Ir para conteúdo

Prensa francesa


fabiob1982

Postagens recomendadas

Salve

Passei a última semana usando, quase exclusivamente, as cafeteiras de embolo Windax 700 ml e Bodum 800 ml.

Como nesta próxima semana planejo usar a LP Europiccola, resolvi higienizar as cafeteiras para guardá-las.

Lastimavelmente, após 19 anos de uso não tão frequente, quebrei o vidro da Bodum. Até devo considerar que a longevidade da cafeteira não deveria me causar tanto aborrecimento, mas causou. Buscando na internet uma peça de reposição, apenas na Inglaterra encontrei, pois este volume jã não é produzido pela Bodum e portanto já é raro. Custa lá £ 10,97 equivalente a aproximadamente R$ 42,00. E há de se adicionar o valor do frete.

Portanto o preço pago pelo Gilberto é muito interessante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"É muito participado"?

Não entendi direito. É o problema com borra de café? Sempre achei a prensa com um gosto meio de lama, mas outro dia tomei um café na California em uma que achei um escândalo. Mas confesso que ainda estou para encontrar cafés aqui no Brasil como estes que tomei fora. Como o Tom do Sweet Marias diz, infelizmente o pior café ele tomou nos países produtores. Estou até disposto a pagar a fortuna que as Raposeiras da vdia cobram só pra ver se é algo que se aproxima do aroma desse que tomei em Berkeley.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele quis dizer particulado. Os moedores manuais como o Hario e o Porlex tem um sistema de mó flutuante, que se estabiliza com a pressão dos grãos durante a moagem. Funciona a contento em moagens finas, mas nas grossas - o que exige a prensa - a consistência da moagem sofre. Daí produz não apenas excesso de particulado (aquele pó bem fino, como talco), como pó em granulometia muito irregular, o que estraga a extração.

 

Acho que vai encontrar diversos cafés bons pra fazer na prensa aqui no Brasil. Só acho que o Orfeu não é um deles. Ficará ok, mas não ótimo. Sugiro dar uma olhada nos tópicos específicos sobre sugestão de grãos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Malditos corretores ortográficos!

 

Certa vez fui passar uma SMS pra um amigo, convidadando para tomar uma bock (cerveja), mas o corretor ortográfico do celular trocou por "anal". Minha sorte é que conferi o conteúdo antes de mandar... vai explicar uma coisa dessas depois! :mellow:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segui a deixa do Gilberto e fui hoje no Starbucks do Rio Sul. Comprei a última Kenya pequena que eles tinham.

Depois de tanto ler sobre o pó grosso de macho, moí assim.

Deixei 3 minutos e meio e... ficou um chafé. Usei 20 cliques no Porlex. Acho que da próxima vez vou pegar mais leve. De qualquer modo, pelo menos não teve sedimento nenhum!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve José.

Pegou pesado na granulometria. Poderás afinar um pouco sim.

Outro ponto importante é quanto à temperatura da água no início da infusão. Como estás também no Rio, tente ao menos 95°C. Eu inicio à 96°C.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece brincadeira mas é sério. Se colocar um ebulidor, mantendo a água ~95, e usar o grão inteiro sem moer, deixando uma infusão longa, não funciona?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode funcionar, mas não sei até que ponto o aproveitamento é o mesmo por causa da integridade das paredes celulares. Não lembro de ter lido isso em algum lugar, mas aposto que o aproveitamento de uma extração na prensa (na granulometria tradicional) é menor que de outros métodos em moagens mais finas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É. Comparei agora com a foto que o Ruston postou em nov. de 2012 e de fato o meu ficou muito estilo macho man. Fiz de novo "só" com 15 cliques em vez de 20 e deixando 4 minutos, mas deu na mesma. Isso que ainda foi com uma torra mais escura do que a da primeira vez (o outro café acabou). Vou tentar da próxima vez com uns 9. Alguém aqui usa o Porlex pra isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Tá certo que estou utilizando uma french xing ling safada de R$ 18,00. Mas eu queria saber se é normal, ou se to cometendo algum erro.

