Ir para conteúdo

Hario Skerton


Galttar

Postagens recomendadas

Se este passo 5 for próximo do ajuste que usava no meu, seria mais do que necessário para espresso.

 

Por foto não dá pra avaliar. Mas parece característica de mó cega.

 

Ou então grão muuuuuuito duro..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Galera!

 

Estou subindo os vídeos, mas fiz um teste com Café Unique Frutado e consegui moer 18g em 4 minutos, isso é um bom sinal.

Isso porque usei no passo 4, ou seja, um passo mais fino do que estava usando antes.

No vídeo, com o café da região, moi 4g em 3 minutos, então acho que o problema é o café.

 

Daqui a pouco posto os dois vídeos para me ajudarem.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum... 

 

Olha que interessante, fiz um teste de dureza com uma ferramenta básica, o dente!  :rolleyes:

O grão Unique Frutado aparentemente é mais duro e consistente do que o grão local, inclusive o grão local parece ter uma casca que é mais frágil.

 

Depois de passar o café Unique Frutado fui lavar o PF e notei que a borra estava desmanchando mais fácil e sem nenhuma oleosidade, já quando lavo o PF após usar o grão local está bem oleoso e escorregadio.

 

Será isso?

Acho que alguém na primeira página comentou sobre grão com oleosidade.

 

E aí? Mestres de plantão?

Miyamoto-san?  :D 

 

Abraço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Galera!

 

Aqui o vídeo com o processo de moagem, notem que demoro 3 minutos para moer 4g, mas pelo teste que fiz com o Unique Frutado o problema é o café.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Miyamoto, vou fazer o mesmo teste das 4g com o Unique Frutado para ter comparação.

Mas como escrevi ali em cima, com o Unique o resultado foi bem melhor, pois moí mais fino, no 4, 18g em 4 minutos.

 

Com certeza o próximo café será do Alexandre, mas hoje tenho 1Kg do Unique Frutado e vou receber o café do Mokaclub, mas assim que estiver terminando o que tenho vou comprar com ele.

 

Abraço e obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá bem esquisito...

 

Galttar, você precisa olhar pros grãos e ajustar a velocidade pra "cair" num ritmo melhor. você tá manivelando depressa demais pro Skerton, eu manivelava bem mais devagar e moía mais depressa. Os grão não estão descendo pros mós por conta de serem leves (parece ser um grão com pouco massa) e, descobri logo de cara, moinho manual só mada bem mesmo na velocidade com café do tipo peaberry (ou moka). São grãos menores, torrados inteiros, naturalmente oriundos de frutos que amadurecem menores em tamanho.

 

Se quiser fazer um teste pra checar a diferença, compre um pacote do Fazenda São João da DaTerra no site da Nossa Casa Café, que é o peaberry mais barato dos cafés especiais, e ainda assim é muito gostoso. Quando vou levar café pra moer comigo no Hario Mini, só levo Peaberry pra moer depressa e com melhor precisão.

 

Outro efeito de descer devagar é a moagem ficar mais grossa do que deveria, pois o eixo fica dançando e não tem café de todos lados do mó central pra mantê-lo alinhado, resultando em moagem ainda menos uniforme e mais grossa do que o pretendido.

 

Tente moer mais devagar. Se ajudar, mas não resolver, dê uma triturada leve nos grãos antes de moer, passando alguns "pulsos" no liquidificador ou no processador de alimentos. Só pra testar... se triturado for bem e a moagem ficar boa, é questão de se adaptar pra ver como fazer os grãos inteiros descerem no ritmo certo pros mós.

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral, a questão do grão leve faz muito sentido, pois o grão que demora mais, do café local, é mais leve que o Unique.

 

Três coisas:

 

1) poderia deixar o Hario bem grosso para triturar e depois passar no Hario novamente agora com passo 4 para espresso? Isso causaria alguma perda além de tempo?

 

2) posso colocar mais grãos para fazer peso, mas moer só um pouco e depois guardar o que sobrou.

 

3) Comprar um moedor elétrico tipo Encore ou Preciso. Kkk

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de ver um projeto no Kickstarter de um moinho igual ao Skerton mas com um sistema de alinhamento das mós. O moinho é muito parecido. Mesmo sistema de ajuste e mós. Mudando em muito pouco o design.

 

A diferença seria apenas neste sistema de alinhamento. No projeto, há inclusive, um gráfico da comparação do pó entre o moinho e o Skerton.

 

Não sei o quanto seria eficiente. Só vendo pra crer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você tiver uma parafusadeira sem fio (daquelas com bateria) também pode acoplar e usar.

Acho que fiquei 1 mes assim antes de comprar meu encore. Pelo que senti ajudava na consistencia

pois o movimento não dava a volta que tem que dar na manivela e então deixava o eixo

um pouco mais fixo. Sem contar que para moer uma dose era muito rapido hehe coisa de segundos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

B)

 

Exatamente, Bruno. Foi exatamente essa minha experiência com a parafusadeira. Até sugeri isso mais pra trás, na página anterior, meio de brincadeira. Continuo usando o par Black&Decker + Hario Mini quando estou usando o "kit viagem - Moka".

 

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral vc leva uma parafusadeira quando viaja para fazer café ? Pela quantidade de coisas que vc leva para fazer café quando viaja , eu estou achando que vc é beduíno e viaja de camelo em caravana . :lol: só falta levar um ibrik também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CaÊ, eu levo uma parafusadeira na bolsa de ferramentas do carro, sempre.

