Ir para conteúdo

Dica para um espresso decente com cafeteira pressurizada!


Postagens recomendadas

Fala galera ... venho através desse tópico pedir ajuda dos mais experientes do mundo do café.

 

Se devo fazer upgrade no meu equipamento, pois estou tendo resultados desanimadores ... segue a historia kkkk:

 

A cerca de 3 meses adquiri uma Mondial C08 e como li muito aqui que um bom moedor seria essencial resolvi pegar tb um krups GVX208 (ia té pegar o cadence de laminas q estava por 70 reais mas resolvi pegar o krups por ser melhorzinho).

 

O que ocorre é que nunca consegui tirar um café espresso decente, meus cafés ou saem sem crema nenhuma igual café coado, quando consigo a crema, é uma coisa muito ralinha que some após uns 20 segundos da extração.

 

Ja tentei com café em grãos moido no krups em varios niveis de moagem .. pra tirar a duvida se o problema era no moinho, comprei café ja moido para espresso tb e os resultados foram os mesmos.

Tentei com varias marcas tb ... ja comprei com o Alexandre aqui do forum, da lucca cafés e por ultimo o blend sweet collection do attelie do café.

 

Resumindo, seja café em graos e moido no krups ou ja moido para espresso de 3 marcas diferentes os resultados foram os mesmos, café sem crema igual de coador ou com crema ralinha q some após alguns segundos.

 

 

Minha rotina de preparo é:

 

-Deixo a maquina ligada por uns 10 minutos

-Ligo o botao do vapor e faço uma "desvaporização" e em seguinda faço uma extração sem o caximbo só de agua quente (li aqui q isso é importante pra dar uma "limpada" na maquina.

-Coloco o caximbo com café e aguardo mais uns 5 minutos para extração (para poder aquecer o caximbo

 

Acredito estar fazendo da maneira correta q tenho lido aqui no fórum

Olhando o tópico da mypressi twist chega a dar água na boca o café cremoso q é extraido com ela ... assim como o video da mesma mondial c08 abaixo

http://www.youtube.com/watch?v=YFiD50q3ZeE

 

 

Gostaria de sugestões do q devo fazer pra conseguir tomar um café cremoso.

 

Devo trocar o moinho da krups por um hario manual pra nao ter muito custo??

 

Devo despressurizar o filtro da mondial?? ou devo partir pra uma maquina melhor de uma vez??

 

Se tiver q trocar de maquina nao gostaria de gastar muito .... devo partir pra uma Gaggia Color ou a bialletti do link atende:

http://www.cafefacil.com.br/loja/product_detail.php?idProduto=311&todos=1&codigoproduto=BIALETTI%20MOKONA

 

 

Desculpem pela post gigantesco .... mas estou bem decepcionado com os resultados alcançados e era necessario explicar a situacao para os amigos poderem me ajudar.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei ao certo o que pode estar ocorrendo, mas eu ja tive uma máquina dessa e posso dizer que ela faz crema com praticamente qualquer pó ou moedor que use. Única forma que me embro de não obter crema era com extrações muito longas ou sobre-extraídas...

 

André

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei ao certo o que pode estar ocorrendo, mas eu ja tive uma máquina dessa e posso dizer que ela faz crema com praticamente qualquer pó ou moedor que use. Única forma que me embro de não obter crema era com extrações muito longas ou sobre-extraídas...

 

André

 

Foi bom teu comentario q tinha eskecido de salientar uma coisa ....

 

Ela sem o caximbo tirando somente agua quente .... saia apenas pingos e tirava cerca de 100 ml em 30 segundos ...

mandei pra assistencia alegando falta de pressao .... ela retornou e agora saem 2 fios continuos de agua e ela tira cerca de 160ml em 30 segundos.

 

Com café ela tira cerca de 50ml em 30 segundos com o filtro duplo, acredito estar na media correta.

 

Mas mesmo assim nao consigo crema oui se consigo é como falei, ralinha q some rapidamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você coloca o pó no filtro, encaixa o porta-filtro na máquina e espera por 5 minutos antes de fazer o café?

 

Então ... antes eu encaixava o porta-filtro e ja fazia a extração.

