Ir para conteúdo

Moinhos tipo Mimoso


Bernardo B

Postagens recomendadas

Boa Noite Galera ! Realmente estou muito entusiasmado com os Posts sobre moinhos e também possuo o Botini nº3. Comprei na cara e coragem, pois queria um  moedor elétrico pela praticidade e não tinha disponível para comprar em Lojas físicas. A questão da regulagem não é difícil, é manual e se perde algumas gramas com isso. Depois que tomei conhecimento sobre a questão dos moedores de lâmina, descartei a possibilidade de adquirir esse tipo.

Falando sobre dificuldades pelo tamanho/peso, eu moro em apartamento e o único local que tenho para apoiá-lo é numa mesa de madeira, onde coloco uma toalha embaixo do moinho para não estragar a mesa. Quando faço a torra, fico tão empolgado pra moer e experimentar o café, que as dificuldades nem se ressaltam. rs

Eu estou na "pilha" pra comprar um moedor Breville, mas também quero comprar uma Cafeteira Oster PrimaLatte e vou priorizar a segunda, depois dos comentários positivos sobre o Botini.

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Acredito que este moinho deveria ser recomendação unanime lá no tópico "Qual moinho começar", na sua devida categoria: moinhos manuais, não portáteis, até R$200 (apesar de que facilmente é adquirido por menos de R$70).

Estava em dúvida se comprava o Botini ou o Mimoso.
Comprei o Botini 03, paguei pra ver e achei ele EXCELENTE.

A moagem ficou bem mais uniforme e de qualidade, o sabor ressaltou bastante desde o velho café filtrado até o espresso. Falando em espresso, fui moer no mais fino e tive a proeza de entupir minha máquina, não saiu uma gota. Tive de ir liberando a regulagem pra conseguir fazer um espresso. Apesar de bem rudimentar, o controle de moagem quando acertado é bem eficiente. Na french press, ninguém mais quer café moido no Porlex, é outro sabor. Pra quem tinha dúvidas sobre a capacidade de moer até o espresso, pode comprar de olho fechado!


O único ruim é que terei de voltar a fazer braços na academia, pois agora com umas 15 voltas já consigo fazer um espresso duplo :D

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

minha segunda visita ao site e primeiro comentario. Fiquei feliz em saber que tenho um moedor de cafe em casa. Eu achava que era moedor de carne ou de cana de açucar. Comecei a pesquisar sobre cafes e percebi que meu paladar se equipara ao daqueles bebados de corote de pinga se comparado ao somelie... haha

Minha pergunta é: Como raios se limpa isso. Eu soltei uns parafusos e ja dei uma limpada mas esta muito enferrujada. acho que preciso passar alguma coisa mais pesada (tiner?) e pintar depois. A minha é da marca Fama. alguem conhece?

tambem precisava conseguir tirar a manivela para soltar o negocio que moe. mas nao sei como. kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Olá a todos!

Sou um completo iniciante no mundo do café, queria adquirir uma prensa francesa e um moedor para começar a fazer uns cafés melhores. Experimentei um café feito pela prensa e me apaixonei! gostaria de saber se o Mimoso ou Botini conseguem moer para prensa de maneira satisfatória para um novato como eu?! imagino que para alguns veteranos com paladar muito mais apurado que o meu possa sentir muita diferença entre usar um Mimoso e um outro moedor mais top, mas para mim que sou iniciante, será que ele atenderia minhas expectativas? 
Ele conseguiria moer de modo uniforme, e numa espessura que não passa-se pelo filtro da PF? (lembrando que o meu nível de exigência ainda nao é tao elevado visto que sou novato e estou acostumado apenas com a quele café de mercado super amargo e ruim UAHUHAUA)

caso o Mimoso nao fosse adequado, vocês me recomendariam outro moedor? ou comprar o grão e mandar moer em casas especializadas?

 

muito obrigado!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Olá, pessoal. Sou novato por aqui.

To com a mesma dúvida por aqui... Já pesquisei bastante aqui no fórum, mas a dúvida ainda persiste.

Moedor pra iniciar, to entre Hario Slim e um desses Botini.

O uso será inicialmente pra café coado e logo depois para aeropress (sem qualquer possibilidade de utilização em espresso). Procuro algo que possa me atender pelo menos por alguns meses até juntar uma grana pra um Bravo Mini.

Entre os dois citados mais acima, qual vocês acham mais adequado na minha situação? Desconsiderando o aspecto portabilidade (vai ser usado só em casa).

