Ir para conteúdo

Primeiro moedor


Juliano Gugelmin

Postagens recomendadas

Bom dia a todos. Sou amante de café, adoro espressos, os de cafeteria, e acabo de ganhar de presente de formatura de minha esposa uma cafeteira que eu estava namorando, uma Oster Prima Latte. após fazer o primeiro café nela (para testar, com pó moído), um pouco de decepção, apesar de saber que tenho que comprar café em grão, de boa qualidade e também um moedor. 

Estava decidido a comprar um Cuisinart elétrico DCG 20. Em uma pesquisa sobre a cafeteira, descobri o CDC. 

 

Aí comecei a entender um pouco mais e ver que quanto mais leio e pesquiso, mais confuso fico... Rs.

Vi que a cafeteira não é aquilo tudo, e que o moedor não é adequado. 

Não vou fazer um investimento alto, ao menos por enquanto, no moedor. 

 

Vi em algumas postagens que é melhor investir num moedor manual de qualidade um pouco melhor do que num elétrico sem qualidade como o que eu estava querendo.

 

Pois bem, não é fácil a escolha, a começar pela dificuldade em achar moedores das marcas como Hario e outro que não recordo a marca... 

 

Achei no site Academia do Café algumas opções de hario manuais, com preços semelhantes. http://shop.academiadocafe.com.br/produto_categoria/96/353/moedores

 

Gostaria de uma indicação para minha compra, visto que só entre 150 e 200 reais têm 4 opções. E com qual grão começo?

 

Obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Juliano, bem-vindo ao CdC. Pelo visto você já leu e viu que existem vários tópicos semelhantes. Mas respondendo, a Hario fabrica bons moinhos para iniciar na arte. Com o tempo você vai querer voar mais alto, naturalmente. Na verdade, as conclusões você já tirou, e corretamente. Os modelos citados tem pequenas diferenças, mas são equivalentes no resultado, ao menos inicialmente. Depois, com o paladar mais apurado e com as técnicas básicas razoavelmente dominadas, você notaria diferenças entre os resultados. Qualquer que seja a escolha será melhor do que os moídos de supermercado.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Olá, Juliano!

 

Tb. sou novato nestas paradas. Talvez a dúvida seja qual dos harios. Eu optei pelo Hario slim depois de ler e ler e ler muitos sobre o assunto aqui e em outros espaços virtuais.

É só o que posso dizer, por enquanto... se eu escrever mais um pouco tomo um pito de alguém lá de cima...

 

Tudo de bão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Juliano, seja bem-vindo.

Sou novo por aqui, mas já li bastante antes de fazer minhas opções.

 

Optei pelo Hario Mill Skerton, pois achei o melhor custo beneficio para iniciantes e inclusive comprei na Academia do Café.

 

Forte abraço.

Inté!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal, obrigado pela rapidez e pela acolhida. Já li diversos posts , e estou aprendendo bastante. 

 

Quanto ao moedor, tinha escolhido o Hario Sim que o Miyamoto recomenda (R$ 152,00); porém a capacidade dele é de 24 gramas. Aí passei a achar melhor o Hario Mill Skerton (R$ 185,00) que o Galttar tem, com capacidade de 100 gr. 

É válida minha linha de pensamento? 

 

Quanto o café, não achei no site esse que você me recomendou Miyamoto... Alguma recomendação da Academia do Café, já que pretendo comprar o moedor lá, e assim economizo no frete? 

Outra dúvida, compro um pack de 500 gr ou dois diferentes de 250 gr pra ver a diferença?

Em tempo: já estou pesquisando pra comprar o filtro não pressurizados (inclusive um colega aqui do fórum está vendendo uma Prima com eles, mandei uma MP pra perguntar da experiência. Então estou na linha certa mesmo, hein Álvaro Ford? Porém não é tão fácil de achar esses filtros à venda pro aqui, correto? Achei de 51 mm somente no eBay... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Darcy tem razão, se for fazer só na máquina vai usar em torno de 18g para um duplo pelo que eu já lí, mas como aqui a família é grande, moramos todos próximos e tomamos café da manhã no final de semana juntos, vou ter que fazer no coador e por isso optei por esse maior. Além de me parecer mais fácil de limpar.

 

Forte abraço.

