Ir para conteúdo

Grãos Starbucks


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Hoje, resolvi comprar para experimentar o grão colombiano torra média Starbucks, fabricação jan 12.

o que fiquei mais impressionado é a cor da torra. Se é torra média, imagina a Dark deles.

O café starbucks, tem uma torra muito escura para o que a gente está acostumado, além disso é nítido o amargor do café. Foi uma decepção, olha que o crema até que ficou legal e o café colombiano que sempre tem boas referências, além do mais vi alguns grãos com defeitos

Será que o americano gosta de café mais escuro?

De fato bem provável que a torra clara deles seja mais coerente para o expresso.

abs e segue a foto.

faz lembrar a minha primeira torra na pipoqueira, achei que eu tinha quase carbonizado o café :D :D

IMG_1237.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi uma decepção, olha que o crema até que ficou legal...

post-2-0-81089100-1338238179_thumb.jpg

 

Torras escuras ficam muito boas pra espresso. O problema é o amargor e o gostão de defumado...

 

Torras claras saem "aguadas" no espresso mas deliciosamente ácidas e intrigantes

 

Por outro lado torras escuras não possuem acidez e trazem no sabor gosto de queimado e fumaça.

 

Essa torra deles é com certeza uma "Full city" - "Vienna", os graos estão oleosos e brilhantes...

 

Melhor comprar em outro lugar hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa,

 

Eu venho tendo ótimos resultados no espresso com grão da Unique e torra City ou City+, que são consideradas torras claras.

 

A torra escura de fato gera uma bebida mais encorpada, mas não vi qualquer problema com as torras City até agora, no espresso.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite!

 

Se não me falha a memória, li um artigo há uns 2 anos, e não me recordo a fonte, que dizia que houve uma certa padronização da Star na cor da torra baseada no gosto do brasileiro, afinal essas franquias visam atingir a massa. ( Brasileiro gosta de café amargo)

Não sei até que ponto isso é verdade, talvez o Alexandre tenha visto ou ouvido.

 

Abraços

 

Fogo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que deve ser café para americano.. hehe

sempre achei as torras deles bem escura, por isso comprei a media, para balancear as caracteristicas do cafe, porem a minha surpresa foi ver o tao quanto é escura e amarga claro.. agora fico imaginando o dark deles.. deve ser um carvao... :D :D :D

Apesar de bem brilhante, vc nao ve as goticulas de oleo nos graos.

Enfim... realmente penso que o cafe que a gente tem aqui para comprar estao num nivel superior.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu venho tendo ótimos resultados no espresso com grão da Unique e torra City ou City+, que são consideradas torras claras.

, mas não vi qualquer problema com as torras City até agora, no espresso.

 

Leo, minhas torras são todas City, de vez em quando City + ou Full City.

Na minha opinião a City é a torra média. A Full City a média escura. E a Vienna a Escura e daí pra frente muito escura, carvão...

De vez em quando faço algumas torras a 215ºC e bebo espresso tranquilamente.

Eu prefiro as torras claras às escuras.

O Unique Frutado foi um dos melhores grãos que já comprei.Sabor excelente e aftertaste muito legal.

Esses dias fui a Sao Paulo e comprei os 3 suplicy básicos: claro, médio e escuro. Reprovei o escuro, carvão, fumaça e amargor.Já os claros e médios, estavam bem legais.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Café do starbucks nao rola nao... Ja joguei grana no lixo uma vez comprando um colombiano...

 

Mais torrado que carvao... Geralmente qdo abro um pacote lacrado de cafe, sai aquele cheiro delicioso! Qdo abri o do starbucks parecia que tinha aberto um saco de carvao....

 

A grande sacada é que os americanos manjam de propaganda e marketing. Os rotulos sao mesmo sedutores! Mas o produto é fraco...

 

Sou mto mais um atelie do cafe, lucca, expresso brasil, etc.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvida as torras médias deles não ficam médias nem se lavar com OMO!!!

Eu comprei uma vez um do Kenya, o bixo brilhava igual ouro de tão avançada a torra, mas o amargor não me incomodou, mas um café muito forte. O último que abri ja estava meio velho, era a edição tribute 2012, esse achei bem sem graça... Provei o 3 Region Africa, nada a declarar...

