Ir para conteúdo

Recém pesquisa em usados - Moedores


Roberto Buril

Postagens recomendadas

Pessoal, fiz uma pesquisa recente em usados procurando moedores com lâmina plana.

 

Vai alguns dos achados:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-622131484-moedor-de-cafe-saeco-para-maquinas-de-cafe-expresso-_JM

(Parece um mazzer jolly?)

 

http://pr.olx.com.br/regiao-de-curitiba-e-paranagua/industria-comercio-e-agro/moedor-de-cafe-profissional-importado-58845913?xtmc=moedor+de+caf%C3%A9&xtnp=2&xtcr=11

Moedor espanhol tem com lâminas planas e cônicas. Fiz algumas perguntas ao vendedor mas ele não me respondeu ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roberto, não que eu possa afirmar que seja "errado" como você está escrevendo, mas mencionar mós como lâminas pode gerar confusão, pois diferenciamos moedores por sua tecnologia como sendo  de lâminas ou de mós. E os de lâminas são aqueles que funcionam de maneira análoga a liquidificadores e processadores de alimentos.

 

Os moedores que você linkou são de mós, nenhum deles usa a tecnologia que identificamos como sendo "lâminas", muito embora possa-se argumentar que os mós sejam ranhuras laminadas num anel ou bloco de material rígido.

 

Para evitar colocar os leitores novatos mais incautos no caminho da compra inadequada, vamos atentar para o nome mais adequado de cada tecnologia, ok?

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mós. Apesar de não ter lido nada constatando isso, acho que as mós planas são as melhores mós (presente na maioria dos moinhos tops, como o residencial vario e o mazzer super jolly) e depois as mós cônicas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não diria que mó plana é melhor que cônica. Cada um gera um perfil na xícara. Alguns se destacam mais em algumas extrações e outros em outras.. [emoji14]

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela correção Cabral.  em ingles as vezes as pessoas falam em burr ou blades para a mesma coisa. Por isso acabei falando em lâminas. Mas o correto seria Mós mesmo...

 

Achei que esse saeco poemia é um OEM como várias marcas fazem. E achei parecido com o jolly.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho como dizer qual é melhor entre as tecnologias de mós, mas aprendi que qualquer tipo de mó é melhor do que lâminas em termos de consistência.

 

E só posso dar minhas opiniões partindo das experiências e leituras.

 

Tenho um Vario de mós planas, um Breville Smart de mós cônicas e um Krups de mós cônicas pequenas.

 

Acho que o Vário entrega uma moagem mais precisa não só porque tem mais ajustes, mas porque o modo de funcionar parece manter o pó mais uniforme, mas isso ajuda alguns tipos de preparo e atrapalha outros. Acho que os cônicos são mais flexíveis mas, no espresso, usando o Breville, não consigo extrair tanta variação de notas e delicadezas de sabores e aromas quando com com o Vario.

 

No meu caso, segundo minhas experiências de moagem pra FP, AP e Drip Cold-Drip, o Vário com mós cerâmicas e pré-ajuste para espresso, não faz bem. Até o Krups faz melhor. Nunca testei o Vario com mós de aço e pré-ajuste para moagens grossas, então meu parque de referências é bem limitado.

 

Carpe Coffeam!

Editado por Cabral
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual Krups Cabral? O GVX é plana..

 

Apenas complementando, os moinhos de lâminas, na grande maioria (se não todos), não possuem ajuste de granulometria. O ajuste é feito triturando-se mais ou menos tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral, o meu Vario também está regulado pra expresso (inclusive pra torras claras). Consigo assim moagem bastante boa para coados (quando em comparação com o BB005), Aeropress (uso em uma faixa mais próxima do expresso) e prensa (mas não na moagem clássica, bem grossa, pois essa ele não atinge com a configuração atual).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, foi uma conclusão a partir do uso dela. Como estou adquirindo um moedor, nas minhas pesquisas realmente o que se afirma é que não se é possível comparar as planas e as cônicas, sendo que as planas sofrem ação centrífuga, o que altera o perfil em relação às mós cônicas que funcionam por gravidade. Dessa forma, os particulados são bem diferentes, não sendo superior ou inferior... diferentes!

 

Vide esse vídeo tem a comparação com a ampliação 1:500 sobre as partículas geradas:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, o Krups em questão é um GX6000 que "troquei" com um amigo que se arrependeu da compra. Trouxe pra ver se dava pra melhorar a moagem pra fazer Turco...  :D  :lol:  :D  Santa ingenuidade! Tinha um moinho manual quase sem uso na bancada (mós cônicas de porcelana) que eu testei pra turco e ficou bom, mostrei pra ele e a oferta de troca veio do próprio! Expliquei que o meu custava U$ 20 e o dele U$ 60, mas ele quis a troca... :rolleyes:

 

Tinha esquecido, tenho também um GVX2, está emprestado com um parente que comprou uma Moka e tava em dúvida se comprava mesmo moinho, então dei um pacote de café em grãos de presente e emprestei o GVX2, que é de mós planas mesmo. Preciso pegar de volta e tentar vender o GX6000 pra ele, pois pra espresso o GVX2 é bem melhor que esse Krups novo, e pra Moka o GX6000 dá e sobra.

 

Rodrigo, você já tentou usar um Virtuoso normal, no ajuste grosso, pra FP ou Cold Drip? É bem parecido com o Breville Smart. Na verdade, não notei diferença em relação ao Preciso, se bem que o que testei "lado a lado" com meu Smart era um bem usado, comprado online por um casal de amigos que o trouxeram para que eu ensinasse a limpar e a usar.

 

Na minha experiência, o sabor das extrações na FP e Cold Drip ficaram muito mais "detalhadas" com a moagem do Breville do que com a do Vario. Para coados depende muito do grão: torras claras gosto de moer fino no Vario, torras médias ou mais escuras moo mais grosso no Breville e acho que fica melhor do que moer com a mesma "sensação" de granulometria que uso no Vario. Pra aeropress convencional ainda não decidi direito, tenho ótimas lembranças do GVX2, que é de mós planas, mas impreciso o bastante tornar o teste inconclusivo quando comparei com o Vario, e não tenho feito mais AP normal desde que peguei o Smart. Mas na Impress fica melhor no Vario.

 

Carpe Coffeam!

 

PS: onde escrevi "Drip" era pra escrever "Cold Drip" no post#12, corrigido agora, mas a citação do Rodrigo foi feita com a palavra Drip apenas, quando dei a entender que eu falava de Coados, o que não era o caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma ampliação muito exagerada, mas que pra mim também não diz muita coisa... Ser bonito ou não, eu não tenho conhecimento para justificar qualquer escolha técnica ou sensorial.

 

Mas se fosse pra escolher, eu escolheria as cônicas também (pelas fotos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mais "chato" disso é que só tendo moinhos das duas tecnologias de mós é que descobrimos qual agrada mais.

 

E dependendo do grão, da torra e do método, fica melhor num do que no outro. Hoje, meu Mahlkönig Vario de mós planas e uns 200 e tantos níveis de ajuste fica lado a lado na bancada com o Breville Smart de mós cônicas, que tem pouco mais de 40 níveis de ajuste. E a despeito de eu ter pago U$ 1000 no Mahlkönig e apenas U$ 230 no Breville, não vejo problema em reconhecer que há combinações de preparo em que o Smart se sai melhor do que o Vario.

 

Nada substitui o teste do sabor na xícara segundo o paladar de cada um.

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...