Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Precisa comprar um ibrik.

 

Usando a busca você localiza alguns lugares que vendiam a panelinha por aqui.

 

A moagem é muito fina, nem todo moinho chega nela.

 

Macerar grãos de cardamomo, adoçar e ferver tudo junto. Há quem defenda 3 fervuras na receita clássica (ferve, tira do fogo e espera baixar e repete mais duas vezes).

 

Bem lamacentinho.

 

Bom pra ler sua sorte.

 

Tem certeza de que não tem nada no clube?????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tarcisio, morei muito tempo em Berlin (cheio de turcos) e tomei bastante café turco lá. As partes mais importantes são (1) o moinho original (da uma olhada na foto do meu cantinho de café no tópico dos cantinhos; lá tem um moinho turco original. Os melhores são da fábrica Sözen). Depois vc precisa de (2) um café turco bem pretinho e (3) uns 2 a 15 amigos. Com esses amigos vc vai sentar na frente da sua casa e bloqueiar a calçada (os mineiros aqui conhecem isso ... Rsrs). Vc vai precisar de um bom tópico (politica, corrupção, impostos ...) e conversar com voz alta com os amigos, durante da discussão vc vai moer o café, deixar o moinho na mesa ou no chão para gesticular, moer de novo etc. etc.. Depois vc vai fazer o café para vc e os amigos e não esquecer que tudo é fluxo continuo: discutir, beber, moer, fazer café ... é mais ou menos isso ai.

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ruston.

Assim como eu disse, não achei nenhum tópico específico, sim diversas informações espalhadas pelo fórum. Claro que é importantíssimo usar o sistema de busca.

Acho particularmente engraçado o pessoal por aqui ser tão cricri de tratar restritamente assuntos específicos nos tópicos e quando se deparam com uma tentativa de centralizar o conhecimento específico de algo nos orientam a buscar nos outros milhares de tópicos...

Bom, deixando de lado minhas opiniões particulares, muito obrigado Burny e Anita por responderem minha pergunta.

Comprei recentemente um baratza encore e estou fazendo expresso entre o ponto 3-4. Será que no zero é o suficiente para turco? Não mudei a calibragem do moinho porque está me atendendo bem para a pavoni.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ana, acho que não. Fiz uma moagem no zero logo que peguei ele pra ver quão fino era, se tocasse acho que meu moinho já era falecido :P

Logo que der vou fazer uma moagem no zero pra ver direito. Mas o problema é que não tenho base de finura, digamos assim, pra saber se faz o turco ou não.

Quando der vou postar uma foto aqui, ouvi dizer que o ideal é tipo um talco. Hario mini no ponto 1 ainda acho que é grosso de mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal é assim mesmo, impalpável. Já tomei um que não era tão fino. Nesse caso os resíduos grudam mais na boca. Mais fino fica a laminha ainda, mas é como aqueles pós muito finos misturados com água (por exemplo, adoçante).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tarcisio, é bem mais fino do que o zero do Encore. Por isso mencionei os moinhos originais. Demora um tempão para moer o café, mas é muito fino. Outra coisa importante é o Cezve, a jarra que eles usam. Tem modelos muito bonitos e vc já prepara o numero certo de xícaras dentro dele.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tarcisio , no blog da Baratza eles deixam claro que nenhum moedor baratza foi projetado para moer café turco.

 

"If you are looking for a grinder for Turkish

No Baratza grinders are designed for Turkish coffee grinding. Although our grinders are capable of producing a Turkish fine grind, the demands on the machine are high. Our grinders have a thermal overload protection circuit that will cut power to the motor if it draws a large amount. Power consumption for Turkish is great, which will cause the machine to shut down into protect mode until it has cooled down for 15 or 20 minutes- perhaps before even grinding a full dose. I have helped several customers with Baratza grinders and the intention of Turkish over the years; none in my experience have been satisfied. I recommend a hand grinder for home Turkish grinding."

 

O pó tem que ser igual a talco , quando pegar um pouco e esfregar entre os dedos vc não pode sentir particulas , é bem fino .

A torra do café é bem escura (saindo óleo) e o gosto quando feito direito (não pode deixar ferver) é muito amargo e forte .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny e Carlos,

Depois que postei aqui fui procurar e achei a mesma informação que nenhum baratza foi projetado pra isso, exatamente pelo aquecimento que, além de ficar desligando o moinho, pode estragar o gosto final do café.

