Ir para conteúdo

Prensa francesa


fabiob1982

Postagens recomendadas

Fiz uso de minha French safada agora e tentei as dicas: sem pré-infusão e deixei 5 minutos.

E o minutinho a mais fez toda a diferença, agora o café veio agradável desde o primeiro gole!

 

\o/

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho uma prensa ainda, mas para tirar os fines, não daria para usar o próprio filtro dela?

 

Por exemplo, deixa o êmbolo na metade do curso, coloca o pó, chacoalha bastante, tira o êmbolo (essa parte não sei se fará sujeira), lava o pote com os fines e daí faz o café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente funciona, mas meio trabalhoso. Eu pessoalmente não noto tanto problema com particulado assim e recomendo a prensa. Só acho meio chato limpar depois. Chegou agora meu Hario. Provei com o café que veio de brinde com o Bonavita do Coador Dourado. Bom café, por sinal. Pelo menos pra prensa e coado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá pra fazer o uso invertido, já tentei. Mas é muita sujeira na minha opinião. O problema que vejo com moagem irregular nem é tanto na limpeza da bebida como em obter o melhor aproveitamento da extração. Nessa situação, o melhor que se pode obter é uma extração de compromisso, tentando achar um tempo em que nem a parte mais fina sobrestaria demais e nem a parte mais grossa fique tão subextraída. Finos demais é amargor na certa.

 

Sei lá, talvez seja comigo o problema, mas sou muito chato com certos tipos de amargo no meu café. Não é pra mim.

 

O que já vi fazerem, e até já postei sobre, é peneirar, separando a parte mais fina. Comece a extração com a fração mais grossa, e mais perto do final junte o pó mais fino. Não é tão prático, mas se pode otimizar um pouco o aproveitamento do café e melhorar o rendimento da extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, pensando na extração de compromisso, eu jogaria fora o fino sem dó, não é desperdiçar tanto assim!

 

Quando a extração é terminada mais cedo porque os finos começam a amargar a bebida, o pó que não é fino está na água mas não está sendo utilizado por completo, e isso é desperdiçar também.

 

Se peneirar e jogar 20% do pó fora, na verdade não é jogar 20% do dinheiro no lixo, é menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao rendimento, foi exatamente isso que quis dizer. Pra conseguir só 20% de desperdício tem que ter uma peneira adequada. Com uma que tenho em casa já testei e ela deixa passar café demais.

 

O Hario Mini mói mais irregularmente que o BB005, notadamente nas faixas grossas. Só que não dá pra usar o BB005 pra prensa e pra espresso. O moedor é stepless e os pontos de moagem ficam distantes. Uso ele mais pra alternar entre espresso e aeropress, daí é mais tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje chegou minha (ou da esposa?) Bodum de 350 ml. Já fiz um café, não sei se acertei a moagem. Apesar do café escuro que usei ficou tomável com leite.

 

É mais para minha esposa, meu negócio é ristretto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei um infusor de chá fuleiro para testar a retirada de fines. Os buraquinhos da malha tem em torno de 0.8 x 0.8 mm. Com essa moagem para prensa retirou uns 15% em fines. Próxima vez que fizer café na prensa vou testar.

1HGdjI3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Alexandre Velloso, essa é para você meu caro, no Vario que nível de moagem você recomendaria para a french press? Sei que não é o moedor ideal para isso mas gostaria apenas de fazer um teste, comprei uma FP e por enquanto fiz uma única vez no moinho da breville em uma moagem um pouco mais fina que para coado, ficou bom e não ficou particulados na xícara porém vi uma foto acho que neste tópico da textura da moagem com uma moeda junto e achei exagerado, parecia pedaços de café, enfim, só para ter certeza, pois pelo filtro da minha french press talvez não precisa deixar a moagem tão grossa assim, vai saber

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rogério.

Sou dos que preferem as fórmulas originais.

Uso para cafeteira de êmbolo, café moído grosso e tempo de infusão não inferior à 3'30".

No Vario seria 10 G ou alguma posição de ajuste próxima dessa.

O importante é evitar as partículas de café no líquido, pois além de alterar o sabor, me proporcionam uma desagradável sensação no interior da boca e na garganta.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rogério.

Após a mensagem acima, pus-me a preparar um café feito na cafeteira napoletana, para a qual a granulometria é similar à usada na moka. Veja na foto.

Para a prensa haveria de ser ainda mais grosso o pó.

 

12736001464_0aa213e335_c.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Miyamoto.

 

Há Windax de 400 e 700 ml apenas.

Pode-se utilizar cafeteiras de êmbolo com qualquer quantidade de água que seja superior à metade do volume total, até o limite desse volume total. Portanto a versão de 400 ml será útil para fazer 250 ml de bebida.

 

Quanto ao pó. é mesmo grosso. O café que fiz com ele está delicioso.

 

Já experimentastes a cafeteira nova? Esta granulometria do pó da foto acima é adequada para ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xiiiii... Vou passar vergonha agora. Experimentei nada. Viajei este final de semana para o casamento de uma amiga. Acho que vou acabar te enviando ela sem nem ao menos experimentar. Se não você vai ficar esperando demais aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por um acaso ontem eu andei fazendo FP e no Vario , macro 10 como o Alexandre falou , faz uma FP excelente praticamente sem fine .

Para se ter uma ideia , no Vario macro 5 produz uma granulometria igual ao do Melitta de supermercado, o macro 10 é bem grosso e consistente , não precisa de peneira nem nada é só abaixar a haste macro , moer e jogar na FP.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado pelas dicas, a minha é de 1L eu acho, então teria que ser 500ml ou mais no mínimo, tão logo volte a fazer na prensa utilizando o vario aviso vocês o que achei :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

atendimento rápido, e o tempo de infusão? Quem compra fast food não quer que seja fast só pra comprar...

Gostei do filtro no buraco para beber. Por outro lado, por aqui não vemos nem o copo descartável de café desse jeito em geral, imagina esse modificado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

onde compro um boa Prensa Francesa ? 400 - 500 ml ? verifiquei com a Alexandre mas ele não tem disponível... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tok & Stok também tinha uma menor um pouco e bem mais barata do que a do Starbucks (Bodum Kenya, que eu até comprei, acho que por 60 reais a de 400ml). Procurei no site da tok & stok e não achei, mas se você morar perto de uma, vale conferir.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...