Ir para conteúdo

Água


Bruno Abatti

Postagens recomendadas

Não consegui achar nada na pesquisa do fórum, então lá vai: qual água cês usam pra extração? Qual a melhor água no mercado brasileiro, para extração de café?

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cês tem? devo estar velho, azedo e ranzinza mesmo viu...

Eu uso água mineral mas em uma HX gasta-se muito devido aos flush, da dó de desperdiçar, meados do ano estarei com um novo cantinho do café e já deixei uma saída da rede hídrica exclusiva para ligar diretamente na máquina e também comprei o filtro Aqualar da 3m para ser interligado entre a rede hídrica e a máquina.

Há pessoas que fazem com águas caras como por ex. água Panna e dizem que dá diferença, mas acho isso extremamente exagerado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger, já contactei uma empresa aqui em Recife para fazer a ligação direta da minha máquina na rede hidráulica, estou esperando eles agendarem uma data. Também fico com remorso pelo desperdício de água, que não vai reduzir com a instalação, mas apenas mudar de mineral para filtrada, já estou com o filtro 3M em mãos também. Porém, como alerta e tenho avisado ao pessoal da empresa instaladora, para quando for fazer a instalação, que é fundamental a regulagem da pressão da saída de água para a máquina ficar adequada.

 

As máquinas profissionais, pelo que fui informado, trabalham com uma pressão em torno de 4,0 a 4,5 bar na máquina. A nossa tem que trabalhar em torno de 1,5, não devendo nunca ultrapassar 2 bar, sob pena de danificar a bomba.

 

Então, a solução me parece ser boa, mas todo cuidado é pouco.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz Murilo, aqui em minha cidade quero ver ter alguém qualificado para fazer essa regulagem de pressão do cano, pra ter ideia o instalador do sistema de aquecimento solar de água (são uns modelos novos que há uns boilers de vidro) ele estourou um desses boilers pq não deixou a água entrar antes da instalação e explodiu, não sabia desse lance da pressão da água poder danificar a bomba, mas acho que em casa não sera muita pressão e o filtro deve ajudar a diminuir também, mas não tem como eu saber qual é a pressão da água que está saindo no cano que será ligado :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As aguas no Brasil sao normalmente "moles" tem poucos minerais dissolvidos , incluindo aí as aguas minerais , a maioria tem poucos minerais , para quem faz 3 ou 4 espressos por dia , agua mineral brasileira e uma solução aceitável.

 

As aguas de cidades grandes sao normalmente boas e moles portanto ,basta um bom filtro , e o problema esta resolvido.

 

Agua boa para caldeira e aquela que tem poucos minerais dissolvidos .

 

As aguas dos EUA e Europa , sao duras e muito duras , sendo que as da Europas sao as piores , quando vc pega o manual da sua cafeteira e ele fala para descalcificar a cada 3 meses e porque ele foi escrito para alguem que mora na europa.

 

Aqui no Brasil eu faço espresso a mais de 25 anos e nunca precisei descalcificar nada.

 

Roger diga e esse seu conhecido que usar agua europeia em cafeteira é uma mistura de bestice com ignorância , a agua é ruim para a caldeira por se dura ou seja tem alto índice de sais dissolvidos.

É uma agua que tem "gosto" .

Faz diferença porque a agua puxa para o salgado. :D  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não tenho noção o que seria 2 bar de pressão da água, se é muito forte ou não, será que existe algum plug que restringe a pressão onde pode ser instalada na saída desse cano que será interligada na ECM?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos na verdade quem faz espressos e coados nessa água e relata que é diferenciada  é a  Foxlady rrsss, ela escreveu uma matéria sobre isso deve estar no blog dela ou no facebook.

Até pq fico imaginando como colocar essa água na máquina de espresso sem contaminá-la com o que há em seu interior, bom eu não usaria :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger , quem for fazer a obra tem que ter um manometro para medir a pressao , se o mané nao tiver nada e nao saber nada , basta vc comprar um e ligar na rede para medir , sao bem baratos.