Mas ai li nao lembro onde que a falta de crema pode se dar pelo caximbo nao estar aquecido .. ai resolvi deixar o caximbo la por 5 minutos pra aquecer .... pq ta errado?? kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você deve deixar o porta filtro na máquina enquanto ela aquece sem café,

depois dela aquecida deve colocar o café no filtro e iniciar a extração.

 

kkkk blza entao, tava fazendo errado ... mas de qq forma antes eu fazia a extração direto sem deixar o porta filtro la com cafe ... e nao conseguia crema do mesmo jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade isso pode estar influenciando mesmo... Fora que o porta-filtros dessa máquina é pequeno e de alumínio, o que faz que aqueça bem rápido e pode realmente acabar queimando o pó.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Douglas,

 

Será que dá para você colocar um vídeo da sua extração?

 

Qual quantidade de café está usando?

 

O café que chega na xícara está em que temperatura? Frio? Quente a ponto de queimar a língua? Quente, mas "bebível"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colocava quanto de café?

 

Coloco 2 colheres de sopa, enche cerca de 80% do filtro duplo, após compactado fica na metade mais ou menos ... nao gosto de usar o filtro pra 1 xicara acho muito raso, e se colocar ate a borda de pó acaba vazando agua pela lateral do caximbo na extração

 

É verdade isso pode estar influenciando mesmo... Fora que o porta-filtros dessa máquina é pequeno e de alumínio, o que faz que aqueça bem rápido e pode realmente acabar queimando o pó.

 

Entao amigo, mas passei a colocar o fitro com pó e tudo pra aquecer por 5 minutos a cerca de 10 dias ... antes eu nao fazia isso .. eu aquecia a cafeteira por 10 minutos, tirava uma xicara de agua quente ... e enfiava o porta filtro com o pó e ja fazia a extração ... e mesmo assim nao saia crema.

 

Douglas,

 

Será que dá para você colocar um vídeo da sua extração?

 

Qual quantidade de café está usando?

 

O café que chega na xícara está em que temperatura? Frio? Quente a ponto de queimar a língua? Quente, mas "bebível"?

 

Sabado com tempo vou fazer um video e posto aqui ... o café sai numa temperatura normal, nao sai frio e nem muito quente a ponta de queimar a lingua ... como vc falou, sai "bebível"

 

A quantidade sao 2 colheres de sopa q ocupam cerca de 80% do filtro duplo sem compactação .. após compactar ocupada 50% .... e extrai cerca de 50 ml em 30 segundos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Douglas, é o seguinte...

 

Ainda tenho uma Mondial que levo de vez em quando em viagens e vou te adiantando alguns pontos:

 

* O filtro é pressurizado, isso fará com que a crema que sai, independente do volume dela, se desfaça com facilidade pois é uma " falsa crema ".... se você mexer vigorosamente perceberá que ela sumirá.

 

* Se colocar o caximbo com pó vai encharcá-lo e comprometer a crema. Se antes você não colocava com pó pode ter sido a pressão e o volume de líquido da máquina antes de ter ido para a assistência.... tente se lembrar.

 

* Se sua máquina estiver realmente com o fluxo normal e temperatura ideal, te aconselho a despressurizar o filtro e comprar um hario.... aí sim poderá ter resultados melhores.

 

DETALHE: Veja se no PF ou Filtro não há nenhuma deformação ou empecilho que esteja atrapalhando o fluxo de passagem da crema.

 

Outra coisa: Confira se realmente a temperatura da água está acima de 90 graus, senão pode ser um dos fatores....

 

 

Abraços

 

 

Fogo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Douglas, é o seguinte...

 

Ainda tenho uma Mondial que levo de vez em quando em viagens e vou te adiantando alguns pontos:

 

* O filtro é pressurizado, isso fará com que a crema que sai, independente do volume dela, se desfaça com facilidade pois é uma " falsa crema ".... se você mexer vigorosamente perceberá que ela sumirá.

 

* Se colocar o caximbo com pó vai encharcá-lo e comprometer a crema. Se antes você não colocava com pó pode ter sido a pressão e o volume de líquido da máquina antes de ter ido para a assistência.... tente se lembrar.

 

* Se sua máquina estiver realmente com o fluxo normal e temperatura ideal, te aconselho a despressurizar o filtro e comprar um hario.... aí sim poderá ter resultados melhores.

