Ir para conteúdo

Philco PHC 19


Postagens recomendadas

Alguém já viu ou experimentou essa cafeteira ? No Youtube tem só um vídeo.

 

Em outro vídeo comercial mostram os 3 filtros, que são pressurizados.

 

Parece que apesar de ter 19 bar, o que teoricamente não seria necessário para um bom espresso, o café passa mais devagar nela do que na Mondial C-08.

 

Outra coisa que chamou a atenção é o controle do vapor. E tem 1350W em 127V ao contrário da C-08 que tem 840W...

 

O site da Philco cai no site da Britania, essa cafeteira deve ser chinesa, nada muito diferente da C-08, fora o aquecedor de xícaras.

 

O que gostei mesmo nela foi o acabamento em inox e a lateral reta, boa pra colocar o PID, como na Rancilio Silvia.

 

;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Bom pessoal, vou escrever minha análise aqui sobre essa cafeteira, comparando com a Mondial C-08 que eu possuo desde maio de 2010.

 

Eu procurei pelo site Buscapé e acabei comprando no site da Ricardo Eletro por cerca de 400 Reais com frete grátis (interior de SP), pagamento parcelado no cartão. Pagando à vista se consegue preços até 10% a menos.

 

O prazo de entrega era em até 10 dias úteis mas chegou bem antes, no 2º dia útil. Entregue por transportadora e o produto veio muito bem embalado, sem avarias. Abrindo a caixa da loja, encontrei a caixa do produto e uns saquinhos com ar preenchendo a sobra de espaço.

 

Abrindo a caixa do produto, descobri que é chatinho tirar ela da embalagem, pois vem toda envolvida em plástico e em blocos de isopor, e as demais peças soltas vêm dentro de uma caixa de isopor presa no "miolo" da cafeteira. Como tem o reservatório em acrílico e o acabamento em inox, que não se deseja riscar, recomendo ir com bastante calma e paciência nessa etapa. Eu abri a tampa da caixa, inverti sobre a mesa e puxei a caixa pra cima, deixando o bloco de isopor na mesa. Ou seja, ela saiu da caixa de cabeça pra baixo. Depois desinverti pra tirar do isopor e dos plásticos.

 

O manual é apenas em Português, 15 páginas em formato A6. Bem sucinto e não traz receitas nem detalhes sobre como se tirar um bom café. Antes de comprar eu queria ter olhado o manual dela no site da Philco, mas justamente esse arquivo PDF está corrompido. O site da Philco abre dentro do site da Britânia.

 

Ao contrário do manual da C-08 que orienta a encher um tanque de água e fazer passar pela cafeteira, antes de usar pela primeira vez, no da PHC-19 não fala nada disso.

 

O meu modelo é o para 127V. O plugue de alimentação dela tem apenas dois pinos (sem o central para aterramento) e do tipo mais grosso (20A). Isso não é bom em aparelho com carcaça metálica pois na ocorrência de um curto interno entre uma fase e a carcaça, se esta não estiver aterrada, a pessoa que encostar nela pode tomar um choque. Mas, enfim, também nem todo mundo tem o terceiro pino da tomada aterrado. Eu mesmo estou usando um adaptador pro padrão antigo, portanto sem fio terra... Apesar disso na parte de baixo tem um selo do INMETRO, que a C-08 não tem.

 

O reservatório é de acrílico transparente e a tampa abre de um jeito estiloso. O fato dele ser estreito pede um maior cuidado na hora de colocar água, já que eu não gosto de ficar tirando e colocando o reservatório pra evitar desgaste na válvula que tem na parte de baixo. Em comparação com o da C-08 ele é muito mais bonito, só que ele também quebra muito mais facilmente.

 

Na parte de cima existe o aquecedor de xícaras que parece ser de alumínio fundido, com acabamento liso. As partes de inox possuem acabamento acetinado, e não espelhado como aparenta nas fotos. A parte metálica da bandeja de resíduos possui acabamento escovado, e eu percebi que só de colocar ali o portafiltro ele já risca de leve, coisa que não acontece no da C-08 que é de alumínio anodizado, o que confere mais dureza a esse material justamente para evitar os riscos.

 

O suporte onde se encaixa o portafiltro é uma peça plástica. Já na C-08 esse encaixe é de metal.

