Ir para conteúdo

Dica para um espresso decente com cafeteira pressurizada!


Postagens recomendadas

Acho que foi esse vídeo que fez eu comprar uma época!

agora filtro simples com esse resultado é para profissional... hehe

vou ver se melhorei e consigo, pq aposentei faz tempo o filtro simples hehe.

abs

 

Salve Dr. Ruston.

 

Pura gentileza tua.Como de costume, aliás.

 

Farei uma inconfidência a teu respeito contando brevemente a tua caminhada pelo mundo dos cafés. Ao menos a parte que sei...

 

Quando o senhor começou, foi logo de Briel, máquina portuguesa bem construída e que pode ser definitiva para muitos baristas amadores. Depois pulou para a Ascaso Dream, outro equipamento que para muitos dispensa upgrade. Deu então uma escorregada e experimentou a conveniência e rapidez da Nespresso. E afinal, não tolerando ficar longe de um espresso verdadeiro, comprou a Epoca. Esta sim definitiva. Ou não!. Portanto sempre estivestes muito bem dotado de máquinas.

 

Porém, e sempre há um porém, só quando adquiriu um bom moinho foi que realmente pode experimentar a satisfação de produzir um verdadeiro espresso. Se o bom moedor houvera sido adquirido junto com a Briel, talvez você ainda a usasse com satisfação. Por certo com a Dream seria uma ótima combinação.

Mas não o comprou, e como todos os iniciantes, acreditou que é a máquina que faz a grande diferença. Claro que uma boa máquina ajuda muito, desde que acompanhada de um bom moinho.

Daí a importância do mantra que os mais experientes repetem infinitamente. Se você quer beber café, você precisa de um bom moinho. Se você quer beber um bom café, você precisa de um bom moinho e bons grãos torrados recentemente. E se você quer um bom café espresso, você precisa de um bom moinho, de bons grãos torrados recentemente e de uma máquina ao menos decente de espresso.

Ou vá ao Expresso Brasil... (desculpem-me, mas não resisti!)

 

Em tempo, a excelente Ascaso Dream anteriormente citada, ainda está à venda e em estado de nova devido ao pouquíssimo uso. Aproveitem.

 

Então dr., perdoe-me por ter tomado tua história emprestada, mas achei que era um momento adequado para enfatizar, e nunca é demais fazê-lo, a importância do moinho.

 

Valeu.

Alexandre.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ooooooooooopa!!!!!

 

Quero uma dedicatória tb!!!! :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:

 

 

Parabéns a nós todos nesta importante história que se inicia

 

 

Abraços

 

 

Fogo Loko :blink: :blink: :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado Alexandre...

Sem dúvida alguma, aprendo muito com todos aqui e certamente se na época da Briel tivessemos um clube como este, talvez minhas dúvidas teriam sido sanadas e não precisaria de tanto investimento, mas como a gente sempre aprende apanhando.. hehe, fui seguindo um caminho contrário, até ver realmente como é importante ter um moinho.

Eu sinto honrado pelas suas palavras e este vídeo realmente fez eu me aproximar do café expresso brasil, aonde Alexandre com seu carisma e educação, gentilmente ensinou a regular meu moinho e ofertou seu café para que eu pudesse tomar um expresso de verdade. Ah, se eu comprar outra máquina minha mulher me mata!!!

O gene ainda estou na espera, aliás estou com seus grãos aqui e posso dizer de todos que fiz na pipoqueira ele foi o que mais obteve um crema de gente grande e uma doçura maior. hehe Fiz a propaganda direitinho hein! hehe

Fogo, vc já tem o email do clube e ainda quer uma dedicatória po... :D :D :D :D

Eu realmente so posso agradecer a todos que estão aqui no Fórum, divulgando, aprendendo com erros e acertos, pois considero realmente isto como uma grande família onde todos se respeitam.

E vamos com tudo... minha cabeça ferve de idéias!!

Pra finalizar, agradeço tb ao Klause, o fera da informatica, e ao Márcio o Gran Mestre das respostas do Fórum...

abs a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a todos que me ajudaram respondendo esse tópico ... todas as dicas foram de extrema valia para meu aprendizado .... principalmente ao amigo Alexandre, que ao seguir o passo a passo abaixo:

 

- Com o filtro e o porta filtro pré aquecido, encha completamente o filtro escolhido com pó e retire o excesso com uma régua ou algo semelhante.