 

DETALHE: Veja se no PF ou Filtro não há nenhuma deformação ou empecilho que esteja atrapalhando o fluxo de passagem da crema.

 

Outra coisa: Confira se realmente a temperatura da água está acima de 90 graus, senão pode ser um dos fatores....

 

 

Abraços

 

 

Fogo

 

Valeu pelas dicas, vamos as considerações:

 

* Realmente a crema se disfaz facilmente como vc falou .... mas o maior problema é q na maioria das vezes ela nem se forma, sai apenas café preto igual do coador ... e qdo sai é bem ralinha .... ja vi alguns videos (inclusive do primeiro post) de cafeteiras com filtro pressurizados tanto da mondial, qto da chef crema da eletrolux e em ambas o pessoal faz cafe com boa crema, nem se compara com o cafe aguado q sai da minha.

 

* Vou tentar refazer o processo e gravar um video no sabado .. dessa vez sem colocar o caximbo com po entao ... nao lembro, mas acho q depois q ela voltou da assistencia eu ja fiz sem colocar o pó, mas vou refazer e com video vcs poderao ter noção se tem alguma coisa errada.

 

* to considerando a compra de um hario ... mas uma coisa q me intriga ... com o pó ja moido (provavelmente num moinho profissional) tanto da lucca cafe, qto do atellie do cafe, nao era pra sair a crema se o problema realmente fosse com meu krups??

 

*se eu despressurizar o filtro nao vou ter mais dificuldade de conseguir crema?? pois se o pressurizado faz uma falsa crema é justamente pra tornar mais simples o processo de faze-la, se com ele pressurizado nao to conseguindo, despressurizando é pra se ter mais dificuldade, ou to falando besteira??

 

* Aparentemente o PF nao tem nada impedindo passagem da crema ... e o filtro acredito q tb nao, pois em ambos tanto no simples qto no duplo a crema nao se forma.

 

Bom é isso ... vou gravar o video sabado e ai posto aki ... agradeço desde ja as dicas .. .e espero q vcs me ajudem a conseguir fazer um cafe com crema e nao essa coisa aguada q ta saindo aki kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Douglas,

 

Esse é um dos problemas do filtro pressurizado. Ele esconde as falhas que possam existir na extração. Voce disse que a maquina extrai 50ml em 30 segundos, mas esse tempo está sofrendo influencia considerável do filtro pressurizado que limita o fluxo para permitir o uso de cafes com moagem fora da faixa ideal.

 

Sugiro um teste: compre café fresco, com menos de 7 dias de torra (os do ateliê vem assim), moa o mais fino que puder no seu Krups, aqueça a maquina por no mínimo 15 minutos com o portafiltro encaixado (mas sem pó), apos aquecer retire o mesmo, encha o filtro até a borda com o pó, nivele retirando o excesso, compacte, coloque de volta e extraia.

 

Se não sair um crema minimamente aceitável é possivel sim que haja algo errado com a maquina.

 

Outro detalhe, cheque a granulometria do pó. A moagem correta para espresso em geral tem a textura próxima à do sal de cozinha.

 

Abraços,

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Douglas,

 

Esse é um dos problemas do filtro pressurizado. Ele esconde as falhas que possam existir na extração. Voce disse que a maquina extrai 50ml em 30 segundos, mas esse tempo está sofrendo influencia considerável do filtro pressurizado que limita o fluxo para permitir o uso de cafes com moagem fora da faixa ideal.

 

Sugiro um teste: compre café fresco, com menos de 7 dias de torra (os do ateliê vem assim), moa o mais fino que puder no seu Krups, aqueça a maquina por no mínimo 15 minutos com o portafiltro encaixado (mas sem pó), apos aquecer retire o mesmo, encha o filtro até a borda com o pó, nivele retirando o excesso, compacte, coloque de volta e extraia.

 

Se não sair um crema minimamente aceitável é possivel sim que haja algo errado com a maquina.

 

Outro detalhe, cheque a granulometria do pó. A moagem correta para espresso em geral tem a textura próxima à do sal de cozinha.

 

Abraços,

 

Léo

 

Leonardo vou fazer o teste como vc sugeriu ... apesar q tem um porem ... antes da cafeteira ir pra assistencia por falta de pressao, eu nao podia encher o filtro ate a borda pq na extração vazava agua pela lateral do porta filtro ..... depois q voltou ainda nao fiz esse teste, vou fazer.

