Ir para conteúdo

Dica para um espresso decente com cafeteira pressurizada!


Postagens recomendadas

Todos os sachês que comprei até hoje são do mesmo tamanho. Eles preenchem todo o filtro. Qual marca vc comprou Gustavo?

 

Comprei do Café do Mercado, do mercado público aqui de porto alege.

http://www.cafedomercado.com.br/

 

Ele entra e sai bem fácil do filtro e sobram espaços dos lados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxa vida, só descobri este tópico agora, hoje... Como perdi tempo, desde que comprei a cafeteira já tirei 2 férias de 30 dias... podia ter feito cursos... Mas vamos olhar pra frente.

 

Na minha C-08 vejo que ao final da extração o normalmente o café fica a 85°C e na PHC-19 a 80°C. Nas máquinas profissionais, qual é essa temperatura ?

 

Outra curiosidade, sempre tive uma balança Filizola ao lado da cafeteira. Não tinha pensado em usar a mesma para medir a "força" que aplico no tamper. Entre aspas pois a balança mede massa e não força.

 

Pus o tamper de aço na balança, marcou 350 gramas. Apertei a tecla tara para zerar. Aí segurei no tamper e apliquei força até marcar 10Kg, o que entendo que seria o mesmo que colocar ali 2 sacos de 5Kg de arroz. É isso mesmo ? Achei uma senhora força, lembrando que o único esporte que pratico é jogar xadrez...

 

Já vi por aí as mocinhas que servem o café, após colocarem o pó moído no filtro/PF, encostarem o PF por baixo numa peça circular fixa, que não sei se é apenas para regularizar a superfície, ou se é pra calcar ali mesmo. Não lembro se o filtro era pressurizado e nem se depois aplicavam o tamper... Aí fiquei imaginando se não seria 10 Newtons de força, equivalente à massa de 1Kg, que é uma força 10 vezes menor. Nunca vi um tamper dinamométrico, ele é calibrado em unidade de massa (Kg) ? Desculpem a pergunta, não é impertinência, é ignorância mesmo...

 

E outro detalhe que me ocorreu... Fazendo as contas, um tamper com diâmetro de 51mm tem apenas 77,32% da área de um tamper com diâmetro de 58mm. A pressão é a força dividida pela área. Então eu concluo que se você deve aplicar a força equivalente a uma massa de 10Kg com um tamper de 58mm, para obter a mesma pressão sobre o pó com um tamper de 51mm você deve aplicar a força equivalente à massa de 7,732 Kg. Concordam ou não ? Essa variação da pressão com o diâmetro do tamper é abordada nos cursos ?

 

Obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não pense demais...

 

A temperatura que o café sai depende da temperatura da água e da troca de calor, ou seja, uma extração lenta e o café não sairá tão quente, uma extração rápida e o café sai mais quente. Então é difícil usar esse número para qualquer comparação. Em linhas gerais, o café deveria sair pouco mais que queimando nossas línguas, talvez na faixa de 70°C a 80°C...

 

E quanto a compactação, a função é formar o bolo, a resistência inicial do mesmo. Depois, quando se aumenta a pressão da água, os particulados é que farão o serviço maior de restrição. Com o tamper do tamanho do filtro fica mais fácil fazer um bolo uniforme. Acho que 10-15kg é razoável, não é tanta força se tiver a ferramenta correta. Mas até 5kg deve dar bons resultados. Pensando em pressão, a área de um tamper de 58mm é aproximadamente 26 cm², então 25-30kg, que é o valor pregado pelos cursos, dá aproximadamente 1 bar... Não é muito.

 

As pessoas insistem em compactar com muita força, mas acho que isso só muda um pouco o intervalo inicial da extração, enquanto a água está passando com pouca pressão. Acho bobeira medir a força/massa na balança.

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando a explicação de Marcio, a compactação ainda visa:

1. Nivelar o bolo, para evitar que a água tenda a sair pela parte mais "baixa", formando um canal por onde a agua tenderá a escorrer (menor esforço) sem molhar e extrair o pó do resto do bolo.

2. Eliminar bolsões de ar no bolo, que também seriam "procurados"pela água (novamente o menor esforço) e tambem, novamente, formando canais com consequencias identicas às do ponto anterior.

Estes dois efeitos podem ser obtidos utilizando relativamente pouca força.

