disse:

não é que não tenha pão. É que se você não reservar pela internet, não tem.

Uma única vez eu cheguei lá e tinha um único tipo de pão a venda. Por 50 reais!

'Mas é um pão de 1kg', dizia a moça.

Fui no Zona Sul e comprei um pão ótimo por uns 30 reais ou menos.

Ouvi dizer que essa padaria que fica no posto de gasolina em frente de onde mataram o médico na lagoa é muito bom também. É o mesom esquema: se não reservar pela internet, não tem jogo.

Eles entregam em casa, se não me engano.

Só acho muito baruho por nada. É um pão! Os do Zona Sul são ótimos.

O café eu nunca tomei lá. Já li em outro lugar (talvez aqui no cdc mesmo) que é bom.

Um dia talvez...

O frenesi em cima do pão sourdough realmente ta passando dos limites... cobrar 40-50 reais por um pão de fermentação natural devia ser um crime, os ingredientes ali são farinha, água e sal (e tempo, claro). Entendo todos os custos de forneamento, mão de obra e etc, mas o valor desse produto aí é puramente construido em cima do hype que vive a gastronomia (lembrando que é um produto que custa 5 dolares/euros, no maximo, fora do pais).

Por mais que valorizar um produto mais natural, sem aditivos e etc é importante, vincular isso a quase uma religião é muito errado. Estava até discutindo isso com um transeunte lá no Café Secreto, falando que só come pão sourdough, que outro tipo de pão não presta e etc. Como você falou, existem pães excelentes feitos com fermentos biológicos e que não devem ser escanteados. Por exemplo, a típica baguete francesa leva fermento industrial, mas se faz uso de técnicas específicas de fermentação para obtenção de sabor (poolish, por exemplo). E isso não é demérito nenhum, é somente a construção de um produto diferente do sourdough. A discussão deveria ser se os ingredientes presentes no pão que você come é farinha, agua e sal; ou se tem 30 aditivos. O tecnicismo da fermentação, se é sourdough, é poolish, é fermentação em câmara resfriada, etc deveria ser secundário.

Me parece que tudo no Brasil está virando "vinho". Lembra a uns 15 anos atrás que toda festa tinha um chato metido a enólogo falando termos de degustação tipo "esse vinho tem retrogosto de água de salsicha e palato aveludado"? então.. tudo agora está virando vinho... A próxima vitima é o pão 

• Like 2

Bruno Marinho    1,514

A gourmetização das coisas não é exclusiva do Brasil/Rio. Mas em países
onde a moeda é desvalorizada a relação de custo/beneficio tende a ser
muito pior.

Um coado a 10-15 reais é até pior nesse caso visto que o pingado custa
1-2 reais em qualquer padaria.

Penna    75

exato...

acho super válido brigar e defender ingredientes bons, tecnicas refinadas, ter um produto melhor e etc etc... mas a partir do momento que isso tudo causa um aumento de 900% no preço em relação aos outros produtos, perde o sentido. Absolutamente ninguém em sã consciência vai pagar 50 reais em um pão, 10 reais em um café, 80 reais em uma pizza e etc... tem que estar muito apaixonado pela "historinha" do produto pra aceitar pagar isso

Bruno Marinho    1,514

Eu também acho tudo muito overpriced mas nós que achamos isso não somos
o publico alvo :) . Enquanto tiver gente para pagar vai existir negócios desse
tipo.

• Like 1

cankblunt    14

Essa parada do Curto Café aí...

Fui lá conhecer em outubro, depois de pessoas de confiança me indicarem como uma das melhores cafeterias do Rio. E...

Que decepção.

Primeiro, só havia espresso, não havia nenhum método coado. Exceto por um Melittão que estavam fazendo na hora pra encher garrafas térmicas. Pra minha sorte eu estava na hora que estavam fazendo, então tomei um coado bacana, era um frutado do Mário.

Mas tinha essa parada de "pague o quanto quiser" e po... não ter café filtrado na hora, achei foda.

Disseram aqui que mudou o esquema de cobrança. Não sei se há outros métodos agora, mas parece que mudou alguma coisa lá, inclusive o café, que não é mais o do Mário.

Enfim, fui lá e não conheci a tal Curto Café que tanto me foi bem indicada.

Dartagnan    42

Na verdade, esse esquema de pagamento já meio que encerrou. Eles ainda são flexíveis em alguns casos (não tinha o café que eu queria, então eles fizeram o orgânico lá mais barato, por exemplo).

