Ir para conteúdo

Restauração da Gaggia Baby 1977


Postagens recomendadas

Segue as fotos da Baby Gaggia desmontada...

https://picasaweb.google.com/101357938746221002114/Gaggia19801970?authkey=Gv1sRgCLqAmbuhiI-k9AE

vai ter um pouco de trabalho e vou apanhar bastante.. hehe

Márcio, poderia falar o Kit básico de instrumentos que vou precisar? falta desmontar o grupo, preciso de tempo e mais ferramentas...

polidor das partes que estão oxidadas, etc....

vou levar para cromar, acho que irá ficar show...

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que encontrará e não compensa. De repente deixar como está ou pintar com alguma tinta (não sei qual) só para completar os desenhos.

 

A carcaça, se é de metal, podemos levar para pintar a pó. Vai pensando em cores bonitas, a maioria de pó é sólida.

 

Os fios e terminais parecem bons, não precisa trocar. As conexões de latão eu normalmente desmonto e coloco no ácido cítrico. Seria legal revisar a válvula de vapor, bem como a caldeira. Só não sei depois se é fácil conseguir as vedações.

 

O braço de vapor vai custar 5 ou 10 reais para cromar. O porta-filtro deve custar uns 30 reais. Não sei se compensa.

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A máquina é sim de metal.

eu até pensei em cromar a maquina toda, inclusive o braço. pensei em deixar cromada a parte de cima e baixo e a parte da haste que esta preta deixar em cobre, talvez ficaria legal. so que acho que os botoes que nao vao combinar. se tiver como pintar os botoes, melhor seria entao pintar todos de preto.

ja que vc falou em vedaçao entao nao sei se vale a pena abrir o grupo pra limpar etc..

as conexoes vou limpar no ac citrico entao.

os fios estao todos em ordem, so o plug que esta meio desgastado, mas nada demais.

vou levar la na sexta. sabe se sábado abre?

abs e valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não abre sábado.

 

Eu sempre quero saber como está a caldeira e grupo. Também gosto de trocar todas as vedações, para já deixar a máquina pronta para muito tempo. Só não troco a que está perfeita, mas quase toda máquina que fiz já comprei o kit todo se havia disponível (grande maioria no Orphan, a Elektra Semiauto peguei o kit do Espresso Care).

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Poxa, tomara que fique lindinha pronta. Eu já pensei numas ideias boas para esta máquina restaurada. :)

 

Cores bonitas: vermelho (mas este já é tradicional da Gaggia), talvez um azul cobalto...

 

Os desenhinhos dos botões são apenas impressos ou há um baixo relevo por baixo (tudo bem, eu sei que todo baixo relevo é por baixo... )? Se houver, fica mais fácil completar com tinta branca e depois aplicar algum tipo de verniz para proteger.

 

O portafiltro está bem desgastado, cromar será uma boa. Internamente está bom, assim como o filtro. Só precisa ser limpo no Cafiza.

 

O braço também está bem baleadinho, cromar ficará bom... B)

 

beijo

 

Ana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O porta filtro, capaz de manter, pq se for caro nem vale a pena. Ele alias é de 58mm, o da rancilio o filtro entrou sem problemas.

Penso tb que o azul cobalto como vc disse ficaria muito bom e manteria a haste da maquina em preto com azul na base e corpo.

Vou levar la na sexta.

To so com medo de abrir o grupo e ai complicar nas vedacoes.

Os botoes acho que da pra adesivar ou pintar o desenho em relevo. Precisaria saber a tinta e ter uma boa mao. Hehe

To animado. A maquina parece ser excelente e alem disso muito bonita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio aonde consigo ac citrico? Algum com

Nome comercial?

Ah, la na pintura eu levo do jeito que esta ou eu vou ter o trabalho de lixar tudo??? :(

Abs

 

Em qualquer farmácia de manipulação ou em lojas de produtos químicos. Se quiser tentar uma online sugiro essa www.bherzog.com.br já comprei produtos com eles.

 

Acompanhando seu tópico :D

 

André

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, ele jateia (em alguns casos faz a decapagem se precisar).