- Como são filtros com pressurização, não há a necessidade de uma calcação muito pesada. Use o calcador plástico com força suficiente para aplainar e acertar o pararelismo da superfície do bolo em relação às bordas.

- Limpe bem as bordas superiores do filtro e do porta filtro, assim como as abas de encaixe na máquina.

- Encaixe o porta filtro e fixe o bem à máquina.

- Faça a extração de 25 segundos exatos e após uns 30 segundos meça o volume de líquido em teu copo de medição.

- Analise o resultado.

- Se no filtro simples, na extração de 25 segundos, saiu mais que 30 ml é porque o pó está grosso e se saiu menos que 20 ml é porque está fino demais.

- Se no filtro duplo, na extração de 25 segundos, saiu mais que 60 ml é porque o pó está grosso e se saiu menos que 40 ml é porque está fino demais.

 

enfim consegui uma crema decente ... não quero me precipitar, farei outros testes ainda pra ver se consigo os mesmos resultados.

 

Vou postar alguma fotos e um video da extração .... mas creio q a qtd de pó no filtro duplo era a chave de tudo ... eu usava com 80% da capacidade, isso talvez estava impedindo a formação da crema.

 

Cafe Compactado no Porta Filtro Duplo

 

http://imageshack.us...60215401070.jpg

 

2012060215401070.jpg

 

http://imageshack.us/photo/my-images/707/20120602154019149.jpg

 

Video Extração

 

http://youtu.be/FfdIHnqdFK0

 

Fotos do Café pronto com crema

 

http://imageshack.us...02154454273.jpg

 

Com leite feito na cremeira bialletti

 

http://imageshack.us...02154557390.jpg

 

Misturado com toque de canela

 

http://imageshack.us...02154647203.jpg

 

 

Edit: Como faço pra colocar as imagens direto?? nao to conseguindo ... se clico no icone "images" ele fica igual a imagem abaixo do primeiro link ... se coloco o link direto ele fica só o link.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AEEEEEEE MULEQUE.....

 

To muito feliz cara ...

achei um video antigo aqui, olha o tipo de "espresso" que eu tava fazendo ..

 

http://youtu.be/AyNizWm5LC8

 

Por isso quero repetir o processo mais vezes ... pq antes eu conseguia crema algumas vezes, e em outras era isso ai do video ... vamos ver se consigo repetir a tiragem bem sucedida.

 

Prox passo vai ser despressurizar o filtro ... pra conseguir uma crema mais consistente.

 

Obrigado a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Douglas.

Parabéns pela evolução. Estou muito satisfeito por tua conquista e contente de ter te ajudado.

Ouso fazer mais uma sugestão. Não se preocupe em adquirir o filtro sem pressurização por enquanto. Dedique-se a aprender o máximo sobre o teu equipamento usando-o conforme ele foi concebido para ser usado. Isto superado, dê o próximo passo, mas evite pular etapas.

 

Sei o quanto é frustante tentar e não conseguir um resultado ao menos satisfatório.

Presenciei muitos interessados desistirem das coisas do café ao se depararem com as dificuldades iniciais e não superá-las. E sob a alegação que seus equipamentos eram muito simples e que com estes não seriam capazes de produzir uma bebida aceitável e que também não poderiam ou estariam dispostos a investir em máquinas e moinhos sofisticados. Como consequência há uma grande quantidade de máquinas simples guardadas em armários e esquecidas em função destas decepções iniciais.

 

MAS ISSO NÃO É VERDADE!

 

Ao contrário do que é comum pensar, estas máquinas mais simples são projetadas para facilitar a extração de bebidas saborosas e agradáveis, ainda que não sejam verdadeiros espressos equivalentes aos encontrados em uma boa cafeteria onde são tirados por barista profissional e altamente capacitado.

 

Quando ministro curso básico de espresso, estruturo o programa sobre 5 máximas:

1 - A compreensão das limitações impostas pelos equipamentos utilizados

2 - A necessidade de cumprir uma rotina de procedimentos

3 - A importância dos grãos de boa procedência e frescos

4 - A diferença entre usar café pré moído ou moído na hora

5 - O entendimento das possibilidades de resultados e se estes estarão ou não atendendo a expectativa do usuário

 

Entre os ex alunos, muitos mantém seus equipamentos originais e deles se utilizam frequentemente. Alguns resolvem investir e adquirir máquinas, moinhos e acessórios mais sofisticados. E raros são os que se desinteressam pelas coisas do café.