Não sei vale a pena comprar um moedor manual específico pra turco e a Cezve antes de experimentar e saber se gostarei.

Não achei os moedores tão caros assim também, mas vai que eu não gosto...

 

Acho esse visual lindo de mais:

0LniAtD.jpg

 

Se um dia eu achar alguma cafeteria que faz turco eu experimento, quem sabe né? Fiquei curioso no sabor que teria quando preparado com anis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é o café que gostamos aqui Tarcisio, realmente muito amargo e forte. Por isso tem as variaçoes de coar o café turco já com açucar ou especiarias. É sim interessante, mas nunca mais fiz depois de sair de Berlin. O que eu gosto até hoje é o chá preto concentrado com montes de menta fresca que os turcos e arabes fazem. Bom demais. Vou em abril visitar Berlin, se vc quer um moinho turco, posso comprar para vc. Deve ser na fsixa de 30 EUR.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gratias tibi ago Burny, acho que vou querer sim, quando chegar a época podemos tratar por mensagens privadas aqui pelo forum.  :D

 

Alguém sabe de alguma cafeteria em São Paulo que faça um café turco típico? Estou louco para experimentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E se por acaso eu moesse no baratza uma moagem de coado e depois usasse o turco pra afinar até o ponto ideal.

Seria um atalho válido ou esse processo iria profanar sabor do grão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No café turco a extração do pó é total. O sabor vc deveria conseguir simular na prensa. Moa o mais fino possível e deixa uma infusão longa, 5 minutos, água bem quente. Pode mexer de vez em quando para ajudar ainda mais.

 

Depois experimenta uma colherada e sinta se o amargor é agradável =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tarcisio, eu tomava em um restaurante árabe na Augusta, mas fechou.

 

Mas ficava muito sedimento, acho que eles não chegavam na moagem correta.

 

Acho que o Octávio faz. Mas confirme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já experimentei fazer com moagem um pouco mais fina que para expresso... fica bom, mas imagino que menos encorpado que usando a moagem original. Pelo menos decanta o pó mais rápido.

 

Eu tenho dessa ibrik de cerâmica, fabricada aqui no Brasil: http://www.ceraflame.com.br/br/produtos/1-31/Ibrik+-+Cafe+Turco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tarcisio investir dinheiro sem provar é meio perigoso , eu já provei e dizer que não gostei é pouco , ele é muito amargo , devido ao preparo e a torra preta .

 

Eu entendo que alguem que pertence aquela cultura onde o alcool e restrito ou proibido (com exceção da Turquia onde alcool é vendido normalmente) esse café exageradamente forte seja apreciado como uma tentiva de substituir a falta do alcool.

 

Interessante o ibrik ser fabricado no Brasil no link do Luis , eles chamam de ibrik tropeiro , experimente um café tropeiro , que deve ser mais amargo ainda que o turco , pois no tropeiro o café ferve , se vc gostar do tropeiro , vc vai gostar do turco , na verdade vc vai gostar de qualqur coisa  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anos atrás, instigado por um amigo descendente de família arábica, acabei fazendo algumas vezes quando ele veio nos visitar e trouxe o "bule" apropriado.

 

Perto do café turco, espresso fica parecendo chá de camomila... :P

 

Interessante que quando tentei preparar café turco as primeiras vezes com o Vario eu consegui, justamente porque o grão era muito torrado e com muita perda de água (América Gourmet da EspressoShop), deixando-o leve e quebradiço. Ficou muito amargo. Com torra mais clara nunca consegui que ficasse fino o suficiente, ficava menos amargo mas "pegando na língua", como mencionou a Ana. Desisti.

 

Vale comentar que regulei o Vario para o ponto quase-limite e tive de deixar ambas alavancas no mais fino para fazer o "turco". e nem assim deu certo com torras menos que o "carvão polido" do América Gourmet.

 

Carpe Coffea(m)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luis, lindo lindo esse.

 

Curioso das diferentes formas de preparo. Do que aprendi e pesquisei, levanta fervura várias vezes. CaÊ fala em não ferver. De qualquer forma imagino que subiu a água, já tira do fogo e não deixar ali cozinhando ainda mais.

 

Não gostei também. O cardamomo melhora bastante o sabor. Mas talvez não tenha gostado do excesso de resíduo. Laminha definitivamente não é minha praia.

 

Esse modelo do Luis tem em vários tamanhos e 2 tipos de cabo. O primeiro é mais legal.