A compactação para restrição do fluxo e que demanda mais força, mas também pode ser compensada atraves do moido mais fino ou do aumento da quantidade de pó, que tambem tem como consequencia o de restringir o fluxo do liquido.

Quando a água forma estes "canais", ou "channeling", o gosto do café obtido será pior (mais fraco e "lavado") quanto maior o channeling formado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Werner,

 

"Complementando o complemento" dos colegas...na boa, use a força de compactação como constante e não como variável.

 

Já existem muitas variáveis para tomar conta e quase todas elas são mais fáceis de medir e controlar consistentemente do que a força. Encontre uma zona de pressão confortável para seu corpo e que permita aplicar o esforço com a técnica correta. Pronto. Congele isso e elimine essa variável do sistema.

 

Se precisa controlar fluxo, tempo de extração, etc, mexa na moagem (ajuste grosso) e faça ajustes finos mexendo na dose, para compensar, por exemplo, o envelhecimento do grão.

 

Abraços,

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal,

 

Primeiramente obrigado pelas respostas. Repensando as perguntas, me veio à mente o seguinte.

 

Sobre a temperatura, realmente muitos fatores objetivos e subjetivos influenciam. Em alguns processos, 1°C pode ser a diferença entre a perfeição e um desastre. No caso do espresso, a tolerância então é bem maior...

 

Sobre a força aplicada no tamper, hoje fiz mais testes e notei o seguinte. Não é necessária tanta força assim no braço pra balança atingir a marcação de 10Kg, o que é cansativo é tentar ficar mantendo esses 10Kg por vários segundos... isso me deu a impressão de ser uma força extraordinária. Realmente, uma pressionada simples chega nos 10Kg sem problemas....

 

E concordo, compactar é preciso. Com uma mínima força, praticamente só encostando, se consegue nivelar o bolo. Mas apenas nivelar não evita o channeling.

 

Neste momento, o pó já está, e continuará nivelado. Aumentando a força, vai se eliminando os espaços vazios (ar) entre as partículas, até o ponto em que as partículas da superfície estarão suficientemente apoiadas nas partículas de baixo, de maneira que a pressão da água em cima não conseguirá mais deslocar lateralmente o pó, e dessa forma criar um canal.

 

Neste ponto, o bolo se torna uma barreira porosa uniforme. A partir deste ponto, do qual já não mais será possível ocorrer o channeling, o efeito do aumento da pressão no tamper é apenas o aumento da resistência dessa barreira, ou seja a restrição de fluxo...

 

A torcidinha no tamper deve ajudar a dar essa "trancada" nas partículas...

 

Uma outra coisa que li é que se considera o tempo de extração todo o tempo que a bomba fica ligada e não apenas o tempo em que sai café. Então, os tempos que eu medi, na realidade são um pouco maiores...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de eu comprar o moedor, eu experimentei algumas marcas de café de supermercado já moído, como Cafeterie, Ghini e Bravo. Não sabia absolutamente nada da técnica. Comecei a gostar mais do resultado quando enchia o filtro maior até a boca, apertava o máximo que podia com o tamper plástico e tirava apenas um café,

 

Depois que arrumei o tamper de metal de 51mm, mesmo ainda com todas essas dúvidas, passei a ter uma espuma melhor e mais escura, mas aí já estava usando café que comprei em cafeterias e pedi pra "moer pra máquina de espresso". Embora totalmente sem controle pois nunca me perguntaram a marca/modelo ou como era o filtro...

 

Finalmente, eu comprei um moedor relativamente barato e um café em grão sofrível pra começar a aprender sobre o efeito do grau de moagem, e estou aguardando a chegada de uns filtros não pressurizados para começar tudo do zero novamente...

 

Alguém aí já conseguiu uma crema decente usando algum café de supermercado e a Mondial C-08? Quero ter certeza de que minha máquina nao está com problemas...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, a menos que se apele para um dinamométrico, só a prática leva à perfeição...

 

Como anedota (triste), aconteceu comigo hoje:

 

Aqui em Bauru, por equanto, tem apenas um Shopping. Tem uma loja de chocolates com uma Spaziale S5. Lá o café sai consistente e com mais crema, mas mesmo assim um pouco amargo pra tomar sem nenhum açúcar.

 

Tem uma loja de livros com máquina alugada da Italian Coffee. O café lá sai ralo, com espuma que some ao mexer e tão amargo que parece óleo de motor queimado.

