Ir para conteúdo

Moinhos tipo Mimoso


Bernardo B

Postagens recomendadas

Parabéns Arthur! tanto a infusão quanto a borra (nunca consegui chegar nem perto de uma assim) estão visível e surpreendentemente boas, considerados os equipamentos usados!

 

Burny, mein Freund! A única comparação possível, mas que tb não faz o mínimo sentido, entre um Vario e um Mimoso é o preço: o primeiro custa umas 50 vezes mais que o primeiro, o resto num interessa! rsrsrs

 

Abraços,

Lisboa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa, mein Freund :),  obviamente a qualidade do pó do Mimoso e do Vario vai ser muito diferente. A ideia é comparar o Mimoso com um moedor que comprovadamente produz uma granulometria boa. Talvez seria bom usar mais um controle negativo (= um moinho bem mais ou menos, tipo um Hario). 

 

O que não faz sentido é falar que o Mimoso é bom ou ruim, sem ter a minima referencia.

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny, concordo com você, quanto à referência comparativa. A minha opção pelo Mimoso deveu-se a umas duas afirmações (se estavam brincando, não deveriam), de experts aqui do Fórum, de que um Mimoso era melhor que esses Harios manuais. Como postei, há algum tempo atrás acima neste tópico, eu cometi o erro (por precipitação) de fazer um mod no meu Mimoso, então não sei até que que ponto a granulometria irregular dele é culpa dele, ou minha (penso que seja de ambos). Mas mesmo sem comparação com outros moedores mais simples, a minha moagem (ainda que mais grossa) tá produzindo uma quantidade de "fines" indesejável (pra mim), quase sempre fica aquele pozinho no fundo da xícara que (saudosamente) me lembra minha juventude quando tomava um verdadeiro café turco (com aquela xícara com cabo e tudo, e com direito até a ler a sorte no final rsrs) que Dª Saula, mãe de uns amigos meus, fazia todo dia em sua casa.

 

Mas como já disse antes tb, e isso é certo (como dois mais dois podem provavelmente ser quatro): do Mimoso eu pulo direto pro Vario (mais ainda com as provavelmente melhores e novéis mós de aço, a la EK43), como se pula daquele bungy jump neo-zeolandês... pro abraço!

 

Abraços,

Lisboa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Achei esse modelo da Botini, ele é equivalente em qualidade ao Mimoso ?

 

Como é feita a regulagem desses moinhos para mais fino ou grosso, ou nem tem regulagem ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O projeto dos dois é igual, acredito que sejam de mesma qualidade.

 

A regulagem é feita por uma rosca atrás que aproxima as duas mós e deixa a granulometria mais fina.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Boa noite a todos.

 

Comprei uma máquina de espresso simples, a Mondial C-08. Estava comprando cafés moídos de uma cafeteria, porém o sabor ia se perdendo. Agora ganhei um mimoso n.3 do meu pai; esse moinho foi da minha bisavó, passou para minha avó, ficou com meu pai e agora estou com ele. Uma dúvida que me surgiu foi a seguinte: Para o ajuste, o de vocês também fica com a regulagem bem no início? Apertado até travar e menos de 1 volta afrouxando?

Como não sabia se o moinho iria funcionar e para limpá-lo comprei grãos de baixa qualidade.

 

Forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roberto, a posição correta vc vai achar por tentativa e erro, mas eu acho que afrouxar uma volta é muito, deve ficar em meia volta (no meu nº 2 era mais ou menos isso). Depois que eu achava a granulometria +- correta, para ajustes eu ia mudando imaginariamente (pense como se fosse um relógio) de "hora em hora". Faça bom uso da herança viva familiar! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Sei que já tem muitos tópicos falando a respeito, já li muitos aqui, gosto muito de espressos (detesto café coado). Estou comprando uma Bialetti Musa (boa opção?), a Saeco (boa opção?) vai ficar pra quando a dona Dilma permitir.
Li vários posts aqui, alguns falando muito bem de dois moinhos manuais, são eles:

Moinho de Café Guzzo, preço médio R$170,00

 

moinho_para_cafe_GRANDE.jpg


Moinho de café Botini, preço médio R$ 80,00
moinho.jpg

Minhas duvidas são quanto diferença entre os dois, pois se entregam o mesmo resultado não preciso pagar o dobro no Guzzo!
Eles são mesmo uma boa opção para quem quer gastar pouco?
Outra duvida é quanto a granulometria ideal para a extração italiana (acredito que tenha que ser um pouco mais grossa que a espresso), o mimoso conseguira me entregar uma moagem razoável?