Inté!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Juliano.. Como o Darcy já falou.. Dificilmente sairão mais de 24g por vez.. Já tive um Skerton e não gostava da pegada dele. Era preciso moer sempre apoiado. Não gostei. Gostei mais do Mini.. Mas gosto é gosto.

 

O café que recomendei é de outro lugar. É o café que sempre recomendo a todo iniciante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, 

 

Não tem nenhum café da academia que ele vai ficar satisfeito? Os blends da casa tem preços chamativos, são bons?

 

Quanto aos filtros, acho que é sensato a opção. Eu tinha uma Oster, vendi pra comprar uma cafeteira de verdade kkkkkk

Brincadeiras a parte, eu gostava dela, mas ela tem suas limitações.

 

Quanto ao moedor, acho que é como eles falaram, o Hario Mini parece ter uma pegada bem melhor, o Skerton é mais redondo, mais difícil de pegar. A qualidade dos dois é semelhante, senão idêntica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim.. Os cafés da Academia são bons de um modo geral. Ficará satisfeito com qualquer um. Mas o que todo iniciante procura? Crema! E o café que recomendei é ótimo para satisfazer o ego.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade Miyamoto, se tiver que escolher, prefiro que satisfaça mais o paladar do que a visão. 
Prefiro espressos encorpados, não sei falar de termos técnicos, mas o mais próximo dos "de verdade", claro guardadas as limitações...

 

E o café que o amigo me recomendou está indisponível... Quero comprar amanhã já... se puderes me indicar algum da Academia, agradeço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O veio caiu no samba nesse carnaval e passou a quarta feira de cinzas  em uma sarjeta no Leblon :P  , mas hoje ele esta trabalhando ete já postou no topico da ECM.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele ESTAVA trabalhando. Deu 5 horas da tarde se mandou pra praia. Um suposto bloco (ainda) esperando pra sair.

 

Juliano, considere também suas opções locais, você pode retirar ou economizar bastante no frete.

 

No tópico de cafeterias estes dias um proprietário de cafeteria aí veio se apresentar e colocou informações de como torram etc. Dê uma procurada ali.

 

E bem-vindo ao Clube.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra felicidade de todos está vivinho da silva! E vai vender bastante ECM ainda ;D

 

Juliano, olha a descrição de cada um, vai depender muito do seu paladar, se gosta mais de acidez, doçura etc.

Não tem muito erro como o Oriental de MG falou ;D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei o post Anita. Obrigado, vou conferir sim. Engraçado saber de "coisas" do lugar onde você mora assim. Uma vez vendo um programa de turismo de São Paulo, descobri uma trilha em uma praia aqui de Floripa. Bem, antes tarde do que nunca... Rs.

Álvaro, vou olhar a descrição e experimentar algum sim. E numa nova oportunidade, compro a indicação do Miyamoto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Juliano, caso ainda esteja oscilando entre o Mini e o Skerton, tive um Skerton e hoje tenho o Mini.

 

Ambos requerem a mesma força pra moer, não notei diferença, mas o Skerton precisa apoiar na mesa e é mais difícil segurar. O Mini moi menos por dose, mas o suficiente para uma extração de espresso, com sobras, ou para preparar uma dose completa na Moka 4, na boa. Para a Moka 3, sobra bem. Também dá uma boa dose de "coado egoísta". Depois da Handpresso Auto, meu método preferido em viagem é com a Impress (uma press mug com filtro de espresso), e no Hario Mini cabe a dose certinha da Impress.

 

Pro seu uso, que vislumbro ser temporário, pois deverá querer um bom elétrico em breve, creio ser mais interessante o Mini, pois é muito mais fácil levá-lo com você em viagens. Depois que estiver "mal-acostumado" com café bom, vais descobrir que é preferível levar um "kit" de viagem para preparar seu próprio café do que depender de cafés "alheios". Assim já terá um dos melhores portáteis para levar no seu futuro "kit".

 

Boa sorte na compra e Carpe Coffeam!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou contar minha experiencia com moedores de café e adiante uma dúvida. Comecei com um hario slim manual, que achei perfeito quanto aos niveis de moagem e consegui extrair um café com toque de profissionalismo, porém as vezes tomo 3 ou 4 cafés por vez e sinceramente é bem cansativo girar aquela manivelinha.