 

Dá vontade de ter um, mas nem vou fazer mesmo.

 

Luis, você comprou nessa loja mesmo?

 

Será que o Gil 1 moerá impalpável?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita , eu nunca provei no Brasil , estive em istambul uma vez a trabalho e provei duas vezes o maldito café , ele vem de 3 formas : sem açucar , com pouco açucar e muito acucar , cada um tem um nome especifico na lingua deles , bebi um do tipo com pouco acucar em uma cafeteria que não era para turista , nesse local vc assiste ao preparo .

 

O garçom (não era esse nome :) ) pega o ibrik coloca agua fria , acucar e o pó , coloca em cima de um braseiro de cobre grande que fica em um canto do salão , nele ficam varios ibriks , o café é de torra recente , pois rapidamente sobe muita crema , nesse instante ele afasta o ibrik e coloca na borda para esfriar ele mexe para desfazer a crema e coloca de novo no braseiro , faz isso mais uma vez e serve nas xícaras que tem uma tampinha , ele chega bem quente e vc espera esfriar enquanto a borra assenta.

A consistencia do café é quase cremosa e muito amargo , acompanha um copo de agua e não tem colher ou açucar na mesa.

 

No hotel eu provei outro com mais acucar , como era um lugar para turista , eu não vi o preparo , ele já chegou na mesa com a borra assentada e acompanhava , agua , colher e uma bandejinha com acucar ,cardamomo , cravo , canela e outros temperos , foi a mesma coisa , amargo demais.

 

Eu lembro dos turcos frisarem bem que o café não devia ferver e esses temperos e o acucar se fossem ser usados deveriam ser colocados no inicio junto com a agua e o pó , o café já vem pronto para a mesa , por isso não tem colher , pois se vc mexer piora o café.   ;) 

 

 

Se um dia eu achar alguma cafeteria que faz turco eu experimento, quem sabe né? Fiquei curioso no sabor que teria quando preparado com anis.

 

Café com anis vc pode comprar no Café Martins , anis , canela , cardamomo e noz moscada eu não provei nenhum , mas pela experiência que eu tive com os microlotes fermentados deles , eu acredito que o café seja pelo menos de boa qualidade. 

 

http://www.martinscafe.com/loja/home

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Explicou direitinho, CaÊ. Aqui dizem ferver, mas o preparo é exatamente como você descreve. Provei com açúcar e cardamomo, que é macerado e vai junto com os demais ingredientes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os vídeos de preparo que já vi YouTube afora, se ferve três vezes. A espuma sobe durante a fervura, deixa-se de lado logo depois e quando abaixa, retorna-se ao fogo novamente até nova fervura.

 

Ao servir, vira-se a bebida nas xícaras e com uma colher pega-se a crema na ibrik e despeja em cada xícara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É ibrik no ocidente Burny , porque pronunciar cezve é impossivel , fui ver no google porque é ibrik , e descobri que essa caçarolinha se chama briki na Grécia , a grega e a turca são perecidas.

 

Talvez em alemão vc consiga pronunciar cezve , :) mas na maioria das linguas ibrik é mais fácil.

O alemão da minha mulher esta bem enferrujado , mas ela me disse que em alemão cezve ficaria ........... cétsife .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi C. Eduardo, mencionei isso porque os turcos acham isso uma gringahada ... Rsrs. Cezve é a jarra aberta para café para eles e um ibrik é fechado com bico para aceite etc.. Sempre achei que ibrik é uma palavra mais genérica para jarra. Não sabia da historia com os gregos. De qualquer jeito tem que jogar cezve no google para achar os modelos bonitos nas lojas online (pelo menos na Alemanha).

 

Realmente não é muito difícil pronunciar a palavra em alemão, polonês etc. Uma das maravilhas da língua alemã é que só pronunciarmos o que é escrito. Não adicionarmos vocais etc. "Internet" é "internet" e não vira "internetschi" ... ou o famoso ".bri". Assim cezve é pronunciado perto do turco (o "e" é um pouco diferente).

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Estava conversando com o Jonathan ontem, que tem pesquisado bastante sobre Ibrik. Ele me contou que é mito a história que as torras que devem ser escuras e que, ao contrário, há registros históricos que torras mais claras são usadas para o método desde muito. Também me falou que a Roast Magazine deste mês trata bastante do assunto.

 

Aqui também tem um artigo:

http://www.freshcup.com/brewing-turkish/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...