Ir para conteúdo

Moinhos tipo Mimoso


Bernardo B

Postagens recomendadas

Eu não fiz nada para amaciar ou modificar o meu Mimoso. Mas há poucos dias resolvi regular o mais fino que dava antes de raspar as mós e consegui um quase espresso com filtro não pressurizado na DeLonghi EC-200CD. Não saiu melhor porque não me liguei no tempo e, além disso, fiz muito longo. 18g para cerca de 100ml. Eu queria beber bastante café, hehehe. Mas teve uma crema, não muito duradoura, ao passo que, antes dessa regulagem, só saía "café passado". Na próxima vez tentarei com mais cuidado. 

Para ser sincero, meu objetivo ainda não é o espresso perfeito. Estou sempre buscando uma xícara gostosa e satisfatória. Compro muitos grãos diferentes, e aí fica mais complicado ter uma consistência na extração.

Já descobri uns grãos que tem mais potencial para espressos aqui em casa, e tenho repetido algumas compras. Por outro lado, descobri outros que estão começando a me conduzir para experimentar outros métodos.

Adquiri recentemente um Nuova Simonelli MDX usado e modificado. Em vez de aposentar o Mimoso, ocorreu que fiquei interessado em entender mais da moagem e, comparando ambos, acabei regulando o Mimoso. Atualmente uso os dois, até para as mesmas finalidades. Quando vou moer apenas uma dose, para filtro pressurizado, é no Mimoso mesmo, que dá menos trabalho e o processo todo fica até mais rápido.

Editado por ivoesazevedo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta @ivoesazevedo...   como ja havia encomendado o 1zpresso, ontem resolvi arriscar fazer o "amaciamento", pois se estragasse, em breve chega outro...   Na verdade eu ja tinha feito isso antes, mas de forma muito "light"...   Ontem arrastei as mós com vontade, e o que antes era meu ponto zero (mos travadas), ganhou cerca de 1/4 de volta negativa !   Saiu po de ferro junto com o café!

Tive entao que abrir o moinho e fazer minha primeira limpeza. Pra minha surpresa, muito pouca rentação de café apos uns 3 meses de uso diario ( 2 a 4x ao dia), mas bastante pó de ferro, kkkk

É bizarro como o treco é grosseiro e cheio de falhas de acabamento, e mesmo assim funciona tao bem,,,Tirei varias fotos  A Mó giratória tava meio oval,, kkkkk e a fixa (parede do moinho) era um pouco concava, ao inves de reta em paralelo com a móvel. O "amaciamento" desgastou justamente a mó da parede,, uns 7mm do final em todo contorno...   O resultado foi que hoje consegui entupir a maquina de expresso,,  consegui moer praaaticamente fino como talco...

Incrivel que um moinho tao grosseiro e barato consegue funcionar tão bem...  Hoje ja comecei a fazer os primeiros testes com filtro não pressurizado...

Abraços

a proposito, o que vc toca nessa bateria ai? jazz ou death metal?    ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que as pessoas que criticam muito o Mimoso ou Botini pegaram um novo e não usaram o suficiente para o moedor assentar.

Realmente, são rústicos e imperfeitos, mas tem algumas virtudes.

Tenho o meu há alguns anos. Meu primeiro moedor foi um de lâminas. Usei por anos, até que ganhei de presente um bonitinho de mós cerâmicas, que mostrou-me a grande diferença desses moedores. Infelizmente era frágil e estragou em menos de um mês. A mó móvel afrouxou no eixo. Consegui que a loja me desse outro na garantia, mas usei pouco e com cuidado. Em seguida comprei o Mimoso, influenciado principalmente pelo @Fogo ruivo. Não me arrependi. 

Como eu já disse, recentemente consegui apertar mais um pouco a regulagem e comecei a moer mais fino.

Mesmo tendo comprado um moedor elétrico comercial, não consigo abandonar o Mimoso. É rápido, mói sem esforço, e dá menos trabalho que o elétrico quando preciso moer pouco café. 

Alguma desvantagem? Sim. É pesado e precisa ficar fixo em uma bancada, portanto não serve para levar para passear. Mas passarei três semanas na praia, portanto ele vai junto. 

Ah, quase esqueço, @denilsoncosta... Gosto de tocar jazz, jazz rock, soul, rock e alguns ritmos brasileiros (não esses que a TV nos enche o saco o ano inteiro). Não costumo ouvir death metal, hehehe.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Carneiro disse:

Questão sempe é sabor. Mas se tá bom, então tá bom.

A questão é que, fazendo sempre a mesma coisa, da mesma maneira, não se aprende sobre sabor. 

