Ir para conteúdo

Doação de café ainda não pronto para consumo.


Beto Origens

Postagens recomendadas

Olá meus amigos, tudo bem?

Uma amiga minha aqui da cidade e que possui um sítio, me deu 2,3 KG do café que o Avô dela plantava, colhia e torrava para o consumo da Família durante muito tempo. Acontece que o Avô dela que cuidava de tudo faleceu, e a safra 2013 está lá na tuia, sem destino algum...Ela me deu esse pouco, e disse que se eu quiser tem mais lá, porém para mim não adianta nada, na fase em que o café está aqui para mim não adianta. Já está seco, e conversando com o amigo Igor o café precisa ser descascado ou despolpado. Quem se interessar posso enviar sem problema, só vou cobrar mesmo o valor do envio, o que não será um problema maior pois eu tenho contrato com os correios e o valor para mim fica mais em conta...

 

Não sei dizer a qualidade ou tipo do Café...

 

Segue fotos do mesmo::

W4Ajf7L.jpg

IlSQqjX.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto , bom dia . Sou produtor no sul de MG e vou tentar te ajudar . 

 

Este é famoso o cafe coco .

 

Se este cafe esta na tuia , entende se que ja foi seco e esta próprio para armazenamento. Se foi devidamente seco ou não , somente uma melhor analise visual ou com equipamento eletrônico especifico. 

 

Depois da secagem adequada ,  será descascado e beneficiado ( descascado , selecionados por tamanho , separado os grãos com defeito )

 

Despolpamento é um processo para produção de Cafés Cerejas ( CD )  que não é o caso deste cafe.

 

Abs

Valmor

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Valmor tem uma máquina para descascar amostras, usamos ela quando estive lá no SStR. Imagino que fazer isso na mão deve dar trabalho demais... demais mesmo!

 

Depois que descasca tem que catar os defeitos. Quando fizemos isso no sítio contei 1h para catar um quilo.

 

Por fim eh torrar o café. Dependendo da renda e da perda na torra, é possível que sobre no final 300g de café torrado para cada quilo! Faça as contas do tempo gasto e do que resulta no final verá que eh um trabalhão beneficiar café.

 

Bem, mas independente disso tudo, eu recomendo fortemente que todos que curtem um bom café passem por essa cadeia da etapa de produção! Isso ajuda a valorizar, e muito, o trabalho e esforço do produtor.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto, uma tuia cheia? Não tem cooperativa aí ou nas cidades vizinhas? Ela precisa vender isto ou vai ter este prejuízo todo. A safra 2013 não foi afetada pela chuva, mesmo que seja commodity tem seu valor. As cooperativas costumam beneficiar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valmour, muito obrigado pela explicação amigo, desconheço muita coisa ainda rs. Enfim, pelo trabalho danado relatado pelo Igor é que não convém pra mim ficar, sem dizer que na hora de torrar apanharia demais também, e provavelmente estragaria todo o trabalho. Esse Café coco é razoável? tem um sabor legal?

 

Anita, ela me disse que sim, uma tuia cheia. No momento ela está viajando mas quando ela chegar vou conversar com ela. Pelo que ela me disse, ela viu o resultado da colheita no final e tinha dois barris daqueles enormes, acredito que seja  200 litros cada, cheios de café...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é  o que o Igor falou .

 

Se quiserem posso descascar na maquina do sitio , sem problemas mas isto é a primeira etapa :

 

depois deve ser feita a  limpeza ( remover restos de casca , grãos brocados , quebrados , chochos ,,,)  selecao dos graos por peneira ( separa por tamanhos e mokas ) depois os PVA ( Pretos , Verdes Ardidos ) ...o que sobra ( a parte boa do cafe ) é o grão que pode se tornar um cafe especial . ( nao estamos entrando aqui no mérito da altitude , variedade do cafe , método de secagem , umidade de armazenamento , etc  ) 

 

Mas de nada adianta fazer uma excelente limpeza  e selecao se a colheita e o pós colheita não foram adequados ..Nao digo que é o caso deste cafe , é claro , pois não o conheço.

 

O caminho do bom cafe da planta até a xícara é bem longo e cheio de armadilhas ...

 

Minha opinião : Concordo com Igor , vale sim fazer esta experiencia não só pelo custo do cafe mas para conhecer o processo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é isso muita mão para sair uma  xícara,  parabéns pelas explicações.

existe um estudo que para cada coisa as coisas passam por várias maos, ex para sair uma xícara, o cara pega o grão planta, colhe, torra, embala, despacha etc a máquina pegam o ferro transformam em aço , fazem o cobre, transformam em resistência , o plástico colocam na forma etc monta a cafeteira colocam para vender chega em vc, nesse processo todo mais de mil pessoas inclusive vc eu tiveram que fazer parte desse processo ai sai a xícara de café, alguém por aqui conhece o processo todo, seria lindo ir na raiz da chicara ou talvez da cafeteira. Se alguém souber onde está me fala. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@beto-angra em qual cidade está o café?

 

O processo de beneficio do café é bem complicado para "pequenas" quantidades. Alem das cooperativas, cidades que produzem cafés tem as chamadas "maquinas de limpar café" fixas ou moveis(são montadas em caminhões que vão aos produtores que não tem maquinas próprias e fazem o serviço no próprio local).

 

E @beto-angra esta "amostra" que ela te deu é fiel ao restante do lote? Vi pelas fotos que o café está um pouco embolorado,mostrando que não foi corretamente armazenado. Não é correto armazenar café em coco dentro de tambores de plastico ou ferro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...