 

Curiosamente, tem uma cafeteria de franquia na qual o café servido custa R$ 3,90 e é inacreditável de tão ruim, sai ralo, sem espuma nenhuma e amargo. Fazia quase um ano que não arriscava ir lá. Um colega meu comentou que lá têm cafés com aromas e sabores diferentes, que eu confesso, nunca havia notado. Resolvi dar uma chance, e desta vez tentando analisar o preparo com o pouco que aprendi.

 

Paguei, pedi o café com aroma de chocolate, a moça tirou o potinho plástico de baixo do balcão, colocou duas colheres no filtro, colocou o PF no grupo sem nem ao menos nivelar o café. Ligou. Vi o café descer aos borbotões e em menos que 10 segundos encheu a xícara. Tinha menos espuma que café coado na hora... Ainda serviram numa bandejinha e com copinho de água com gás... Pelo menos veio cheirando chocolate mesmo. Senti um misto de revolta com tristeza. Enquanto bebia, fiquei procurando algum tamper dando sopa por ali, mas não vi nenhum... Aí voltei pra casa e tomei um outro café muito melhor feito na C-08...

 

Werner, "Complementando o complemento" dos colegas...na boa, use a força de compactação como constante e não como variável. Já existem muitas variáveis para tomar conta e quase todas elas são mais fáceis de medir e controlar consistentemente do que a força. Encontre uma zona de pressão confortável para seu corpo e que permita aplicar o esforço com a técnica correta. Pronto. Congele isso e elimine essa variável do sistema. Se precisa controlar fluxo, tempo de extração, etc, mexa na moagem (ajuste grosso) e faça ajustes finos mexendo na dose, para compensar, por exemplo, o envelhecimento do grão. Abraços, Léo
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém aí já conseguiu uma crema decente usando algum café de supermercado e a Mondial C-08? Quero ter certeza de que minha máquina nao está com problemas...

 

O melhor (ou menos ruim) café já moído que testei até agora foi o Cafeterie do Café do Ponto. O café Bravo, foi impossível tomar. Muito, muito amargo. Pra quem não tem moedor ou é isso ou sachê (que também não tem muita crema, mas pelo menos é gostoso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkk, Werner você é figura, cara! Cada história engraçada...

 

Olha só, voltando ao ponto da compactação, é mais ou menos isso que você falou. É dificil (e desnecessário) fazer força por um tempo mais longo. Uma simples pressão de 10kg por 1 segundo já é mais que suficiente. Se você observar os baristas bons no dia a dia vai ver que eles compactam em menos de um segundo.

 

Quanto à "torcidinha" o objetivo dela não é travar mas sim polir a superfície do bolo para não ficarem grãos soltos. Ela deve ser feita com um mínimo de força, quase com o peso do tamper.

 

E quanto ao efeito do channeling, não é uma compactação mais forte que elimina essa possibilidade, mas sim um bom perfil de moagem, filtro seco na hora de encher e principalmente distribuição adequada do café no filtro antes de compactar. Na verdade se esses aspectos acima não forem observados uma compactação mais forte poderá até aumentar a chance dessa canalização (channeling), pois o "ponto fraco" do bolo de café ficará ainda mais fraco proporcionalmente ao resto do bolo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor (ou menos ruim) café já moído que testei até agora foi o Cafeterie do Café do Ponto. O café Bravo, foi impossível tomar. Muito, muito amargo. Pra quem não tem moedor ou é isso ou sachê (que também não tem muita crema, mas pelo menos é gostoso).

 

É o que eu tenho aqui, mas não tem jeito do café sair com crema :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o que eu tenho aqui, mas não tem jeito do café sair com crema :(

 

com a minha Oster OEMP50 que estou ainda em humilde lua de mel nesta primeira semana com ela, consegui tirar com uma crema mais ou menos com o pó Segafreddo Spresso Casa que comprei no Pão de Açucar perto de casa. Como ainda não chegou meu moedor e meus grãos não consegui esperar e optei por ele após uma indicação. Não é muito caro, talvez valha a pena tentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixe eu nao curto Segafredo. Sempre que tem cafeteria servindo segafredo eu recuso. É um expresso horrivel hehe deve ta competindo com o cafe palheta que tomei no aeroporto do galeao. :)