 

1 bar equivale a uma coluna de agua de 10 metros , 2 bar , 20 metros.

 

Se vc mora em casa , para a pressão chegar a 2 bar  sua caixa de agua tem de estar a 20 metros de altura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nao sei o que diabos é uma "foxlady"   :)  , mas se vc quiser fazer café com agua levemente salgada , basta pegar a composicao da Panna comparar com agua de sua cidade e pedir para alguem como a Marcia fazer uma conta de chegar para descobrir quanto sal de cozinha vc precisa titular para ficar quase igual.

 

Eu acho que essa tal foxlady vende agua importada.  :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho tem consenso nos fóruns e na literatura que águas com baixas concentrações de minerais, mas não sem (então nada de osmose reversa ou agua destilada) e com pH neutro são melhores para o sabor do café. Mas claro, como tudo é questão de gosto individual ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não tenho noção o que seria 2 bar de pressão da água, se é muito forte ou não, será que existe algum plug que restringe a pressão onde pode ser instalada na saída desse cano que será interligada na ECM?

 

Roger é exatamente o que CaÊ informou. O importante é usar um redutor de pressão, caso seja necessário, e um manômetro para verificar a pressão de saída antes de ligar diretamente na máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhh, só para constar, atualmente meu consumo de água mineral encontra-se em 2 garrafões de 20 litros por semana, ou seja, próximo aos 160 litros de água mineral por mês. Aumentou sensivelmente com a compra da máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temos um tópico em algum lugar sobre o uso de filtros. Esse da 3M foi altamente recomendado ali (eu uso este).

 

Lembrando que em alguns lugares do país a água pode ser mais dura. Acho que foi o Paulo (no Paraná?) que mencionou que onde ele mora a água é dura e ele teve que descalcificar a máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só entendi agora r. lima  :D

 

Fui dar uma olhada na composição da Panna e da agua que eu uso a Petrópolis 

 

Eles não dizem o valor da dureza , mas pelo resíduo total dá para perceber quantos sais tem dissolvidos em cada uma.

 

A Panna tem resíduo total de 142 mg/L enquanto a Petropolis , 19,12 mg/L.

 

Colocar essa água em caldeira é burrice , não importa o quanto "expert" a pessoa seja.

 

O Parana tem vários aquíferos  e alguns com aguas duras , mas a situação Parana é exceção no Brasil e mesmo assim só em algumas cidades do Parana.

 

Uma vez eu li que a agua dura é do aquífero Karst.

 

Só uma ultima coisa , se a pessoa agua de poço , só uma analise pode dizer que tipo de agua é aquela , e qual o tratamento correto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já li em algum lugar , provavelmente no site da SCAA , mas alguém saberia dizer a concentração máxima de minerais mg/l ou melhor a ideal não só para sabor mas também para "saúde" da máquina de espresso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu não estou enganado, foi um barista europeu que esteve recentemente no Brasil e visitou algumas cafeteiras que reclamou da qualidade da água. Tem em algum link por aqui. Foi o mesmo que reclamou dos preços praticados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho tem consenso nos fóruns e na literatura que águas com baixas concentrações de minerais, mas não sem (então nada de osmose reversa ou agua destilada) e com pH neutro são melhores para o sabor do café. Mas claro, como tudo é questão de gosto individual ...

Sim nada de água RO , mas sei que existe uns pós específicos para colocar neste tipo de água e que fica nos parâmetros perfeitos para o sabor e uso em máquina de espresso .