 

O bico de vapor dela é meio solto e pode ser inclinado para todos os lados, ao contrário do da C-08 que somente gira sem sair do lugar, e ela vem com uma ponteira de borracha sintética, ao invés da ponteira plástica com abinha da C-08. Não sei dizer se essa ponteira ajuda ou atrapalha na hora de espumar o leite, quem souber por favor esclareça.

 

A marcação em tinta sobre o inox da minha veio borrada. As laterais da tampa da bandeja coletora vieram meio cortantes, sem aparar, e notei os plásticos mal acabados, com rebarbas. Olhando de frente, o canto superior direito da parte em inox da cafeteira ficou mal dobrado, deixando folga com o aquecedor de xícaras, enfim, normal em coisas feita na China...

 

Pra finalizar essa parte da análise, ao ligar a máquina pela primeira vez, notei que ela não esquentava e a luz do termostato nunca se apagava. Corajosamente, fui descobrindo como desmontar, e abri a cafeteira (I void warranties), percebi que alguns dos parafusos estavam espanados. Sorte que tem 4 parafusos para prender cada peça na outra.

 

Felizmente era só o conector da resistência solto. Mas pude ver a bomba vibratória (não vi o modelo), uma caldeira em alumínio menor do que a da C-08, e com termostatos, e uma placa eletrônica para controle. A água sai direto da bomba para a caldeira, sem nenhum tipo de OPV, e existe uma caixa branca cheia de divisões internas que joga água na bandeja, coisa que não tem na C-08. Não entendi pra que serve.

 

Remontei tudo e ela passou a esquentar. Na próxima parte falarei do funcionamento e dos resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maio de 2010?

 

 

Seguinte. essa parte de vazão na bandeja é a solenóide se não me engano.... essa válvula, após a extração libera a pressão do sistema para que vc tire o PF sem se molhar e fazer lambança.

 

Nunca gostei da Chef Crema e dessa Philco apenas por causa do suporte do grupo que é de plástico, onde se encaixa o PF.

 

Com o tempo, provavelmente irá dar defeito, além de afrouxar e deixar a vedação meio comprometida na hora em que sobe a pressão da bomba...

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, eu comprei a minha Mondial C-08 em maio de 2010. A PHC-19 foi na semana passada.

 

Obrigado pela explicação da solenóide, agora entendi...

 

Maio de 2010?

 

Seguinte. essa parte de vazão na bandeja é a solenóide se não me engano.... essa válvula, após a extração libera a pressão do sistema para que vc tire o PF sem se molhar e fazer lambança.

 

Nunca gostei da Chef Crema e dessa Philco apenas por causa do suporte do grupo que é de plástico, onde se encaixa o PF.

 

Com o tempo, provavelmente irá dar defeito, além de afrouxar e deixar a vedação meio comprometida na hora em que sobe a pressão da bomba...

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuando... eu liguei a cafeteira, achando que por ela consumir 1350W contra os 840W da C-08 iria ser um espetáculo, porém como vocês viram, a "caldeira" é menor do que a da C-08 e afastada do porta-xícaras. Deixei as coitadinhas viradinhas ali em cima, esperei uns 20 minutos e ficaram apenas morninhas, longe da temperatura que se consegue passando água quente.

 

O portafiltro dela tem aquele difusor interno de plástico preso por um parafuso, semelhante ao da C-08. A diferença é que ele tem uma mola que prende o filtro, e na verdade torna até um pouco chato retirá-lo. A C-08 vem apenas com um filtro duplo e outro para sachê. A PHC-19 vem com um filtro simples, um duplo e outro para sachê. A colher-tamper é um pouco mais reforçada mas mesmo assim com menos do que 51mm. Os filtros de uma servem na outra, mas não os portafiltros. O portafiltro da Britania 15B encaixa no grupo da PHC19.

 

Ao ligar a cafeteira, ela liga a bomba por uns 2 segundos, não sei para que. Girando-se o botão no sentido horário, ela aciona a bomba de maneira pulsada por três vezes (pré-infusão ?), com intervalos de aproximadamente 1 segundo, e aí aciona a bomba direto, até você retornar o botão à posição central. No final da extração, ela faz um barulho de arrefecimento, e solta uma água para a bandeja coletora, o que deve ser o funcionamento da válvula solenóide como o Ricardo explicou. Realmente, ao se tirar o PF eu notei que o bolo fica seco, ao invés de encharcado como ocorre na C-08.

