Ir para conteúdo

Fornecedor de café cru.


Bruno Abatti

Postagens recomendadas

Olá pessoal, tudo certo?

 

Seguinte, eu e minha namorada estamos Com Um Projeto Aí™ de fazer uma cafeteria com o objetivo de mostrar e vender às pessoas cafés especiais. Ou simplificando, o que seria um café bom, por um preço acessível. Só que estamos com um pequeno problema: como conseguir um fornecedor de café? Eu estava pensando em comprar em um café que curto muito aqui em Floripa, que é o Café Cultura, mas não seria correto eu comprar o café deles, e vender pra eu lucrar, sabe? Eu precisaria de um fornecedor, aprender a torrar em casa e mandar bala. Na semana que passou, andei lendo muuito sobre torra doméstica e decidi que irei com o bolinha! — (Só preciso achá-lo pra comprar, ou comprar no ML mesmo). — Então é isso; to precisando de um fornecedor de café verde (de qualidade). Alguma alma saberia me informar algo sobre? 

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Bruno, 

 

achar café verde de qualidade, dependendo da quantidade que deseja, pode ser uma tarefa complicada. Para pequenas quantidades ficamos limitados a lojas onlines que vedem pelo preço que acham justo. Essas lojas costumam vender os mesmos cafés torrados e imagino que isso venha a ser um problema para você, já que conseguem praticar um preço mais acessível do que você conseguirá torrando em casa em um bolinha (isso sem falar na qualidade). Se está interessado mesmo assim, recomendo procurar a Unique, Mario Zardo ou Cafe Espresso Brasil (essas lojas tem tópicos próprios aqui no fórum).

 

Para maiores quantidades é interessante buscar diretamente o produtor. Com isso você diminui bastante os custos e pode até conseguir certa exclusividade sobre o café. Eu tenho o contato de alguns produtores e posso te passar via Inbox caso deseje. Já aviso de antemão que a quantidade mínima, e praticada poucos, é de 20kg. O usual é negociar uma saca inteira de 60kg e ainda contar com a boa vontade deles em te vender. Digo isso por experiência própria em negociar café verde.

 

Por fim, outra possibilidade é esperar pelas nossas compras coletivas aqui no fórum, eu mesmo já organizei duas e pretendo lançar mais uma até o final de abril. Sugiro a leitura dos tópicos das Compras Coletivas na área de Torra Doméstica.

 

Abs,

Igor 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se sua intenção é abrir um negócio acho que vai ter que estudar bastante o ramo.

Cursos de torra, degustação etc.

os cafés especiais vão te exigir alguma dedicação.

Existem alguns livros no mercado nacional.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diria que o procedimento esta invertido: normalmente a formação deveria preceder à execução.

Nas suas condições, onde pouco conhece o tema, acharia prudente apelar para uma boa consultoria, que poderia analisar e ajudá-lo a fazer as escolhas mais acertadas. Os erros custam bem mais que as consultorias.

Deveria começar com um, ou vários, bons fornecedor (es) de cafe torrado, enquanto vai aprendendo sobre preparo, degustação e tora de cafe.

Com essa experiência, e já com uma cafeteria funcionado comercialmente, teria elementos suficientes para decidir se, no seu caso, compensaria trabalhar com torrefação própria ou não.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas e dicas!

 

Então, o problema do café torrado é a questão da durabilidade e também, o exemplo que eu dei do Café Cultura. Não sei se rola eu revender cafés usando o café deles ou não. Posso tentar, mas acho difícil já que eles tem 2 cafeterias grandes aqui em Floripa. E na verdade, a nossa ideia de cafeteria seria algo beeeeem menor, uma barraquinha de café, porque queremos atender somente o público universitário. Mas enfim, acho que vocês tão certo mesmo. Eu à princípio quero usar dois métodos de extração, que é usando a french press e aeropress. Eu ando treinando e lendo todos os dias sobre preparo e degustação; inclusive, se vocês tiverem algo a mais pra mandar pra mim, eu agradeço bastante! Terminei de ler recentemente o "The World Atlas of Coffee" do James Hoffmann e achei do caralho! Aprendi muuuita coisa e na verdade, me fez mergulhar nesse mundo do café. Mas enfim, aceito mais conteúdo, principalmente sobre a prensa ou aeropress. Se tiverem pra compartilhar, só mandar!

 

Abraço e obrigado novamente! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno: já olhou nossos tutoriais?

 

Usando a busca também vai aparecer muita coisa...

