Ir para conteúdo

Moinhos tipo Mimoso


Bernardo B

Postagens recomendadas

Boa tarde.

Faz algum tempo que eu queria um moedor manual e semana passada, quando voltava de férias, comprei um Botini em Patos de Minas. O valor foi acima do esperado: R$ 100,00, pois no ML eu vi por R$ 70,00, contudo comprei assim mesmo, considerando que se comprasse no ML teria de pagar o frete.

Deixei regulado para moer fino e ainda não fiz alterações. Faço café coado na cafeteira elétrica, mas já a troquei pelo coador de pano, que me entrega um café mais saboroso.

Por enquanto não tenho onde fixar, improvisei numa tábua de carne pesada que eu tenho rs. Em breve pretendo fazer uma bancada para ele.

Como sou novato no mundo dos cafés, estou maravilhado com esse moedor manual, apesar de simples, pois comprar o café em grão e moer na hora de passar é o máximo.

Espero em breve adquirir uma moka e a hario v60. Essa paixão pelo café está começando a ficar séria!! :rolleyes:

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros

 

Alguém saberia me dizer qual a diferença entre o Mimoso número 2 e o de número 3?

Apenas a quantidade que se pode moer de uma vez? Ou a granularidade também é um

fator que os diferencia?

 

Imagino que seja somente a capacidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa amigo Bressa creio que seja so a quantidade mesmo, e a quantidade de giros da manivela. Ja vi muito o pessoal usando o numero 2 para moer pimenta do reino.

 

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, Arthur! Vejo que você usa o Mimoso, é o número 2? Penso em adquirir um, pois tenho uma Poemia,

já despressurizei o PF mas voltei a pressurizá-lo porque não tenho o moinho. Como não pretendo gastar

muito no momento, pensei no Mimoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença entre o 2 e o 3 é o tamanho das mós, a do 3 é maior, então mói mais café em menos tempo/rotações.

 

Tenho uma Poemia despressurizada e um Mimoso nº3. Esse moedor foi minha melhor aquisição do mundo cafeístico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pessoal aqui põe os moedores no pedestal. talvez essa não seja a melhor forma de dizer, pois corro o risco de ser mal interpretado. Não estou querendo dizer que estão errados, até por que sou novo no mundo do café e estou no fórum pra aprender, mas todo mundo fala muito da importância de se ter o moedor, que é a coisa mais importante pra quem quer tomar café bom e tal. Mas o que eu gostaria de saber é o motivo. Sei que com o moedor temos a vantagem de mexer na granulometria e tal, mas eu gostaria de saber a diferença de se ter café moído na hora. Sei que o café após moído oxida rapidamente, mas gostaria de saber o impacto no sabor/aroma. Alguém pode me explicar, por favor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jaum20

Sou principiante, estou completando minha 5ª semana, mas entrei desde logo aqui no fórum acompanhando o que o pessoal dizia, eu estava um pouco cético (natural, como você ainda está). Meu equipamento é muito simples (tipo Fusquinha 66), e demorou umas 3 semanas pra chegar, então comecei com café móido para espresso (superior e gourmet). Pra "economizar", os primeiros pacotes eram de 500g... no 3º dia eu já notei a diferença (de perda) no aroma e sabor (tanto do pó quanto da infusão); depois de uma semana, de abre e fecha o pacotinho 6 vezes/dia, o café estava "morto". Comecei a comprar pacotinhos de 250g.

 

Já na segunda semana de hobby, "captei" dos mestres o porquê de se priorizar um (no mínimo) bom moedor, tanto que já decidi que meu próximo investimento em equipamento será um Vario, punto! Além da questão da moagem fresca, com um bom moedor você controla a granulação, e, em consequência, controla o sabor.

 

Sim, tenho um Mimoso (usando faz 5 dias apenas), por enquanto estou me divertindo, gosto do lado difícil, artesanal e manual dos meus hobbies. É um equipamento tão impreciso quanto divertido (principalmente porque ponho meu neto de 8 anos pra se exercitar na manivelagem), mas é um equipamento difícil para usar várias vezes ao dia, se você não tem um cantinho exclusivo para o seu "barfé". No primeiro dia a sujeira pela cozinha foi tanta que tive que usar um aspirador de pó pra limpar a bagunça! Só não "se" suicidei, botando a cabeça no moedor, porque ele é nº 2 e eu sou muito cabeçudo! rsrsrs. Aos poucos peguei as manhas e hoje a sujeira é muito menor, sob controle, aceitável. Tenho que prendê-lo na mesa da cozinha, moer, limpá-lo e guardá-lo. Mas o Mimoso retém muitas partículas (uma das vezes reteve quase 6g) e quando você tira da mesa para guardá-lo cai muito pó de dentro. O aspirador de pó ainda fica de plantão, uso ocasionalmente. Fazer isso 6 vezes por dia, pra ter pó moído fresco, não vai dar. Durante a semana vou moer só à noite, e guardar num pote bem hermético, para usar durante as 24 horas seguintes. No fim de semana até dá pra moer "na hora". Nos primeiros dias pensei em aposentar o coitado e comprar um Encore mesmo, mas vou perseverar um pouco mais, enquanto ainda está "divertido" brincar com eles: o Mimoso, e o meu neto, lógico.

