Ir para conteúdo

Demora excessiva para começar a extração


Postagens recomendadas

Oi gente, tudo bem?

 

Comecei a me aventurar recentemente no mundo do espresso e estou com um problema na extração. Não sei o que posso estar fazendo de errado.

 

Estou usando o café conforto do Sofá Café, torrado há 10 dias atrás. Moí 12g (testei nas posições 3, 4 e 5 do Nemox Lux - essa situação aconteceu nas posição 5), espalhei no PF, usei uma agulha para fazer WDS e depois calquei com o tamper. O comportamento estranho é que após colocar o PF na máquina (uma Gaggia Evolution que comprei usada aqui no fórum há poucas semanas), o tempo entre apertar o botão de extração e de fato o café começar a sair levou quase um minuto. E quando começou ficou saindo um fiozinho muito fino, bem mais fino que as extrações no tempo ideal que vejo por aí.

 

Alguém tem ideia do que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente isso ai é po moido fino demais. Tenta engrossar e até ficar normal extracao

 

Outras coisas pode ser muita compactacao ou muito po pro filtro. Mas apostaria no po fino

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Ruben, o filters não é pressurizado não. Normalmente o pessoal aqui no fórum dizia que moía entre os níveis 3 e 4 pra espresso no Nemox. Mais tarde vou tentar novamente com ele moído no 6 para ver o que acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro,

 

Tudo bem?

 

Isso acontece quando o bolo de café está bloqueado excessivamente a água e pode ser:

- Excesso de pó;

- Excesso de força no calque;

- Pó muito fino;

- Uso do filtro simples

 

Ou uma combinação destes;

Às vezes o bloqueio pode ser completo e dizemos que a máquina chocou.

 

Por experiência (ex proprietário dela) nunca consegui usar o filtro simples adequadamente;

Então, sugiro usar o duplo!

Depois de fixar a quantidade, vai variando a moagem até encontrar o ponto certo.

Isso pode variar dependendo do café também!

 

Abraço,

Fábio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pessoal falou todas as possibilidades .

Pedro essa é uma informação que vc não pediu mas é importante , vc disse que experou quase 1 minito para o café começar a sair , no manual da sua máquina e de todas as gaggia , tem um alerta para a extração nunca ultrapassar 40 seg , se chegar a esse tempo e não sair nada considere que sua extração "chocou" ou seja quase entupiu , pare e faça outra extração essa vc perdeu , ou tem café demais , ou o pó muito fino ou vc esta com um problena na bomba ou OPV (pressão baixa).

 

Por quê 40 seg. ? Essas bombas são fabricadas para funcionar no regime 1 por 2 , ou seja se ficar 1 minuto ligada tem que esfriar no minimo 2 min. se vc fizer a bomba funcionar muitas vezes mais de 1 min. ela eventualmente vai quebrar ou ter a vida util bem reduzida.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, tenho exatamente o mesmo equipamento que você. Uso o moedor na regulagem 3. Uso somente o fltro duplo, jamais consegui tirar um café decente no single. No começo tinha  o mesmo problema que você, era a moagem. Fui adequando até que ficasse do meu gosto. É bom lembrar que desmontei o moedor e defini um novo ponto 0 para ele. Antes, na regulagem que veio de fábrica, a moagem que ficava perfeita pro espresso era entre o 0 e 1. Agora depois que defini um novo ponto 0, ficou no 3. Não sei se, talvez ainda eu mexa nisso, mas por hora está assim. Se precisar definir um novo ponto 0, procure na busca pelo nome do moedor, no tópico dele, tem um vídeo ensinando a fazer. Se tiver dúvidas me mande um mensagem! 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Oi gente,

 

Desculpa a demora pra responder, acabei viajando nos últimos fins de semana e não consegui testar as recomendações de vocês. De qualquer jeito muito obrigado.

 

Resolvi testar o fluxo de água sem o PF e me parece que realmente tem algo estranho. Cheguei a gravar o vídeo abaixo, mas depois fui ler um pouco no tópico do Clube das Gaggia e ví um procedimento para limpar a válvula de grupo. Não sei se essa máquina tem essa válvula, mas me pareceu ser exatamente o problema que estou tendo. Vou deixar ela esfriar e tentar desmontar o chuveiro para ver se ajuda.

