Ir para conteúdo

Moagem ideal para espresso


SirBoldo

Postagens recomendadas

Bom, alguem pode falar que já tem tópico, porem, em alguns leio uma coisa e em outros outra coisa.

 

 

Seguinte, inclusive em sites sobre café vejo o seguinte esquema:

 

Turco: Moagem muito fina

Espresso: Fina/Muito fina

Coado: Fina-Media

 

Mas vejo em outros sites, também sobre café o seguinte

 

Espesso: Media

Coado: Fina

 

 

 

Então fico em duvida sempre, inclusive postri em outro tópico que com moagem mais grossa minha poemia esta gotejando.

 

Por fim, tem alguma regra? Ou experimentar pelo sabor?

Abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos tem muita informação errada na net.

 

Além da moagem tem ponto de torra e perda de massa que influencia muito na extração do espresso.

 

Regra geral pra espresso a moagem é fina. Tanto é que existe a expressão: "moe fino o suficiente pra espresso"

 

Pra entender melhor: O mais fino de todos é o turco, depois é espresso, depois coado e suas variações (chemex, hario, melitta) e depois French press( o mais grosso).

 

Pra espresso precisa ser fino!

 

Valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa explicou muito bem.

 

Há ainda que completar que ele se refere ao expresso feito no filtro comercial. Muitas máquinas de entrada usam outro filtro, com uma peça pressurizadora (em alguns modelos isto acontece também ou até no porta-filtro). No caso do expresso em máquinas com pressurizador, é como Marcinha falou: precisa fazer uns testes para achar a ideal para sua máquina. Mas costuma ser uma moagem mais grossa do que no expresso no filtro comercial.

 

Bons cafés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 years later...

Sempre tive problemas para achar a moagem certa para os meus cafés em casa.

Neste mês eu finalmente consegui achar o ponto para a moka e vi aquela espuminha subindo durante a extração. Li que a moagem para moka deveria ser como açúcar cristal, então regulei o moinho e consegui um ótimo resultado.

 

Tenho uma Oster Prima Latte, com filtro e portafiltro pressurizados, e sempre achei que os meus cafés nela ficavam com uma qualidade inferior ao desejado, porque eu sempre lia que a moagem deveria ser fina. Resolvi testar a moagem da mola e gostei do resultado, ao meu paladar.

Ainda quero testar com uns dois steps abaixo, mas cheguei à conclusão de que, como comentaram acima, a moagem para máquinas caseiras de entrada não pode ser tão fina. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...