Mas uma opção bacana são os saborizados: Canela, Caramelo e Baunilha. Tem uma detalha que é torrado junto e não apenas adicionado quimico para dar o sabor. O de baunilha encanta qualquer visita pelo aroma.

 

Nunca provei os que vendem no Brasil, como meu interesse é mais a coleção de embalagem, por ja saber que nao devo esperar muito do café, eu procuro comprar sempre um diferente rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

que dizia que houve uma certa padronização da Star na cor da torra baseada no gosto do brasileiro, afinal essas franquias visam atingir a massa. ( Brasileiro gosta de café amargo)

Fogo

Fogo,

Isso faz o maior sentido.

Pode ser que estejam queimando o café por causa da preferencia do brasileiro.

Brasileiro não sabe beber café, muito menos os de torra clara.

A "Coca-cola holandesa", vulga, Heineken, tambem teve que modificar sua formula pra se adaptar ao gosto brasileiro."Aguou" a sua cerveja.

Em ambos os casos,foi um desastre.No da Starbucks, em maior proporção,no da Heineken em menor proporção.

Concordo com o fogo, pode ser que a Starbucks, está querendo vender muito café, principalmente pra quem não sabe nada e coloca muito açucar pra adoçar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa,

 

Minha torra padrão termina entre 30s e 1 minuto após o termino do primeiro estalo. Eu termino por volta de 208 C, mas acho que meu termômetro está levemente descalibrado pois marca 93,5 C em agua fervente.

 

Isso me dá uma torra City ou City plus, conforme o tipo de grão e temperatura ambiente. Isso na Mondial.

 

Já fiz torras mais escuras, mas confesso que ultimamente meu gosto tem caído pro lado das claras, pois preservam mais a característica do grão. acho que as torras mais escuras tem uma função bem especifica pra mim que é controlar o nivel de acidez de certos grãos.

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E os de torra clara deles? Recentemente eles mudaram toda a linha para abrigar essa classificação pela cor da torra. O de torra clara deles chegaria próximo de um médio? Eu gosto de espresso com acidez, então creio que minha preferência seja torra clara puxando pra média no máximo.

 

O lance deles venderem o café com prazo de validade longo me incomoda também, pois dizem que o ideal é tomar em até 15 dias após a torra, e eles vendem com 9 meses de durabilidade. Nem o café com o rótulo Brasil que lançaram especialmente pra cá tem datas mais novas.

 

Eu já li estrangeiros comentando que o café do Starbucks é muito torrado também. Eu acho que quem toma café de cafeteira elétrica lá, que é a maioria dos vendidos, está habituado com torra escura, mas uma proporção de café menor que a gente usa aqui. Por isso o nosso café requer mais açúcar, pois além de ser queimadão, é robusta quase sempre. Nos EUA eles tomam arábica até em lugares como McDonald's e Dunkin' Donuts, pelo que sei.

 

Uma pena, pois seria um bom lugar quebra galho pra comprar café moído na hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Não tem esse negócio de torra específica para agradar brasileiro não. O que tá dentro do pacote aqui é o mesmo que está dentro de outro pacote do mesmo tipo em qualquer loja dos outros países onde a SB opera.

Desde que vieram para cá, criaram o Brasil Blend, só com grãos brasileiros, mas que não creio que seja oferecido em outros mercados. O Brasil Blend está na classificação de torrefação média deles, assim como o Nariño Supremo colombiano, o Guatemala Antigua centro americano, um mexicano lançado este ano, um Kenya e mais uns 2 ou 3 tipos. Todo o restante da linha é mais escuro (Bold) ou muito mais escuro (Extra Bold). Dos mais torrados já provei o Espresso Roast, o French Roast e um Sumatra. Todos pré carbozizados.

Nos EUA lançaram a pouco tempo, e creio que foi a esta notícia que o Foguinho se referiu, a linha de torras mais claras chamada Blonde, mas acho que por enquanto é só para lá mesmo.

