Ir para conteúdo

Minha Saeco Poemia modificada + bônus (cantinho do café)


Weiler

Postagens recomendadas

Senhoras e Senhores,

 

É com orgulho que lhes apresento, em vídeo, minha Saeco Poemia modificada e também meu "cantinho do café".

 

As modificações incluem a instalação de:

 

- um controlador PID de temperatura, com temporizador (marca Tholz, modelo TTS-685N)

- dois relés SSR para controle da resistência da caldeira e da bomba, montados dentro da máquina

- um botão tipo push-bottom para fazer flush

- um manômetro para visualização da pressão da bomba com escala de 0 a 16bar

- um regulador de pressão da bomba

 

No fim das contas, como tentei explicar nesse vídeo abaixo, a única alteração que não valeu a pena foi o controle de pressão da bomba, o resto ficou show!

 

 

Já o "cantinho" é, no sentido mais literal possível, realmente apenas um canto da bancada da cozinha, mas o suficiente para fazer minhas experiências e tomar meus cafezinhos. 

 

Aproveitei o embalo e fiz uma extração on-the-fly, demonstrando como faço uso do moinho Encore e do tamper.

 

Não sou um expert, aliás estou mais para aprendiz, então perdoem-me qualquer gafe e sigo à disposição para dúvidas e questionamentos.

 

Abraço.

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca Weiler, fantástico camarada!

Quanto vale essa Poemia? kkk

 

Se fizer a engenharia reversa e montar o projeto será fantástico... 

Parabéns!

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses vídeos são muito bons para transferência de técnicas, sei que sou novo aqui, mas no outro hobby Plastimodelismo aprendemos muito por vídeos desse tipo, eu mesmo já fiz vários.

Acho que quem tiver oportunidade poderia fazer um vídeo para auxiliar os novatos.

 

@Weiler, já vou comprar um funil e passar a faca e foi bom ver o Encore em ação na mão de um conhecido!  :D

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente , uma das melhores mods que eu já vi na web , principalmente por ser clean , a maioria das mods parece gambiarra.

Só uma sugestão , pré programar o tempo de extração não é eficiente , a extração é algo dinâmico , se vc tivesse parado a extração com digamos com 20 ou 23 seg. talvez desse para salvar a extração.

Ao invés de pré programar , use o display durante a extração como um simples cronômetro para sua orientação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Miyamoto, esse Poemia é ninja!!!  :ph34r:

 

@Antenor, comprei aqui no BR mesmo, basta jogar o nome do controlador no Google. Tem dele no ML e em lojas de automação online.

 

@Bruno Marinho, realmente é tenso. Eu tenho uma GoPro, da próxima vez vou fixá-la no armário com a ventosa e tentar fazer tudo com as duas mãos.

 

@Galttar, eu tenho algumas fotos até a parte da instalação do manômetro e do regulador de pressão. Mas estou craque para montar/desmontar. Esses dias eu desmontei e montei em 40min para instalar o botão do flush. Ainda estou com tudo na memória, então se quiser aproveitar, pergunte tudo agora.........rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Weiler, muito obrigado, mas não tenho nem base ainda para perguntar.

Eu teria que estudar como funciona a cafeteira e o PID.

Sou engenheiro de tecnologia e trabalho com software e hardware o que facilitaria, mas sou virgem em cafeteira... kkk

 

Será que não tem nenhum sensor de peso que poderia ser controlado ao invés do tempo?

Vou dar uma pesquisada na SparkFun.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Eduardo, você tem razão. É aquela grande diferença entre o que sonhamos no início e o resultado na vida real que obtemos depois. Quando imaginei o controle da extração por tempo, eu estava fixado na ideia dos 25seg. Lógico que no processo de montagem e descobertas, fui percebendo que em certos momentos eu precisava de 30 segundos e em outros de 20 ou 23 como você falou. Mas agora está feito. O temporizador controla a bomba e desligar o botão não para a contagem nem desarma o relé. Por isso, vou me adaptar ao que tenho e tentar uma repetibilidade na dose/moagem/tamping que me permita ficar nessa faixa de 25-28segs, mesmo que o peso final passe um pouquinho do espresso duplo ou do longo.

 

De toda forma,  só de não ter tomado nenhum choque elétrico, nem queimado tudo e o fato de hoje a cafeteria continuar funcionando a contento já me considero no lucro.  B)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@beto-angra, valeu!

 

@Rodrigoks, a técnica não foi muito bem explorada porque estava com uma mão ocupada filmando. Mas também não sou xiita, estou aberto ao aprendizado. Já li sobre nutation e WDT, até uso algumas coisas, mas basicamente - quando estou com as duas mãos livres - é despejar o pó de maneira mais uniforme, dar umas batidas com os dedos no PF para distribuir melhor, depois o tamping.

 

Sobre mexer na pressão durante a extração, é possível sim. Mas eu prefiro não fazer. É tenso ficar com um olho no café e outro no manômetro, ainda mais num espaço curto de tempo.

 

O que eu já fiz foi vários testes com pó para extrair a 9bar (e não 11bar como é o padrão da Poemia), mas a extração ficou muito lenta e produzia pouca crema. Talvez seja uma característica da bomba.

 

O engraçado é que o PF original (pressurizado) não abre a 9bar. Ele fica lá fechado, como se a máquina estivesse "chocada". Daí se eu movia a regulagem aumentando a pressão, o que acontecia era que ele só abria a válvula para saída de água com 11bar. E estranhamente foi essa a melhor regulagem que obtive para meus cafés, até o momento, tanto quando era no PF pressurizado, quanto agora.