Antigamente, eu só tomava café passado. Melitta Extra Forte. Coador de papel, depois cafeteira elétrica. Um dia comprei uma moka. Pronto. Mudou tudo, sabor principalmente. Depois veio um moedor de lâminas. Sabor mudou novamente. Comecei a experimentar mais com cafés de diferentes procedências. Aprendi um pouco sobre características de regiões produtoras, torra etc. Aí, outro ponto de inflexão: máquina de espresso, mesmo com filtros pressurizados. Pessoal de casa não quer mais café passado desde então. Continuei experimentando com grãos diferentes e descobri que alguns não ficam muito bons quando preparados como espresso; providenciei filtro pequeno e bule pescoço de ganso para fazer uns passados para mim. Moedor precisa ser regulado diferente para melhor aproveitar os métodos diferentes. Sem moagem genérica. Aproveitei uma oportunidade e adquiri um moedor comercial usado e com algumas modificações. Bum! Transformação na xícara! Desafio: explorar também o moedor manual para tirar o melhor dele. Por aí vai. Ah, me interessei também por cold brew e estou fazendo umas experiências, que, obviamente, exigem regulagem dos moedores para buscar o melhor sabor... É uma aventura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ivoesazevedo sim,,, vc ta discutindo algo que se fala até em neurolinguistica... Vale pra vida, o paradoxo de fazer a mesma coisa esperando resultados diferentes...  ( A propósito, o meu botini ficou perfeito,, nao lembro se ja comentei em alguma mensagem...Consegui ate entupir o filtro)

Ainda sobre o que vc comentou, e eu ja estava percebendo isso quando entrei no forum, essa coisa toda vira de fato um hobby. A busca pelo "café perfeito"...   mais ainda com o expresso, como citou James Hoffman (https://www.youtube.com/watch?v=Ye5Amz7ddYw) 8:10 ; https://steemit.com/my2018/@alvinauh/my-2018-this-is-my-hobby-coffee-brewing-and-espresso-making ; 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luke S , no teu caso, ela foi mais marcante pra qual metodo ?  Eu "acho", so acho mesmo, rs... que ela vai seguramente eliminar eventuais inconsistencias entre entupir o filtro e tirar um bom espresso... ,,,  mas no sabor tambem?

Eu to mais curioso ainda com aeropress, moka, prensa.. metodos que adoro, em que uso moagem media, onde visualmente percebo que os fines e os "médius" dividem mais espaço com o resto da moagem, mas nao tenho parametro "gustativo" de moagens super homogeneas de bons aparelhos pra poder comparar com o Botini... 

,, a mais fina tirei hj, entupiu o filtro despressurizado na C08 rs.... a mais grossa parei de usar... Fiquem a vontade para comentar sobre as moagens e como se comparam a outros aparelhos

A semana vai começar,, e o ano tambem... Boa semana a todos, muitos cafes em 2021,

WhatsApp Image 2021-01-04 at 00.11.17.jpeg

WhatsApp Image 2021-01-04 at 00.11.18 (1).jpeg

WhatsApp Image 2021-01-04 at 00.11.18.jpeg

WhatsApp Image 2021-01-04 at 00.11.19.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No sabor principalmente!

Acho mais fácil perceber de cara nos coados porque esses moedores menos precisos são mais inconsistentes em moagens grossas, que a mó acaba tendo mais jogo. Mas pra espresso também faz diferença.

Agora que eu vi as anilhas da Eleiko no seu avatar - você é powerlifter?

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luke S  yeahhhhhhhh,, a décadas!   raridade alguem conhecer o esporte !   Essa foto fiz num CT de levantamentos olímpicos, trabalhei na época com crianças, e nos intervalos treinava powerlifting.

;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Bom dia povo, vocês tem alguma dica para o começo do uso do Mimoso Nº 2? O @ivoesazevedo comentou que ele leva um tempo até assentar, né? O jeito é ir usando até ficar legal? Por enquanto o mais difícil está sendo pensar onde ele vai ficar. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho há vários anos e não tinha pensado em procedimentos especiais para melhorar o uso.

No meu caso, saí de um moedor de lâminas para o Mimoso, e foi quase uma experiência mística, hahaha.

Acho que, para iniciar, moer algum café velho ou ruim para tirar tinta solta. Ir até a moagem mais fina possível e arriscar uma raspada bem leve das mós, não a ponto de arredondar tudo, né?

Fazer uns ajustes e tentar determinar os pontos para moer para cada finalidade, se for o caso.

