Ir para conteúdo

Hario Skerton


Galttar

Postagens recomendadas

  • 1 month later...

Boa Tarde Pessoal, Adquire um Hario Skerton, semana passada, ainda não tive tempo para realmente testa-lo. Alguém poderia me ajudar, na regulagem para Cafeteira Italiana, AP e V60, como utilizo deste métodos, gostaria de saber, para quando for utilizar, deixar regulado para cada método. Muito Obrigado, e ótimo feriado a todos haha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende de como você prepara...

Eu faço a aeropress no método tradicional com tempo de infusão relativamente rápido, então uso uma moagem razoavelmente fina, que seria três "voltas" a partir do ajuste totalmente fechado.

 

Uma sugestão é você usar sempre asa mesmas variáveis como temperatura da água, tempo de infusão, agitação, etc. e moer mais fino ou mais grosso conforme o resultado final na xícara.

De maneira geral café super-extraído fica muito ruim, muito amargo sem nenhum gosto bom notável; o café sub-extraído também fica muito ruim, tendendo mais pro azedo, salgado e sem doçura nenhuma.

Às vezes é difícil dizer, só tomando muito café mesmo pra ir aprendendo =)

Ah, também é legal no começo usar o mesmo café. Tipo, comprar um pacote de 1kg e ir fazendo de diversos jeitos... muito café diferente acho que confunde o paladar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Thobias.

Aqui nesse tópico acho que tem link para algumas mods simples que vão facilitar muito a utilização do Skerton. Eu já fiz e acho que vale a pena.

Inclusive, como não o utilizo para espesso, fiz a mod do Socratic Coffee que melhora a consistência da granulometria para coados e moagens mais grossas.

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Márcio, irei dar um estudada melhor, em relação ao link seria a dica do sergio.? Sinceramente, ainda fiquei um pouco confuso, em relação a tal ajuste, apenas seria para retirar a porca original (aquela que trava), e colocar duas porcas e mais uma M8? E no caso para faria para regula-la depois? Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem o mod da porca, um PDF com uma fita métrica pra colocar ao redor da parte superior do moedor pra ter como deixar o moedor stepless e medir de forma mais precisa a alteração na moagem e ainda a alteração sugerida pelo Socratic Coffee para quem não vai usar pra espresso.

Basicamente, vc fecha todo o ajuste do moedor e ali será o zero. A partir daí, vc vai abrindo e definindo o melhor ponto de moagem segundo seu gosto. Tendo aquela fita métrica colada fica mais fácil pra guardar de forma mais precisa, tipo 1 volta e 17, por exemplo. Sem fita vai ser 1 volta e um quarto.

A porca com certeza é a mais importante alteração pois os "cliques" da regulagem original são grandes e podem variar bastante o resultado.

Busque aqui no fórum os tópicos também do hario slim que tem coisa interessante pra vc.

Valeu

 

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Pessoal, quero comprar um moedor desses para poder fazer espressos. Meu consumo é de 01 espresso por dia.

 

Andei lendo muito, mas fiquei meio triste em ver algumas pessoas dizendo que os Hario sem ajustes não prestam para espresso. Vocês concordam? Meu maior uso realmente será para espresso e de vez em quando para a French press.

 

Usando o Hario Skerton como vem de fábrica não dá para tirar bons shots?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Helder, como já deve ter lido por aí, se o filtro for pressurizado, sem problemas. Se o filtro for comum, dá também, mas como os passos entre ajustes são grandes você acaba tendo que mexer com outras variáveis como dose e força de compactação (filtros maiores ajudam também). Pra evitar esse trabalho extra e facilitar o ajuste, é que o pessoal sugere a modificação pra stepless.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
  • 5 months later...

Pessoal, bom dia.

 

Nas últimas duas semanas percebi que meu Hario Skerton não está moendo com eficiência, a ponto de eu ficar girando a manivela e o café passa para a parte de baixo com dificuldade. Ou seja, ficam alguns pedaços do grão em volta na saída do café moído impedindo o restante da moagem. Pelas fotos que tirei, a impressão que tenho é que houve um desgaste dos componentes. Como estou utilizando um grão um pouco mais duro... Seguem as fotos. Caso os componentes estejam mesmo desgastados, será que encontro no e-bay os reparos? Tem no Brasil ? Muito obrigado.

 

Artur

post-4214-0-11811600-1494426983_thumb.jpg

post-4214-0-86317000-1494426993_thumb.jpg

post-4214-0-11564100-1494427002_thumb.jpg

post-4214-0-01457000-1494427013_thumb.jpg

post-4214-0-93654700-1494427020_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Boa noite! Revivendo o post? 

Em primeiro lugar gostaria de dizer que meu pai é o funcionário mais antigo da parlock! Mais antigo que o patrão rsrs se precisar uma porquinha lá acho que consigo rsrs

Brincadeiras a parte, recebi meu skerton hoje pra servir em um kit viagem, fui moer 15 gramas pra testar na moka e assustei porque levou meia hora!!!!! Vim correndo aqui ver se tem informações e já vi que vou ter que gastar mais com uma parafusadeira do que com o moinho? A moagem saiu boa, dei umas 4 voltas depois do 0.