Estou usando 21g para 350ml. Depois de pré aquecer tudo, coloco o grão e um pouco de água recém fervida em jarra elétrica. Espero 30s, completo a french com água. Espero 3min e 30s, e sirvo na minha xícara.

O que acontece é que os dois primeiros goles, parece que o café tá estranho, sem sabor. largo a xícara na frente do computador e começo a fazer algo (ler o fórum...) e volto a tomar, ai o café está incrivelmente bom. o.O

 

Espero mais tempo? Diminuo a moagem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não uso FP, mas pelo que li, percebi que faltou você complementar sua extração.

 

Por exemplo, ao invés de colocar o grão, moa ele primeiro. :lol: (Tô brincando.. Esta parte eu entendi)

 

Normalmente, deixa-se os 4 minutos para depois abaixar o êmbolo. Não sei se é isto que você fez..

 

Quando provei a FP, achei o café bastante suave. Deve ser isto que esteja estranhando...

 

Pretendo comprar uma FP logo. Assim poderei dar maiores informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pessoalmente sigo a receita sem essa pré-infusão (acho que não tinha visto ainda ninguém sugerir isto). Ponho a água, espero 1 min (tapado), mexo e espero mais 4 (5 ao todo).

Você está fazedo com 4. Talvez um minuto adicional ajude.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi. Se o café está bom depois de esperar esfriar um pouco, por que quer mudar algo? Normalmente o sensorial é prejudicado por temperatura alta, essa coisa de "café super quente" é só para quem não aprecia mesmo o sabor. Fazemos coado no trabalho e sempre que provo o café mais quente não me agrada muito, mas ao esperar pouco tempo ele melhora. Por isso costumo até usar xícara fria mesmo.

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez vocês dois estejam certos, pois se esperar 1 minuto a mais, a temperatura vai estar menor.

 

A pré infusão eu vi nesse vídeo:

 

http://youtu.be/9B4n-iUW_wI

 

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez, como Márcio já disse, se você acha bom como está, melhor não mudar nada. Se você deixar um minuto na xícara vai esfriar mais rápido (a não ser que esteja servindo todo o café de uma vez) do que se deixar na prensa, com uma massa de água maior.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi. Se o café está bom depois de esperar esfriar um pouco, por que quer mudar algo? Normalmente o sensorial é prejudicado por temperatura alta, essa coisa de "café super quente" é só para quem não aprecia mesmo o sabor. Fazemos coado no trabalho e sempre que provo o café mais quente não me agrada muito, mas ao esperar pouco tempo ele melhora. Por isso costumo até usar xícara fria mesmo.

 

Márcio.

 

Caramba.. Me surpreendo com esse povo do fórum. Quer dizer que para apreciar melhor os sabores do café, é melhor deixá-lo esfriar um pouco? Até quantos graus? E vale para espresso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Curioso. Nunca pensei por esse lado, mas também sou assim.

 

Nem vinho gelado demais e nem café quente demais. Senão não consigo saborear direito. Claro que depois também fica frio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Além da questão da temperatura, há o fato que esse minuto adicional permite que ocorra, ainda que não totalmente, a decantação das partículas finas, deixando o café mais "limpo". A sensação do líquido com muitas partículas em suspensão não me é agradável.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba.. Me surpreendo com esse povo do fórum. Quer dizer que para apreciar melhor os sabores do café, é melhor deixá-lo esfriar um pouco? Até quantos graus? E vale para espresso?

 

Eu prefiro... O espresso, a princípio, já sai na xícara numa temperatura mais baixa. Mas depende um pouco da temperatura da água que atingiu o bolo, se é simples ou duplo, do grupo, e do fluxo. Vez ou outra o espresso sai muito quente e assopro mais, vou aproveitando nesse tempo para tentar sentir os aromas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana.. Vou tentar fazer desta forma e ver se consigo aprender a distinguir melhor os aromas.

 

Apenas como observação.. Eu até gosto um pouquinho mais quente.. Vai esfriando, vai piorando.. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho a impressão que esse vidro maxwell serve para substituir o vidro da minha bialetti de três xícaras

mas também está esgotado

ia ser uma boa coincidência

andei procurando e só achei vidro para a bialetti de um litro

devem produzir para modelos menores tbm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...