 

Abaixo o vídeo que eu gravei pra descrever o problema:

 

A propósito, verifiquei agora a vaporização e parece funcionar normalmente. Vou tentar limpar ela pra ver se resolve.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Pedro,

A Evolution tem uma bomba de vibração da Ulka. Essa bomba faz um barulho infernal, mas no seu video não posso ouvir nada. Vc editou o som? Se não tem que ser algum problema com a bomba.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, como o Burny falou, a bomba deveria fazer muito mais barulho. Ou, será que sua máquina é 220 v e vc está ligando no 127 v? (mas antes de ligar no 220 v vc tem que ter certeza que ela é 220 v)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Etiqueta da máquina e não do cabo, certo? Como o cabo é removível não seria confiável.

 

Está com cara que é a bomba mesmo. O jeito é vc abrir e procurar por algo errado. Inclusive podem ter posto uma bomba 220 v na máquina 127 v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro aproveita que é carnaval , pega uma chave de fenda o diagrama dela e mãos a obra .

 

Se não for sujeira ou calcificação , sobrou magueira estrangulada , bomba ou opv.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio, é pouco provável que seja 220v mesmo. Comprei ela de um usuário aqui do forum que já usava ela antes, eu cheguei a tirar alguns espressos aceitáveis já. A especificação que olhei é da etiqueta da máquina mesmo.

 

Carlos, a acho que o lance vai ser desmontar ela inteira mesmo.

Existe alguma maneira simples de diagnosticar se for a bomba ou o OPV? Ou só se visualmente a peça aparentar estar queimada ou algo do tipo?

 

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao precisa desmontar tudo , segue o fluxo da agua , na opv tem a saida de pressão que vai para caldeira e outra o retorno para a aspiração da bomba , esse retorno normalmente é transparente , se com a maquina ligada (sem PF) ficar retornando muita agua a opv pode estar com problema ela só deve retornar com 11bar.

Por outro lado se opv não abrir mesmo fazendo uma extração com café bem fino , seria o caso da bomba estar "bombada".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou o antigo proprietário desta máquina e sem dúvidas tem algo errado, pois praticamente não faz barulho e 

não sai água. Normalmente, ela faz bastante barulho e o fluxo de água é como um chuveiro.

 

Ela é 110v, comprei nova e nunca passou por reparos, a não ser a troca do termo fusível;

 

Nunca apresentou problemas na bomba e, pouco antes de enviá-la ao Pedro, fiz o teste sem

o porta filtro, resultando mais ou menos 130ml de água em 15 segundos;

Também fiz uma desmontagem do grupo e limpeza geral antes do envio;

 

Problemas de conexão acho difícil, pois os plugs são bem firmes;

O mais provável é que seja a bomba.

O engraçado é que ela parece iniciar e logo em seguida apaga;

 

Calcificação faria isso?

Mas a bomba teria que fazer mais barulho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho que dá a impressão que a bomba funciona por uma fração de segundo após apertar o botão, e em seguida silencia. Parece um problema de contato, mas é difícil dizer à distância.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi gente,

 

É exatamente isso. Parece que a bomba funciona plenamente por alguns poucos segundos e depois ela passa a fazer bem menos barulho (talvez funcionar em velocidade/tensão reduzida, se é que isso é possível).

 

Desmontei ela e parece estar impecável. Nada solto, nada com aspecto de queimado/derretido e nenhuma mangueira estrangulada. Amanhã vou fazer ela funcionar aberta para examinar visualmente por algum problema.

 

Estou aprendendo melhor agora o funcionamento de cafeteiras, hehe. O que o OPV faz quando a pressão está elevada demais? Ele de alguma forma interage com a bomba ou apenas abre uma válvula para baixar a pressão?

 

Faria sentido também ser um problema de contato. Minha dúvida é se por mau contato ela poderia funcionar de forma mais fraca ou se não deveria simplesmente parar de funcionar. Posso tentar também fazer o contato do botão diretamente e ver se o comportamento se repete.