 

Valeu,

Alexandre

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Douglas.

Parabéns pela evolução. Estou muito satisfeito por tua conquista e contente de ter te ajudado.

 

 

Salve Alexandre ...muito obrigado pelas dicas, que assim como serviram pra mim, com certeza vão servir pra outros novatos que entrarem pro clube.

 

 

 

 

Gostaria de abusar e pedir umas dicas em relação ao teu comentário:

 

Não se preocupe em adquirir o filtro sem pressurização por enquanto. Dedique-se a aprender o máximo sobre o teu equipamento usando-o conforme ele foi concebido para ser usado. Isto superado, dê o próximo passo, mas evite pular etapas.

 

 

Não entendi muito bem sobre o aprendizado, isso seria o que?? testar varios tipos de grãos, em varios tipos de moagem etc?? se puder ser mais claro.

 

 

 

 

 

4 - A diferença entre usar café pré moído ou moído na hora

 

Poderia falar mais sobre essa parte?? o mais indicado em equipamentos de entrada como os meus, seriam a compra de café moido em moinho profissional ou a compra de café em grãos para se moer num krups da vida em casa??

 

Uma ultima dúvida ... percebi aqui no clube a importancia de um bom moinho ... no meu caso, terei diferenças perceptiveis se adquirir um hario manual q nao tem um custo muito grande em relação ao meu krups??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Douglas.

 

Me refiro ao aprendizado sobre teus equipamentos atuais. Sabendo como usá-los corretamente você saberá o que é possível fazer com eles e se serão capazes de atender tuas expectativas.

Se não é excepcional, tampouco é ruim o moinho Krups GVX 208. Há, aqui mesmo no Clube do Café, usuários mais avançados que os utilizam e conseguem resultados satisfatórios. Mas demandou a experiência que estes usuários adquiriram após testar e comparar resultados. Errando muito no começo e aos poucos identificando o que estava errado, para então corrigir até obter bons resultados.

 

Comprar café pré moído, não é garantia que dará certo. Mas pode te ajudar a identificar qual a faixa de granulometria mais adequada para tua máquina. Esta faixa irá variar em função da idade da torra, do grau da torra, do tipo de grão, etc. Melhor é comprar café recém torrado de boa qualidade e testar até achar a regulagem que melhor resultado dará.

 

Em resposta a tua última dúvida, o Hario Slim é sim capaz de moer café melhor que teu moinho. Mas apenas por alguém que saiba como operá-lo e que granulometria necessita obter dele.

 

Repito a ideia que quero passar. Equipamentos baratos tem limitações. Entretanto são capazes de produzir bebidas agradáveis, dentro de seus limites. Resta saber se estes limites ficam aquém das tuas expectativas ou as atendem satisfatoriamente.

 

Aproveito para mencionar os 2 maiores erros dos iniciantes, na minha não tão simpática mas muito sincera opinião, que são:

1 - Acreditar que com matéria prima excelente e equipamentos sofisticados serão capazes de produzir bebidas memoráveis. Não serão.

2 - Acreditar que a exaustiva leitura e assistir videos sobre o assunto será suficiente para entender como a coisa funciona. Não será.

Ajudam, mas o que é realmente eficaz é o treinamento contínuo para adquirir o conhecimento necessário para compreender o por que das coisas. Que será ainda mais efetivo se bem orientado por um profissional capaz.

 

Valeu,

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Treinamento, treinamento...

Apanhando e aprendendo... Haja graos pra perder hehe

Mas pra melhorar so com o tempo.

Tomar cuidado tb com muitos videos da internet, pq tem muito fake ou certamente para chegar naquele resultado teve muito, mas muito treinamento.

