Ir para conteúdo

La Marzocco Linea Mini


Pedro Kok

Postagens recomendadas

A água do trocador (calderin em espanhol) de calor, quando a maquina esta quente, sai fervendo: normalmente se faz um expurgo prévio à extração , no entanto quando o tempo esta frio e o grão claro, pode extrair sem mais.

Agora, a tal de taxa de transferencia, radiação térmica e cálculos de energia, pelo menos eu não precisei para tirar um bom espresso, mas vai ver que o Matt Preger não vai nem até a esquina sem eles

Para um tirador de cafés realmente isto é grego, mas para uma pessoa como o Sérgio que estas a projetar talvez tenha alguma relevância para a qualidade do aparelho, ou como sugeres podes fazer de qualquer jeito sem calculos e preocupações técnicas que vai dar na mesma então?

Seria bom sugerir para a Volks dispensar os engenheiros dos projetos e é só cortar e remendar que sai um carro então.......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa se pisei no pé, não quiz soar pernóstico ...

Simplesmente colocar de forma amena, que a questão é mais simples, e a tecnologia básica é bastante antiga e bem conhecida.

 

Existe uma nova moda de exageros tecnológicos, como ser experimentos pseudocientíficos compararando eficiência de tampers, distribuição de camadas de partículas nos filtros vs extração, e outros, de significância ou utilidade discutível.

 

Ainda, tanto o Marcio quanto o Sergio conhecem bem a questão, tanto do ponto de vista do usuário quanto das alternativas técnicas disponíveis.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe eu, que interpretei como um pouco de ironia(dificil medir sem ser uma conversa pessoal), e concordo exatamente com o seu ponto de vista sobre a coisa ser mais simples e haverem exageros tecnologicos futeis, apesar de ser da eletrica sou fã das maquinas antigas e mais analogicas, o que eu queria com as i ndagacoes sobre radiacao termica seria uma explanacao do pessoal mais experiente de como isso funciona, nao achei muita coisa sobre as trocas de calor do sistema e os fluxos e gostaria de aprender mais sobre isso.Na pratica para tirar uns shots nada importa isso mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe, perdas por dissipação podem ser calculadas, só que é complicado. Dependem do formato das peças e de como o outro meio passa (ar ou água, convexão ou forçado).

 

Sobre entrar em equilíbrio sempre é possível. Basta a potência de entrada (das resistências) ser igual a dissipada.

 

E atualmente é mais simples e até menos sujeito a erros, bolar um conceito e testá-lo simulando no Solidworks.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a dissipação, vc pode somente ter um valor próximo, a não ser que o sistema fique totalmente isolado do ambiente externo, vai haver um pouco de variação na dissipação do calor. Vc vai precisar saber da condução térmica de todos os elementos da máquina e isso é bem chato.

Imagina uma pessoa usando uma máquina no Brasil, no meio do verão e no calor, mesmo desligada, a máquina vai estar alguns graus ou milésimos de grau acima de uma máquina que esteja no canada no Canadá, no meio do inverno.

Agora a pergunta que vale 1 milhão: isso importa no resultado na xícara? Quase 100% que não. Para mim, isso é procurar cabelo em ovo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio, vc teria algum diagrama de algum sistema hx para eu dar uma olhada ? Eu vi um da la spaziale bem interessante

 

http://www.honestcoffees.com/wp-content/uploads/2015/06/La-Spaziale-heat-exchange-large.jpg


Apesar do pessoal achar que a Spaziale é bual boiler, ela não o é, é um sistema diferente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A S1 Vivaldi tem duas caldeiras, eles usam o grupo da comercial com uma caldeirinha acoplada. A de bomba vibratória e tanque tem caldeira de vapor menor, acho que 1,2L, a de bomba rotativa, como não tem o tanque, tem caldeira de vapor de uns 2,5L. Acho que o volume de água da caldeira/grupo é na faixa de 400-500ml.

 

As comerciais são trocador de calor, num esquema meio diferente do tradicional termossifão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho aqui. Tenta colocar "coffee hx machine diagram" no google imagens.

 

Esse da la spaziale é interessante. Mas dá para chamar de dual boiler sim já que são dois =) A diferença é que o aquecimento do boiler de extração não tem resistência e feedback dedicados. É passivo. Não me agrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É sei lá, acho que tão no meio termo de HX maluco(1 resistencia pra 2 boilers e sistema termico acoplado) com dual boiler(2 boilers independentes), pelo que andei a ler o foco da Spaziale é diminuir a calcificação muito recorrente na Europa, e ainda mais na Italia onde todas as fontes são de regioes com montanhas calcarias(problema da éppoca romana hehehehehehe) e também por algum motivo alegam economia de energia, como o Carneiro disse a Vivaldi realmente é uma bual boiler pura, mas foge a regra das spaziales.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...