Ir para conteúdo

Chá


rbcassani

Postagens recomendadas

Confesso que não sou fã de cappuccino, a combinação simplesmente não me agrada. Acabo bebendo english breakfast com leite, acho que me agrada mais. Gosto muito de chás, tento conhece-lo tão bem quanto café. Enfim, vocês também gostam de chá ? Ou a preferência é sempre pelo café ?

 

Acho interessante um tópico para debater sobre ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há muitos apreciadores de chás, assim como o café o chá também é bem complexo, já experimentei vários, de marcas famosas, ingleses, mas assim como o vinho nunca consegui seguir adiante, até gosto ocasionalmente, mas não é uma paixão como o café, é um assunto bem interessante também, assim como as cervejas, os whiskies, charutos, na verdade há muito hobbies para pouco $$ e tempo rsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de não ser um profundo conhecedor ou técnico no assunto

tenho meus dias de chá. Sempre que viajo procuro trazer novidades

ou ainda experimentar coisas locais. Certamente está em segundo lugar

em relação a paixão pelo café.

 

Últimamente estou curioso para provar o Matcha que é tipo um chá verde

muito mais potente e parece ser muito saudável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, no Japão o matcha é chá de cerimônia. Assim como o café turco, ele é moido bem fino e bebido junto com a água. Faz muito bem pra saúde, uma xícara do matcha equivale a 10 do chá verde normal. Tem muito antioxidante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além dos beneficios,o sabor do matcha e bem marcante,e assim como o café varia mt de região ,metodos de plantio,colheita e o modo que foi triturado,quem gosta de observar caracteristicas e tem um paladar apurado geralmente se agrada com esse chá ......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto de chá , quando morei em Londres aprendi a apreciar  chás.

 

Da Twinings inglesa eu gosto do , Earl Grey , Darjeeling , Russian Caravan e o Lapsong Souchong esse chá é bem exótico , a folha é defumada o gosto e o aroma são únicos , aqui no Brasil é meio difícil de aparecer , mas se encontrar provem .   :)

 

Da Harney & Sons , americana , eu gosto do Earl Grey , Orange Pekoe e o Christmas Tea , que leva frutas secas , amêndoa , e outras coisas , muito bom. 

 

Quando morei na inglaterra eu aprendi que o chá preto , assim como o café deveria ser feito a menos de 100 graus.

 

Só quando comprei a bonavita digital é que descobri que os outros chá devem ser preparados em temperaturas diferentes , por exemplo Chá verde deve ser preparado a 80 graus

 

Como o café o chá tem um mundo de variedades e sabores , sem falar nas infusões que não levam chá , mas são considerados chá.  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu em teoria sou mais do chá, mas bebo mais café por pura preguiça, heheheh

 

Se você não gosta de capuccino, uma alternativa, que acho um tanto cara mas dá pra se pensar é o Rooibos. Assim como na gringa tem algumas cafeterias que fazem "latte art" com matcha, tem outras que usam o rooibos no lugar do café pra extrair "red espressos", pra tomar puro ou com leite, com direito a latte art e tudo. Sempre fui mega curioso de saber como fica, mas provar só quando for pra gringa de novo, porque gastar o meu rooibos que já custou uma pequena fortuna e veio contrabandeado nem pensar, heheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rooibos eu não sabia que era caro , no EUA uma caixa de chá de rooibos custa entre 4 e 10 dólares dependendo da qualidade .

 

Vamos estabelecer que chá é a infusão da camellia sinensis o resto todo é infusão , rooibos é infusão  :)

 

Outra que eu aprendi na inglaterra , uma das formas mais praticas de preparar chá é usando a French Press.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No manual da Bonavita digital  diz 80 , chá verde ou branco não é minha praia eu gosto é de chá preto (camellia sinensis) .

 

post-2113-0-36262600-1427842510_thumb.jpg

 

Não adianta reclamar comigo fala com os caras da Bonavita  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehe

 

Mas é a mesma coisa com o café, existe o tecnicamente correto e o gosto pessoal. Conheço gente que toma o chá verde (camellia sinensis) com água recém fervida porque gosta do sabor mais forte/amargo. Nenhnum método está errado. Só se a pessoa tentar fazer chá usando cerveja, daí é outra história.  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui tem informações interessante sobre o preparo de chás e infusões: http://www.teashop.com.br/preparacao/?lang=pt

 

Um truque para não usar termômetro é ferver a água e passar ela para outro recipiente, em cada troca de recipiente a água perde 10 graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D  Tudo diferente da Bonavita , esses caras da Bonavita devem ser uns tremendos carteadores.

 

É isso mesmo , o chá é milenar e só nos últimos 15 anos os termômetros digitais  estão disponíveis por um preço razoável .

 

Antes disso o que se fazia era ferver a agua e esperar um tempo pré determinado e fazer o chá , então essa precisão de hoje , no passado  era bem imprecisa. 

 

Eu nunca vi ninguém usar um termômetro analógico para fazer chá .