Na hora que chegar os graos com torra recente, vc vera a diferenca.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz esse espresso agora há pouco e queria saber o que vocês acham da consistência, considerando os equipamentos utilizados. Fiz poucos até agora e ainda estou aprendendo a mexer com café e aparelhos, então queria umas dicas. Ainda não tenho balança digital (está a caminho), então uso a quantidade que o moinho (Cuisinart DBM-8) fornece na posição para 4 xícaras (segundo o manual, para moagem mais fina é preciso maior quantidade, então o que ele produz para 4 xícaras com moagem mais fina possível eu uso para 2 xícaras do tamanho desta do vídeo). Aqueço a Baby Twin por cerca de 10 minutos, com o porta-filtro. Coloco o café moído (instantes antes) no filtro (duas medidas da colher que acompanha a Baby Twin), faço compactação, encaixo no porta-filtro e coloco na Gaggia. Esperei poucos segundos (para aquecer o filtro um pouco) e extraí. Não cronometrei o tempo de extração ainda, mas é automático de qualquer forma. Uma dúvida que não lembro de ter lido: na Baby Twin eu sempre encaixo e giro o porta-filtro até ele travar mais ou menos (sem muita pressão) ou deixo ele reto no centro? Estou passado um pouco do centro, afinal o filtro nunca fica cheio até a borda. Achei que era mais coerente com as leis da física do que deixar um espaço para ser "inundado". Outra coisa: sei de toda a questão envolvendo o moedor Cusinart DBM-8 e a moagem para espresso, mas vocês acham que está muito ruim? A causa seria os grãos não suficientemente moídos? Tem o esquema para hackear o moinho, mas estou avaliando a necessidade ainda. Abraços.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 years later...

Amigos,

Depois de algum tempo (uns anos na verdade) utilizando apenas a minha Nespresso, voltei a dar atenção à minha C-08, pois recentemente comprei um moedor de grãos.

Comprei um moedor “barato” apenas pra retomar as experiências. Escolhi o Di Grano da Cadence. Comprei também a balança digital Sf-400 

Tenho o seguinte passo-a-passo na preparação:

  1. Ligo a C-08 e deixo aquecer com o PF encaixado nela. E antes de tirar o café eu tiro um pouco de água quente pra aquecer o sistema e a xícara que vou usar.
  2. Peso 8 gramas de grãos. Estou utilizando o Avantti Tradicional da RS café, torra média.
  3. Faço a moagem entre 20 e 25 segundos
  4. Coloco o pó no filtro duplo pressurizado e compacto com o “tamper” de plástico que vem com a C-08.
  5. Extraio uma xícara de café de 40ml (não cronometrei o tempo)
  6. Percebo o filtro encharcado após a extração. 

Obs. No teste dos 30 segundos obtenho 130ml com o PF (sem o filtro) encaixado. 

Por manter sempre o mesmo passo-a-passo, sempre obtenho o mesmo resultado. Um café forte porém com crema inadequada que se desfaz facilmente, na verdade é uma espuma somente. 

O que me recomendam os experts sobre alteração no processo para obter a “crema ideal”?

Um abraço e obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Uma dica que eu demorei a aprender - em relação ao tamping - é a quantidade de força necessária. Já cheguei aplicar tanta força, que consegui bloquear totalmente a saída de água numa tentativa de fazer espresso (ou tijolo, porque o que formou no filtro foi um tijolo :D)

Vejam o vídeo abaixo, não é necessário tanta força assim não ...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza, aprendí que um tamper correto melhora o fluxo do café, e ajuda inclusive na doçura.

Mas os fazer a força correta agora é só chamar o Gilberto e pegar com ele o tamper dinanometrico que ele faz que é incrível e sempre a mesma pressão.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/02/2018 at 15:28, Skiva disse:

Amigos,

Depois de algum tempo (uns anos na verdade) utilizando apenas a minha Nespresso, voltei a dar atenção à minha C-08, pois recentemente comprei um moedor de grãos.