Outra coisa fazer muito crema as vezes é facil, so pegar um cafe torrado com 3 dias! Mas isto nao quer dizer que o cafe é bom e muito menos que pouco crema o café sera muito ruim. O que Alexandre disse é uma grande verdade. Sinceramente em relacao ao moinho é melhor comprar um bom, msm que demore, pois o barato pode sair caro e ter que gastar novamente depois. Para aqueles que irao levar a serio seu gosto pelo cafe e creio que a maioria daqui gosta muito de cafe, inclusive o expresso, é melhor esperar e ter um belo moinho e com isto resolvera muito dos problemas.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu erro de iniciante: achar q para beber um bom café bastaria ter máquina de expresso em casa. Nem imaginava que ia precisar de moinho ou que só acharia grãos de qualidade pela internet. O que eu gosto nesse hobby é que quando canso de ler sobre como tirar um bom expresso, vou pesquisar sobre vaporização, ou então sobre torra e assim não canso nunca do assunto CAFÉ.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é. Eu comecei em 2009, gostava de café, de um expresso, mas não sabia de nada. Aí fiz um curso de barista no SENAC (em maio) e me empolguei, comecei a estudar, fazer mais cursos etc. De maneira vez ou outra até obsessiva, diga-se de passagem...

 

Já faz 3 anos! E, para falar a verdade, acho que tenho muita coisa pra aprender ainda. Tá certo que restaurações e alterações das máquinas é o que mais me ocupa, mas ainda tem torra e, claro, preparar e beber um café...

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você acha uma boa ideia fazer um curso antes de comprar o equipamento? Isto é, desde que haja disponibilidade, pois são caros e nem sempre existem perto da gente, não os bons.

Em abril de 2010 fui fazer um curso de barista no CoffeLab com a ideia de voltar pra casa trazendo uma máquina de espresso e um moedor decente na bagagem. Naquele tempo se falava bem do Ascaso I-Mini no HTFórum vendido na Treviolo.

Minha mestra desestimulou a ideia de investir na maquina. Sorte que fiz o curso de café caseiro também, pois ao invés da máquina de espresso, eu trouxe na bagagem uma caixa cheia de bons brinquedos: aeropress, french press, cremeira, coador, moedor, etc. Fiquei feliz sem dúvida, mas um pouco frustrado por não beber um bom ristreto em casa. Claro que eu resolvi isso depois do modo certo, isto é, bom moinho + boa máquina.

 

Julio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, cursos são legais, principalmente se focados em "café em casa" etc. Um curso só de barista é mais focado em treinar o barista para o mercado. Mas há cursos e cursos por aí...

 

Eu não desestimulo ninguém a comprar equipamento de expresso, só insisto que não é barato, que vale mais a pena quando se compra um bom moinho e uma máquina razoável. Aí, claro, começar com outros métodos de preparo é mais viável.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não é excepcional, tampouco é ruim o moinho Krups GVX 208. Há, aqui mesmo no Clube do Café, usuários mais avançados que os utilizam e conseguem resultados satisfatórios. Mas demandou a experiência que estes usuários adquiriram após testar e comparar resultados. Errando muito no começo e aos poucos identificando o que estava errado, para então corrigir até obter bons resultados.

 

Eu tenho este modelo de Krups e tinha uma Chef Crema que usei por menos de 3 meses antes de vender a um amigo. Quando comprei a Gaggia, muitos me disseram que o moinho me faria ter decepções, mas não dava pra comprar um bom moinho logo de cara (sei que inverti a ordem das coisas, mas paciência). No começo fazia extrações bem ruins, cheguei a comprar café moído na loja para experimentar. Mas logo vi que o café em pó perde o frescor muito rápido e resolvi tentar novamente com o Krups, desta vez indo clique por clique. Comprei um café novo (torra de 15 dias, blend "espresso" da Café do Mercado) e recomecei os testes.

 

Depois de várias tentativas, hoje estou usando o Krups na regulagem 5 (do mais fino para o mais grosso) e tenho conseguido boas extrações -- bem melhores que as primeiras. Antes o café saía bem preto por poucos segundos depois aguado até o final; agora sai marrom e cremoso durante quase toda a extração. Ainda não está igual ao da La Marzocco da cafeteria, com o mesmo grão moído no Mahlkönig -- que defini como objetivo dos sonhos -- mas já tem uma crema mais consistente e um buquê perceptível.

 

Outra coisa que percebi é o estado do "bolo" após a extração. Antes ele ficava bem molhado e eu tinha que tirar do filtro com o dedo ou algum objeto; agora basta virar de cabeça pra baixo e sacudir que ele sai inteiro, bem mais seco -- dá até pra limpar o pouco que resta no filtro com um pincel. Não sei se é a moagem ou a pressão com o tamper, mas sempre achei que havia algo errado em ficar tão molhado, pois em muitas cafeterias os baristas apenas batem o filtro e limpam com um pincel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho este modelo de Krups e tinha uma Chef Crema que usei por menos de 3 meses antes de vender a um amigo.

