Ir para conteúdo

Bravo Debut - o seu moedor manual


Gilberto

Postagens recomendadas

Para ficar claro Roger, quando disse sujeira é a que entra embaixo da base com dias de uso. A retenção eu varro com um dispositivo e coloco no filtro, nunca no lixo.

Segue como está agora. Na verdade seria só dar uma soprada ou simplesmente fingir que não está lá.

9muiaW9.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu utilizo um tapete de barman de 30X30 cm embaixo do Debut. A sujeira fica praticamente toda retida no tapete que, além de preto, é cheio de pinos de borracha próprios para acumular uma grande quantidade de água e serve também para pó.

O pó do café fica quase imperceptível e, de vez em quando, retiro o tapete para despejar o pó e passá-lo em água corrente. Ele também serve para manter o Debut com pouco movimento, mas nada que se compare a fita da 3M.

Vou verificar depois se caberia o uso dos dois comitantemente (tapete e fita).

 

8 minutos atrás, Bruno Marinho disse:

Aspirador de pó não resolve não?

Acho que o aspirador também seria outra boa solução para o uso conjunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas essa sujeita que fica abaixo da base, não cai justamente das mós???

Pra deixar mais claro, postei as fotos para demonstrar porque não deixo o Bravo fixo na bancada:

36880388131_8a99da23fb.jpgRetenção pó bravo debut by Rogerio Dutra, no Flickr

36833018916_b3f8c14cc2.jpgRetenção pó bravo debut by Rogerio Dutra, no Flickr

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aspirar não deve chegar ao centro Bruno. Desaparafusar demora Gil. Deixo a sujeira lá e não conto para ninguém =)

Minha próxima bancada a fixação será diferente não usando a base original do Debut.

@RogerioD  para retenção uso esse método abaixo. Impossível eu jogar fora esse tanto de café.

http://forum.clubedocafe.net/topic/3236-bravo-debut-o-seu-moedor-manual/?page=30&tab=comments#comment-183273

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, RogerioD disse:

Mas essa sujeita que fica abaixo da base, não cai justamente das mós???

Pra deixar mais claro, postei as fotos para demonstrar porque não deixo o Bravo fixo na bancada:

36880388131_8a99da23fb.jpgRetenção pó bravo debut by Rogerio Dutra, no Flickr

36833018916_b3f8c14cc2.jpgRetenção pó bravo debut by Rogerio Dutra, no Flickr

 

Poxa Rogério, o teu está com muita retenção. Teve um período que o meu tinha aumentado a retenção estática por conta da temperatura que estava bem fria por aqui em relação ao que estamos mais habituados.

Hoje voltou ao normal. Outra coisa que trouxe mais estabilidade ao moedor foi um maior aperto nos 3 parafusos inferiores e o central que prende a mó inferior. Fiz isso por sugestão de Gil porque o meu havia mudado um pouco as faixas habituais de regulagem que eu estava inicialmente acostumado. Pode não ter nenhuma relação com o problema de retenção, mas, depois do aperto o conjunto melhorou como um todo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra sugestão que poderia ser pensada seria utilizar de modo opcional as ventosas que Gil está projetando para a base do Mini, vai que resolve. Poderia ser cobrado uma taxa extra para quem quisesse essas ventosas como opcionais, alternando entre a base normal e o uso das ventosas facultativamente. Não sei se teriam força suficiente para fixar o Debut no sentido de que se possa moer segurando-o com uma única mão sem que ele se movimente ou arranhe a bancada, mas parece que no Mini isso foi resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fiz todos os apertos no Debut, mas creio que isso é devido ao clima e aos grãos mesmo, esses dias fiz uma torra de um do Kenya e outro de Sumatra, ambos estão retendo bastante nas mós e no recipiente que cai o pó, a lateral fica todo encoberto, você não consegue visualizar o metal dentro heheheheh, até com dando um jatinho de spray com água não ameniza, mas como falei, varia muito em relação aos grãos também, mas toda vez tenho que limpar o moedor quando retem assim, porque senão contamina algum outro grão que irei moer :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei o Debut (saudades!) por quase 45 dias quando estava me preparando pro Campeonato de AP, e resolvi isto colocando quatro "rodelas" de silicone bem aderente sob os pés do Debut (com cola forte somente entre o silicone e o pé metálico) e isto resolveu o problema: ele praticamente não deslizava, e olha que eu usava moagem superfina que demanda mais força de moagem (o que promove maior tendência de "deslizamento"), a força com a mão esquerda (uso a direita para manivelar) era mínima, e ainda com a vantagem de ficar tudo solto e desgrudado da pia (para eventual limpeza, pois a sujeira era quase inexistente). Detalhe: o Gil me mandou 3 alavancas: a menor, acho que 16cm; uma média de 20cm; e uma maior de 24 cm, que acabei adotando como padrão (ela demora um pouco mais, tempo de dar uma volta completa, mas deixa mais leve a manivelação).