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de talvez o Hario Slim entregar uma moagem mais consistente (e em moagens mais grossas que a para espresso talvez nem seja o caso), eu acho o Botini muito mais prazeroso de usar, pois o moedor fica fixo, tem uma alvanca e mós maiores. Usei o Hario Slim numa viagem recente e era um pé no saco moer nele, doía a mão, demorava, se eu fosse depender dele para tomar café no dia a dia certamente iria tomar menos café. Já o Botini (o meu na verdade é um Progresso antigo, mas dá na mesma em usabilidade) dá para usar todo dia, feliz. Usar o Botini é um exercício matinal, o Hario já tá mais para tortura...

Claro que há quem discorde. Um ponto negativo para o Botini é ter um lugar para prender e deixar que seja prático de usar (uma altura boa, que a manivela não atrapalhe a passagem, etc.). E a sujeira que faz (sempre cai um pouco pra fora do pratinho).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um bom tempo, Eduardo. Uns 8 meses aí no mínimo. Até pensei em comprar um genérico, mas não ando tendo tanta sorte no AliExpress. Algumas encomendas levaram cerca de 30 a 60 dias, outras 150 a 170, é muito aleatório. Por isso que estava dando preferência pra esses dois modelos que são fáceis de achar por aqui no Brasil mesmo, sem precisar importar.

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comecei com um Hario Canister e depois troquei pro Mimoso (um Mimoso pra espresso e um Botini pra coados), porque:

1) é stepless;

2) não achei a qualidade do café pior;

3) não tinha mais paciência pra ficar moendo café para mim e para as companhias no Hario, mesmo usando uma parafusadeira acoplada. O Mimoso é muito mais rápido.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela contribuição, @Luke S.

Apesar de em casa sermos só eu e minha esposa, a rapidez da moagem é algo que eu tenho levado em conta pra decidir, pois eu bebo muito café. Via de regra sempre preparo 500ml pela manhã e 500ml à noite. Deste 1L ela bebe uns 250 ml e eu o resto... Rsrsrs.

Daí eu chuto que cada vez que for usar vou ter que moer aí de 30g pra frente.

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
  • 2 months later...
  • 4 months later...
Em 10/07/2013 at 11:50, Rodrigoks disse:

Obrigado pela análise, Fogo. Bem minuciosa.

 

Eu mesmo jamais poderia usar um, pois não tenho bancada compatível para prendê-lo. É bom que os interessados atentem para esses detalhes.

Nossa! É nisso que estou passando sufoco. Comprei o Botini-03 e não considerei esse aspecto.... é um trambolho de 5kg e que exige braço pra fazer girar a engrenagem. O granito da minha mesa não aguenta, muito menos o inox da pia. Nâo sei se devolvo ou improviso algo. 

Se alguem tiver sugestões de como fazer uso, de modo que eu possa removê-lo e guardar depois, ficarei muito grato. Não faço ideia de como usar meu mimoso-botini :( 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu havia instalado uma bancada articulada, feita com uma placa de de MDF que era uma prateleira, em frente à churrasqueira. Coloquei o Mimoso lá. Tiro quando vou fazer churrasco...

https://photos.app.goo.gl/7HxBXT4k3fTu7RiV9

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa! É nisso que estou passando sufoco. Comprei o Botini-03 e não considerei esse aspecto.... é um trambolho de 5kg e que exige braço pra fazer girar a engrenagem. O granito da minha mesa não aguenta, muito menos o inox da pia. Nâo sei se devolvo ou improviso algo. 

Se alguem tiver sugestões de como fazer uso, de modo que eu possa removê-lo e guardar depois, ficarei muito grato. Não faço ideia de como usar meu mimoso-botini [emoji20] 
Eu uso fixo numa cadeira. Fica escondido num quartinho do lado da cozinha. c04334890799b0dedd456d4f1d2aaf13.jpg

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que foi aqui no fórum que eu vi um projeto de suporte para esses moedores. Alguém fez em madeira, ficou legal. Eu pretendia imitar. Mas seria um trambolho no meu balcão da cozinha, que já está cheio de equipamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Olá pessoal,

     Sou muito iniciante nesse mundo dos cafés. Na verdade eu não gostava de tomar café até que um amigo me deu de presente 2 pacotes de cafés em grãos que o pai dele produz no sul de minas. Como eram em grãos, ficaram meio encostados porque primeiro não tinha onde moer e segundo que eu não curtia café né.... até que umas semanas depois eu lembrei do café e achei também um moedor de lâminas Krups que tinha em casa e minha esposa usava para moer nozes e outros tipos de castanhas para fazer doces... Foi então que eu descobri o que é café de verdade e não para mais de tomar rsssss... Ai vem o problema e as pesquisas... Que moedor começar essa aventura...