Muitos vão mandar "compra um Hario, custa a mesma coisa", não custa, o Hario mais barato na net fica em torno de 260,00 + frete, e muitos usuários aqui defendem que o mimoso de 70 conto entrega o mesmo resultado. (com mais trabalho claro)

Enfim, sou novo nesse mundo, quem tiver uma dica, uma boa informação pra compartilhar, sou todo ouvidos, ou olhos! kkk
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wil, bem vindo! Eu arriscaria dizer que esse Botini tem uma granulometria melhor que o Hario... só não é muito prático, mas pra moer só em casa não tem problema.

 

Isso da granulometria pra moka tem que experimentar... eu costumo olhar o fluxo do bico, não pode ser nem muito devagar, nem muito rápido borbulhando. E vai pelo paladar também. Mas sim, é mais grosso que pra expresso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Ninguém ai pra ajudar um pobre iniciante? kkkk
Meu mimoso Botini chegou, estou com muita duvida se devo lava-lo ou não, como faço a melhor higienização?

Nas instruções diz o seguinte "Não moer o café até o fim, pois o contato direto das moendas acarreta desgaste prematuro", ai fica a questão, se eu deixar café lá dentro, o meu café seguinte terá pó antigo, com menor qualidade, sabem algum macete?

Comprei a Bialetti Brikka, não chegou ainda, quem tiver algo a somar me ajuda ai, comentei em vários posts com o mesmo assunto e ninguém apareceu, ajuda ai galera! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As mós se tocam se não tiver café? Dá pra escutar? Se não, não vejo problema em moer tudo...

 

Várias das suas perguntas foram respondidas, cara... vou responder sua dúvida sobre volume no tópico do Rafael.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A higienização eu faço com aspirador de pó, e zé fini! Se as mós estiverem ajustadas não tem por quê não moer até o fim, eu sempre peso a qtdade a ser moída e môo tudo. O problema destes moinhos ultra rústicos é que as mós não são usinadas e por isso não têm precisão; em algum ponto elas vão estar se tocando e aí gastarão mais até ficarem amaciadas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal! Parabéns aí pelo forum, já li muita coisa que me ajudou bastante nessa introdução ao mundo do café. Fico longe do expresso (por questão de gosto mesmo), mas me interesso muito pelo processo da torra e pelos métodos de preparo mais "suaves".

 

Só para compartilhar, encomendei dois dos moedores da Mimoso, um nº4 e um nº3. Chegaram hoje, e olhando rápido parece que esses novos vieram com uma bucha plástica no eixo, logo onde entra no corpo depois da alavanca. Vou fazer uns teste da moagem para coado e prensa francesa e digo depois o que deu. Tiro umas fotos também depois e mando junto.

 

Tinha visto uns moedores desses numa cafeteria (A Cafeteria, lá em Pedra Menina, Caparaó), todos pintados em preto, mas com o parafuso de ajuste com uma borboleta plástica (baquelite?) bonitinha, e não essa barrinha torta feia. Alguém sabe se é alguma versão anterior do da mimoso ou se é de outro fabricante?

 

E, sinceramente, que diabos de cor é essa que eles estão pintando os moedores?! Qual o problema com o pretinho básico? Estou pensando em tirar toda a tinta dos meus (dá dó que estão novos, mas, de novo, que diabos de cor é essa?!?!), lixar o metal que está bem grosseiro e pintar de novo, até porque a mó também está pintada, e eu acho que não é uma boa moer tinta junto com o café. Meu moedor atual é um manual também, da antiga Progresso, que limpei e pintei, parece com o da Mimoso para grão, e moe bem para coado (até onde entendo disso, ou seja, quase nada!). Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses moedores em preto são pra imitar o Spong, um moedor inglês igual ao mimoso, que apesar de fazerem a mesma coisa são bem mais bonitos, hehe.

