Ir para conteúdo

Álvaro Gomides

Postagens recomendadas

Nem todos no fórum tem acesso à grãos frescos perto de sua casa, por diversos motivos. A opção mais sóbria é a compra on-line, claro. O que faz optarmos por comércio eletrônico é a praticidade, disponibilidade (qualquer hora do dia pode-se consultar disponibilidade de produtos e preços) além do preço mais atrativo.

 

O comércio eletrônico brasileiro está longe de ser o ideal, por desempenho de sites, usabilidade e até a própria aparência.

 

Sou programador, estou me especializando em comércio eletrônico, e gostaria de abrir uma discussão aqui, que também creio que seja produtiva para ambos os lados.

 

O que falta hoje pra você comprar mais online? Você elegeria a confiança de uma loja virtual o primeiro fator para efetuar a compra? (ou seja, pagaria um pouco mais caro em um produto pois confia mais em certa loja) A descrição dos produtos em geral satisfaz todas as suas dúvidas?

 

 

OBS: Acho que essa área é aberta para diversos assuntos, não ligados diretamente ao café, porém caso esteja fora do foco e das regras do fórum, me desculpem e podem apagar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alvaro, tem lojas online muito boas e confiáveis. Esse não é o problema. O problema principal são os correios que precisam semanas para entregar a mercadoria e isso complica a situação com produtos como café torrado que é melhor entre 5 e 15 dias depois da torra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim falta só uma coisa, dinheiro.

Sim, pagaria mais caro pela confiabilidade.

Geralmente a descrição satisfaz.

 

Como o Burny disse, nosso problema é com os correios geralmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tirando compras de super mercado, eu praticamente só uso o comércio eletrônico

 

o comércio de rua deixou de fazer sentido pra mim há algum tempo; a menos que seja uma urgência, eu sempre encontro maior variedade e preços melhores on line

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende muito.. Compro muito online também, pela praticidade e principalmente preço.

 

Mas quando preciso de alguma coisa mais urgente, pesquiso na internet pelo produto e lojas próximas para que eu mesmo possa retirá-lo no local.

 

No caso de cafés, aí não tem jeito.. É e-commerce mesmo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alvaro, concordo com você que as plataformas de e-commerce brasileiras são

uma grande barreira para mais pessoas terem seu comércio online mas realmente

o principal problema em relação a e-commerce que vejo hoje no país é transporte.

 

Os correios estão bem longe de ser uma empresa confiável e transportadoras não

tem a escalabilidade que é necessária para a grande massa da população e pequenos

negocios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho qualquer problema e 99% das minhas compras são on line amigo. A primeira coisa que olho é a confiabilidade. Procuro falar com quem já comprou , ler depoimentos, além do que tenho loja virtual própria e vendo no mercado livre. Trabalho apenas com isso faz 5 anos, sem contar que utilizo internet para compras faz uns 15  anos. Então já tenho certa experiência em saber de onde comprar ou não. O que realmente pesa as vezes como o amigo Tarcisio citou ai em cima é a questão da grana, pois as opções on line geralmente são muitas, então tem que se segurar pra não estourar o cartão ou se enrolar rs.  

Pagaria mais caro pela confiabilidade da loja sim, porém não tenho precisado, pois sempre encontro o mesmo produto que desejo em vários locais, com preços que chegam a ser até 70% mais barato. Sempre acabo comprando o mais barato e até hoje, nunca tive problemas. Mas sempre claro, olhando tudo aquilo que disse anteriormente sobre a questão de averiguar  a confiança. Exemplo: Queria uma Moka 6 xicaras. Achei por 200,00, depois 160,00, 150,00...e acabei comprando uma de 120,00. Chegou em 1 dia perfeita, com nota, e brinde rs. Mesma coisa com a máquina. Comprei uma Poemia no submarino, enquanto ela não chegava um amigo anunciou aqui que tinha um cara no mercado livre vendendo uma Gaggia Evolution. Comprei ela, ela chegou em um dia. Um dia depois chegou a Poemia rs...Sem problemas, só não pode dar bobeira, tem que ter um pequeno ritual antes de finalizar a compra, olhar, averiguar, fazer um pequeno check-up. A descrição do produto geralmente satisfaz todas as minhas dúvidas sim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto, onde vc mora? No Brasil? Nunca recebi nada em um dia.