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz umas descobertas interessantes fazendo uma rápida pesquisa sobre a bomba.

 

A minha máquina não utiliza mais a bomba feita pela ULKA e sim a fabricada pela Invensys. A diferença mais significativa é o fato de que ela vem com uma proteção térmica chamada Klixon que protege a bomba caso ela chegue a 115ºC ou fique ligada por mais de 1min~1.5min.

 

http://www.shop.partsguru.com/CP3A-Invensys-Vibrating-Pump-for-all-Espresso-Machines-120V-CP3A.htm

 

Isso me traz o questionamento se a bomba não pode estar sendo desarmada por esse mecanismo logo após o inicio do seu funcionamento. Pela descrição, desligando um dos cabos de alimentação da bomba (na realidade o cabo que liga a bomba nesse mecanismo que já vem com ela) é possível desativá-lo.

 

Ou seja, teoricamente se eu acionar a bomba com o Klixon desligado poderei saber se é ele quem está afetando o funcionamento dela. O problema é que se houver algum problema fazendo a bomba rapidamente superaquecer e por isso ela estiver sendo desligada, ao ligar ela sem o Klixon ela deve queimar de vez :/

 

Eu poderia simplesmente colocar o dedo na bomba enquanto ela está funcionando e ver se está superaquecendo. Dado que eu não conheço direito o funcionamento da bomba me parece uma técnica não muito prudente, hehe. Quanto ela esquenta normalmente durante o uso? Eu posso levar um choque se fizer isso? Hehe.

Editado por Pedro Axelrud
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá Pedro , a opv limita a pressão , só isdo ela e a bombs são independentes.

 

Quanto a problema de contato , se for isso a bomba vai ligar ou desligar não tem a situação de funcionar a meia carga.

 

Invesys ou ulka , não faz diferença são similares .

 

Klixon a grosso modo é um termostato bi metálico que abre ou fecha , no seu caso a 115c , essa temperatura e do enrolamento da bomba , e o que faz a temperatura subir ? Funcionar mais que os tais 40 seg do manual ou se o êmbolo da bomba estiver com restrição de movimento causado por limo , incrustação ou quebra de alguma mola.

 

Se vc for mexer na bomba tem esse site de reparo e desmonte de bomba ulka ( são similares) .

 

http://ulkapumprepair.blogspot.com.br/2008/10/original-website-page.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Carlos, obrigado pelo link. Acho que o caminho vai ser desmontar a bomba mesmo.

 

 

2015-02-18%2012.48.25-sml.jpg?dl=1

 

Alguma dica de como desmontar o Klixon? As duas chapas metálicas envolvem a bomba e cobrem os parafusos. Como tem aquela "orelha" em cima eu deveria ter que puxá-las para fora. Tentei puxar um pouco de leve, mas já ví que está bem rígido.

 

E sobre limpar, o melhor é usar mesmo vinagre com água?

 

Oi Alvaro,

Nunca usei uma granulometria muito errada, no máximo que testei foi no nível 3 do Nemox (anteriormente já tinha extraido café com ele assim). Mas antes de saber da limitação dos 40s eu posso sim ter deixado funcionando por mais tempo que isso.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro, se eu entendi a imagem na foto, pra abrir você precisa de um alicate grande pra "apertar" leve e firmemente as pontas daquele "V" que encaixa a lateral na parte superior, logo acima da etiqueta, "fechando" o "V" suficientemente para a tampa soltar. Quando tem esse tipo de travamento de um lado, do outro costumam ser uma ou duas linguetas da tampa encaixadas em ranhura(s) na lateral oposta. Confere?

 

Pra fechar de novo, em geral, apoia-se numa bancada, coloca-se uma cunha (pode ser uma chave de boca, de lado, com a parte redonda dentro do "V") e dá umas leves marteladas na cunha até o "V" abrir de novo.

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentou alimentar a bomba diretamente, fora da máquina, pra ver se ela funciona?

Eu testaria isso antes de tentar abrir a bomba, de preferência com uma mangueira de captação (pode usar a própria mangueira da máquina) mergulhada num recipiente cheio de água pra, caso funcione, a bomba não trabalhar seca.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...