Quando mudar de grão, se houver diferença significativa na torra (clara/escura), observar se precisa ajustar o parafuso, pois alguns grãos são mais quebradiços que outros.

Eu costumo fechar a boca dele com uma mão, para evitar que pedaços de grãos pulem para fora. Acontece...

Verás que é bem rápido moer nele. E sem esforço. Quando eu usava um moedor portátil com mós cerâmicas, modelo "de enfeite", sofria com a velocidade e a força que precisava fazer.

Quanto ao lugar para fixar... Minha cozinha é comprida e ligada à área de serviço, com uma churrasqueira no meio. Eu coloquei uma mesa basculante na parede em frente à churrasqueira e coloquei o Mimoso ali. Fica, acho, a uns três metros do cantinho do café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, joao silva disse:

Alguém aqui costuma usar o mimoso para espresso ?

Eu. 

Mas tenho uma máquina doméstica simples, com filtros pressurizados. DeLonghi EC-200CD. Aínda não parti para a busca do espresso perfeito.

Testarei daqui a pouco com um filtro não pressurizado, pois já consigo moer mais fino que no início. Porém a torra mais recente que tenho aqui é de 08 de janeiro. Daqui a dois dias terei café torrado amanhã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando:

Regulei o Mimoso até as mós quase rasparem. Não esqueçam, tem algum tempo de uso já.

Moí 18g de café torrado pela Baden em 08/01/2021; Seleção Moka Natural do Elder Moscardini, de Franca - SP, Alta Mogiana. "Notas achocolatadas, castanha e doçura de caramelo, acidez média e finalização marcante". Consegui um pó bem fino, que coloquei em filtro não pressurizado e compactei usando o tamper fixo na máquina.

Preciso dizer que a crema não durou dois minutos, mas a bebida aproximou-se do servido em cafeterias. Ficou de acordo com a descrição, e percebi que uso os filtros pressurizados por comodismo, pois já consigo extrações razoáveis até com essa máquina simples e o moedor Mimoso.

Logo que comprei esse filtro não pressurizado, há muitos meses, não conseguia fazer nada que prestasse. Agora insisti e deu certo.

Ah, comprei recentemente um Nuova Simonelli MDX usado e modificado, que me proporcionou aprender alguma coisa. Voltei ao Mimoso para desafiá-lo, e pretendo continuar com os dois! Usar um moedor melhor me instigou a melhorar o uso do Mimoso. Tive como comparar e aperfeiçoei meu hobby.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joao silva e, @Breno_Novelli , como prometido...

Bom quando meu Botini #3 chegou, deixei umas semanas parado pra sair o cheiro de tinta, e fiz a primeira moagem com arroz...   Saiu um pouco de arroz com tinta e fragmentos cinza, metal com certeza..

Eu descobri que por um acaso, o ponto de aperto em que a manivela ficava presa, era o "L" da regulagem apontado perfeitamente para o alto. Isso me ajudou a criar uma referencia visual para minhas moagens:

0= manivela travada e o L apontando retinho pro alto
+0,25 = 1/4 de volta, com o "L" apontado para o lado
+0,50 = 1/2 volta, com o "L" apontado exatamente para baixo

Então ouvi falar de amaciar,,, e resolvi forçar a manivela do Botini memo travada....   Caiu um poquinho de po de ferro, e posteriormente consegui fazer uma moagem mais fina um pouco ou no mesmo ponto, ue o cafe de mercado...

Descobri entao que o meu ponto "O", agora permitia moagem sem travar a manivela, e que esta agora so travava com cerca de 1/8 a 1/10 de volta negativos;;;;

Isso ainda nao fincionava pra expresso, entao li todo esse topico desde o inicio, e fui na postagem gringa dos moedores "Sponge" "Spooge" sei lá, e fiz o processo de amaciamento descrito....

Apertei o botini e botei as mós pra rodarem na MARRA a menos 1/4 de volta (..menos 1/4 que a posição inciail onde as mos travavam)...   Caiu talvez 1/2 ou uma colher de chá inteira de pó de ferro... fiquei com medo de ter estragado (antes de tentar isso inclusive mandei trazer um 1z-presso), mas a umas 130 pratas, daria pra comprar outro aqui no Brasil....

Abri o moedor, tive que abrir ne ??  Tinha pós de ferro pra tudo que é lado... Passe pincel e papel higienico, fiz umas fotos pra colocar aqui...

O moedor é amavelmente rustico e todo torto, rs,,, tem falhas nos dentes . O moagem forçada criou um anel de desgaste de cerca de 7mm, na mó que constitui a parede do proprio botini. Isso significa que aquela area fazia contado, equanto a parte mais interna, bem menos... Dai a inconsistencia pra moer para expresso.