Por hora um pouco decepcionado mas acho que dará tudo certo! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Leo e amigos, vejam que interessante:

Ontem a moagem desastrosa foi com o florin do Zardo. Hoje pela manhã minha esposa notou ao lavar a moka que a borra estava muito oleosa, e também fiquei pensando; uma parte da meia hora que durou, usei para ver o porque da demora, então efetivamente moendo acho que levou uns 15 minutos. 

Agora acabei de moer novamente só que um Bourbon amarelo da mogiana e uma volta a mais para mais grosso e então a mágica aconteceu!!! 15 gramas 2 minutos de moagem e uma bebida incrível na xícara feita na minha mokinha guerreira rsrs 

Mas então qual a conclusão?? Tento novamente com o florin? Vou poder ter um azar de pegar um grão que dependendo a torra a moagem poderá demorar 1 min por grama? 

Abraços. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
Lembrando que o kit da OE deixa o moedor melhor para moagens grossas. Para espresso ele deve ser usado sem o kit.

Fiz o mod imprimindo a laser o estabilizador do eixo, por que precisaria tirá-lo para espresso?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigos, onde posso encontrar o Kit da OE, para compra aqui no Brasil? É meio difícil de se achar, eu acho só no site da orphaespresso, né?


Postei Lá no tópico de mod da Hario Skerton uns links para baixar modelos para imprimir em 3D e imprimi o para estabilização ontem e gostei muito!

Mod para estabilização do Hario Skerton

https://r.tapatalk.com/shareLink?share_fid=154098&share_tid=5271&url=http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/5271-Mod-para-estabiliza%C3%A7%C3%A3o-do-Hario-Skerton&share_type=t



Imprimi o estabilizador e já testei hoje, muito mas muito melhor a moagem! Impressionante como ficou mais regular e "limpa" de fines.
Resultou em uma bebida mole bem melhor do que antes! Recomendo fortemente!

b795ae8bcd80ba5fa7a698692b48c3a7.jpg
99b2263065a161ef60d5ba95e240e489.jpg
cecd83d058adcc9735a06c08997fadcb.jpg
9f6cf1fadf8b9b32fec3f6eea310fc62.jpg
7eccd39cab687d8859320f1331c47cb5.jpg
c3bdf4a11ed7484a0c2db826645a919c.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Jano disse:


Fiz o mod imprimindo a laser o estabilizador do eixo, por que precisaria tirá-lo para espresso?

Veja se com o seu mod as mós ficam exatamente centradas quando bem próximas. Se tocar um lado da mó primeiro, a moagem provavelmente ficará mais heterogênea que sem o mod. Sem o mod, e regulagem para pó mais fino, as mós "auto-centram" com os grãos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Vou aos EUA em setembro e pretendo trazer um moedor manual.

Alguém poderia me indicar boas opções?

Por exemplo, entre o Skerton e Porlex, Skerton melhor?

Não pretendo gastar tanto comprando um Lido, por ex, a menos que digam que vale muito a pena.

Vou usar para espresso e aeropress.

Abraços, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um skerton, mas hoje eu compraria um hario slim no lugar dele. A regulagem do skerton é um saco, os intervalos entre os pontos de moagem são muito grandes e é difícil regular pra espresso. No meu caso acabei colocando uma porca autoblocante, o que deixa o processo de regulagem mais chato ainda, mas pelo menos da pra regular mais precisamente. 

Outras vantagens do slim são portabilidade, resistência e tem tampa pois não ficar voando grãos enquanto você mói.

A única vantagem do skerton é a capacidade, mas se você vai moer mais de 30g por vez com frequência sugiro um moedor automático. De toda forma, no slim é só esvaziar o copo, então nem é tão importante essa vantagem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peço desculpa por desvirtuar o tópico, já que não vou falar especificamente do Skerton, mas acho exagerado abrir um novo pra isso.

Na verdade eu já tenho um Hario Mini e acho bom, só queria aproveitar a oportunidade pra pegar um moedor manual melhor, que acompanhasse a cafeteira Aram, quando ela chegar =)

Achei que o Porlex poderia ser um salto, mas já entendi que não tem muita diferença. O Lido e Bravo Mini já acho um investimento maior. Feldsgrind não sei se encontro nos EUA.

Descobri este aqui: https://www.amazon.com/Handground-Precision-Coffee-Grinder-Ceramic/dp/B01GQVFCLS/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1500399925&sr=8-1&keywords=handground

Sabem algo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Como foi citado aqui em cima a impressão do mod para o Skerton, alguém indicaria serviço de impressão 3D via internet ou sabe dizer o custo? Na Amazon o mod que vendem não entregam no meu endereço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...