 

Girando o botão para o sentido anti-horário, o que ocorre depende da posição da outra chave. Se estiver na posição "água", ela solta água bem quente pelo bico vaporizador, de maneira contínua. Se estiver na posição vapor, notei que a bomba fica pulsando de 1 em 1 segundo e ela fica "cuspindo" água pelo bico, pois fiz esse teste com a caldeira ainda fria, mas pelo jeito não se tem o controle gradual que possui a C-08.

 

Toda vez que eu tiro a bandeja coletora, desce um pouco mais de água da saída da solenóide e eu tenho que usar um paninho pra secar, talvez tenha que esperar algumas horas pra tirar a bandeja sem acontecer isso. Por causa dessa conexão, é necessário inclinar-se a bandeja de 30 a 40 graus para desencaixar, portanto se deixar a bandeja encher para retirar, o que vai ocorrer é uma bela lambança.

 

Passei um cafe moído na hora, na posição "2" do Krups GVX208:

http://forum.clubedo...t&attach_id=286

(na foto está na posição 2,5)

 

Ficou com bastante espuma e consistente, mas a temperatura que medi na xícara pré-aquecida foi de apenas 80°C, quando na C-08 normalmente tiro a 85°C e chegando até 90°C quando a luz apaga e se liga o botão do vapor junto.

 

Não medi o tempo de extração certinho para uma xícara de 50mL, mas fiz o teste passando água sem café com uma outra xícara maior. Na PHC-19 ela encheu em 26 segundos, e na C-08 a mesma xícara encheu em 32 segundos, o que não parece muito bom pois já na C-08 eu acho que o café passa rápido demais...

 

Bom, a minha conclusão é que apesar de ser um pouco mais cara, e mais bonita, também vai ter que ser modificada pra tirar aquele café extraído da maneira correta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

 

Estava fazendo uns testes com o moedor Krups GVX2 agora à noite, usando os filtros pressurizados originais. Moendo na posição 1 e 1,5 os filtros entopem... Ao ligar a bomba, até começa a pingar café, mas o barulho da bomba vai mudando e chega uma hora que vaza tudo, quando a pressão vence a junção do portafiltro com a peça plástica.

 

Moendo na posição 2, e compactando com o tamper, o barulho vai aumentando... e começa a sair café, aí estabiliza. Sai bem cremoso e com espuma consistente, daquela que segura o açúcar e chega a ficar nas bordas da xícara. Mas ainda é espuma e não o verdadeiro crema :-/

 

Outra coisa que esqueci de comentar, o barulho da bomba é semelhante nas duas cafeteiras, mas a tampa do reservatório e a bandeja da C-08 vibram muito, amplificando.

 

Já na PHC-19, pelo menos na minha, não se ouve outro barulho a não ser o da bomba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Acabei de tirar mais um café na PHC-19. Saiu mais ou menos igual ao anterior. O resultado está me surpreendendo.

 

Estou usando o Café Brasileiro Tutta Crema, R$26/Kg, sem informação de variedade, ponto de torra ou data da torra. Moído na hora, na posição 2 do Krups GVX2, segundo a minha escala...

 

Enchi o filtro maior até a boca, compactei com o tamper, aplicando força normal (sem subir em cima da pia). Desceu uns 4 ou 5 mm. O filtro é pressurizado, portanto sai espuma e não crema. Mas a espuma que ela faz realmente é mais consistente que a feita pela C-08 e, quando você mexe a colher, é possível sentir a espuma "segurando".

 

Tenho tomado 1 café por noite, usando a C-08 e a PHC-19 em dias alternados, e esta última está se saindo melhor. O bolo sai sequinho.

 

Uma outra coisa que eu queria corrigir: Agora eu estou degustando o café primeiro, lavando tudo e por último esvaziando a bandeja coletora. Na verdade, tem que inclinar somente uns 15/20 graus para soltar, e devido a esse tempo de espera, não tem ficado mais água embaixo. Acho que também eu estava inclinando ela demais e aí a água que já estava na bandeja descia.

 

Aguardem fotos e talvez um vídeo no fim de semana...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante que teoricamente dá para encaixar o PF ainda seco com o pó no grupo e ligar a água quente para aquecer o copo/xícara pelo bico de vapor...