Amigo, moro no interior de SP, Barra Bonita. Todas as coisas que compro que vem de SP Capital por SEDEX chegam pra mim em 1 dia, jamais atrasou...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também costumo comprar quase tudo pela internet, inclusive café. Salvo as compras no exterior, tenho recebido a maioria dos produtos em tempo razoável. O café Orfeu, por exemplo, que costumo comprar diretamente com eles, recebo sempre com seis dias, como peço sempre a torra do dia ele tem chegado no momento bom para consumo.

 

Para mim, e creio para a maioria das pessoas que residem fora do eixo Rio-São Paulo, o que dificulta é em parte os correios e principalmente o preço do frete que acaba inviabilizando algumas compras no tocante ao custo X benefício do produto a ser adquirido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com PAC recebo encomendas de SP, Minas e Rio aqui no interior de Minas normalmente em uma a duas semanas. A mais rápida até hoje foi 3 dias (do Rio). Mas acho os preços dos correios um absurdo. Pago menos frete para encomendas da Alemanha (5EUR para 1 quilo de café torrado) do que para encomendas de BH ou SP.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, frete de 5EUR para 1kg de café torrado foi na modalidade Maxibrief com a Kiezrösterei/Kaffeemuseum em Berlin. Sempre sem impostos, como o valor foi baixo. Também já comprei em outras lojas da Alemanha (Quijote, Fausto), mas sempre foi negociado por email, porque eles não tem envio pro Brasil implementado nas lojas online. Mas deste eu tenho um torrador só compro café verde fora. Acho a última compra de café torrado fiz em abril 2014, então as condições já podem ser diferentes hoje. E costumou precisar uns 2 a 6 semanas para chegar. Na época fria talvez OK, mas no momento com esse calor?

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny,

 

Me tire uma dúvida rsrsrs 

 

Você é realmente alemão? Ou descendência? Você sabe falar alemão? Estou tentando estudar para tentar Ciência sem Fronteiras mas achei um idioma muito difícil!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Haja café Rodrigo!

 

Ainda trabalho com clientes de pequeno porte, a maioria iniciando a aventura em ecommerce e também trabalho em alterações de lojas já consagradas.

 

Pelo que vejo, firmar seu produto exclusivo é muito mais difícil que vender produtos de ampla oferta e procura. Você tem que contar com um marketing bem trabalhado, e por enquanto na nossa agência não focamos muito em marketing, mais na plataforma e desempenho mesmo (isso que vendemos para o cliente, então cumprimos o nosso papel).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo esse mundo terrível do e-commerce é na verdade uma grande oportunidade principalmente

aqui no mercado nacional. Temos muitas plataformas mas todas elas são bem complexas ou voltadas

para fees mensais exorbitantes ou ainda precisam de um grande suporte ou entendimento tecnico.

 

Mesmo vendo empresas como Squarespace e Shopify fazendo bem feito ainda não vi nenhuma startup

aqui se aventurando em fazer algo do nível com fees honestos e com simplicidade suficiente de uso.

 

Outra oportunidade que vejo principalmente no setor de café é venda direta do produtor para usuario

final com torra decente. Acredito que tornaria o café "gourmet" bem mais acessivel aos consumidores.

Mas vejo que existe uma separação muito clara entre cultivo e torra como se os dois não pudessem

ser gerados pelo mesmo grupo produtor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gosto muito de e-commerce. Por exemplo, quando quis comprar para experimentar o café Suplicy aqui em Porto Alegre, por mais de uma vez só consegui encontrar torras de 20 dias ou mais. Pela internet, já pedi duas vezes, chegou com torra de 2 dias e pagando uns 12 reais por e-sedex.

 

Comércio de rua/shopping é ótimo para interagir com o produto e formar opinião sobre ele, mas no caso do café não tenho interesse em interagir e sim comprar o mais novo possível.  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...