 

Na Rua Faustolo, 1760 tem a Benzol, que vende produtos químicos (maior parte para limpeza). Paguei 40 reais em 1kg de ácido cítrico lá. Em geral eu uso uma ou duas colheres de sopa por litro de água. Fervo a água, misturo no ácido e jogo as peças. Preferencialmente um recipiente de vidro. Não misture metais - cobre e latão junto tudo bem, mas alumínio ou aço e vai criar uma pilha e provavelmente oxidar tudo. :)

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ruston ou a quem mais possa interessar,caso ainda não tenha encontrado hj vi Ácido Cítrico a venda aqui no mercadão da minha cidade, numa loja de produtos à granel, só não consegui ver o preço. Não sabia que vendia nesses lugares então fica a dica, pois acredito que seja consideravelmente mais barato que em farmácias de manipulação. Tinha um potão e estava sendo vendida à granel.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Andre

Eu consegui la na rua faustolo aonde o Marcio me indicou

1kg 40 reais! Carinho mas so vendia de 1kg :(

Esta semana pego a maquina pintada e posto as fotos!

Muito obrigado

Abs

 

Tranquilo, não pagou caro não, no mercadão acredito estar nessa faixa mesmo, a vantagem só é que vende em qq quantidade. Pra vc ter idéia na farmácia sai uns 300,00 o kilo...

 

Aguardando fotos, abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre Gaggia: Gaggia foi fundada em 1948 por Achille Gaggia e é sinônimo de Café Espresso e Cappuccino em todo mundo. As modernas máquinas de café profissionais nasceram quando houve o registrou a patente n° 365726 em 5 de Setembro de 1938. Em 1977 a Gaggia começou a produção das máquinas de café para uso doméstico: Baby Gaggia, que logo se tornou um best-seller e símbolo de status.

 

Ou seja esta baby Gaggia é a 1 da linha doméstica! 1977

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segue Fotos da Maquina pintada!

ainda falta: comprar tubos de silicone e teflon

- comprar o joelho 1/8 da ulka, nao consegui tirar de maneira alguma da ulka antiga

- depois instalar e testar - o mais importante :D :D :D

https://picasaweb.go...CLqAmbuhiI-k9AE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentaste desmontar a Ulka ? Tem uma pagina na Web (google acha) que explica com detalhes e ilustrações como fazer e diz que, na maioria das vezes desmontando e limpando podes recuperar totalmente a Ulka. Lembro que menciona que para desroscar uma parte precisas prender em uma "morsa" e girando sai fácil. Nao tenho certeza que se trate da mesma peça, mas as descrições são parecidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi bernardo tente e desisti esta muito grudada. :)

comprei uma ulka nova, porem preciso comprar este tal joelho 1/8, nao achei no Brasil.

os tubos ainda nao achei o especifico da gaggia 5x8mm estou na duvida, apesar que ja medi e teflon 6mm.

ainda nao achei tb a borracha que estabiliza a bomba na maquina.

comprei novos: borracha de fixacao da maquina na mesa, chuverinho e sua base nova.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ruston,

 

A maquina está ficando sensacional!

 

O tubo de silicone 5x8mm você encontra aqui: www.fibracirurgica.com.br. Se não me engano lá tem 4x8mm, mas serve tranquilo, usei dele na minha Gaggia.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu Leo

e aonde sera que arrumo o teflon?

Marcio vc teria algumpara me arrumar?

outra duvida é a diferenca da ulka velha para a nova. aonde se encaixa os 2 cabos da antiga? pois na nova uma entrada é do terra, a outra seria para os 2 cabos?

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E isso. Tenta prender solidamente a parte que parece uma porca numa morsa ou torno de bancada e com uma chave prendes a parte em "L" obtendo um bom braço de alavanca, deveria ceder com facilidade. Qualquer oficina mecânica pode ajudar.

 

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/56/Schraubstock-800.jpg/300px-Schraubstock-800.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ruston,

 

Vai no site da Imeltron e pega o telefone da Curuçá, é uma assistência Gaggia na Vila Maria. Quando colaram minha bomba na OPV eu consegui algumas peças da Ulka com eles. Só nao lembro o nome do cara, mas acho que só tem ele mesmo que conserta.

 

O joelho nao garanto achar lá, pois que eu saiba só é usado na Classic, mas as borrachas provavelmente ele terá.

 

Abraços,

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...