 

 

Cafeteira Philco PHC-19 - Teste da xícara

 

 

 

 

Cafeteira Philco PHC-19 Teste da xícara com filtro sem café

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, o mesmo café Brasileiro Tutta Crema moído na hora fez bem mais espuma passado na PHC-19:

 

 

Cafeteira Philco PHC-19 Café Tutta Crema

 

 

E testei também o Café Floresta sabor artificial Trufas de Chocolate, vendido já moído em embalagem de 100g. Custou aproximadamente R$ 5,00 e está com validade até 29/set/2012. Não informa grau de moagem, ponto de torra, nem qual é o tipo do blend. Diz que é pra coador e cafeteira italiana.

 

 

Cafeteira Philco PHC-19 Café Fazenda Trufas de Chocolate

 

 

Quando fiz o primeiro teste na xícara, achei escandalosa a quantidade de espuma. Então resolvi gravar o resultado no copo de pinga, pra ficar ainda mais escandaloso. Fiquei tão embasbacado com o visual que deixei passar a hora de desligar a bomba.

 

Já o sabor não achei tão bom quanto o visual. Esse café saiu com sabor "amadeirado", parecendo certos tipos de vinho. Mas deve ser efeito colateral do sabor artificial de chocolate.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha última ida ao mercado comprei uns cafés diferentes para experimentar com a cafeteira normal Philips Walita jarra inox. Entre eles esse "Ouro de Kaffa" torrado e moído pra coador. Fabricado em 19/12/2011, 100% arábica, bebida dura, torra média. Certificado UTZ e selo ABIC.

 

Na embalagem dá a entender que tem outra versão para espresso, mas essa não tinha no mercado.

 

Cafeteira Philco PHC-19 e Café Ouro de Kaffa Torrado e Moído

 

Do ponto de vista da espuma, estou conseguindo melhores resultados na PHC-19 com esses cafés já moídos há tempos do que com café moído na hora no GVX2 passado na C-08. Estarei me iludindo ? Quando acabar esse, vou tacar o Melitta nela pra ver o que acontece...

 

Tenho o pressentimento de quando eu conseguir usar um filtro não pressurizado, vai "ressetar" tudo... Vou ter que treinar bastante pra conseguir o mesmo efeito...

 

O Tutta Crema já está no fim, e já trouxe um saco de 1Kg de Prima Qualitá com data de 02/5/2012. 100% Arabica, com selo da ABIC, bebida mole, torração clara... Pelo jeito vai mudar bastante o sabor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje eu tirei um outro café usando o Ouro de Kaffa com filtro dose simples, apenas nivelando e sem compactar, conforme orientação do Alexandre no tópico da C-08. Saiu com bastante espuma.

 

Ontem também notei que o tamper de plástico da PHC-19 é convexo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É pra tentar conseguir mais associados pro fórum.

 

Sobre os cafés, ainda não comprei, mas está no meu planejamento.

 

Se já estou conseguindo resultados satisfatórios com café não tão bom, tenho certeza de que quando pegar esses cafés excelentes, o resultado será igualmente, ou até mais excelente.

 

Legal a lembranca pelo clube. obrigado

um detalhe, vc ja comprou os cafes que a gente fala aqui no clube? todos com torras de menos de 4 dias quando chegar em sua casa. que tal tentar, vc mudara ainda mais a qualidade do seu expresso.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa cafeteira me parece sensasional mesmo, pra 99% das pessoas que pergunto elas nao sabem me dizer se preferem a EC200 da de longhi ou essa ai, a PHC19, esta dividida demais as opniões, e da pra entender...hehe...

 

é osso, valeu pela ajuda que todos vem dando pro "amador" aqui, valeu. Estou na pesquisa ai, indo até as ultimas paginas do google, cade...pedindo opnioes de quem ja tem uma das duas (ec200 e phc19), ou conhece...enfim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa cafeteira lembra muito a electrolux crema, versão antiga (preta). Ainda tenho a minha aqui, guardada. O diametro e desenho do porta-filtro o distribuidor de 2 xícaras (que aliás também não funciona direito na electrolux), o chuveiro, a solenoide, enfim, tirando a carcaça, é realmente bem parecida.

 

Quanto à potência, fazendo as continhas ( q = m * c * dT), para aquecer um fluxo de 2 ml / s (30ml / 60s) de 25 para 100ºC são necessários 726 W . O resto serviria só para compensar as perdas térmicas, e diminuir o tempo de preparação da máquina.