 

Pode ser que no futuro eu consiga aprimorar isso.

 

Mas qual seria seu ponto de indagação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Particularmente não gosto muito daquele gira-gira depois de calcar. Acho que é mais fácil fraturar o bolo com esse procedimento do que melhorar a compactação. Mas não tenho como comprovar. Em todo o caso, o Gwilym Davies concorda comigo.

 

Você está usando filtro pressurizador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não. Uso um aftermarket sem aparato pressurizador. Igual a esse da foto:

 

studio_session-007-2.jpg

 

Citei o pressurizado só como referência do aspecto original da Poemia.

 

O gira-gira realmente foi excessivo naquele vídeo. Quando estou com as duas mãos, desço o tamper e dou apenas uma girada de 90º. Se meus dedos nivelarem com a borda do PF, pronto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei! Só estava esperando alguém dar o toque para comentar isso!!! :lol:

 

Aquele botão surgiu porque o knob da extração ficou dedicado, só funciona temporizado. Daí ter que mudar a programação toda vez somente para aquecer meia xícara ou fazer a limpeza do grupo não é prático. Daí criei o botão, que permite essa flexibilidade.

 

E aí entra seu comentário: usá-lo para pré-infusão!

 

Mas resta a dúvida: quanto tempo de pré-infusão e quanto devo "descontar" no total do tempo da extração?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há muita discussão sobre isso. Eu pensaria mais em termos de massa do que tempo, ou seja, qual a razão de extração que pretende obter ao final. Se ficar amargo, engrosse ligeiramente o pó pra que fique o fluxo mais rápido da próxima vez.

 

Lembre-se que se utilizar pré-infusão vai ter que moer um pouco mais fino que de costume, pois nessa situação o fluxo costuma ser maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Senhoras e Senhores,

 

É com orgulho que lhes apresento, em vídeo, minha Saeco Poemia modificada e também meu "cantinho do café".

 

As modificações incluem a instalação de:

 

- um controlador PID de temperatura, com temporizador (marca Tholz, modelo TTS-685N)

- dois relés SSR para controle da resistência da caldeira e da bomba, montados dentro da máquina

- um botão tipo push-bottom para fazer flush

- um manômetro para visualização da pressão da bomba com escala de 0 a 16bar

- um regulador de pressão da bomba

 

No fim das contas, como tentei explicar nesse vídeo abaixo, a única alteração que não valeu a pena foi o controle de pressão da bomba, o resto ficou show!

 

 

Já o "cantinho" é, no sentido mais literal possível, realmente apenas um canto da bancada da cozinha, mas o suficiente para fazer minhas experiências e tomar meus cafezinhos. 

 

Aproveitei o embalo e fiz uma extração on-the-fly, demonstrando como faço uso do moinho Encore e do tamper.

 

Não sou um expert, aliás estou mais para aprendiz, então perdoem-me qualquer gafe e sigo à disposição para dúvidas e questionamentos.

 

Abraço.

 

 

muito bom!!! quero instalar o PID , 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

O porta filtro você encontra aqui: https://www.seattlecoffeegear.com/non-pressurized-portafilter-upgrade-for-saeco-and-starbucks-espresso-machines

 

Tem que querer muito, pois a loja não manda para o Brasil. Então você precisará de alguém lá para comprar e mandar para você ou usar algum serviço de redirecionamento de compras. 

 

No final das contas, U$ 59,95 + uns U$ 19,00 frete deve sair na faixa de R$ 245,00. Se for tributado, sairá por volta de R$ 390 se seu estado não cobrar ICMS e mais ou menos R$ 480 se cobrar o ICMS embutido. (Fonte: www.tributado.net)

 

Como eu disse, tem que querer muuuuuito, afinal sai mais caro que a própria máquina aqui no Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma máquina boa, compacta (ocupa pouco espaço) e permite extrair bons cafés com um moedor e um tamper apropriado.

 

Sugiro a leitura do tópico da Poemia. Lá você encontrará muita informação.

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/585-saeco-poemia/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Bom dia amigo Weiler, amigo sera que um manômetro com glicerina não conseguiria estabilizar esse ponteiro para obtermos uma melhor visualização da pressão ?

 

manmetro-com-glicerina-vert-12-de-0-a-16

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso um desse na minha Silver. Realmente estabiliza o ponteiro. O único porém é a alimentação do ssr estar na mesma da bomba. Quando o pid manda o pulso a bomba varia uns 0,3 bar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A modificação de controle de pressão não surtiu o efeito desejado. Fazendo o café a 9bar não consigo resultados melhores do que extraindo na pressão de fábrica, que é de 11bar.

 

Fiz vários testes com o portafiltro original com aparato pressurizado. A 9bar, o aparato não abre e, portanto, não permite saída de água. Fui aumentando gradativamente a pressão até descobrir (empiricamente) que o aparato pressurizador só abre a 10.5-11bar.

 

Usando essa última regulagem de pressão, consegui extrações mais saborosas e bem próximas da fórmula "ideal" de um duplo: 18g de pó, 36g de café em 25s de tempo.

 

Feito isso, travei a regulagem e não mexi mais.

 

Só controlo hoje o tempo de extração pela granulometria no moinho: 1 ou 2 clicks a mais para baixo/cima já resolvem.

 

Vale dizer que só usei o porta-filtro pressurizado como comparativo, pois o que utilizo diariamente é um aftermarket da SGC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...