Comprei um moedor “barato” apenas pra retomar as experiências. Escolhi o Di Grano da Cadence. Comprei também a balança digital Sf-400 

Tenho o seguinte passo-a-passo na preparação:

  1. Ligo a C-08 e deixo aquecer com o PF encaixado nela. E antes de tirar o café eu tiro um pouco de água quente pra aquecer o sistema e a xícara que vou usar.
  2. Peso 8 gramas de grãos. Estou utilizando o Avantti Tradicional da RS café, torra média.
  3. Faço a moagem entre 20 e 25 segundos
  4. Coloco o pó no filtro duplo pressurizado e compacto com o “tamper” de plástico que vem com a C-08.
  5. Extraio uma xícara de café de 40ml (não cronometrei o tempo)
  6. Percebo o filtro encharcado após a extração. 

Obs. No teste dos 30 segundos obtenho 130ml com o PF (sem o filtro) encaixado. 

Por manter sempre o mesmo passo-a-passo, sempre obtenho o mesmo resultado. Um café forte porém com crema inadequada que se desfaz facilmente, na verdade é uma espuma somente. 

O que me recomendam os experts sobre alteração no processo para obter a “crema ideal”?

Um abraço e obrigado.

Acabei de fazer aqui em uma C-08 um espresso bem feito mas usei o filtro pequeno e não deixei ele compactado até o topo ( deixei uns 4 mm de espaço entre o topo do filtro e o nível do pó ).

Sigo esse mesmo esquema seu mas o meu pó não fica encharcado após a extração talvez o seu fique porque esteja afinando demais o pó na moagem devido aos seus grãos serem mais " macios ".

Essa dica de aquecer primeiro o filtro e o porta filtro e a xícara foi o que eu precisava para obter crema nos meus espressos ( talvez a pressão tenha atingido o nível necessário pela caldeira ficar mais quente ).

Outro detalhe importante sobre essa máquina. Depois que se tira um espresso nela parece que tem que se esperar talvez uma hora para se tirar outro espresso senão ele sai mal feito se fizer antes desse tempo ( acho que a caldeira perde pressão se preaquecida ).

E mais, a cada espresso se deve tirar uns 200ml de água pelo filtro para enxaguar a peneira da caldeira para que não venha a entupir com o tempo com resíduos de café. Após uns 5 anos ou até antes disso pode haver a necessidade de uma limpeza interna da caldeira e de seu filtro e duto que tende a acumular areia ou terra da água.

EDIT

É, não resolveu, como eu já deveria ter esperado desta máquina, a crema deixou de sair seguindo esse roteiro. A única vantagem é que o espresso sai mais quente já que a xícara e o porta filtro com o filtro são preaquecidos.

EDIT 2

Consegui agora um espresso de qualidade mas tive que preaquecer só um pouquinho ( só beliscar o porta filtro ) e extrair só 20ml pois mais que isso estraga a bebida.

EDIT 3

Acho que deve ser esse tal de " tunneling " que disseram que está causando variações nas minhas extrações principalmente por estar usando um moedor de lâminas desses baratos e que o pessoal fala mal. Mas pode ser também alguma variação na pressão da máquina.

Voltei para o meu velho modo de fazer o espresso de 20 ou 30ml com grãos moídos por 25 segundos gerando pó de café compactado no filtro abaixo do seu limite máximo em uns 4mm e não preaquecido dando em uma bebida morna mas saborosa com pouca espuma ( parece que o espresso mais quente tem menos sabor ou corpo ).

Foi o máximo que consegui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 3/23/2018 at 16:48, Henrique - RJ disse:

Acabei de fazer aqui em uma C-08 um espresso bem feito mas usei o filtro pequeno e não deixei ele compactado até o topo ( deixei uns 4 mm de espaço entre o topo do filtro e o nível do pó ).

Sigo esse mesmo esquema seu mas o meu pó não fica encharcado após a extração talvez o seu fique porque esteja afinando demais o pó na moagem devido aos seus grãos serem mais " macios ".

Essa dica de aquecer primeiro o filtro e o porta filtro e a xícara foi o que eu precisava para obter crema nos meus espressos ( talvez a pressão tenha atingido o nível necessário pela caldeira ficar mais quente ).

Outro detalhe importante sobre essa máquina. Depois que se tira um espresso nela parece que tem que se esperar talvez uma hora para se tirar outro espresso senão ele sai mal feito se fizer antes desse tempo ( acho que a caldeira perde pressão se preaquecida ).

E mais, a cada espresso se deve tirar uns 200ml de água pelo filtro para enxaguar a peneira da caldeira para que não venha a entupir com o tempo com resíduos de café. Após uns 5 anos ou até antes disso pode haver a necessidade de uma limpeza interna da caldeira e de seu filtro e duto que tende a acumular areia ou terra da água.

