Ir para conteúdo

80 anos depois, nova cafeteira italiana


Murilo Lins

Postagens recomendadas

http://www.mexidodeideias.com.br/index.php/curiosidades/80-anos-depois-a-reinvencao-da-cafeteira-italiana/

 

Aos amantes e apreciadores da Cafeteira Moka e os curiosos em geral o que acham dessa novidade?

 

Murilo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vejo muita utilidade em manter a temperatura na parte superior já que sempre transfiro o café quando pronto para uma xícara. Imagino esse bastão lateral causando muitos acidentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez a manutenção da temperatura por mais tempo atenda a uma degustação de café, por exemplo, onde o líquido não seria transferido para as xícaras imediatamente, mas também não ficaria armazenado como em garrafas térmicas e, neste caso, alguns segundos ou minutos a mais com o café em temperatura mais adequada não faria mal a ninguém.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não entendi o pedido.

Não é pra comentar um link? Qual seria o problema com os direitos autorais?

 

Quanto ao produto, não achei melhor que a original. A moka ser de metal é um dos grandes atrativos, já que não quebra fácil. A parte de louça está pedindo pra ser quebrada. Cortiça também não me pareceu um bom mateiral para o cabo, já que não vai durar tanto quanto o cabo de plástico da original. Jà ouvi gente falando de que o cabo "queima fácil", mas nunca foi um problema pra mim em mais de 10 anos de uso. Acho que é mais grave pros modelos menores. Enfim, eu não compraria. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o post foi editado.

para nao ter problemas de direitos autorais, peço encarecidamente que sempte que forem postar algum artigo, materia, etc de outro site, apenas coloque o link e sem problema algum faca suas observacoes. o que nao pode acontecer é ctrl c/v de uma materia, mesmo que tenha a fonte citada, assim evitamos algum problema de direito autoral, pois ja tivemos solicitacoes de apagar postagens por isso.

nao é pessoal e nem puxao de orelha :)

abs

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente? Inventaram uma nova roda! Redonda dessa vez! :blink:

 

A não ser que haja alguma alteração na caldeira, sobre a qual a reportagem não cita (o que duvido), não mexeram no grande defeito da moka: a possibilidade de ferver a água que passa para o bolo de café. Se passar pelo bolo água acima dos +/- 95º C, queima o bolo e estraga o café, e isso é bem fácil de acontecer pois junto com a água sobe vapor. Quanto ao tamanho maior, não muda nada, pois na moka existe uma relação fixa entre a quantidade de pó e o tanto de água que vai na caldeira. Ponha pouca água para pouco pó e há aumento de pressão na caldeira, passando mais água e mais rápido pelo bolo, causando uma subextração. Aumente o volume de água e se forma pouco vapor, e por causa disso até gerar pressão suficiente para subir a água, o bolo esquenta demais  e sai café queimado. Ponha pouco pó para a quantidade certa de água e pela menor resistência no bolo terá café subextraído de novo.

 

A moka é possivelmente um dos meu métodos favoitos de fazer café, mas é um método muito cheio de estória. Mesmo fazendo de forma sistemática as vezes o café queima, porque o bolo esquentou demais. E não é a peçinha que está falhando, basta vc esquentar um pouquinho demais a caldeira ou compactar demais o bolo (sim, muito suavemente mas precisa compactar) ou errar na moagem que queima. Sub e superextraído não tem desculpa, e é fácil de evitar, mas ainda não descobri a fórmula mágica para evitar queimar o bolo 100% das vezes - acho que tenho 90% de sucesso (mas 100% de sucesso em não queimar a rosca).

 

Essa nova cafeteira não me parece resolver isso, portanto é mais negócio ficar nas Bialetti mesmo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Moka representa para a Itália o que o coador de pano e os coador de papel representam para os brasileiros. No entanto, hoje em dia muito dos lares brasileiros tiveram contato com a Moka Italiana, seja similar ou da Bialietti, e cada uma dessas famílias ao seu modo e usando o seu próprio método intuitivo saboreou os cafés produzidos por essa boa invenção italiana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Murilo isso é meio off topic , mas quem inventou a moka foi um inglês/americano , Benjamin Thompson quando morava em paris durante as guerras Napoleônicas , alguns anos depois um francês chamado Jean Baptiste de Belloy , adaptou o invento na chamada moka moderna.

 

Em compensação quem inventou a French Press foi .................um italiano , Attilio Calimani em 1929. :D

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

parece uma vela.

Existem alguns veículos que talvez não consigamos abrir links por não sermos assinantes.

Nesse caso vale citar a fonte?

Não , segundo a lei 9610/98 , uma das nossas 100.000 leis , eu posso citar a fonte se eu usar parte ou trechos da matéria , mas se eu copiar ela integralmente , mesmo citando a fonte estarei infringindo a lei .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...