Ir para conteúdo

Roma de luxe - MANUTENÇÃO


Draegir

Postagens recomendadas

Roberto, vamos com calma, vamos organizar um pouco as coisas:

 

1. preencha seu perfil direitinho, com cidade e uma foto personalizada. Isto ajuda as pessoas a te localizarem e a continuar a conversa.

 

2. procura nos tutoriais um tutorial sobre como inserir imagens no fórum (você usa um host externo de imagens, só puxa os links para cá. Dessa forma não ocupa espaço da tua quota de imagens e tudo fica mais leve).

 

3. minha sugestão: agrupar estas imagens em pequenos conjuntos, tipo 4 imagens em cada mensagem. Isto facilita a leitura pelas pessoas. Já estamos no post 19 deste tópico e há uma coleção de imagens que complica um pouco para ver.

 

Se resolver agrupar tudo, ou nos grupos menores, um moderador poderia te ajudar, ou apagando (caso você use os links externos) estas, ou ele fazendo os agrupamentos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roberto, esse monte de postagens tá meio confuso mesmo de olhar... Por isso sugeri usar o PhotoBucket e usar o sistema de fotos apenas para linkar, a foto abre grande e rápido, sem ocupar espaço no CdC.

 

Aqueles terminais saindo da caldeira com as tampinhas vermelhas, com fios grossos soldados (um branco e um vermelho), são as pontas da resistência (elemento aquecedor)  da caldeira, que fica embutida no corpo na mesma.

 

Faça como Sérgio sugeriu aí em cima, solte um dos lados que tenha conector (ou ambos, é até melhor) e meça se há continuidade. Se sua máquina for 110V, com o Ohmímetro do multímetro, deve dar algo perto de 13~15 Ohms.

 

Se estiver tudo OK com a resistência, teste o Termofusível.

 

Na Foto 5 da postagem atual (se mudar o número eu edito meu post), o Termofusível é aquele pequeno cilindro metálico dentro de um tubo transparente, ligado com fios vermelhos dos dois lados e selado nas pontas do tubo transparente com espaguete termo-retrátil preto. Ele deveria estar embaixo daquela pequena cinta metálica rígida em forma de "aba", que prenderia o conjunto no topo da caldeira. Basta medir se esse componente está fechado ou aberto. Deve estar "em curto", dando 0 Ohms ou bem perto disso (mal contato das pontas do multímetro). Se estiver aberto, achou o problema. Daí é comprar outro igual e trocar.

 

Se estiver OK, é continuar seguindo o circuito. Como trocou a placa e não resolveu, não deve ser o relé, mas eu testaria mesmo assim.

 

Faça os primeiros testes e reporte pra gente saber.

 

Aliás, se ligar a máquina aberta, como está, e deixar esquentar, vai queimar a resistência. Ela não foi feita pra operar desse jeito.

 

E você tá com uma quantidade razoável de calcificação. Mesmo ainda não parecendo "imprescindível, já recomendaria um tratamento com DEZCAL da Urnex.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita obrigado vou seguir essa receita.

Cabral a resistência está na foto 5 onde se encontra frontalmente um fio vermelho e um branco.?

O resto entendi vou ver e organizar tudo, ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso. Na foto 5, são esses dois fios que estão em primeiro plano, um vermelho (direita) e um branco (esquerda).

 

Como dá pra ver na própria foto 5, e dá pra confirmar na foto 6, se acompanhar o fio Vermelho, verá que ele sai do terminal da caldeira e tem um conector na outra ponta, ligado numa "peça". Esse é o Termostato principal (vapor), que deve estar Fechado (em curto - 0 Ohms) em temperatura ambiente e só abrir em alta temperatura (132'C ~ 140'C).

 

Do outro lado do Termostato, seguindo o fio do conector oposto, vai chegar no Termofusível, também em série com a resistência da caldeira. Esse também deve estar em "curto", com 0 Ohms.

 

Atente que há pasta térmica no "berço" do Termofusível, no "tubo" do Termofusível, no ponto de contato do Termostato com a Caldeira e na face plana do Termostato. Essa pasta deveria ser removida/limpa e trocada/reaplicada a cada desmontagem. Se não tiver pra trocar, tome o cuidado de manter o máximo de pasta possível, sem limpar nem desperdiçar. Aconselho que compre um tubo/pote de pasta térmica. Recomendo a Pasta Térmica de Cobre da Implastec (divisão Química da Votorantim), que não resseca como as pastas de base calcária "chinesas genéricas" e possui condutividade térmica muito superior. Se for "partir pras cabeças" nos exageros, tem pastas térmicas de alto desempenho usadas em informática, como as Artic Silver e Artic Ceramic, mas isso seria um exagero e um desperdício, na minha opinião. A pasta convencional branca da Implastec já é boa o bastante, resseca menos que as "chinesinhas" genéricas, mas resseca mais que a de Cobre.