 

Será que vale a pena ? Um filtro de RO não é caro e difícil de comprar , na verdade nas lojas boas de aquarismo de água salgada em São Paulo é super fáci de encontrar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade o ideal para máquinas que tem a opção de serem ligadas à rede hidráulica é conectar e colocar aqueles filtro Everpure , é o que vou fazer assim que o meu bar de espresso da sala ficar pronto =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade o ideal para máquinas que tem a opção de serem ligadas à rede hidráulica é conectar e colocar aqueles filtro Everpure , é o que vou fazer assim que o meu bar de espresso da sala ficar pronto 

 

Tenho minhas dúvidas com relação a esta opção sugerida. Os filtros Everpure são fabricados para operarem com um nível de pressão da água entre 2 e 8 bar, o que seria adequado para a maioria das máquinas comerciais. No entanto, em se tratando de máquinas domésticas, mesmo as prosumers, muitas delas possuem restrições quanto à pressão de entrada da água para a sua operação, limitando-se a até 2 bar.

 

Então, resta saber se para o caso do nível de pressão da água ser regulado para operar entre 1,5 e 2 bar se este filtro serviria adequadamente. Não tenho conhecimento suficiente a respeito e peço ajuda dos universitários para complementar esta informação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não que eu seja nenhum expert ! Mas é o que li a respeito e me falaram algumas vezes ... Também gostaria de ouvir de alguém com mais conhecimento sobre este assunto :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos Eduardo é isso mesmo, a "Raposa", não recordo agora, mas acho que até no cardápio da cafeteria dela tem opção para consumo dessa água, tem que perguntar a alguém que fora la recentemente.

Creio que na região dos campos gerais do PR a água seja mais dura, pelo menos noto uma diferença enorme daqui da minha região para a de lá e acho bem ruim, mesmo mineral.

Sobre a pressão da água, a caixa d´água  não terá mais que 10 metros de altura, já que é um salão comercial em baixo, apartamento e logo acima a caixa, ainda mais com o aqualar não devo me preocupar em relação a pressão para a máquina.

Murilo mas as máquinas profs WT-WC são bombas rotatórias profissionais, usadas em comerciais, será que não aguenta essa pressão de 4 bar?

Anita, dei uma palmada em uma bacia de água e achei a água daqui mole, ai de Sampa vc já fez o teste?? rsss Mas cuidado se for muito dura para não quebrar a mão :P Talvez seja melhor tomá-la, se ela descer rasgando na garganta é pq é bem dura hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos Eduardo é isso mesmo, a "Raposa", não recordo agora, mas acho que até no cardápio da cafeteria dela tem opção para consumo dessa água, tem que perguntar a alguém que fora la recentemente.

Creio que na região dos campos gerais do PR a água seja mais dura, pelo menos noto uma diferença enorme daqui da minha região para a de lá e acho bem ruim, mesmo mineral.

Sobre a pressão da água, a caixa d´água  não terá mais que 10 metros de altura, já que é um salão comercial em baixo, apartamento e logo acima a caixa, ainda mais com o aqualar não devo me preocupar em relação a pressão para a máquina.

Murilo mas as máquinas profs WT-WC são bombas rotatórias profissionais, usadas em comerciais, será que não aguenta essa pressão de 4 bar?

Anita, dei uma palmada em uma bacia de água e achei a água daqui mole, ai de Sampa vc já fez o teste?? rsss Mas cuidado se for muito dura para não quebrar a mão :P Talvez seja melhor tomá-la, se ela descer rasgando na garganta é pq é bem dura hehehehe

Roger, está informação consta do item 4.3 do manual da máquina (Abastecendo a Máquina com Água):

 

"Importante - Certifique-se de que a instalação para abastecimento de água da máquina está ligada a uma fonte de água potável com uma pressão de operação variando de 0 a 1,5 bar. No caso de uma pressão de funcionamento de mais de 2 bar utilize um regulador (redutor) de pressão. Por favor, observe que muitas vezes a pressão de fornecimento de água varia. Se a pressão de fornecimento de água exceder temporariamente 1,5 bar, utilize um regulador de pressão."

 

Então prefiro não pagar para ver.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...