EDIT

É, não resolveu, como eu já deveria ter esperado desta máquina, a crema deixou de sair seguindo esse roteiro. A única vantagem é que o espresso sai mais quente já que a xícara e o porta filtro com o filtro são preaquecidos.

EDIT 2

Consegui agora um espresso de qualidade mas tive que preaquecer só um pouquinho ( só beliscar o porta filtro ) e extrair só 20ml pois mais que isso estraga a bebida.

EDIT 3

Acho que deve ser esse tal de " tunneling " que disseram que está causando variações nas minhas extrações principalmente por estar usando um moedor de lâminas desses baratos e que o pessoal fala mal. Mas pode ser também alguma variação na pressão da máquina.

Voltei para o meu velho modo de fazer o espresso de 20 ou 30ml com grãos moídos por 25 segundos gerando pó de café compactado no filtro abaixo do seu limite máximo em uns 4mm e não preaquecido dando em uma bebida morna mas saborosa com pouca espuma ( parece que o espresso mais quente tem menos sabor ou corpo ).

Foi o máximo que consegui.

Obrigado por citar sua experiência Henrique.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/03/2018 at 11:05, Skiva disse:

Obrigado por citar sua experiência Henrique.

Talvez seja esse seu moedor Di Grano o culpado pela falta de crema dos seus espressos por ele ser de lâminas.

Eu uso um moedor de lâminas também mas pedi um Botini de mó que parece que alguém dos Correios roubou pois o dão como extraviado.

Talvez eu compre um outro moedor Botini em uma lojinha aqui do bairro, que custa o dobro (quase 200 reais ), para ver se consigo espressos mais estáveis com crema porque é raro isso acontecer com o elétrico de lâminas.

Esse Botini da lojinha possui umas rodinhas dentadas como mós ( é um modelo antigo ) e mói manualmente com manivela.

Hoje meus espressos só saem com uma espuma fininha e só tiro de 20 a 30ml de cada vez para tentar evitar que o café perca corpo e se torne aguado ( o que chamaram de café lavado ). O faço com o filtro pequeno com uns 6g de pó de café meio grosso, como recomendado no manual dessa C-08, para não entupir a extração e também não sair forte demais e desagradável no paladar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Skiva

Descobri um jeito de se obter mais espuma na cafeteira C-08 com o filtro pequeno pressurizado e com moedor de lâminas.

O segredo é misturar duas granulações diferentes do pó de café. Primeiro bota-se pra moer uma quantidade de grãos por uns 15 ou 17 segundos deixando o pó meio grosso. Depois separa-se 70% desse pó grosso e bota-se para moer por 5 segundos. Em seguida misturam-se bem essas duas granulações e faz-se o teste tirando um espresso com o filtro pequeno. Perceberá que o espresso irá sair com mais espuma em todas as extrações, com pouco pó ( uns 6g ) e bom corpo.

Se quiser pode regular essas extrações moendo novamente parte dessa mistura de granulações diferentes obtendo mais espuma ( crema não dá para garantir ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@Skiva

Descobri um jeito de se obter mais espuma na cafeteira C-08 com o filtro pequeno pressurizado e com moedor de lâminas.

O segredo é misturar duas granulações diferentes do pó de café. Primeiro bota-se pra moer uma quantidade de grãos por uns 15 ou 17 segundos deixando o pó meio grosso. Depois separa-se 70% desse pó grosso e bota-se para moer por 5 segundos. Em seguida misturam-se bem essas duas granulações e faz-se o teste tirando um espresso com o filtro pequeno. Perceberá que o espresso irá sair com mais espuma em todas as extrações, com pouco pó ( uns 6g ) e bom corpo.

Se quiser pode regular essas extrações moendo novamente parte dessa mistura de granulações diferentes obtendo mais espuma ( crema não dá para garantir ).

@Henrique - RJ,

neste último final de semana resolvi gastar um tempo para limpar internamente a C-08.

Eu desmontei o chuveiro a começar por soltar o parafuso que fica onde encaixamos o porta-filtro.

Após soltar esse parafuso saem também uma molinha com uma peça plástica dentro e uma tampinha de uns 40/45mm de diâmetro toda furadinha que é por onde passa a agua antes de passar pelo filtro com o pó.

