Ir para conteúdo

[Ajuda] Guia Hario Slim


Lucas Mello

Postagens recomendadas

Obrigado. Procurando melhor achei esse post do Igor ensinando a fazer o mod stepless no Hario Mini. Vou tentar reproduzir hoje, quando tiver tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Obrigado. Procurando melhor achei esse post do Igor ensinando a fazer o mod stepless no Hario Mini. Vou tentar reproduzir hoje, quando tiver tempo.

Já que você sumiu do whats pergunto por aqui kkkkk . quantos clicks você usa para coado ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 months later...

Pessoal,para quem tem Hario slim em casa,poderia dar uma ajuda ao amigo ? ainda não possuo balança,o recipiente do Hario slim possui aquela marca " 1 cup " , " 2 cups" ,estou usando essa marca para me basear,uso ate a marca " 1 cup " para uma xicara de cerca de 100 a 130 ml,por ai. Alguem ai com balança,sabe me dizer quantas gramas de grão possui ate a marca " 1cup " ? so para eu ter uma noção,acredito que seja cerca de 10 a 12 gramas. Grato pela ajuda pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Alguém já teve problema com o Adaptador de Poliuretano que acopla o Eixo Metálico à Mó inferior? 

 

(https://get.google.com/albumarchive/108030367754548005016/album/AF1QipNx0NkzjAPGNPkzBlg0t5Cwrm0yaosr0sWFqfj3/AF1QipOyBigWfebzByH2YPhKElxFMBnanCkCqX3cyZiH)   imagem da peça

 

Meu Hario Mini tem apenas 3 meses de uso, e não consegui solucionar o problema, nem encontrar peça de reposição.

 

Alguma sugestão?

 

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual problema que deu, Glauco?

 

Sent from my MotoE2(4G-LTE) using Tapatalk

Wanderley,

 

o adaptador "espanou" de maneira que o eixo metálico está girando livre dentro da mó inferior (quando giro a manivela o eixo roda e a mó e o adaptador ficam parados). Poderia parecer que estava com um ajuste para granulometria muito baixa, mas não, estava com a regulagem normal, talvez tenha trocado para um grão mais duro e tive esse problema. Tentei "reforçar" internamente com Durepoxi pra diminuir a folga, mas não resolveu porque a peça plástica é flexível. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Wanderley,

 

o adaptador "espanou" de maneira que o eixo metálico está girando livre dentro da mó inferior (quando giro a manivela o eixo roda e a mó e o adaptador ficam parados). Poderia parecer que estava com um ajuste para granulometria muito baixa, mas não, estava com a regulagem normal, talvez tenha trocado para um grão mais duro e tive esse problema. Tentei "reforçar" internamente com Durepoxi pra diminuir a folga, mas não resolveu porque a peça plástica é flexível.

Tive problema com o adaptador também.. pedi a uma cafeteria que me tentasse encomendar a peça para mim, espero que o distribuidor tenha essa peça..

 

Enviado de meu LG-H422 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Boa Tarde,

 

Utilizei o Hario Slim por algumas vezes e sempre após o uso fiz uma limpeza com pincel e Master Sux, porém verifiquei que há resíduos de pó na cerâmica.

 

Gostaria de saber se pode desmontar e lavar a lâmina de cerâmica dele com detergente neutro para uma limpeza completa?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Boa tarde confrades,

 

comprei recentemente uma espresso doméstica e um hario mini, e percebi que esse moedor não tem consistência, com 5 cliques consegui fazer o café filtrado sem problemas, mas no espresso a água passou direto, mal fez a crema, reduzi para 4 cliques e demorou 13 segundos para extrair aproximadamente 30ml com uma crema fina que logo se dissipou, reduzi para 3 cliques e a crema ficou mais resistente, porém em uma extração consegui 20s e outra com os mesmos 13s. Notei pelo puck que havia pó fino com pó grosso e até pedaços pequenos de grão. Acredito que no primeiro teste com 3 cliques eu tenha prensado mais, apesar do tempo de extração que eu considerei aceitável para as condições, como o fluxo de café na extração ficou levemente "tracejado" fiquei com receio de extrapolar as condições de uso, afinal essas espressos made in China não são um primor de qualidade.

 

Para essa extração usei um microlote da Baggio torra clara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é uma coisa não muito boa do Hario Slim e do Skerton.

O pó não sai tão uniforme assim e existem poucos ajustes finos (o Skerton é mais difícil de ajustar).

No Slim me parece que nem sempre o mesmo ajuste de clicks é sempre igual; por exemplo, vc muda de 5 pra 10 clicks e depois volta pra 5, mas parece que o ajuste não é o mesmo que anteriormente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que centra os mós nesses modelos manuais de estrutura plástica são os próprios grãos. Agitar o moedor durante a moagem causa inconsistência. Inclinar o moedor causa inconsistência. Moer até o final da dose causa inconsistência.

 

Se quer moagem um pouco mais consistente com o Slim, basta evitar as condições acima. Deixe o moedor apoiado sobre superfície firme e na vertical. Segure com força suficiente para não deixar o o moedor inclinar nem deslizar pela superfície (pia/balcão/mesa/etc). Coloque mais grãos do que irá usar, marque aproximadamente em que ponto do copo coletor chega a massa desejada e pare de moer quando chegar lá. Em geral, seguindo esses passos, e no ajuste adequado, a consistência final fica aceitável pra espresso.

 

PS: lembre-se de medir a massa de pó que irá usar e descarte a sobra, sem dó. Melhor café bom com um pouco de desperdício do que beber algo horrível ou perder tudo num "sink-shot".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica confrade Cabral, no primeiro uso até enchi o moedor de grãos e moí só um pouco que achei necessário para fazer o filtrado, mas depois vi uns vídeos em que as pessoas colocavam só a quantidade necessária no moedor passei a pesar os grãos e depois passar de uma vez no moedor para evitar desperdício e sempre que começava a ficar vazio dos lados ou dar umas travadinhas eu chaqualhava o moedor. Vou seguir seus conselhos no próximo shot. Não marquei a quantidade, mas como os grãos já ficaram velhos mesmo não vai ser tão doloroso assim perder um pouco de café.

 

Quando comprar grãos novos deve dar resultados melhores, se com os grãos novos não ter sucesso com a crema, vou pensar em adquirir um tamper melhor que esse que veio (colher medidora conjugada com uma base lisa).

 

Agora a pouco quando fiz meu espresso, deu 12s de extração, a crema durou o tempo suficiente para limpar as glândulas degustativas com água, quando fui tomar o café já era crema. O crema da Nespresso dura no mínimo até a metade do café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Já ha algumas semanas venho utilizando as instruções do Cabral e tenho notado um consistência maior e algumas vezes consigo "crema", hoje ao preparar um outro café que recebi, um Moca da Unique, percebi que os grãos eram menores e a torra deve ser média ou média escura, mas ao moer com os mesmos 3 cliques, segurou mais na cafeteira, veio pingando e levou 30 segundos para extrair 30ml e não teve diferença na crema, eu esperava, que por ser um café de torra recente conseguiria uma crema nível Nespresso.

 

Na próxima vez vou aumentar para 4 cliques para o Moca.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 years later...

O meu chegou hoje, já fiz um belo café na AeroPress, microlote bourbon amarelo da Barisly (recomendo, e os preços são ótimos), usei no 10 e ficou uma ótima bebida.

Acabei de ver algumas medidas (cliques), vou postar uma tabela que fiz aqui, bom proveito :)
 

 

moedores.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...