 

A electrolux tem a característica de acionar a resistência assim que começa a tirar café. Só que como ela também tem uma potência muito alta (1350 W ) acaba tendo tendencia a queimar o café. Não sei se esta Philco sofre do mesmo mal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que ela não liga a resistência junto, estava acostumado com o café da C-08 e achei que o da PHC-19 sai um pouco menos quente. Inclusive fiz dois cafés agora com a C-08 que queimaram um pouco minha língua...

 

O acabamento em aço e o design parecido com a Rancilio Silvia é que me chamaram a atenção nela.

 

Se eu tivesse comprado essa cafeteira primeiro, acho que jamais estaria neste fórum. Semana que vem eu vou no mercado e vou comprar o café torrado e moído pra coador mais fuleiro que tiver, aposto que se passar nela, ainda vai tirar com espuma...

 

O que me fez pesquisar sobre café na internet foi justamente o fato de eu ter a Mondial C-08 há dois anos, ter experimentado tudo quanto é tipo de café nela, e não conseguir a espuma do jeito que eu queria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estoui vendo seus postos aqui no forum e vejo que voce ta muito satisfeito com a PHC19 em werner, o que me deixa com um ponto positivo a mais em relaçao a EC200...hehe! bom, pelos dados tecnicos e materiais que compoe as mesmas, a PHC19 me parece que leva vantagem, em relação ao MATERIAL, bars(19 contra 15 da EC200{{ñ sei se o 4 bars a mais é vantagem}} e o numero de watts........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou sim, mas veja bem: Eu gosto de café espresso, puro e com bastante creme, ou espuma. Pra mim isso é o que importa. Raramente eu tomo um café com leite ou um capuccino.

 

Eu estou achando a PHC19 ótima pois eu tenho a Mondial C-08 faz dois anos e com ela demorou pra eu aprender a conseguir café com espuma... E até hoje, dependendo do café que eu uso, ainda não consigo...

 

Somente o número de bars e o número de watts maior não quer dizer nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendo, obrigado pela força que todos vem me dando aqui, e peço desculpas pelo trabalho que eu to dando, kkkk...vou pesquisar opniao de quem ja tem ambas, a phc19 e ec200, ai depois vou se DEUS quizer fazer a melhor escolha....vamo ve...hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Hoje passei na oficina do torneiro e peguei o PF da Britânia 15B com o filtro não pressurizado da Saeco que tinha deixado lá na sexta.

 

A gente sempre fica com medo do torneiro "matar" a peça, mas se isso acontecesse eu comprava outro...

 

Ficou ótimo, parece que foram feitos um para o outro, vejam as 4 últimas fotos:

 

https://picasaweb.google.com/115989447117782946501/Filtros#

 

Como esse PF encaixa perfeitamente na PHC-19, já consegui tirar um café com um crema ralinho, mas que cobriu toda a superfície da xícara. Foi com café velho e comprado já moído.

 

Esse PF não tem nem mesmo difusor de plástico... Se eu aprender a tirar uns cafés "bonitos" com ele, levo de novo pra tornearia, pra cortar o fundo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aconteceu um negócio estranho...

 

Eu moí um pouco de Prima Qualitá na posição 5 do Krups pra experimentar no filtro não pressurizado. Esquentei tudo, enchi o filtro, nivelei, compactei, extraí, não marquei o tempo.... :angry:

 

Novamente pouco crema, ralinho. Mas na hora de degustar, senti "dentro da boca" o mesmo cheiro do café, do grão torrado antes de moer. O cheiro não veio de fora, não foi inalado pelas narinas.

 

Bizarro isso, é assim mesmo ? Isso é bom ou ruim ?

 

:huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bom sim. :lol:

 

Pode ser psicológico, mas o cheiro do café aparece mais forte na "degustação" quando uso o filtro não pressurizado...

 

Será que o pressurizador "oxigena" mais o café e enfraquece esse cheiro ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um teste, moí café para 4 doses na posição 5 e dividi entre o pressurizado original e o não pressurizado adaptado. Um café saiu "bonito" com bastante espuma, e o outro apenas com uma fina camada de crema. Em termos de visual, o 'pressurizado' saiu mais bonito. Em termos de consistência, o 'não pressurizado' deu a impressão de sair levemente mais ralo, mas em termos de "sabor", realmente o feito no filtro não pressurizado traz o cheiro do café junto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...