 

E aqui não faltam parafusadeiras recarregáveis Black&Decker! Fora uma furadeira/parafusadeira grande à bateria, tenho mais umas 4 parafusadeiras recarregáveis no total: mantenho uma que usa pilhas AA ou módulo NiCd no escritório, pra pequenos usos (a única sem limitador/torquímetro), uma pequena modelo "pistola" com baterias de lítio no laboratório, uma "dobrável" na bolsa de ferramentas do carro e, por fim, outra "pistola" bem pequena, aliás essa é da Mallory, na bolsa do Notebook.

 

Mas não sou (completamente) louco, isso tem explicação :rolleyes: : teve um Natal em que comprei a "pistola" com baterias de Lítio pra "me dar de presente", no mesmo Natal minha esposa comprou a que usa pilhas pra me presentear, e um amigo trouxe a Mallory numa viagem pra me "recompensar", pois eu tava ajudando a desmontar um equipamento dele quando minha antiga B&D, com uns 10 anos de uso e muitas baterias trocadas, travou o motor. Foi uma comédia. Depois consegui comprar o motor e consertar minha "veterana", acabei tendo 4 parafusadeiras :D Daí eu ter uma "residente" no carro, com cabo pra carregar na tomada de 12V.

 

@ Galttar, agora que vi que tinha umas perguntas pra mim...

 

1) até funciona, tentei uma vez, mas não foi nada fácil passar de novo pelo manual, não desce direito, fica grudando, faz uma sujeira danada. É melhor só "quebrar" uma boa quantia bem de leve com o liquidificador/processador e guardar no freezer já "picado", num pote hermético. Vai tirando aos poucos, só na hora de usar, e a operação de pesar e despejar no Skerton já tira o gelo o bastante pra moer bem. Tenta que não vai se arrepender. Já moer duas vezes vai deixar uma sensação ruim... quando tentei me arrependi.

 

2) sim, ajuda bastante, enchendo o reservatório os grão sofrem mais pressão e compensa a "leveza", mas não fica tão bom quanto triturar, caso os grãos sejam mesmo muito grandes.

 

3) Demorou, parte pro motorizado, ontem! :D:lol::D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peguei meu Hario Skerton hoje. O primeiro teste que fiz foi para um french press (eu sei que ele não é bom para isso... mas não quis mexer no meu nemox lux que está bem ajeitadinho para expresso).

Preparei um french press com 8g de café (Yaguara torra média,  torrado em janeiro desse ano). A moagem foi no 7o click. Demorou +- 1min e meio...

O café ficou gostoso, mas ficou com aquele pózinho... (Provavelmente pela inconsistência da moagem)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, aí sim. Agora o moinho dá conta e vc não precisa mais acertar fluxo por dose de pó!

 

Só precisa montar a chave e contra-chave (no caso a manivela de cabeça para baixo) sempre de uma mesma forma antes de regular. Assim a regulagem sempre parte do mesmo ponto, ficando repetível mesmo se mudar para outro método de preparo ou café muito diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, já fiz as marcações e agora vou começar a fazer alguns testes para conseguir 30 segundos e depois ajustar.

 

Show de bola, agora com ajuste fino!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Como é esse esquema do "ajuste fino" ai ?

Comprei o Skerton mas ainda não tive tempo pra testar direito... mas bateu aquela dúvida do ajuste... poderia ser mais trivial... sei lá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcos.ribeiro, quem me passou essa dica foi o sergio.m e abaixo transcrevo o que mandei para um amigo aqui do grupo.

 

Use uma porca M8 autotravante como as da imagem abaixo.
Imagem Porca Autotravante

Você precisará de uma chave de boca número 13 para a porca.

Fiz uma escala vetorizada e converti para PDF, basta imprimir e colar com fita dupla face.
https://www.dropbox.com/s/gtdm1lnwipdqvem/EscalaHarioSkerton.pdf?dl=0

Pense
 bastante e faça marcações como o Sergio sugere no tópico abaixo.

Post do Sergio

Qualquer dúvida é só falar.
Abraço.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para facilitar, vou citar o sergio aqui no tópico do Skerton:

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/428-hario-mini-mod-ou-como-melhorar-a-consistencia-da-moagem/?p=40423

 

 

Bruno, para repetir uma regulagem você tem que criar referências. Eu fiz assim no meu skerton. Acho que dá para fazer no mini algo similar, especialmente se usar uma porca auto-travante ao invés de contra-porca.

Veja que eu marquei referências na chave, no eixo, na porca e manivela (essa uso de cabeça para baixo na hora de setar a regulagem):

FKJ0A1x.jpg

Aqui a manivela na posição para o ajuste (posição 1). Veja que ela deixa o eixo numa posição fixa e única em relação a escala:

lYsB1xe.jpg

Aqui a porca está numa posição fixa e única em relação a chave. Dessa forma ele está regulado na posição 15 de moagem:

fo4U4uK.jpg


Na hora de ajustar, só precisa colocar uma forcinha no sentido de apertar e assim tirar folgas e deixar a regulagem precisa. (há histerese no método)

Obviamente a regulagem só vale para uma volta inteira, depois disso os números começam a repetir com a porca no passo seguinte da rosca. Mas o 1 mm do passo é suficiente para regulagem (ou teria que anotar a volta que a porca está)

No skerton isso é muito útil. Eu variava para determinada dose de grão no máximo 3 números na escala.

 
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse mod aí do @sergio.m ficou massa demais.

Com essa porca M8, o eixo fica mais fixo e melhora a consistência da moagem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...