 

Outro dia citaram um grande expert americano, em que ele fala (mais ou menos) que com um moedor de $500 e uma cafeteira de $200 ele consegue tirar um café decente, mas não com um moedor de $200 mesmo numa máquina de $6,000. Captei, ó Mestre! É isso aí....

 

Abraços,

Lisboa.

  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, o Mimoso não foi feito para ser um moedor que você tira e põe na gaveta quando quer usá-lo, o ideal é que fique fixado num mesmo local.

 

Dito isso, tenho que discordar de alguns pontos.

 

A retenção do Mimoso é mínima. O que realmente acontece é ele preencher alguns vazios dentro dele com o café moído. Passada essa fase inicial, o café que entra é o café que sai. Pancadas nele podem fazer o café acumulado nesses vazios se desprender e fazer alguma sujeira. Por isso também não é indicado que seja aberto para limpeza frequentemente.

 

Quanto à sujeira, é inevitável que alguns grãos moídos caiam na superfície que o moinho está fixado, mas segurando bem o potinho embaixo da abertura de saída do pó isso é quase insignificante.

 

O que você quer dizer por ele ser impreciso? A regulagem dele é stepless e fixada por uma porca borboleta.

 

Abraço,

Lucas

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luke

 

Você parece falar do Mimoso com propriedade, provavelmente já teve um (não consta na sua lista de equipamentos).

O fato de "ele preencher alguns vazios dentro dele com o café moído"   não significa também que sempre haverá um pouco de

café '"velho" no moinho? Você acha que isso pode ser significativo e prejudicar de alguma forma a qualidade do café?

 

Estou pensando em adquirí-lo e agradeço pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tenho nada a reclamar do meu, possuo um número 3. Mas ele tem suas restrições. Para que nao quer gastar muito é uma alternativa legal. Outro fator importante e não haver a necessidade de ficar alterando a granulometria, para ficar regulando vc perde um pouco de pó. ..

 

Enviado de meu SM-N9005 usando Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho que atualizar minha lista de equipamentos. Fiquei um bom tempo com minha Poemia despressurizada e um moedor Hario manual (acoplado a uma parafusadeira elétrica). Há uns dois meses adquiri um Mimoso.

 

Sim, haverá café velho nesses espaços dentro do moinho, mas acredito que eles não prejudiquem a qualidade do café porque não estão no caminho que o café flui da entrada até a saída, devem ficar lá "pra sempre" uma vez que ocupem esses espaços. Pense assim: carros parados em ruas sem saída não vão causar congestionamento na avenida principal.

 

Você vai utilizá-lo para qual método de extração?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Luke,

 

Bem... então fica confirmado que ele tem uma retenção significativa. É certo que até alguns moinhos mais caros têm retenção na borda interna do copo de moagem entre a lâmína (do tipo plana) e a parede do copo. Tudo bem em ambiente comercial, em que se mói sem parar... no fim do dia limpa-se o moinho e pronto! No Mimoso costumo dar um tapa com a palma espalmada da mão como que tampando o bocal, isso cria uma pressão que expulsa o pó acumulado lá dentro. Numa das vezes, mesmo tendo feito isso, quando tirei ele da mesa caiu mais um bocado de pó, dei mais uns tapínhas de leve, juntei e pesei: deu 6g, o suficiente para um shot curto! rsrs O ideal (não espero isso do Mimoso) é que a retenção seja efetivamente mínima para que o pó "velho" não se misture com o "novo". Não que eu tenha paladar apurado para perceber essas sutilezas, estou só falando em termos desejáveis. Daí eu usar, eventualmente, o aspirador de pó para completar e assegurar a limpeza (inclusive a interna).

 

Sobre imprecisão, tem umas três, pelo menos (só constatação óbvia, não é crítica, pois não se pode esperar muito dele):

 

1) Num outro tópico de um moinho da marca Botino (mesmo modelo do Mimoso) um colega notou que tinha uma folga na alavanca, daí ele colocou uma "rolemã" no eixo que tirou o jogo e até deixou a moagem mais uniforme (segundo ele) e fácil. Quando meu Mimoso chegou notei a folga, moí um pouco de grãos e a granulação não estava (pra mim) tão inconsistente. Apesar do jogo na manivela a moagem parecia "regular". Mesmo assim levei para um torneiro para pôr a tal da rolemã. Ele pôs, quando cheguei em casa notei que, agora, tinha acabado a folga, mas o moinho tava pegando mais num dos pontos, tipo engasgando. Comentei isso com o torneiro, e (só aí) ele me disse que achou estranho eu pedir aquilo, que ele fez para não passar a impressão de que não queria fazer o serviço. Ele disse que como a mó não é usinada aquele jogo da manivela é normal, justamente para que o contato seja mais uniforme. Como, mesmo agora engasgando um pouco, não notei inconsistência significativa, vou deixar do jeito que está. Ficaram as opções de ele desfazer o serviço para eu testar (e deixar sem o mod), e recolocar o mod novamente, se fosse o caso; muito trabalho pra pouco resultado, vou deixar do jeito que está. Só aconselho a não colocar a rolemã (tirar o jogo da manivela), a não ser que seja realmente necessário.