 

Eu morei em londres nos anos 80 , eu ainda tenho um kit de fazer ovo cozido que vinha com um ampulheta , naquele tempo timers mecânicos eram muito caros , então um kit de fazer ovo cozido tinha 4 suportes de ovo e uma ampulheta.   :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui tem informações interessante sobre o preparo de chás e infusões: http://www.teashop.com.br/preparacao/?lang=pt

 

 

Queria não ter entrado nesse site..

Mais ou menos a sensação que tive quando conheci o fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adoro sencha (chá verde) e oolongcha (chá semifermentado). Ambos são camelia sinensis (há quem diga que chá é infusão de camelia sinensis, o resto é infusão).

 

Oolongcha é muito bom gelado e na liberdade (SP) vendem o chá em sachês prontos para fazer cold brew. Outro que tb é bom gelado é o mugicha (peça mugui tchá :) ), o modo de preparo eh o mesmo do oolong, mas é feito do trigo.

 

Outro que tb gosto muito é o genmaicha (guen mai tchá), que é o cha verde com grãos de arroz torrados. Este eu tomo quente.

 

Existem marcas e marcas, os que mais gosto são da Ujinotsuyu.

 

Aqui tem exemplos (nunca comprei estes itena online): http://www.liberdadeshop.com.br/index.php?page=shop.browse&category_id=28&option=com_virtuemart&Itemid=53

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal o tópico... Por causa do hobby do café, o chá virou meu repositório oficial de cafeína durante o horário comercial, pois não consegui mais tolerar o Melitão (na verdade, quando comecei por aqui, achava vocês todos uns frescos, e dizia para mim mesmo que sempre iria continuar tomando o cafezinho do trabalho). Então, tive que comprar uma prensa francesa para preparar o meu chá preto com maça desidratada, canela e gengibre... Tomo quase um litro por dia, até agora não enjoei.

 

Aqui em POA tem o El Té, no shopping 5a Avenida, são uns trinta tipos, em gavetinhas, onde o sujeito pode sentir o aroma de cada um e fazer o seu pedido... Lá eles explicam exatamente isso Seiti, chá branco, verde e preto é da camelia sinensis, o resto é infusão.

 

Já ouvi falar  também que o Baden oferece uma boa variedade de chás, mas não sei, por lá até agora só tomei café mesmo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

 

Eu também aprecio bastante.

Algumas informações técnicas, como para nivelar o léxico, e resumidas de informações de base do tea.wikia.com:

 

Four varieties of Camellia sinensis are recognized.

Of these C. sinensis var. sinensis and C. sinensis var. assamica are most commonly used for tea, and C. sinensis var. pubilimba and C. sinensis var. dehungensis are sometimes used locally.

 

List of the cultivars:

Benifuuki

Fushun

Kanayamidori

Meiryoku

Saemidori

Okumidori

Yabukita

Uji Hikari - a premium tea cultivar developed in Kyoto for producing matcha tea.

Gokou- developed especially for the climate of the Kyoto region and for producing matcha tea.

Zairai - term in Japan used to refer to a field that does not consist of a specific cultivar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@viniciusfm pois é, mas ainda acho isso pedantismo em demasia ;)

 

Ah, e matcha, que você encontra em pó, é bastante usado para sobremesas japonesas (que invariavelmente são bem menos adoçados que os do Brasil). Tem um sabor marcante e um pouco pungente. Adoro sorvete de matcha. [emoji14]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Um chá da moda agora é o kombucha (alô, fermentadores).

 

Inclusive a revista Espresso deste mês está falando dele.

 

Trata-se de uma colônia fermentada, que vai ser adicionada ao chá e ficar lá fermentando por um bom tempo.

 

Da mesma forma que no levain, você alimenta, as criaturinhas consomem o açúcar da alimentação e o que resta é acidez.

 

É necessário começar uma colônia ou pedir uma muda para quem já tem. Há grupos na internet que compartilham, enviam até pelo correio.

 

Na hora de beber tem que puxar esta película da frente. A bebida se destaca pela acidez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oxi, eu sempre pensei que kombucha era chá feito com kombu (um tipo de alga marinha usada na culinária japonesa/oriental). 

 

Todo dia a gente aprende algo novo  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

È vero.

 

Só conhecia o de Konbu (alga), olha o que achei:

 

http://www.gyokuroen.co.jp/english/premium/premium.html

 

Um amigo adora, sempre tinha a latinha vermelha na república. :)

 

O sabor, diferente do seu relato, Anita, é meio salgado. Não tem doçura (talvez bem sutil, igual shoyu).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prefiro chá de calcinha, mas há quem goste de chá verde né :)

Pessoal bebida de macho é café, cerveja e whisky 

Brincadeira viu, só pra tirar um sarrinho da turma, hoje é primeiro de abril, quem irá contar a primeira mentira?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Twinings é muito boa em criar infusões. Hoje bebi um chá verde com aromatizante natural de caramelo, muito suave e bem equilibrado. Isso me lembra (ao contrario) os variations da Nespresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...