Estava muito sujo, com borra de café parecendo de décadas atrás e por esse motivo a tampa estava com os furinhos entupido em quase sua totalidade. Limpei com uma escova de dentes de cerdas finas, deu um bom trabalho, mas desentupi todos os furos, sendo possível verificar olhando contra a luz.

Após a limpeza, o aumento de vazão da agua é muito nítido. Não sei se houve aumento de pressão também.

Com isso, alterei uma variável que estava fixa nos meus testes (a vazão da agua). Então praticamente voltei a fazer todos os testes novamente, mas os primeiros testes foram promissores. Consegui uma crema razoável.

Agora estou fazendo testes com diferentes granulações de moagem pra ver se encontro uma bacana. Quando chegar num resultado estável eu compartilho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Skiva disse:

@Henrique - RJ,

neste último final de semana resolvi gastar um tempo para limpar internamente a C-08.

Eu desmontei o chuveiro a começar por soltar o parafuso que fica onde encaixamos o porta-filtro.

Após soltar esse parafuso saem também uma molinha com uma peça plástica dentro e uma tampinha de uns 40/45mm de diâmetro toda furadinha que é por onde passa a agua antes de passar pelo filtro com o pó.

Estava muito sujo, com borra de café parecendo de décadas atrás e por esse motivo a tampa estava com os furinhos entupido em quase sua totalidade. Limpei com uma escova de dentes de cerdas finas, deu um bom trabalho, mas desentupi todos os furos, sendo possível verificar olhando contra a luz.

Após a limpeza, o aumento de vazão da agua é muito nítido. Não sei se houve aumento de pressão também.

Com isso, alterei uma variável que estava fixa nos meus testes (a vazão da agua). Então praticamente voltei a fazer todos os testes novamente, mas os primeiros testes foram promissores. Consegui uma crema razoável.

Agora estou fazendo testes com diferentes granulações de moagem pra ver se encontro uma bacana. Quando chegar num resultado estável eu compartilho.

Para tentar evitar o acúmulo de resíduos nessa região desse " chuveiro " sempre faço um enxágue ( de maneiras diferentes ) como que tirando espressos mas sem pó de café após cada espresso.

Se nunca fez uma limpeza interna da caldeira após uns 3 ou 5 anos talvez tenha que fazer ( é que a sujeira tende a entupir esse local do chuveiro ) e para isso terá que usar uma chavinha hallen. Nas caldeiras das minhas duas cafeteiras ( tenho duas, uma comprei há pouco tempo já usada por 120 reais ), depois de anos de uso, tinha uma espécie de lodo com areia acumulado e uma estava um pouco calcificada talvez por usar água mineralizada pelo filtro de torneira ( AtiviFiltro ) que possui dolomita a qual libera cálcio e magnésio. O problema é que essa limpeza tende a comprometer a borracha ( um anel de vedação ) de cor laranja interna da caldeira se ficar abrindo ela várias vezes, depois talvez só comprando nova para resolver o defeito de vazamento que passa a ter.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Skiva

Uma dica importante que acho que melhora a qualidade do espresso nessa máquina C-08 ( Mondial ou Britânia ).

Percebi que se eu misturar uma granulação grossa com uma granulação fina parece que há a tendência de espumar mais e até de criar crema.

Eu bem que estava percebendo que no final de cada porção de café o espresso espumava mais e não sabia porque até que me veio essa ideia que venho testando.

Então, primeiro e encho o triturador de lâminas com grãos e boto pra moer só uns 20 segundos o que deixe o pó meio grosso. Em seguida tiro do moedor umas duas ou três medidas desse pó deixando o resto pela metade do moedor. Torno a moer por mais uns 5 segundos deixando esse pó restante mais fino. Logo depois misturo bem a parte grossa do pó com a parte fina para fazer os espressos.

Pelo menos o espresso costuma ter corpo mesmo no filtro pequeno ( 1 cup ) e fica bem forte no filtro grande ( 2 cup ). Adoçando esse espresso com atenção é possível obter um café bem saboroso ou gourmet mas isso se o grão tiver o selo gourmet ( em café comum de supermercado não tem jeito ).

Acho que é o melhor jeito de se evitar gastar dinheiro com moedor de mós cônicas e ainda ter que gastar para despressurizar os filtros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...