 

Hj de manha consegui uma crema um pokinho melhor mas ainda longe do ideal ... dessa vez aqueci o PF sem pó kkk ....

 

Agora um detalhe q eu achei estranho .... a extração foi rapida demais, com 12 segundos ja atingiu a marca de 30ml q tem na xicara p/ cappuccino q comprei no attelie, com 23 segundos tive q desigar pq ja tava ultrapassando os 60ml ... lembrando q usei pó j moido do proprio attelie p/ espresso, nao utilizei meu krups.

 

Como contornar isso?? so se eu utilizar o filtro duplo cheio pra tirar um shot single kkk mas ai seria desperdicio de pó nao??

 

De qq forma amanha vou fazer um video pra vcs verem ... e vou tirar a temperatura tanto da agua pura retirada, qto do café tb.

Apesar q eu acho q nao é temperatura ... o café sai quentinho... nem frio demais e nem pelando a ponto de queimar a lingua.

 

Abraços e obrigado pelas dicas por enquanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Hj de manha consegui uma crema um pokinho melhor mas ainda longe do ideal ... dessa vez aqueci o PF sem pó kkk ....

 

Agora um detalhe q eu achei estranho .... a extração foi rapida demais, com 12 segundos ja atingiu a marca de 30ml q tem na xicara p/ cappuccino q comprei no attelie, com 23 segundos tive q desigar pq ja tava ultrapassando os 60ml ... lembrando q usei pó j moido do proprio attelie p/ espresso, nao utilizei meu krups.

 

Como contornar isso?? so se eu utilizar o filtro duplo cheio pra tirar um shot single kkk mas ai seria desperdicio de pó nao??

 

 

Salve Douglas.

Vc compactou o pó no filtro? Qual era a aparência do bolo de café no filtro após a extração? Parecia uniforme ou não?

Quanto à temperatura, o café imediatamente após a extração deve estar mais quente que o suportável por um ser humano. Por volta de 70° a 75°C, que é bem acima do que "quentinho".

Valeu,

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As minhas extrações, que sei que estão acima de 90°C certamente, quando saem nesse fluxo de 60ml em menos de 30s, normalmente resultam em um café muito quente, a ponto de queimar a língua. Afinal, se a água está acima de 90°C e passa rápido pelo bolo (e se o porta-filtro foi aquecido), na xícara ela terá mais de 80°C e isso costuma queimar a língua.

 

As extrações mais lentas já trocam mais calor e o café sai numa temperatura mais agradável.

 

Ou seja, vale investigar a temperatura...

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A quantidade sao 2 colheres de sopa q ocupam cerca de 80% do filtro duplo sem compactação .. após compactar ocupada 50% .... e extrai cerca de 50 ml em 30 segundos.

 

Acho que está aqui o furo, quando eu tinha máquina com filtro pressurizado tinha que colocar um pouco mais de pó.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Douglas.

Vc compactou o pó no filtro? Qual era a aparência do bolo de café no filtro após a extração? Parecia uniforme ou não?

Quanto à temperatura, o café imediatamente após a extração deve estar mais quente que o suportável por um ser humano. Por volta de 70° a 75°C, que é bem acima do que "quentinho".

Valeu,

Alexandre

 

Compactei sim ... ele estava uniforme ... mas nunca fica seco, uns 5 minutos após a extração, depois de ter tomado o café, qdo vou retirar o filtro ele esta encharcado com agua na borda ... reaprei q a cafeteria pinga muito após cada extração, tenho q deixar uma xicara ali pq demora muito mesmo pra parar de pingar.

 

As minhas extrações, que sei que estão acima de 90°C certamente, quando saem nesse fluxo de 60ml em menos de 30s, normalmente resultam em um café muito quente, a ponto de queimar a língua. Afinal, se a água está acima de 90°C e passa rápido pelo bolo (e se o porta-filtro foi aquecido), na xícara ela terá mais de 80°C e isso costuma queimar a língua.

 

As extrações mais lentas já trocam mais calor e o café sai numa temperatura mais agradável.

 

Ou seja, vale investigar a temperatura...

 

Márcio.

