Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

E aí pessoal! Tenho um dúvida muito específica sobre a acidez do café.

 

Sou pintor e recentemente comecei a fazer experimentos em pintura com café, é uma técnica que se assemelha muito a aquarela, café misturado com água usado para pintar sobre papel.

 

Porém sou leigo no assunto então fui dar uma pesquisada, inclusive aqui no fórum, e ouvi dizer que acidez do café pode agredir o papel a longo prazo, isso procede?

 

Existe alguma forma de neutralizar ou pelo menos diminuir a acidez do café sem prejudicar sua cor? De preferencia uma forma mais simples já que sou leigo no assunto, ouvi coisas como adicionar bicarbonato ou sal na hora de preparar o café...

Para esclarecer, estou usando café instantâneo, desses comuns que achamos no mercado, misturado com água e só.

 

Se também souberem de algum tipo de café interessante para ser usado em pintura eu ficaria feliz em saber.

 

Então é isso aí pessoal, grato desde já!  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É ligeiramente ácido sim com pH perto de 5,5

 

Daria para neutralizar com o bicarbonato de sódio. O quanto usar eu não sei. Mas aqui tem químicos que poderão te ajudar, né Marcia? =)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É ligeiramente ácido sim com pH perto de 5,5

 

Daria para neutralizar com o bicarbonato de sódio. O quanto usar eu não sei. Mas aqui tem químicos que poderão te ajudar, né Marcia? =)

 

Sim, ouvi dizer que o bicarbonato resolveria, mas também não sei a quantidade, e testando não daria pra perceber nada de cara...

Só depois de uns meses/anos, comparando com outra pintura sem o bicarbonato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além da água tem esse café do mal industrializado, hehehe

 

Não lembro onde li, mas aparentemente extrações a frio (cold brew) possuem um PH mais baixo, tanto que reza a lenda que o desenvolver do Toddy system teve como motivação a esposa, que tinha um estomago sensivel e o café extraido a frio ficaria menos agressivo ao estômago

 

De resto, acredito que para papel seja muito mais saudável um PH mais básico que ácido, tanto que soda cáustica é um dos itens presentes na fabricação de papéis artesanais

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não entendo nada de pintura mas gosto de aquarela e acho o sepia que o café e o chá produzem na aquarela muito bonita.

 

Eu lembro de uma exposição de quadros que tinha aquarelas feitas com café , na tarja de identificação tinha escrito que o artista tinha usado café instantâneo descafeinado. Agora com sua pergunta eu entendi , o café instantâneo é feito com Robusta , um tipo de café com menos acidez e o processamento do grão diminiu mais ainda a acidez.

 

Outra opção seria usar um café de torra bem escura (quanto mais escura menor a acidez) coado em filtro de papel .

 

O café ideal para vc seria o pior café possível aqui para nós : grão 100% robusta , torra bem escura (italian roast) , coado em filtro de papel , esse café não tem acidez nenhuma.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rogerio, me toquei numa coisa sobre as fitinhas. O café como é escuro deve afetar a leitura do ph pela cor! Ou seja, não é o ideal não para medir o café diretamente.

 

Agora serviria para chegar na concentração ideal do bicarbonato em água para anular o ph mais baixo do café.

 

Admitindo o café com ph 5.5 vc precisaria descobrir com a fita quanto de bicarbonato no mesmo tanto de água para ter um ph de 8.5. E no fim vc teria um ph neutro de 7.

 

Eu tenho aqui teste pra piscina, mas não sei se vai até 8.5. Se for posso descobrir a qtd de bicarbonato e te falo amanhã.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além da água tem esse café do mal industrializado, hehehe

 

Não lembro onde li, mas aparentemente extrações a frio (cold brew) possuem um PH mais baixo, tanto que reza a lenda que o desenvolver do Toddy system teve como motivação a esposa, que tinha um estomago sensivel e o café extraido a frio ficaria menos agressivo ao estômago

 

De resto, acredito que para papel seja muito mais saudável um PH mais básico que ácido, tanto que soda cáustica é um dos itens presentes na fabricação de papéis artesanais

 

Hahaha bom, a água eu fervo antes de usar, mas deixo esfriar ou ficar morna para misturar ao café, já o café não sei se tem componentes que agridem o papel (alem do ph acido, claro), nos tutoriais que consegui achar indicam o instantâneo comum...

 

Não sei bem se precisaria me preocupar com essa questão da acidez e papel, talvez os resultados a longo prazo não sejam nada de mais, mas é melhor prevenir!  :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem , como eu disse nescafé é feito com robusta (menor acidez) e no processamento a acidez diminiu mais ainda.