 

Já olhei sim Anita! Tanto os tutoriais aqui quanto os do YouTube, quanto os mais conhecidos da internet, tipo Stumptown, Blue Bottle, etc.. Eu acho que já juntei informação suficiente de tutoriais que assisti, o negócio é ir praticando e aprender na tentativa e erro... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, o que te levou a pensar em torrar o próprio café é não ter um bom fornecedor de café torrado? Acho melhor procurar por um fornecedor... As sugestões do Igor foram para café verde em pouca quantidade, mas acredito que os mesmos forneçam café torrado num preço bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, o que te levou a pensar em torrar o próprio café é não ter um bom fornecedor de café torrado? Acho melhor procurar por um fornecedor... As sugestões do Igor foram para café verde em pouca quantidade, mas acredito que os mesmos forneçam café torrado num preço bom.

 

Não não, muito pelo contrário! É porque o conceito da nossa barraquinha de café é ser um processo feito à mão, então se eu torrasse em casa, eu, além de conseguir café verde direto do produtor, eu estaria torrando em casa, assim deixando o café o mais fresco possível de acordo com a demanda que a nossa ideia tiver...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tava até pensando em investir num torrador de entrada num futuro próximo e praticar a arte de torrar em casa... Algo na faixa de 100–150 dólares. Quando tava pesquisando aqui, vi que tem o do Guilherme Torres também, que é um forno modificado com uma "gaiola" do Behmor, confere? Mas não sei se ele tem algum pra vender e precisarei estudar mais sobre torra e tal. Enfim, cês acham que eu devo começar a experimentar na pipoqueira ou no bolinha primeiro? Se tiverem relatos, por favor, compartilhem! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

brou, é sempre bom ver gente querendo empreender e ainda por cima no café.

Não vejo problema em você comprar torrado. Até porque, se ninguém te falou ainda, deixe-me ser o arauto das más notícias.

Quase todo mundo que torra aqui, com a exceção do pessoal que vende café torrado (e a do Guilherme), usa torrador caseiro não apto para torra comercial Isso significa que você não pode torrar back to back, como diriam os americanos. Tem que esperar o torrador esfriar etc.

Esse preço de torrador que você falou corresponde a um modelo desses. Um torrador de responsa é na casa dos vários milhares de reais.

É claro que você pode torrar até com uma (ou várias) pipoqueira pro seu negócio, mas vai ser bem cansativo.

Na Colômbia (dá uma olhad no tópico) eu até fui a uma cafeteria que parece ser algo como você tá querendo armar. Era bacana, mas o torrador deles não era de 100 USD. Não conheço detalhes de marca, etc, mas pelo visual, era um profissional desses de 1kg ou algo assim.

Se você tiver bala na agulha pra comprar um torrador desses, seria ótimo, mas senão, talvez você melhor mesmo começar comprando torrado. Já falou com nosso colega da Bahia que tem cafeteria? Parece um cara boa praça que talvez possa te dar uma ideia ou outra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu estaria torrando em casa, assim deixando o café o mais fresco possível de acordo com a demanda que a nossa ideia tiver...

Veja que o ápice do café não é imediatamente após a torra. Um café com 1 semana após torrado é excelente. Se o método de preparo fosse espresso, não é o seu caso, esperar seria praticamente obrigatório.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

li com calma e vi a história de french press e aeropress. Nas cafeterias que fui, se não me engano, esses métodos eram mais caros que coado. Fui a uma em São Francisco que vendia basicamente expresso e coado. Era bem pequena e talvez próxima do que você quer. Em SF o cara tinha várias drip stations rolando ao mesmo tempo e coava no ato pra você. Isso fica com um visual legal e acho que é mais rápido que ficar monitorando prensa (dá pra fazer no olho mesmo).

Eu se fosse abrir um negócio desses, copiaria o esquema deles. Alugaria uma máquina pro expresso e compraria uns quatro ou cinco Harios v60 (ou melittinha mesmo) e mandava ver.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem o Willow tree, um gaúcho que veio morar aqui.

 

Ele abriu o negócio dele tem uns 2 meses.

 

É um carrinho (tem toldo, sofisticado), ele extrai processos lentos na traquitana.

 

Ele costuma ficar um tempinho em cada ponto.

 

Não sei de detalhes, como puxa energia para moer (duvido que moa na mão). Deve combinar algo com o local onde fica (o conceito dele é meio sofisticado, ele fica em agências de publicidade conhecidas ou centros empresariais. Às vezes em alguma das feiras gastronômicas).

 

Eu iria no caminho dele. Sem expresso. Dá para escolher um café bonito e coar na hora, ou um balde na prensa para várias pessoas.

 

Uma estação de coados com várias aberturas, só ir trocando os filtros no Hario e extraindo direto no copo descartável. Ou uma prensa para um grupo que preferir.

 

Uma chaleira elétrica grande, com energia vinda de algum lugar (?!?).

 

O coado custaria mais pela dose do pó (e da rara água) ser maior.

 

Mas torrar em casa com os processos caseiros acho complicado.