A cor verde é bem estranha logo de cara, mas acho que não vale a pena retirar. A tinta nas mós também não sai junto com o café moído, pelo menos não depois das amaciadas iniciais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Salve colegas, segui a sugestão do Luís Paulo e separei os post referentes aos questionamentos sobre a Brikka do tópico do moinho mimoso. Esse método de preparo merece um tópico específico. Sigam a discussão por lá: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/4292-bialetti-brikka/

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

Olá pessoal! Sou novo ainda aqui no fórum (e no mundo dos cafés), e posso dizer que tenho aprendido muito nas leituras (e percebido a quantidade de erros que já cometi em menos de 2 meses no fantástico mundo do café, rs). Se possível, gostaria de uma ajuda dos mais experts aqui sobre o processo de moagem no Mimoso.


Até ontem eu estava moendo (ou melhor, "cortando") os grãos de café num moedor elétrico de lâminas que comprei em junho no Canadá, marca Salton (mas já percebi que o moedor é meio genérico, pois depois disso já vi na Internet o mesmíssimo moedor mas com marcas diferentes), custou-me 25 dólares canadenses. É parecido com aquele elétrico básico de lâminas da Cuisinart (se em junho eu já estivesse nesse mundo, teria comprado um bom moedor por lá, certamente seria bem mais barato que aqui), mas enfim. Há um mês chegou meu PF Hario V60 Nº 2, assim como um pacote de 100 filtros, e comecei a brincadeira (com o moedor de lâminas mesmo) de moer café e extrair no Hario. Comecei usando um grão simples de supermercado (100% arábico, mas longe de ser gourmet ou especial). Até que há alguns dias minha namorada trouxe um Mimoso Nº 3 de Goiânia, mas antes de sair usando o moedor (até porque não tinha onde o prender em casa) pedi pra um amigo marceneiro fazer uma bancada pra ele, e a mesma chegou hoje cedo, com o mimoso já montado. Achei que ficou bacana (visto ainda que ele fez na camaradagem, nos tempos livres). Depois de ter recebido o conjunto embarquei na experiência dos testes de moagem. Eis um resumo e uma foto dele na bancada:


 

8qcgWTm.png

No começo testei com a regulagem aleatória que estava nele, apenas para ver como saía, e estava regulado para uma moagem grossa. Desaparafusei o Mimoso da bancada e comecei a regular o parafuso. Primeiramente apertei-o muito, e o café saiu bem fino, muito fino (mas pareceu-me um tanto homogêneo). Como vou usá-lo primariamente para o Hario V60, fui regulando para uma moagem mais média. Ocorre que em todas as regulagens que fiz, ao moer os grãos, o resultado era uma quantidade de café moído mais regular e uns grãos mais grossos, como se não tivessem passado "direito" pelas mós. Ou seja, o conjunto de café moído saiu um tanto irregular em sua granulometria. A princípio não senti nenhuma folga na manivela, como alguns relataram aqui.


Será que isso tem a ver com o ritmo das voltas na manivela? Será que ele tem que ser "amaciado" (usado mais vezes) para fornecer uma moagem mais homogênea? Ou parto logo para a solução da peneira, que muitos já citaram aqui? Ou ele só funcionaria bem para moagens mais finas, pra expresso?


Quem puder jogar uma luz nessa questão, agradeço muito!


Abraços e ótimo fim de semana a todos!


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto de regular o mimoso assim:

 

- Abre e limpa as mós com um pincel.

- Fecha e deixa ele no ajuste mais fino possível.

- A partir daí vai moendo e afrouxando até chegar na granulometria desejada.

 

Você também pode tentar dar uns giros com as mós se tocando pra desgastar as partes assimétricas das mós e elas girarem de uma forma mais homogênea em toda rotação da manivela.

 

Veja se dá certo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Luke, obrigado pelas dicas. Será que é tranquilo abrir (e fechar) o Mimoso? No segundo caso, esses giros não farão com que as mós percam sua capacidade de moer? (desculpe as perguntas de iniciante...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bem tranquilo, só não perca a bolinha que fica entre a rosca de regulagem e a mó ligada à manivela.

 

Não, vai desgastar apenas os pontos que estão mais irregulares. Pra moer pra espresso com o mimoso acaba sendo necessário fazer isso uma vez. Tem um tutorial no Home Barista falando sobre isso.