 

Então o problema é q nao tomo o cafe puro ... eu tomo com leite q faço na cremeira proporção de 60ml de café para 80ml de leite, mas a impressao q da, é q o café ta mais quente q o leite ...pq o café entra "quentinho" na boca, mas sem queimar .... sei o q leite ta mais frio pq a espuma do leite q fica em cima é bem morna, e somente após tomar o cafe propriamente dito é q o liquido vem quente ... nao sei se deu pra entender a analogia.

 

Mas vou fazer um teste e medir a temperatura do café após a extração e posto aki ... e tb vou fazer o video amanha pra vcs verem.

 

Acho que está aqui o furo, quando eu tinha máquina com filtro pressurizado tinha que colocar um pouco mais de pó.

 

Mas eu ja uso o filtro duplo com 80% da capacidade pra tirar um single (de 30 a 50 ml em 30 segundos) ... devo encher o filtro duplo pra fazer um single?? ou seja o dobro de café?? haja pó kkk ... mas derepente se resolver é uma ... testarei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Douglas, eu tenho o mesmo equipamento que o seu e dificilmente sai sem nenhuma crema. Já usei café já moído (aquele cafeterie do Café do ponto) e moído no Krups. Os piores resultados estou obtendo agora pq tive que comprar uma café no supermercado enquanto compro grãos melhores pela internet. Mesmo assim, ajustei a moagem a ficou um pouco melhor.

 

Eu sempre encho o filtro com pó, de forma que mesmo com a compactação fique bem próximo da borda. Nunca aconteceu de vazar pela lateral como você fala. Agora o bolo sempre fica encharcado. Sinceramente, não entendo como seja possível o bolo sair seco com filtro pressurizado. Claro que se eu esperar alguns minutos ele fica seco, mas se tiro logo após a extração vai ter água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza....o furo único restringe a água e o bolo ficará encharcado sempre.

Cheque temperatura e se não continua vazando pelas laterais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio, você acha que que pode estar acontecendo de a bomba da máquina do Douglas estar injetando pressão maior que 11 bar?

 

As vezes pode ser isso....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Douglas, eu tenho o mesmo equipamento que o seu e dificilmente sai sem nenhuma crema.

 

Aqui ja é o contrario .... sai sem nenhuma crema ou qdo sai é uma quantidade irrisoria ... to de cara com isso tb .. pior q a cafeteria ja foi pra assistencia por falta de pressao .. mas valeu mesmo assim.

 

 

Com certeza....o furo único restringe a água e o bolo ficará encharcado sempre.

Cheque temperatura e se não continua vazando pelas laterais

 

Vou fazer o teste da temperatura.... e fazer um video amanha

testarei tb com o filtro cheio ate a borda pra ver se nao vai vazar .. amanha posto os resultados.

 

e vou ver se arranjo um serralheiro ou torneiro pra despressurizar o filtro ver se melhora.,

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando vc for fazer novamente, tente encher mais o filtro. Dizem também que filtro pressurizado não precisa de muita força (até pq é meio difícil fazer força com aquela colher). Veja também se está encaixando o cachimbo até o final. A minha vazava água às vezes quando usava sachê e não encaixa direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Douglas.

 

Não me parece que vc vá obter resultado razoável enquanto usar o filtro duplo para fazer um simples. Taí o motivo de sobrar água sobre o bolo do café após a extração.

Sugiro que vc utilize o filtro duplo com a dosagem para qual foi projetado, algo entre 14 e 18 gramas de pó e o filtro simples sempre com 7 a 9 gramas.

 

- Com o filtro e o porta filtro pré aquecidos, encha completamente o filtro escolhido com pó e retire o excesso com uma régua ou algo semelhante.

- Como são filtros com pressurização, não há a necessidade de uma calcação muito pesada. Use o calcador plástico com força suficiente para aplainar e acertar o pararelismo da superfície do bolo em relação às bordas.

- Limpe bem as bordas superiores do filtro e do porta filtro, assim como as abas de encaixe na máquina.

- Encaixe o porta filtro e fixe-o bem à máquina.

- Faça a extração de 25 segundos exatos e após uns 30 segundos meça o volume de líquido em teu copo de medição.

- Analise o resultado.

- Se com o filtro simples, na extração de 25 segundos, saiu mais que 30 ml é porque o pó está grosso e se saiu menos que 20 ml é porque está fino demais.