 

A outra opção seria comprar um pó de café com fama de bem forte , bem vagabundo (o mais barato) , essa bomba e praticamente só robusta a torra com certeza é bem escura , ou seja , ele feito em filtro de papel melitta , vai produzir um café praticamente sem acidez.

 

Ou seja quanto pior e mais ordinário for o café , melhor para vc :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos você está admitindo que amargor é o oposto de acidez. Cerveja por exemplo é tão ácida ou mais que café. E leite de magnésia que é bem básico (pH acima de 7) é amargo? Não...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rogerio, medi lá. Meu indicador de pH só vai até 8.3. Mesmo assim deu para ver que usando uma solução de 2.5% de bicarbonato de sódio, o pH passou da escala. Começar por aí seria uma boa.

 

Vamos supor que o pH de 5.5 é do café coado. Um café extraído com 8 gramas de pó para 100 g de água. Adicionando nesse café 2.5 gramas de bicarbonato deveria neutraliza-lo.

 

Numa regra mais geral, desprezando a quantidade de água, pois vc poderá usar um mais forte (escuro), para cada 8 gramas de pó ponha 2.5 gramas de bicarbonato.

 

Não sou químico mas fiz o possível. Confiar é com vc =)

 

Abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi Carlos, então nada de café chick na pintura, apesar de dar um ar mais exótico para a arte e tal...

Faz sentido, já que o que interessa de fato na pintura é a pigmentação e a permanência dela.

 

Com relação a permanência dos pigmentos (não perder a cor com o tempo), sabem algo sobre isso?

 

Só não entendi direito o que o Sergio quis dizer com a comparação de amargor e acidez...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É ligeiramente ácido sim com pH perto de 5,5

 

Daria para neutralizar com o bicarbonato de sódio. O quanto usar eu não sei. Mas aqui tem químicos que poderão te ajudar, né Marcia? =)

Sé, sou bióloga!!

 

Por que ao invés de adicionar sal no café vc não testa testa umas gotinhas de hipoclorito de sódio (cândida, água sanitária)?? Se não afetar a cor deve ser mais eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com relação a permanência dos pigmentos (não perder a cor com o tempo), sabem algo sobre isso?

 

Em sites americanos de venda de aquarelas eu já li sobre os dois extremos , pessoas que dizem ter aquarelas com café ha mais de 20 anos sem alteração (fade) , e gente que com 5 anos a aquarela desvaneceu toda.

 

Eu não entendo muito de conservação , mas acho que esse tempo varia com o grau de cuidado.

 

Pessoalmente eu não acredito na perenidade do café , eu tenho aquarelas com mais de 20 anos que estão perfeitas , o passe partout esta oxidando e amarelando , mas a aquarela esta perfeita , eu acho que a qualidade do papel e dos pigmentos são essenciais , por isso não levo muita fé no café.

Faça seus testes com café e pigmentos sepia de qualidade , exponha eles ao sol e veja quem vai desvanecer primeiro , de repente o café surpreende :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o cuidado com a pintura faz toda diferença, e como o café não é oficialmente uma "tinta" gera essa duvida, mas como já existem muitas pessoas que pitam com ele é um bom sinal.

 

Além do cuidado com a acidez também usarei verniz impermeabilizante, aí farei esse teste do sol, acho que é um dos mais eficientes pra saber a permanência a curto prazo... Vamos ver.  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal, para concluir.

A questão do ph pode ser resolvido com ajuda das fitinhas e bicarbonato, e nas minhas pesquisas tudo indica que o pigmento do café é sensível a luz, podendo durar alguns anos dependendo de vários fatores, mas não é pra séculos como outras tintas.

 

Então muito obrigado pelas sugestões e informações, ajudaram muito na minha pesquisa, sou imensamente grato!

 

A título de curiosidade, um teste de pintura que fiz com café:

https://lh5.googleusercontent.com/PdWAP-BaxZCIwwPukHHy2C1AUPXLFKAGZrZg59a5_64=w958-h697-no

 

Um abraço, até +!

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Embora o tópico tenha sido criado por causa das pinturas com café, achei o título pertinente (dentre outros), caso a moderação ache melhor pode mover para outro tópico.

What's the Deal with Acid in Coffee?

Vale também a leitura dos links internos do artigo. Como um plus, ouvi dizer recentemente que uma torra mais avançada, ou planejada para tanto, pode reduzir bastante (ou mesmo eliminar) o ácido acético (que tecnicamente é considerado um defeito do café), presente em muitos cafés brasileiros principalmente os com fermentação induzida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem este outro, que vai até na contramão do artigo anterior, muita gente que conheço não concorda com esta associação entre percepção de acidez correlacionada ao nível de acidez (pH), mas pode ser que alguém se identifique com este tipo de abordagem (paralelismo).

Coffee Science: What’s Acidity?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...