Para melhor o serviço e torna-lo mais prático comprei um cuisinart dc8. E para a minha tristeza o nivel mais fino de moagem nao se adapta ás minhas máquinas philips saeco poemia e rancilio silva entao nem se fala, extraindo o café em menos de 10 segundos mesmo usando um café top torrado recente e um filtro pressurizado.

. Resumindo... estou querendo comprar o da baratza encore mas ao ver fotos da moagem achei que nao seria ainda a moagem tão fina que procuro. O que me sugerem?? Ajuda por favor estou desesperado.

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Cabral, acho que vou de Slim mesmo... Os upgrades certamente virão, com o tempo, as novas necessidades e experiências.

 

João Noronha, obrigado por compartilhar sua experiência... Vou de mini inicialmente mesmo. Quanto à moagem, perdoe minha falta de experiência... A moagem para o espresso deve ser mais fina que um café daqueles comprados em supermercado para coador, tipo Mellita?

E boa sorte nos seus anseios sobre o moedor... Se te consola, estou no início da caminhada, e o amigo já está lá na frente, já percorreu uma boa parte do caminho.

 

Ps: Já se desfez do Slim? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ João, puxa, esse cuisinart foi um gasto extra, acabou pesando no orçamento do seu futuro Baratza. E o Encore dá conta, sim, tem muitos usuários de Poemia que os utilizam conjuntamente com grande sucesso, o próprio Alex da CEB, que vende e dá assistência pros Baratza, ficou um tempo com a Poemia e pode te dizer melhor. Manda MP pra ele se tiver com dúvida, e aproveita que ele parcela os Baratza pelo Paypal, facilita muito.

 

@ Juliano, vai gostar do Slim, é incrível que um moinho tão pequeno dê resultados tão bons.

 

Dica geral sobre o Slim: quando vou fazer mais do que uma dose no Slim, pego a Parafusadeira recarregável Black&Decker que levo no carro e uso (com um adaptador que improvisei) pra girar o eixo do Slim. dá pra controlar a velocidade e fazer um pouco mais rápido do que moer na mão, além de não cansar. Solução prática e barata para quem já tem uma parafusadeira dessas. O assunto foi discutido em outro tópico (basta usar a busca) e acho que postei até fotos do sistema com o adaptador. E tem vídeos no Youtube mostrando tanto  a adaptação quando o sistema em uso (só descobri isso depois que tinha "inventado" meu próprio sistema :rolleyes: )

 

Carpe Coffeam!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Juliano, contrariando todo mundo, já que vai comprar o moedor na Academia, pega sim pelo menos 2 pacotinhos de 250g para provar. Pega o blend e um outro qualquer. É legal experimentar cafés diferentes e, especialmente, economizar no frete.

Isso não impede de comprar outros cafés por aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João, Silvia merece um bom moinho. Não dá para gastar um tantão nela e pareá-la com um moinho inadequado para a moagem que ela exige. E ela é chata quanto a isto.

 

O Encore dá conta da Poemia. Meu palpite é que ele também atenda a Silvia. MAS no seu lugar eu juntaria um pouco mais e compraria pelo menos o Preciso. Vai te atender melhor com a Silvia e você terá uma gama muito maior de opções de moagem.

 

Ideal pra essa italiana aí seria o Rocky, par natural dela, ou o Vario, bem mais caro, mas fantástico ao lado dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o Encore casa quase bem com a Poemia, em algum momento a gente sente falta de ter um micro ajuste (mas a culpa seria mesmo do Encore ou da Poemia? não sei...)

 

acho que com uma Silvia o negócio era pelo menos um Preciso mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês sempre abrindo os meus olhos ... melhor coisa que eu fiz foi entrar nesse CDC!! sucesso. 

Bem ao meu ver com a Poemia eu consigo extrair uma café de 0 a 10, nota 6 que já é muito bom. Mas lendo essa historia do crema "falso "com o filtro pressurizado fiquei um pouco triste. Já a rancilio realmente é bem enjoada quanto ao moedor. Mas ultimamente tenho usado o slim da hario. E anita, vou seguir seu conselho e partir pro preciso!! Espero obter sucesso nos meus espressos, cada dia que passa parece que melhora!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...