 

Torrar é complexo, exige muito estudo e demoraria um tempo até dominar. Além da dificuldade que é conseguir comprar café verde (sugiro uma lida nas nossas compras coletivas, um tempão procurando e negociando. Para UMA saca).

 

Fora que os processos caseiros rendem doses poucas (batches de 80 g na pipoqueira? Bolinha renderia mais.). Bom dar uma lida nos tópicos nesses processos de torra para entendê-los um pouco.

 

Mas boa sorte. Precisamos de mais empreendedores que trabalhem com bons cafés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal, deixa eu explicar melhor o conceito do que pretendemos fazer:

 

Na universidade onde estudamos, a UFSC, tem um problema sério: café ruim e caro. Nossa ideia é ser totalmente o contrário: café bom e em conta! (Não dá pra usar barato pq café especial custa caro, né..)

Enfim, a ideia é montar um stand de fácil montagem e ficar ali um dia só da semana, — tanto pra ver a demanda, quanto pelo nosso tempo —, e vender café. Ofereceríamos 2 tipos de café: preto e com leite. Só. E o que mudaria é o método de extração. Quem sabe, começaríamos com AP, caso uma pessoa só compre, ou FP, se mais pessoas comprarem. Eu curto muito a ideia de ser Hario V60 mas eu não adquiri um ainda pra fazer testes e ele é mais rápido mas exige um pouco mais de prática que a french press, pelo o que concluí.

Eu passei as últimas duas semanas lendo todos os tópicos, inteirinhos, sobre torra caseira, torra com bolinha, torra na pipoqueira e suas modificações, e achei que daria pra levar, pois só venderíamos um dia da semana, sabe... Mas provavelmente começarem com algum fornecer de café torrado mesmo, (vou ter que mudar o título do tópico), e depois, se eu ficar satisfeito com a minha experimentação nas torras caseiras, poderia incluir, não sei... Porque essa é nossa ideia: vender café bom, em conta, e além do mais, ser tudo "hand-made". 

 

Aí fica a pergunta depois de ler todas as respostas: cês têm algum fornecedor de café muito bom e o preço em conta? 

 

Fico no aguardo!

 

E meu sincero obrigado à todos que responderam! Como eu amo participar de fóruns...  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Bruno, parabéns pela iniciativa, ótimo projeto. Sei como café bom faz falta nas universidades. Não posso te indicar um fornecedor com preço baixo, mas talvez seria uma boa ideia procurar o Jonathan da torrefação William and Sons que já fez diversos projetos interessantes. Tenho a impressão que esse projeto "café especial na universidade" tem a cara dele e ele também é do sul do Brasil.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não conheço a fundo os alunos da UFSC, mas em minha parca experiência, noto que prensa francesa tende a ser de mais difícil aceitação do que coado.

Se eu fosse fazer o negócio, agora que já está mais claro como vai ser, abriria um quiosque só com café coado. No máximo com duas opções de torra: média e clara. Café coado todos nós conhecemos de longa data, de tomar em casa e rua afora. As pessoas não vão reclamar de borra no final da xícara, gosto meio telúrico e outros pormenores da prensa. Você até poderia ter uma prensa francesa lá no fundo, pros curiosos perguntarem e pedirem (eu cobraria bem mais por café nela).

Não menospreze o fato de que ao servir café bom, vários vão achar ruim, porque é fraco, com gosto de sal, ralo (já ouvi tudo isso de colegas a que ofereci cafés bons). Se ainda por cima tiver que lidar com adaptação a outros métodos, vai complicar.

Agora que você falou, até fiquei com vontade de fazer isso na Unirio... Por ora vou só oferecendo café bom durante as minhas provas, seguindo a lógica do traficante que primeiro dá a droga de graça.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 years later...
Em 16/03/2015 at 09:37, Bruno Abatti disse:

Olá pessoal, tudo certo?

 

Seguinte, eu e minha namorada estamos Com Um Projeto Aí™ de fazer uma cafeteria com o objetivo de mostrar e vender às pessoas cafés especiais. Ou simplificando, o que seria um café bom, por um preço acessível. Só que estamos com um pequeno problema: como conseguir um fornecedor de café? Eu estava pensando em comprar em um café que curto muito aqui em Floripa, que é o Café Cultura, mas não seria correto eu comprar o café deles, e vender pra eu lucrar, sabe? Eu precisaria de um fornecedor, aprender a torrar em casa e mandar bala. Na semana que passou, andei lendo muuito sobre torra doméstica e decidi que irei com o bolinha! — (Só preciso achá-lo pra comprar, ou comprar no ML mesmo). — Então é isso; to precisando de um fornecedor de café verde (de qualidade). Alguma alma saberia me informar algo sobre? 

 

Abraços!

Prezado Bruno,

 

sou produtor de cafe premiado pela Illy, posso lhe vender o cafe cru sem problemas.

 

atenciosamente

Cristiano

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...