 

Good Hunting!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, esqueci de mencionar que, na Foto 7, entre a Válvula Solenoide de 3-Vias (aquela caixinha preta com um bico metálico em cima, de onde você soltou a mangueira de teflon)  e a lateral da Caldeira, tem o outro Termostato preso na caldeira e cheio de pasta térmica, esse é o de Extração, que também precisa estar fechado (em curto - 0 Ohms) em temperatura ambiente. Não tenho certeza, mas acho que ele abre aos 103'C e volta a fechar com 92'C.

 

Qualquer uma dessas peças, se estiver aberta, vai gerar o comportamento que você vem obtendo na sua máquina. ainda acho que é o Termofusível. E, fora a resistência da caldeira, todas elas são baratas, fáceis de achar e de trocar. A resistência já um pouco trabalhosa, mas tem solução. Contudo, é a peça mais difícil de dar problema, só dá pra ela queimar se tudo mais entrar em curto permanente, inclusive o fusível precisaria falhar e manter o curto depois do ponto de ruptura. Muito, muito raro. E improvável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu multímetro foi com a cafeteira, estou com um alicate amperímetro que tem multímetro, mas não estou conseguindo usar, chamei um amigo para me ensinar a usar essa bagaça. Assim que aprender prometi para ele um  expresso, mal sabe ele como esta a cafeteira. hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe...

 

Lembre-se de que precisará trocar a peça que estragou. Creio ser o Termofusível, mas mesmo sendo apenas um "fusível", não recomendo tentar usar sem ele, pois se jumpear e tiver algum problema no termostato também (em curto), a máquina vai aquecer até queimar de vez...

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Draegir , se vc for se livrar da maquina algum dia , fique sabendo que esse moedor dela é identico ao Nemox , mesmo motor , mó e mecanismo , a unica diferença é que ele não tem a carcassa .

 

Resumindo o moedor da sua maquina é muito bom , quase do mesmo nivel do Encore.  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe... exatamente, CaÊ!

 

Na minha Roma DeLuxe eu fiz uma pequena "armação" de reforço com chapas em L e com parafusos de aço pra estabilizar o conjunto.

 

O que "mata" esse moedor embutido, do modo como é montado, é que a carcaça de plástico "mexe" um pouco durante a moagem e, se tentar apenas "apertar" os parafusos a coisa pode espanar e até rachar... Mas com essa gambigrade* eu consegui melhorar muito a estabilidade do conjunto e a moagem ficou muito melhor, a qualidade do café melhorou pacas. Antes a moagem do Aríete resultava em cafés indistinguíveis dos obtidos moendo com o Krups GVX2, depois da Gambi, ficou num meio termo entre o Krups e o Vario. Aliás, não fica muito atrás da moagem do BCG800...

 

Como tá tudo aberto, depois que o Roberto conseguir colocá-la pra funcionar (olha o voto de confiança!) e se ele tiver um pouco de boa vontade, acompanhado de umas cantoneiras de aço, uma furadeira e alguns parafusos e porcas de aço, dá pra deixar esse moedor tinindo... e a Roma ganha vida nova com um bom moedor.

 

Quando comecei a moer com o Vario, passei a obter cafés quase indistinguíveis entre a Roma DeLuxe e a Baby Class... Lembro de ficar bem P da vida ao descobrir que tinha comprado outra máquina praticamente da mesma categoria e capacidade da que eu já tinha... :rolleyes:

 

* gambigrade = gambiarra com função de upgrade, não de manutenção nem de improviso temporário :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral isso do moedor eu sei. Não entendi A baby class e a Roma são bem parecidas quando moído no wario? Estou aguardando para mexer nela assim que desvendar os segredos do alicate amperímetro multimetro já rodei o botão já apertei e ele só funciona como amperímetro aguardando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tava vendo nesse site do tambore uma receita de café a frio 19h de infusão mais sabor menos acidez mais dousura, dá para fazer com a minha tentei medir hj, a bateria do alicate tava fracakkk. desculpe a ignorância, mas é para medir com ela ligada ou desligada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D:lol:  "Wario" é o arqui-inimigo do Mario nos jogos da Nintendo... :lol::D

 

E, sim, moendo no Vario (com V - não confundir com Vario-W, que é o que tem balança embutida e faz dosagem por Pesagem -> W = Weight) e usando o mesmo filtro, seja o original da Gaggia, seja o La Marzocco, tanto faz preparar o café na Roma DeLuxe ou na Baby Class. O resultado na xícara fica quase impossível de separar, elas tem praticamente o mesmo desempenho.

 

:ph34r:  CUIDADO :ph34r:

 

Roberto, você tá LENDO tudo que escrevemos aqui? Não ligue essa máquina desmontada EM HIPÓTESE ALGUMA!

 

Se não desacelerar e tomar cuidado você vai fritar sua máquina, é ela é MUITO BOA, não merece ser assassinada... :P

 

Faça as medições com a máquina DESLIGADA DA TOMADA. Você vai medir fios por onde passa rede elétrica direto. Se ligar, além de queimar a máquina, você pode ser eletrocutado. Melhor chamar alguém que entenda de eletricidade/eletrônica pra te acompanhar no processo... :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...