Depois que fiz isso, consegui moer fino o bastenta pra entupir minha mondial c08,,,, então sim,, funcionou...
(nao consegui postar as fotos aqui )
 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Em 21/01/2021 at 14:05, joao silva disse:

Alguém aqui costuma usar o mimoso para espresso ?

Eu uso. Comprei recentemente um Botini B03 e uma Oster Prima Latte II. Tenho obtido resultados interessantes.

Pretendo comprar um filtro adicional pra despressurizar e ver o que consigo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 months later...

Olá!

venho dizer que meu bom e velho de guerra krups gvx2 quebrou a mós da parte de baixo.
procurei como desmontar e descobri um parafuso na parte inferior que segura o eixo do motor, mas como não tem como segurar pra tirar, vou ter que estudar como soltar este parafuso, e comprar via ebay ou aliexp essa peça já que não encontrei no BRASIL.

Mas para não ficar sem moinho estou comprando agora um BOTINI B03!

Costumo fazer coado, italianinha, e prensa francesa. espero não me arrepender !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá!

Enfim hj fui testar o BOTINI B03.

Coloquei o arroz conforme explicam, e só após ele sair mais claro (a cor dele é azul) eu parei.
No arroz eu já sofri pra virar a alavanca, kkkkkkk
Mas insisti, coloquei o café e dai travava algumas vezes. pensei: o sorte!!!

Depois de um tempo olhei e achei um cavaco de ferro lá dentro. kkkkkkkkkk
fui trolado. kkkkkkkkkkk

Consegui tirar o pó conforme desejava. Vamos ver amanhã!

WhatsApp Image 2021-12-22 at 21.39.50.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bizarro esse pedaço de metal solto. Falta de cuidado na fabricação. 

Fiquei com a impressão que o Botini é mais bruto que o Mimoso.

Eu tenho um Mimoso n°2, tamanho adequado para o consumo aqui em casa.

Fica calmo. Esses moedores melhoram com o uso. A moagem ficará mais regular quando gastar um pouco as mós. Vejo recomendarem forçar o desgaste para melhorar mais cedo.

Eu fiz isso no meu, com cuidado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/12/2021 at 14:44, ivoesazevedo disse:

Bizarro esse pedaço de metal solto. Falta de cuidado na fabricação. 

Fiquei com a impressão que o Botini é mais bruto que o Mimoso.

Eu tenho um Mimoso n°2, tamanho adequado para o consumo aqui em casa.

Fica calmo. Esses moedores melhoram com o uso. A moagem ficará mais regular quando gastar um pouco as mós. Vejo recomendarem forçar o desgaste para melhorar mais cedo.

Eu fiz isso no meu, com cuidado.

kkkkkkk. deve ter sido uma peça que me pregaram. achei até que a mós tinha tirado um pedaço. mas estão inteiras .

quanto a ficarem melhores com o tempo, eu já achei que melhorou do primeiro dia pra cá. está saindo o fino bem regular.

o cascalhado nem tanto, hora fino, hora médio e hora cascalhado.

 

mas estou gostando sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
Em 21/07/2015 at 08:59, Arthur Oliveira disse:

Suporte do Mimoso finalizado.

 

post-5731-0-35956800-1437510791.jpg

post-5731-0-35956800-1437510791_thumb.jpg

Boa tarde a todos . Tenho moedores antigos da marca lovelock london  alguém  sabe de alguém que tenha aqui no Brasil o. Úmero 2 e o numero 1? Eu tenho  o número 5 o 4 e o 3 . Me falta o número 2 e o 1 . Co prei o número um no ebay mas acho que a descrição do objeto não bateu com o objeto e foi refugado pela aduaneira e má dado de volta.  Grato Marçal 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

Boa tarde meus amigos. Há muito tenho o desejo de tpossuir um bom moedor de café. Há alguns anos comprei um bem pequeno, manual, e não me atendeu pois era na verdade um artigo de decoração (entretanto servia para moer pimenta). Depois fiquei namorando uns modelos elétricos de lâmina...mas é aquele caso...o grão não é moído...é cortado. Testei um modelo interessante, da Hamilton Beach, mas perto da lâmina o pó fica mais fino...(ou seja não era um "moedor de café"). Resolvi voltar no tempo e comprei por uma bagatela um Bottini novo. Um espetáculo...para mim, perfeito. É o modelo que temos há séculos, e por óbvio continua funcionando muito bem. Talvez estejamos chegando em uma época de retorno às invenções do passado, que já se mostraram há muito tempo bem eficientes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...