 

A Starbucks divide com a Nestlé o título de melhores marketeiras do ramo de cafés, exitosamente. Mas apesar de tudo, ambas fomentam o consumo de cafés de melhor qualidade, comparado aos de marcas comerciais encontradas nas prateleiras dos supermercados mundo afora.

 

Valeu,

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas valeu a tentativa, Márcio. Tão dificil comprar aqui café estrangeiro...

 

Vi um artigo há pouco tempo, talvez alguém aqui tenha postado

"Interação da torra e moagem do café na preferência do consumidor do oeste paranaense"

 

em que concluem que o consumidor brasileiro prefere sim torra bem escura (230 graus!) se questionado quanto ao aspecto, porque tem a noção que "rende mais" (ou seja dá pra usar uma relação mais econômica de pó versus água). Mesmo motivo para preferir moagem mais fina.

 

Já na prova de sabor, prefere a torra a 210 graus denominada médio-escura. Vienna fica bem longe daqui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Alexandre

Sb ja tem o cafe mais claro/ blonde. Eles estao com 3 torras, blonde, media e dark.

Eu comprei por curiosidade mesmo o café e realmente eles quase carbonizam o café. É impressionante o amargor. Se o médio era assim o dark deve ser uma coisa horrível. Talvez a torra clara deles devam ser mais palatável. Pelo jeito voi continuar indo na SB só para tomar um frapuccino de chocolate. Este sim é muito gostoso.

Abs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

É eu sou daqueles que tenho que pagar pra crer. Fui lá no SB mesmo depois de ler aqui e comprei um da Kenya (torra média segundo eles) tomei um susto quando abri!! kkkkkkkkkkk negro azulado. corpo intenso, amargo e a acidez ficou só na descrição da embalagem. deixo aí o meu NAO RECOMENDO para quem pensa em arriscar e experimentar. estou pensando se jogo fora ou se vou la reclamar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por coincidência, hoje cheirei um pacote de Starbuckão em grão.

Jezzuz H. Tap Dancing Christ, que nojo. Juro, me lembrou do Cocamar em pó.

throwup.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É eu sou daqueles que tenho que pagar pra crer. Fui lá no SB mesmo depois de ler aqui e comprei um da Kenya (torra média segundo eles) tomei um susto quando abri!! kkkkkkkkkkk negro azulado. corpo intenso, amargo e a acidez ficou só na descrição da embalagem. deixo aí o meu NAO RECOMENDO para quem pensa em arriscar e experimentar. estou pensando se jogo fora ou se vou la reclamar..

 

Manda para o Miyamoto o japones topa tudo  :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 months later...

A Starbucks divide com a Nestlé o título de melhores marketeiras do ramo de cafés, exitosamente. Mas apesar de tudo, ambas fomentam o consumo de cafés de melhor qualidade, comparado aos de marcas comerciais encontradas nas prateleiras dos supermercados mundo afora.

 

Devo a Startbucks meu primeiro café saboroso, mesmo sem açúcar: uma prensa francesa do grão Guatemala :P.   Já ouvi um chef/critico, acho que o Anthony Bourdain, dizer que a vida é uma busca sem fim pela experiência do sabor perfeito. Sem fim pq, depois que você encontra, seu patamar de perfeição sobe, e a busca reinicia , 

 

Bom, depois da experiência, comprei uma prensa e um moedor para repetir o sabor em casa. Depois vieram grãos Suplicy, Santo Grão, Otávio, e apenas agora grãos diferentes - comprados pela internet - que conheci aqui no fórum. 

 

Li a biografia do Howard Schultz - fundador da Starbucks -  e pelo que apreendi, ele queria realmente mudar o hábito de tomar café do americano, apresentando e popularizando algo mais próximo do que era servido na Itália (e montando um império ao mesmo tempo).  Vejo hoje no meu trabalho que a Nespresso e grãos Startbucks são considerados cafés 'top', mas percebo que, uma vez conhecidos, despertam neles a vontade de conhecer outras marcas. Concordo então que estas duas fomentam com sucesso um café de maior qualidade. 

 

Ah! E sempre tomo a prensa deles - que continuo gostando - mas nunca consegui gostar do expresso servido. Acho que agora sei o pq.  B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...