Ir para conteúdo

Trocador de Calor (Heat Exchanger) cortado ao meio


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Sei que muitos aqui sabem muito bem o funcionamento de uma máquina de expresso equipada com trocador de calor. Em todo o caso, fica a referência para os iniciantes. Ver uma caldeira cortada ao meio não é assim tão usual.

 

Legal de ver como um sistema desses é simples e ao mesmo tempo sofisticado do ponto de vista do equilíbrio térmico.

 

Dá uma certa aflição a serragem. Parece que o maluco vai cortar a mão ou a perna a qualquer momento.

 

 

 

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse cara deve ser o pai de um dos meninos do Jackass. Ele fala "use your safety equipment" mas corta o HX na perna depois ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive uma mistura de vontade de rir, raiva das antices e aflição pela postura de indiferença ao risco. Pior que o cara tá dando mal exemplo na internet...

 

Pelo que ele falou, citando que "nas HX convencionais iria do trocador para o grupo de extração, mas no caso da Brewtus a água vai do HX pra caldeira de extração", entendi que é um boiler padrão da Expobar, usado tanto nas Dual Boiler (em que o HX pré aquece a água da caldeira de extração) quanto nas que são apenas HX.

 

Todos boilers da Expobar são de 1,7L, e faz sentido, do ponto de vista de produção "em massa", fabricar apenas um boiler para tudo. Deve ser mais barato ter só um modelo em estoque para tudo. esse boiler vai nas HX: Office Lever, Control e Pulser, bem como nas Dual Boiler da linha Brewtus, nas quais vão dois desses (um pra vapor e usando o HX pra pré aquecer pro outro, e o outro pra extração) e há o controle PID.

 

Faz sentido terem uma peça pra destruir, pois parece que a WLL alega ser a representante e importadora oficial da Expobar nos EUA. Eles sempre tem Refurbs da Expobar à venda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ Murilo, a proporção desse boiler do vídeo é diferente, é mais "estreito" e mais "longo". A distribuição da furação dos conectores e sensores também fica em lugares distintos, e essa caldeira trabalha "de pé", enquanto as ECM trabalham deitadas. Mas um volume de 2,1L é mesmo próximo de 1,7L, uns 20% de diferença... ;)

 

@ CaÊ, não acho que alguém que use a serra daquele modo tenha sequer feito "ciência" alguma :lol: Nem o pessoal de Humanas faz dessas! Parece um "jibrobó" sem ciência nenhuma!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa Cabral, foi mal. Mas quando falei similar, e usei a expressão incorreta, estava me referindo ao fato de Roger ter achado o boiler do vídeo muito pequeno. Como ele tem uma ECM Mechanika, quis dizer que visualmente não vi tanta diferença assim não.

 

Não entrei numa análise tão técnica quanto a sua.  :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resposta dele no comentário do vídeo:

 

Hi Sergio, Fairly certain it's from an Expobar but will double check with Todd. Machines like the Brewtus have a unique dual boiler setup with a heat-exchanger in the steam boiler preheating and feeding water to the brew boiler. Result is one of the most temperature stable machines available.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em termo de contar com a água controladamente pré aquecida, sim, a idéia é similar, mas com execução e curso de projeto bem distinto.

 

A Expobar escolhei um segundo boiler do tamanho do primeiro, também grande. A estabilização das Dual Boiler se dá por PID no segundo boiler e o E61 é padrão, mas em vez de precisar dos flushes, ela é "agnóstica", não fica flutuando porque a água entra sempre na mesma temperatura.

 

Se entendi direito a Linea vai usar uma termo-serpentina, que é uma variação do termobloco, em conjunto com um pequeno boiler de extração agregado ao conjunto de massa de um grupo dedicado. Não vai ser saturado, mas se entendi direito a estabilidade se dá pelas trocas dinâmicas e pelo controle de fluxo.

 

Confesso que estudei muito as Expobar, pois quase comprei uma, mas não estudei tanto a Linea Mini, só sei o que está no site da La Marzocco e os comentários que li aqui... então posse estar deixando de ver algumas coisa... :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum...

 

Horrível falar isso, mas o sistema da Linea Mini é tecnicamente muito similar à BDB... :blink: só que a Breville usa PID triplo em vez de azeitar a máquina com precisão e bons componentes.

 

(agora eu levo tijolada...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral, a linea mini tem grupo saturado, da mesma forma que uma Gaggia doméstica PIDada. Só que na Gaggia a água entra fria e o perfil de temperatura na extração muda bastante. Na linea a água, na média, vai entrar bem próxima da temperatura de extração. É basicamente a mesma coisa, mas bem mais precisa.

 

Acho bem mais interessante que qualquer máquina de grupo exposto com aquecimento sem feedback.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais tarde, no micro, vou ler de novo o tópico da Linea e o site da LM... gravei na memória que o grupo não seria saturado... apenas o termocoil seria saturado e o conjunto teria estabilização dinâmica. Estranho, de onde tirei isso? Vou pesquisar depois. Agora tenho papers pra avaliar... :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4500 MSRP atualmente , não acredito que baixe muito mais o preço , mas o street price sempre costuma ser ligeiramente menor ... Tem muita gente pelo home-barista que está confidente que irá pagar 3.800 por ela quando ela já estiver disponível em tudo quanto é lugar . Vai saber ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se bem que 4500 é pre-order ... Agora não tenho certeza se o que acabei de postar acima é certo ou não kkkkk MSRP 5000 depois que acabar pre-order ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então essa máquina se chegar aqui na cotação atual será acima de 30 mil reais, vocês acham que vale??? é como o Carlos falou, beleza nesse valor é fundamental, preferiria pular um pouco mais e partir para uma GS/3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...