      Até comprei um mimoso número 2, porque não queria aquele trombolho no Botini (Pelo que vi só vende o n3) enquanto o mimoso tinha opção de 2, 3 e 4. mas mesmo assim não consegui lugar para instalar ele, fiquei meio desconfiar sobre a folga no eixo e descentralização da mós (Parece que pegava mais de um lado que de outro, e acabei devolvendo o mesmo antes de achar esse tópico. mas li tudo e vi que os problemas que eu imaginavam existem mesmo, mas não são tão problemáticos... Não vi ninguém falando sobre esse núemro 2 da mimoso. Alguém tem experiencia com ele?

     Moer no de lâminas é tenso, tem algumas manhas para melhorar a moagem, mas nunca fica boa. Eu uso para coados e moka por enquanto, mas ainda não comprei a prensa justamente por não conseguir uma moagem adequada. teria que ficar peneirando o Café... Provavelmente nunca moerei para espresso. 

    Pesquisei, pesquisei e pesquisei... Para praticidade nos elétricos, moagens e perfis pré-definidos, estou com o Breville em mente... Acho que não é dos tops, mas para mim que não tenho muita experiencia e sou iniciante, seria uma boa opção ter as opções de moagem (tempos e espessura) já em "profiles" e para fazer quantidade maior para visitas. E a noite para não fazer barulho, penso ainda em definir um manual que me atenda em no máximo 2 pessoas, mas que seja tb prazeroso... Continuo na busca. sugestões?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 weeks later...

Olá pessoal, sou novo no fórum e estou iniciando minha aventura no mundo do café. Eu moro no interior do Rio Grande do Sul, e aqui o pessoal toma só o melitão extraforte (quanto mais amargo, melhor é pra essa gente). Eu nunca fui fã de café porque achava muito amargo, mas quando fui apresentado ao cafe especial moído na hora, me apaixonei. E faz pouco tempo que comecei a procura pra ter um café de qualidade na minha casa. Lendo as indicações, comprei um Mimoso nº2, e instalei ele em uma bancada. Tudo tranquilo, porém tenho algumas dúvidas:

1) Ele tem uma folga que considero meio grande. Mas aí lí em algum tópico que essa folga é proposital, que ela se ajusta na hora de moer e não preciso me preocupar. É verdade?

2) Como fazer a limpeza do interior dele? Usar arroz? Tem que abrir ele ? Se sim, de quanto em quanto tempo ?

3)Li sobre um ajuste necessário num site gringo,para melhorar a estabilidade da moagem mas fiquei com medo. Como fazer esse ajuste?

Eu achei a moagem um pouco irregular, mas o café ficou com gosto ótimo (pode ser a inexperiencia do paladar). Ele moi bem fino, parece um talco, e regulando bem ele fica bem grosso, achei muito bom. Mas li que ele é um moedor de entrada; Qual seria o próximo moedor se um dia eu quisesse melhorar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/07/2019 at 18:20, Isarwk disse:

Olá pessoal, sou novo no fórum e estou iniciando minha aventura no mundo do café. Eu moro no interior do Rio Grande do Sul, e aqui o pessoal toma só o melitão extraforte (quanto mais amargo, melhor é pra essa gente). Eu nunca fui fã de café porque achava muito amargo, mas quando fui apresentado ao cafe especial moído na hora, me apaixonei. E faz pouco tempo que comecei a procura pra ter um café de qualidade na minha casa. Lendo as indicações, comprei um Mimoso nº2, e instalei ele em uma bancada. Tudo tranquilo, porém tenho algumas dúvidas:

1) Ele tem uma folga que considero meio grande. Mas aí lí em algum tópico que essa folga é proposital, que ela se ajusta na hora de moer e não preciso me preocupar. É verdade?

2) Como fazer a limpeza do interior dele? Usar arroz? Tem que abrir ele ? Se sim, de quanto em quanto tempo ?

3)Li sobre um ajuste necessário num site gringo,para melhorar a estabilidade da moagem mas fiquei com medo. Como fazer esse ajuste?

Eu achei a moagem um pouco irregular, mas o café ficou com gosto ótimo (pode ser a inexperiencia do paladar). Ele moi bem fino, parece um talco, e regulando bem ele fica bem grosso, achei muito bom. Mas li que ele é um moedor de entrada; Qual seria o próximo moedor se um dia eu quisesse melhorar?

Boa tarde,

Mais um gaúcho no vício! Que ótimo..

Sobre as suas dúvidas, posso tentar ajudar.

1) Em relação à folga, pelo que pude observar é o seguinte: A regulagem dele funciona apenas travando o quanto a parte da mó que gira afasta da parte fixa, ou seja, quanto mais vc abre o parafuso da regulagem mais ele permite que as mós se afastem e com isso moi mais grosso. No entanto a parte móvel sempre se movimenta para frente(no sentido de moer mais fino) pois não tem trava, esse movimento é impedido justamente pelos grãos e é por isso que dizem que vc não precisa se preocupar.