- Se com o filtro duplo, na extração de 25 segundos, saiu mais que 60 ml é porque o pó está grosso e se saiu menos que 40 ml é porque está fino demais.

 

Mas respeite o projeto do equipamento, até para anular mais estas variáveis.

 

Valeu,

Alexandre

  • Curtir 7
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Douglas.

 

Não me parece que vc vá obter resultado razoável enquanto usar o filtro duplo para fazer um simples. Taí o motivo de sobrar água sobre o bolo do café após a extração.

Sugiro que vc utilize o filtro duplo com a dosagem para qual foi projetado, algo entre 14 e 18 gramas de pó e o filtro simples sempre com 7 a 9 gramas.

 

- Com o filtro e o porta filtro pré aquecido, encha completamente o filtro escolhido com pó e retire o excesso com uma régua ou algo semelhante.

- Como são filtros com pressurização, não há a necessidade de uma calcação muito pesada. Use o calcador plástico com força suficiente para aplainar e acertar o pararelismo da superfície do bolo em relação às bordas.

- Limpe bem as bordas superiores do filtro e do porta filtro, assim como as abas de encaixe na máquina.

- Encaixe o porta filtro e fixe o bem à máquina.

- Faça a extração de 25 segundos exatos e após uns 30 segundos meça o volume de líquido em teu copo de medição.

- Analise o resultado.

- Se no filtro simples, na extração de 25 segundos, saiu mais que 30 ml é porque o pó está grosso e se saiu menos que 20 ml é porque está fino demais.

- Se no filtro duplo, na extração de 25 segundos, saiu mais que 60 ml é porque o pó está grosso e se saiu menos que 40 ml é porque está fino demais.

 

Mas respeite o projeto do equipamento, até para anular mais estas variáveis.

 

Valeu,

Alexandre

 

Valeu pelas dicas ... vou seguir o q vc falou e postar os resultados.

 

Apenas uma consideração ... eu utilizo o filtro duplo, pq a maquina vazava agua nas bordas se eu usasse o simples cheio ate a boca.

 

O Volume de café é o mesmo ... coloco a mesma quantidade de pó q ia no simples, colocava no duplo .... fazia isso apenas para ter uma folga no filtro e a agua nao vazar.

 

 

 

 

Não entendi essa parte q vc falou

 

 

- Faça a extração de 25 segundos exatos e após uns 30 segundos meça o volume de líquido em teu copo de medição.

Valeu,

Alexandre

 

é pra fazer a medição com 25 ou 30 segundos??

 

Outra coisa .. o tempo eu conto o total ou a partir do momento q começa a sair o café?? pq leva uns 5 segundos de pré infusao ate começar a sair café pelo porta filtro.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Douglas, eu não costumo usar pó de café no filtro pequeno pq acho que ele é próprio pra sachê (no fundo do filtro vem escrito "pod"). E só nele percebi esse vazamento, mas muito pouco e só quando estava mal encaixado.

Se vc estiver utilizando o filtro duplo (no fundo vem escrito 2-cup), como o Alexandre falou, e ainda assim vazar, talvez haja um problema na máquina.

 

 

 

Eu tb tomo café com leite como vc e acho que o duplo é a quantidade ideal para fazer café com leite, numa xícara padrão de chá (200 a 240 ml).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Douglas.

Desculpe-me pela demora em te responder.

 

Vamos lá:

 

A quantidade de pó deve ser sempre a apropriada para o filtro em uso. Se é duplo, então não deve ser usado com menos pó que o necessário para um duplo. Aqui cabe uma sugestão, se o filtro simples é o para pastilhas (sachets) como indicou a Carol, guarde-o numa gaveta bem longe da máquina ou só use-o para extrações com pastilhas.

 

Os 25 segundos são marcados desde o momento que você aciona o botão da bomba, independentemente da pré infusão. E os 30 segundos começam imediatamente após o final da extração. É o tempo mínimo para o líquido estabilizar permitindo que você observe o volume no copo de medição. Note que o volume total inclui a crema.

 

Veja o video abaixo e fique atento para a preparação do pó no filtro, a compactação e no disparar e cessar do cronômetro que é feito juntamente ao acionar e parar da bomba da máquina.

Boa sorte.

 

Valeu,

Alexandre

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...