 

Depois de várias tentativas, hoje estou usando o Krups na regulagem 5 (do mais fino para o mais grosso) e tenho conseguido boas extrações

 

Outra coisa que percebi é o estado do "bolo" após a extração. Antes ele ficava bem molhado e eu tinha que tirar do filtro com o dedo ou algum objeto; agora basta virar de cabeça pra baixo e sacudir que ele sai inteiro, bem mais seco

 

Amigo, só pra eu tomar como referencia ... vc usa no nivel 5 do moedor, a sua gaggia é filtro despressurizado??

 

Recebi um filtro duplo extra da mondial ... e pedi pra um amigo q tem uma retifica, despressurizar ele pra mim .... ai já é bom ter uma ideia do nivel de moagem usado no mesmo moedor.

 

A questao do bolo sair seco .. pelo q andei lendo, é impossivel nos filtros pressurizados ... o meu sai encharcado tb, uma "lama" só, mas o filtro da mondial é pressurizado .. vamos ver se agora despressurizando melhora isso.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Douglas, como vc fez pra conseguir um filtro extra da Mondial? É que já fui na assitência da minha cidade e atendente não teve como me falar o valor pq, segundo ela, o sistema é muito lento e eu teria que esperar tvz meia hora para que ela consultasse. Acabei desistindo. Queria saber o valor pra saber se compensa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Douglas, como vc fez pra conseguir um filtro extra da Mondial? É que já fui na assitência da minha cidade e atendente não teve como me falar o valor pq, segundo ela, o sistema é muito lento e eu teria que esperar tvz meia hora para que ela consultasse. Acabei desistindo. Queria saber o valor pra saber se compensa.

 

Carol, na assistencia eles sao meio enrolados mesmo ... quando levei a cafeteira la com problema de falta de pressao, ja pedi pra eles o valor de um filtro duplo, falei q tinha extraviado o meu rsrs.

 

Eles alegaram que que não tinham a peça pra venda, entao entrei em contato direto com a mondial solicitado .... eles falaram q nao vendem direto para o consumidor, que eu deveria fazer o pedido na assistencia.

 

Como a cafeteira ainda estava la em manutenção, expliquei pra eles que a propria mondial orientou pra eu fazer o pedido com eles .. dai a moça falou q demorava chegar, eu falei q nao tinha pressa, pois estava com o filtro faltando mesmo ... ai qdo a cafeteira ficou pronta uns 30 dias depois, me devolveram ja com o filtro q a mondial mandou, e nao me cobraram nada.

 

A dica que te dou e ir na assistencia e insistir pra eles fazerem o pedido, mesmo que demore ... caso eles se neguem fazer a reclamação direto na mondial ... sugiro vc alegar que extraviou o filtro.

 

Qto ao valor nao sei, ja q nao me cobraram nada, mas imagino eu que nao deva custar entre 30 e 50 reais né ... considerando que o valor da cafeteira toda é 249,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, só pra eu tomar como referencia ... vc usa no nivel 5 do moedor, a sua gaggia é filtro despressurizado??

 

Sim, filtro NÃO pressurizado, duplo, com uma dose generosa (duas colheres-medida e meia, o manual manda colocar duas). Continuo meus testes, agora tenho oscilado entre 5 e 7 para tentar descobrir qual a melhor alternativa. Com certeza abaixo de 5 não dá (pelo menos com o grão que estou usando), e acima de 7 também não ficou bom. Tenho variado também a pressão no tamper, já vi que acima de um certo ponto (de força) não faz diferença apertar mais, porém abaixo de um certo ponto fica ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também nao estou conseguindo crema na minha Mondial.

Já tentei usar os saches do Café do Mercado e hoje tentei o cafeterie do Café do ponto (no filtro pequeno e grande, alternando quantidade e "pressão") mas não tem jeito de sair crema... o que pode estar acontecendo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sachê esquece....

 

 

Agora o outro está velho? (Mais que 20 dias de torra)

 

Comprei hoje no mercado... é daqueles embalados a vacuo com moagem pra expresso.

O que eu achei meio estranho do sache é que ele nao é exatamente do tamanho do filtro e eu sinto que sobram lugares ao redor dele, isso compromete a extração, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...