Porém, existe normalmente um espaço muito grande entre o eixo e a estrutura do moedor. Muita gente faz algum ajuste para engrossar o eixo onde ele toca na estrutura do moedor para reduzir esta folga, com certeza deixará a moagem mais uniforme. Esse efeito da folga é mais percebido em moagens mais grossas, deixando mais fines. Se vc consegue fazer o ajuste em casa, eu aconselho.. Quanto menos folga entre o eixo e o moedor existir, maior a chance da moagem ser uniforme.

2) A limpeza com arroz é recomendada no primeiro uso, com as Mós bem fechadas, para tirar os resíduos da fabricação. Após começar moer café, colocar arroz novamente não vejo que ajuda muito. Acho melhor de tempos em tempos abrir ele (é muito fácil) e limpar com pincel e pano seco. A frequência de limpeza vai do seu uso, o ideal é não demorar muito para limpar pois mesmo moendo pouco café a retenção interna dele é grande e pode mofar café la dentro.

Sobre o ajuste do site gringo, não sei do que se trata.

Sobre o próximo moedor, eu tenho um Baratza Encore (elétrico de entrada), um Bravo Mini, e um botini. Eu aconselho FORTEMENTE o Bravo Mini como upgrade, para uso individual ou para duas doses por vez. Só não aconselho se vc costuma moer café para muitas pessoas sempre, ai da um pouco de trabalho..

Espero ter ajudado

Abraço!

 

 

 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...
Em 26/07/2015 at 15:37, Arthur Oliveira disse:

Mais uma mudança no Mimoso, parafusos Alen e umas suculentas para enfeitar...

 

c46d872582bd055323af06cfc2b41c12.jpg

 

2be2bb8f38a5a98dd42700896f183b56.jpg

 

c64f4d6de19bc570c0b15895797c0d80.jpg

Boa tarde. Qual foi sua intenção ao trocar os parafusos? Houve alguma melhoria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/07/2015 at 13:37, Arthur Oliveira disse:

Ola Burny é uma lata que veio junto com minha Moka Express e 3 xícaras da Bialleti :)

 

post-5731-0-10257200-1437479136_thumb.jpg

 

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk

Ola Luke, ele e da linha atual mas gostei bastante da moagem dele :) eu mesmo pintei ele tinta spray preto fosco e verniz...

 

Ele é o numero 3 para casa não precisa mais que isso não, a moagem e bem rápida.

 

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk

Ah, pintou ele por dentro TB, na parte onde vão os grãos? Qual tipo de verniz utilizou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 months later...

pra quem usa Mimoso e Botini em expresso (mondial c08 - filtro despressurizado )...

Quanto aperto é necessario antes de arrastar as mós  e comer metal ?  Quem usou pra expresso apertou ate que ponto ?

Como referencia, o meu apertei apenas o suficiente para que a manivela nao fique travada mesmo que levemente, na horizontal....   O cafe ficou "grosso" pro expresso e extraiu 50ml em 17 segundos ( cafe capital em grao, torra escura e oleosa, apenas pra teste)

Ja no filtro pressurizado, utilizo essa mesma regulagem e a bebida fica mais encorpada e com "espuma", "crespuma", rs,,, Sinal de que a moagem esta muito grossa ainda...

Enfim,

>>>  queria uma referencia de o quanto posso apertar isso sem destruir as mós, ja que pra todos os outros metodos nele tem sido maravilhoso (aeropress, moka, prensa, coados)...  <<<

@ivoesazevedo ??

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/08/2015 at 00:38, Luke S disse:

....

Uma coisa que achei bastante útil foi ler o tópico inteiro do homebarista a respeito dos moedores Spong/Mimoso: http://www.home-barista.com/grinders/spong-coffee-mills-grinder-for-23rd-century-t16165.html

Lá eles também falam em como "amaciar" o Mimoso para espresso, para que as mós fiquem próximas o suficiente durante toda a rotação da manivela.

 

Hummm,, de 2015,,, acabamos de entrar em 2021....   Alguem que postou essas coisas ainda é vivo ?? rs,,,   Eu acho que essa coisa de amaciar talvez melhore minha moagem fina pra expresso despressurizado na C08... eu li esse texto dos Sponge mas nao tinha prestado atenção nesse aspecto,,  e sinceramente estava com medo do atrito entre as mós, destruisse precocemente o equipamento...  Vamos ver....   ( acho que vou ficar puto se der certo,, ja que encomendei um 1Zpresso JX pro ontem mesmo, rs,,, )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pessoalmente não usei o 1zpresso mas o tanto de elogios que ouvi de gente que usou me faz ter certeza que não vai despontar.

Pra espresso eu fiz esse procedimento no Mimoso. Ele funcionava bem com a minha Saeco Poemia que exigia uma granulometria muito fina, mas na Flair não ia tão bem assim.

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...