Ir para conteúdo

La Marzocco Linea Mini


Pedro Kok

Postagens recomendadas

Ahhh, ufa, agora entendi lendo o artigo novamente. Devo ter pulado o "heat exchanger" na primeira lida. :(

 

"The water volume is quite small inside, but since the water being fed into it comes through the steam boiler heat exchanger, this is not an issue at all".

 

A água não vem do boiler diretamente e sim passa por um trocador. (vem fria e é pré-aquecida no hx).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que ? Dois Boilers de 1,5 l ? Gil acho que você viajou :S A linea mini é o Boiler de vapor 3,5 l com HX que abastece o de 175 ml de extração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ia falar isso, é um trocador, e de volume pequeno. Acho que da um bom jogo térmico e imagino que eles testaram muito.

É verdade, tem que ser pequeno. Com a máquina em standby a água do trocador fica na temperatura do boiler de vapor. Como a recomendação não deve ser a de fazer expurgos essa água bem quente tem que ser contrabalanceada com a fria do reservatório.

 

Por exemplo, em um café de 60 ml, trocador com 43 ml e por consequência água fria 17 ml, daria mais ou menos certo a mistura final no boiler de extração.

 

(17 ml * 20 C + 43 ml * 120 C) / 60 ml = 91.6 C

 

E o tempo de recuperação é rápido, basta aquecer 43 ml de 20 C para 120 C. Se 1600 W for a resistência do boiler grande, isso dá menos de 15 segundos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 months later...

Senhores e senhoras,

 

Sou novato aqui no 'Clube' gostaria de saber se já puderam experimentar a máquina e quais as impressões, a Linea Mini está caríssima pelo importador oficial, próxima do preço da GS/3, infelizmente. Chequei o preço ontem com eles, fica entre R$ 26.451,00 (a inox) e R$ 27.774,00 (coloridas). :/ Inviável para muitos. Alguma outra possibilidade de importação? Nos 'states' está por US$ 4.500 (obviamente sem diferença de preço para as cores), um pouco mais palatável.

 

Aliás, como não observar, excelentes várias das discussões que pude ler!

 

Obrigado de antemão.

 

Mesquita

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos,

 

Infelismente é uma opção e 95% das pessoas que trazem muamba

passam no nada a declarar e a receita não ta nem ai pra eles... 

 

não estou falando sobre ser certo ou errado apenas que é uma opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei :) estou brincando , é que eu cheguei de viagem no dia 21 , e como só trazia miudezas e a fila para chegar na alfândega durou uns 40 minutos , eu fiquei vendo como a fiscalização agia , quem chegasse com muitas malas ou com caixa ia para o raio x.

Chegar com uma grande caixa de cafeteira significa ir direto para o raio x.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dependendo do tamanho da mala da pra trazer dentro da mala.

Eu fico pasmo de ver pessoas voltando com mais de 5 malas e passando

como se não tivessem nada a declarar. Me doi a cara de vergonha...

 

Mas sinceramente. falando em linea acho que quem tem bala na agulha

e precisa de uma maquina dessas não deve ficar esquentando muito com

essa diferença né :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Depois de muito pensar, repensar e poupar, muito poupar estou pronto para comprar uma máquina, não sei se o meu gerente de banco aceita eu fazer esse tipo de gasto, mas entre Linea Mini e outras opções com heat exchanger, etc. o que faria uma pessoa? Compraria esse pecado ou partiria para outra? Estava pensando em uma ECM também, mas não encontrei referÊncia de preços delas. Nem da Technika nem da Classica II. Alguém do CDC ja adquiriu essa Marzocco?  (aliás a diferença da GS/3 e a LM ainda é grande!)!

 

De antemão, obrigado pelas opiniões e pelo debate!

 

Bons cafés a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesquita,

 

ECM Classica PID ta em torno de $1.300.

Linea ta em torno de $4.500 e GS3 em torno de $6.900

 

tem essa promoção da Linea com alguns acessorios tb

http://home.lamarzoccousa.com/product/chefsteps-premium/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Média ponderada da temperatura que o boiler termina a extração.

 

(92 C * (175 ml - 60 ml) + 120 C * 60 ml) / 175 ml = 101.6 C

 

Mas é injusto já que há massa de metal. O boiler "equivalente", chutando alto, seria algo como uns 300 ml de água:

 

(92 C * (300 ml - 60 ml) + 120 C * 60 ml) / 300 ml = 97.6 C

 

Teria que ter um dissipador de calor entre os 2 boilers. Pelas fotos não vi. Pensei em fazer assim no projeto da minha máquina mas achei nãA relação de potencia fornecida

Ola Sergio, me diga uma coisa, a taxa de transferencia de potencia e de radiação termicas de propagacao de energia não são relevantes para os calculos ? Andei procurando material sobre as Hx´s e parece que os calderins são aquecidos indiretamentes, e todas as perdas por propagações fazem com que o sistema nunca entre em equilibrio, caso contrario teriamos vapor nos calderins, estou errado ??? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A água do trocador (calderin em espanhol) de calor, quando a maquina esta quente, sai fervendo: normalmente se faz um expurgo prévio à extração , no entanto quando o tempo esta frio e o grão claro, pode extrair sem mais.

Agora, a tal de taxa de transferencia, radiação térmica e cálculos de energia, pelo menos eu não precisei para tirar um bom espresso, mas vai ver que o Matt Preger não vai nem até a esquina sem eles

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...