Ir para conteúdo

Bravo Debut - o seu moedor manual


Gilberto

Postagens recomendadas

Sobre os outros pontos:

 

O moedor é uma obra de arte. Lindo e com construção perfeita...

A velocidade da moagem é muito boa e a força colocada para moer bem tranquila... Achei a ergonomia bem tranquila... Moí 8 duplos hj a noite sem stress...

 

 

 

Enviado de meu XT1580 usando Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recebi o meu hoje, ainda não deu tempo de tirar fotos, mas já fiz um espresso pós almoço, ao contrário do amigo que o anel da granulometria do grão ficou em  torno de 35, tentei fazer a primeira tentativa com o mesmo valor e com um grão com torra clara (cítrica como o Zardo diz) e saiu um ristretto, na segunda fiz no valor de 50 e saiu corretamente.

Vamos as primeiras impressões, alguns pontos que observei, as duas abas de apoio laterais do moedor poderiam ser um pouco mais espessas pois nota-se que elas se movimentam com a moagem no video que o amigo postou da moagem com o funil observa-se esse movimento, esse grão está com uma torra clara e é duro para moer, normal, mas não consegui moer sem apoiar a outra mão no moedor, aos que falaram que a base dele era muito grande, se o Gil tivesse feito essa base menor ai sim que não teria estabilidade, não achei grande a base não e poderia ser até maior, outra coisa que observei é que os parafusos laterais que seguram o moedor em si na base, nessas 3 moagens que fiz eles já estão meio frouxos, ou veio pouco apertados ou conforme vai moendo eles vão se soltando, depois vou pegar uma chave allen e tentar apertar mais pra ver se vai continuar afrouxando. Há um pouco de retenção devido somente a estática, mas é mínima, não testei borrifando água. Então essas foram as observações chatas em primeiro momento, mas nada grave.

Agora vamos aos prós, que sobressai muito todo o resto, o moedor é fantástico, é lindo, feito com esmero, pra mim o funil não será utilizado, moer diretamente no copo faz menos sujeira e posso jogar diretamente no filtro, rápido para moer, moagem muito homogênea e sem empelotamentos, sabor na xícara muito bom, um perfil bem diferente do K30, mais doce e equilibrado, gostei muito do resultado na xícara, Gil está de parabéns pelo moedor, certeza que será um grande sucesso, ainda quero fazer testes para coados, FP, AP etc.


Acabaram nada :lol: vc ainda vai trocar o Vário pelo Sette .

hahahaha chega Carlos Eduardo, quem sabe futuramente o bravo mini para viagens :)

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger, um desses parafusos também veio folgado aqui, é só apertar.

 

Legal ter a opção de copo ou funil. Achei que usaria só o copo mas hoje com o funil moí diretamente no VST com meu funil de plástico. Daí vai direto pro WDT. Bem prático.

 

Borrifando a retenção ficou em 0.1 g. Provavelmente eu troque a arruela que segura a mó interna por uma bem menor e fina, o que deve melhorar nesse aspecto.

 

Ahh, o Gil me mandou a um oring que deixou mais leve o giro da regulagem. Troquei pelo mais pesado, ficou melhor e mais firme o ajuste, e realmente não vejo necessidade em ter o bingulinho no anel...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio imaginei que pode já ter vindo meio solto,  vou tentar apertar e ver se não solta mais, se soltar vou dar um pingo de alguma cola para resolver, no tamper bravo na base que compacta o pó de vez em quando tem que dar uma apertada pois ela vai soltando conforme o uso, mas se pingar uma colinha ali tbm resolve.

Então sobre moer diretamente no PF, se eu usar o tamper station da ecm não dá pra usar o filtro que veio no tamper bravo, não cabe, e se coloco o pf diretamente no debut na hora de tirar ele acaba caindo pó, então até achar um jeito de resolver isso talvez no meu caso seja mais fácil moer diretamente no copo, é muito bacana como naquele video moer com o filtro que veio junto.

Se trocar a  arruela nos conte depois como ficou, se for para tunar o debut e ficar melhor ainda, pq não?

Mas meu caro, adorei o moedor, a qualidade da moagem dele é excepcional, essas mós titãs do Robur são fodásticas hehehehe, o Gil fez um belíssimo projeto com elas

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rsrsrsrsrsr, caramba , fico feliz que estejam gostando , é a maior preocupação, que todos fiquem satisfeitos.

 

Os parafusos estão ficando soltos mesmo, eu os apertei , mas com a movimentação quando moe ele afroxou, mas com o reaperto não deverá soltar mais, pois no protótipo nunca soltou. e obrigado por todas as observações, e com base nelas que o moedor saiu. O copo com ressalto para filtros de 58mm foi ideia do Bernardo, por exemplo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que quero melhorar é a gambia abaixo. A mola do borrifador prensa o filtro mais meu funil contra o bravo. Menor ainda a chance de retenção. Também prático para o wdt na sequência.

 

Meu funil precisa ter diâmetro um pouco maior para não ter folga radial.

 

BwUsnbf.jpg

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está borrifando água nos grãos Sérgio?

E que granulometria está setado seu Bravo para espressos?

O meu nos grãos cítricos do Mário fica entre 45 a 50 para 19g de grãos.

Não conseguirei fazer mais testes pois hoje a tarde irei viajar e vai ficar parado aqui até pós ano novo, para viagem levando apenas AP e o Porlex.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para facilitar mais, colei meu bravo na bancada =)

 

Tirei os o-rings dos pés e nesses usei fita dupla face VHB da 3M (aquela em rolos verdes). Vamos ver se dura.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vcs tem opiniões sobre o tamanho da alavanca? Acho que precisa de uma certa força para moer grão de torra mais clara. Para mim não é problemático, mas para a esposa já é demais.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim, só a alavanca já resolve.

Abçs

Burny

 

PS: Vi que a Tidaka tem um funil de 1cm de altura que seria ideal para usar o Debut com o supporte Bravo e os meus PFs da Bezzera. Já pedi ... rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Colei um anel com 8 imãs no copinho de plástico que uso como funil. O copinho entra justo nos meus filtros e estes não caem quando fixo no Debut. Os imãs prendem na mó externa.

 

Após moer já está pronto pro WDT.

 

aYLpyhE.jpg

 

PQGBVgj.jpg

 

Ahh, já usei bastante o Debut colado na mesa. É realmente bem mais fácil e rápido de moer.

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...