 

O tópico é esse: www.home-barista.com/grinders/spong-coffee-mills-grinder-for-23rd-century-t16165.html#p191823

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Luke! Valeu novamente pelas dicas. Eu já tinha visto essa página sobre o moinho Spong, mas tinha pulado a parte do ajuste rs.

Acabou que hoje eu fiz o tal procedimento de "arranhar" as mós, mas sem abrir o Mimoso (tentei assim antes de ter o trabalho de abrir). Comecei pelo ajuste mais apertado, depois soltei um pouco, dei muitas rodadas no bichinho. Depois fui testando a moagem, como vc indicou, do mais fino em diante. De fato, os grãos ficaram MUITO mais uniformes que ontem, muito mesmo.

Por enquanto só experimentei com moagem fina-media para coado. Depois vou tentar uma mais grossa para a FP e posto aqui.

Enfim começo a ficar feliz com o Moedor Mimoso, e acho que já posso aposentar o pouco usado (3 meses) moedor de lâminas :)

 

Mais uma vez, valeu muito pelas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

Oi,

 

Dá pra regular pra moer mais grosso? O moedor é exatamente um deste:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gente, não precisa mais responder, vi http://guiadocafezinho.com.br/moedor-manual-cia-das-ervas/ que dá pra regular pra deixar fixo na moagem mais grossa, caso mais alguém se interesse :)

 

José Alexandre em junho 12, 2013 às 11:55 disse:

Na verdade esse moedor pode ser regulado baixando o eixo através da porca da parte superior. Consegui regular o meu para a cafeteira italiana moka.

post-8458-0-45780800-1492093796_thumb.gif

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Boa noite galera gente boa. Ressuscitando o assunto do moinho tipo mimoso ...  o moedor de café elétrico que eu utilizava quebrou ontem, ( vide : https://www.hamiltonbeach.com/custom-grind-deluxe-15-cup-hands-free-coffee-grinder-80374) ainda está no prazo de garantia e quando voltar consertado irá apenas moer temperos hehehe   . . . .  coincidentemente antes da quebra ocorrer já estava pesquisando outro para comprar, então levando em conta principalmente o CU$$TO X BENEFÍCIO ,  pesquisei sobre importar algum já conceituado mas o custo dos impostos acabava inviabilizando ... sendo assim fui pesquisar sobre o tal do moinho "mimoso"  como uma alternativa e li as 5 páginas deste tópico muito bem esclarecedoras sobre este tipo de moinho onde me levou a decidir que seria esse mesmo o escolhido, hoje sai a caça do moinho, aqui na cidade Guaratinguetá onde resido não vendem mais o "mimoso" achei o tal do Botini ( vide: g320b670d70.jpg) nas  lojas que visitei aqui todas tinham somente o  n° 3, então foi esse mesmo que comprei, após instalar ele aqui na bancada, higienizar, fiz algumas moagens com arroz cru para proceder com a limpeza de primeira utilização, realizei o ajuste fácil da granulometria  e logo fui moer meu café, :) realmente este moedor é excelente, tempo de moagem muito rápida para moer 15 gramas basta apenas alguns segundos girando  "levemente" a enorme manivela, necessário MÍNIMO de esforço. Ruído bem menor que o elétrico que utilizava. Realmente ele é muito robusto passando a impressão de durabilidade. Granulometria bem regular ( a principio homogênea ). Até o momento muito prazeroso a utilização dele, nada a reclamar exceto o fato , já comentado aqui dentre as 4 páginas anteriores a esta, que ele tende a deixar um resíduo de café moído dentro dele se não der umas pancadas nele no final hehe .. mas nada que uns tapas no topo não resolva ou umas maniveladas extras. 

O expresso ganhou  qualidade :), na moka ainda não provei vai ficar para amanhã mas com certeza haverá ganhos também. No expresso houve ganhos na textura ( maior crema ) , no aroma e no sabor, já tinha certeza ( óbvio) que mudar de moedor de lâminas para um de "mós" teria uma melhor qualidade mas não imaginava que seria tanta . . . :blink:  

Enfim ... EXCELENTE MOINHO ! então fica aqui mais uma opinião positiva sobre esse tipo de moedor. 

Saudações "cafeinadas"  . . . 

Marcelo.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...