Já o meu Mini, se não estiver em trânsito com ele, uso-o preso numa morsa com proteção de silicone pra não riscar. Aí sim, dá pra usar só com uma mão e com muito mais praticidade e conforto, já que minha mão é pequena, e com a moagem muito fina demora bem mais pra moer, o que me dava dor na palma da mão esquerda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre estática, usei praticamente o mesmo grão por 45 dias, tinha dia que era um absurdo o que acumulava, principalmente na primeira vez que eu usava, mas tinha dia que não acumulava quase nada, uns 2 ou 3 tapões com a mão em forma de concha em cima (do tipo "bafo" em jogo de virar figurinhas) resolvia, acho que depende da umidade relativa do ar também. O Gil me mandou um spray pra borrifar, mas acabei não testando. Depois de uns 20-30seg da moagem acho que a eletricidade estática acabava ou diminuía, daí aquele pó todo grudado caía; resolvi isto colocando um recipiente embaixo do Debut, quando tirava o copo original do moedor, ficava tudo limpinho!

Quando demorava muito entre uma moagem e outra, ou ao final do dia de trabalho, eu abria bem a regulagem do Debut (umas 3 voltas) e passava um aspirador de pó, por cima e por baixo. De vez em quando eu passava aspirador tb na posição "soprar". Faço o mesmo com o Mini. Periodicamente, moo Grindz, e zé fini!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha retenção - no Debut - uma das vezes foi tão grande quanto na 1ª foto do RogerioD (acima). Numa das primeiras vezes que mói, peguei o copinho do Debut, fui medir o peso do moído e faltaram bem mais de 2 g em relação ao que eu tinha pesado antes de moer. Achei estranho, pensei que eu tinha anotado errado. Uns minutos depois, quando olho pro Debut, tinha uma quantidade enorme de pó sobre a base (que obviamente não tinha quando tirei o copinho), pesei deu quase 2g; daí olhando por baixo, na saída do moínho, tinha mais um tanto de pó grudado nele, bati e caiu mais. Daí percebi que depois de um tempo, como eu disse acima, suspeitei que a carga eletrostática (é isso mesmo?!) diminuía e o pó caía (desgrudava) sozinho do moedor. Como disse, não era sempre que acontecia, e com uns tapões bem dados em cima (por onde se colocam os grãos) caía quase tudo no copinho metálico do Debut. Este copinho, por sua vez, também estava com carga, pq o pó ficava grudado em toda a lateral dele, e quando eu passava para um copo plástico (antes de colocar o pó na AP) também grudava nas laterais deste copo plástico. Tinha que dar umas boas batidas na bancada, pra soltar o pó das paredes, tanto do copo do Debut, quanto do recipente plástico para o qual eu passava o pó. Pura energia! rsrsrs

No meu caso não tinha nada a ver com WDT, pois eu moía no copinho do Debut, e não no PF de espresso. Mas o problema não tem nada a ver com recipiente...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, RDT, claro. O clima aqui no interior deve ser bem diferente. Só tenho pouco pó nas mós, e uma tapa libera esse restinho quase sempre ... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aparafusei o debut direto na pedra , ficou bem melhor o manuseio, sem falar na otimização do espaço.

Aqui não tenho enfrentado problema nenhum quanto à retenção por estática...c2316a022490f8e8e32a2ba48925f423.jpg

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

O 2º lote de Debuts esta pronto, ou quase, rsrsrsr

Eu estou querendo trocar o oring que vai no pezinho por uma borracha que se fixe no pezinho inteiro. Como experiência comprei uma placa de neoprene adesivada de 2 mm, colei na parte de cima do pezinho e na parte de baixo do pezinho, a de cima para servir como um amortecedor e a de baixo para servir de anti-derrapante na superfície em que estiver o Debut , a melhora na estabilidade aumenta muitíssimo , mas muito mesmo. Tenho dúvida da durabilidade do neoprene, comprei uma placa de borracha para testar, mas o cheiro é insuportável, estou tentando ver se faço de silicone, mas teria que encontrar uma forma prática de colar a placa de silicone no inox.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
  • 1 month later...

E aí gente? Como estão os proprietários do Bravo Debut? Estou com o meu desde agosto (ou setembro, não me lembro) e desde então só alegrias e zero dor de cabeça. Gostaria de saber quais as regulagens que vocês utilizam no seu Bravo Debut. Comigo tá assim (pequenas variações conforme perfil de torra e características do grão):

 

Espresso (Oster Prima Latte II com filtro despressurizado) : 0+41 à 0+44 voltas, variando conforme a BR. Regulagem mais fina faz chocar a máquina. 

Espresso (Aram e Quickmill Andreja Premium): 0+36 à 0+39 voltas, variando conforme a BR. 

Coado Hario V60 e Hario Cafeor: 1+35 à 1+44 voltas

Coado Chemex: 1+25 à 1+33 voltas

Aeropress: 1+45 à 2+15 voltas (compensando no tempo de infusão) 

Prensa Francesa 2+15 à 2+35 voltas (compensando no tempo de infusão) 

 

Lembrando que café não é fórmula matemática, isso são apenas minhas regulagens mais comuns que utilizo no cotidiano. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...