O Curto, resumindo bem se baseia em: ótimos grãos e ambiente informal. Fazer uma coisa mais 'gourmet' nunca foi a ideia lá. Até porque o movimento lá nas horas de pico é sinistro. A relação lá é praticidade X qualidade, que acho ainda muito boa, pra maioria dos perfis de clientes. Métodos diferentes eu realmente nunca vi muito lá....da última vez que fui eles até tavam vendendo French press e outros badulaques, mas servir esses métodos lá eu não sei se rola.

Hoje, experimentei a Fabeni, aqui em Icaraí - Niterói. Expresso machiatto bem honesto. Grande por R$ 8,50 e Wi-fi funcionando. Devo voltar mais vezes porque fica perto da minha academia.

Há algum tempo estou com a impressão de que estão errando a mão na torra do Cafuné. Não tem aparência tão escura, mas tem aquele cheiro meio que "defumado" e um amargor um pouco além do meu gosto. Não compro café lá tem uns meses.

Penna    75

se alguem for se aventurar em paraty esses dias, tomei um bom espresso no Montañita.

Comprei um blend deles torra clara (torraram na propria loja um dia antes) por 25 reais, ainda nao provei

mi-casa-su-casa-nossa.jpg

montanita-cafes-especiais.jpg

galeria_2017-8-29-01-37-00Cafe_2.jpg

• Like 2

cankblunt    14

Voltando ao Rio, hoje conheci a Grave, que fica na Rua Prof. Alfredo Gomes, em Botafogo. É próxima à Rua Bambina.

Passei lá depois do trabalho rapidamente pra conhecer e tomei um espresso. Em pouco mais de dois meses morando no Rio, foi o melhor espresso que tomei.

Estavam usando um Catuaí Vermelho de Piatã, BA, torrado pela 4 Beans. O espresso tinha uma crema linda, bem formada, e de acidez pronunciada porém equilibrada e um aroma adocicado bem interessante.

Lá também fazem V60 e AeroPress. O café fica anexo a um estúdio de ensaios e gravação.

Gostei de lugar e do café e voltarei lá com certeza.

• Like 1

Yan Vianna    0

Seguindo algumas dicas fui em duas cafeterias: Na Café Hum no Flamengo e na Fabeni em Niterói.

Café Hum gostei muito do ambiente, um lugar bem legal. Tomei um expresso e minha namorada um affogato. Achei o Affogato muito fraco, aqui em JF geralmente vem mais bem apresentado com calda junto ou chantilly ou polvilhado com cacau. Expresso achei ok, mas geralmente espero mais crema que minha Dolce Gusto. Vi eles fazendo um coado no Hario V60 e as funcionárias meio discutindo sobre como fazer, mas uma parecia fazer pelo menos da maneira que eu entendo como correta.

A Fabeni tomei um duplo me agradou mais o paladar, gostei bastante, mas esqueci qual era o café que eles usaram e gostei que eles dão junto um pedacinho de brownie.

Próxima vez vou tentar ir no Café Secreto, mas ele fecha cedo.

cankblunt    14

Rapaz, onde é que você toma esse Affogato aí em JF?

Yan Vianna    0
17 horas atrás, cankblunt disse:

Rapaz, onde é que você toma esse Affogato aí em JF?

Numa loja que vendia cupcake que fechou. Eles eram uma cafeteria também. Achei que todos eram assim meio starbucks.

O secreto é sensacional, não tem erro. Se quiser levar pra casa, o "café da sombra" rende um coado memorável.

cankblunt    14

Os cafés que eles vendem lá são torrados por eles mesmos?

José Cal Neto    1,825

Não. São da FAF. Às vezes têm um de outro lugar, que vendem mais caro.

Costumam ter dois grãos da FAF pra coado e um pra ecpresso (o 22).

felipejack    174

@cankblunt, em botafogo vale experimentar a CoLab tb, fica na Rua Fernandes Guimarães 66. Mas não abrem na 2a. Na 3a-feira só abre partir das 18. Ou seja, no almoço ou logo após, só 4a-feira em diante.  

cankblunt    14

Bem lembrado! Tô querendo ir lá faz um tempo, mas ainda não consegui acertar com o horário deles. E se não me engano eles tão fazendo uma pequena obra lá, ainda estão fechados.