 

2) Quando estou testando a moagem, procuro (tentar) manter fixos todos os outros parâmetros: temperatura da água (surfando com flush e medindo com termômetro), peso do pó e peso da massa líquida (controle de BR), tempo de extração, WDT + Nutation, pressão no tamper etc. Pois bem, mesmo não mexendo no parafuso de regulagem, a moagem não é a mesma, o que se percebe (muitas vezes) pela significativa diferença de tempo de extração. Sou capaz de ajustar uma sessão de extração, por ex., com 13g de pó para 25g de massa na xícara em 25seg, com variação inferior a 10%, mas não consigo reproduzir o mesmo resultado horas depois, ou no dia seguinte pela manhã. Tá.... a temperatura ambiente e do moinho não é a mesma, vai ver que é isso, mas mesmo assim tem-se uma imprecisão impactante a ponto de eu ter que reduzir uma extração anterior de 25seg para 20seg (ou aumentar para 30seg) para resultar na mesma massa na xícara, o que altera (e muito) o sabor final da bebida. 

 

3) Já sabia, em tese, e apenas confirmei o óbvio, que não dá pra ficar mudando de grão. Cada grão pede uma granulação (mais exatamente, uma regulagem) diferente, e se você reajusta o Mimoso para um outro grão B, pra (re)acertar o (re)ajuste do grão A eu tenho que (re)começar tudo de novo; é stepless, sim.... mas não é painless! hahaha. Por isso, desde hoje decidi que vou moer apenas um tipo de grão (café) de cada vez (a cada 3 ou 4 dias ou um por semana, ainda não sei), assim evito reajustes diários e aprendo a conhecer melhor cada marca de café. Esta semana testei três, vou escolher um deles para usar a semana que vem inteira.

 

Não tenho a pretensão, ou ingenuidade, de querer tirar leite de pedra, nem de descer a Estrada Velha de Santos a 60Kmh com meu mimoso Fusquinha 66, estou apenas repassando minha experiência. Como disse antes, está muito divertido até aqui, cada coisa a seu tempo e momento, devagar se vai ao longe.

 

Abraços,

Lisboa.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa,

 

1) Sobre as folgas e jogos da alavanca, o DJR do fórum homebarista falou que fez um mod para corrigir esse "problema" e acabou tendo que desfazê-lo pois deixou a moagem mais heterogênea. Talvez a mó se auto centralize usando o próprio café durante a moagem, assim como nos Hario.

 

2 e 3) O que eu faço com o Mimoso é achar uma regulagem legal pra espresso em geral e a partir daí não mexer mais nele. A única variável que eu então altero é a dose. A maioria dos cafés que tenho usado com até uma semana precisam, na regulagem atual, 16.5 gramas. Com o passar das semanas preciso aumentar pra 17, 17.5 e assim vai. A torra também afeta a dose, com torras mais escuras precisei usar menos massa de grãos. Se de um shot pro outro na mesma hora você nota que varia muito pode ser que algo não esteja consistente, podendo ser ou não a moagem, mas também o preparo do café no filtro, etc.

 

Uma coisa que achei bastante útil foi ler o tópico inteiro do homebarista a respeito dos moedores Spong/Mimoso: http://www.home-barista.com/grinders/spong-coffee-mills-grinder-for-23rd-century-t16165.html

Lá eles também falam em como "amaciar" o Mimoso para espresso, para que as mós fiquem próximas o suficiente durante toda a rotação da manivela.

 

Abraço,

Lucas

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas,

 

Muito loko esse papo! rsrsrs Lembrei-me dos Anos 70 quando eu tinha um fusquinha (acho que era 68; depois um fuscão 72, acho) e levava no porta-luvas um jogo de ferramentas (chaves e lâminas) para limpeza e regulagem de velas, carburador, calibragem do platinado etc. hahaha era divertido também!

 

Muito obrigado pelo link, não tinha esse, e só veio a confirmar minhas observações empíricas e as do torneiro que fez o mod. Não sei se será o caso de reverter o mod, pois tive um significativo progresso. A "folga" na rotação, que era de umas 9 horas contínuas, agora é de duas folgas de menos de 2 horas, exatamente como ele preconiza no tópico, ou seja, uma rotação muito mais uniforme. Dei uma boa "amaciada" (saiu até tinta azul no pó da primeira moagem hehehe), e pra você ter uma idéia o ajuste do parafuso em "L" da regulagem foi de + 3 horas. Ficou mais fino e, portanto, mais amargo (o que me desgosta, muito), mas amanhã eu invisto mais umas 250g para os testes de ajuste, vamos ver no que dá.

 

Estou usando para espresso, mas segunda-feira chega a Aeropress.... aí a porca vai torcer o rabo, outra granulação etc e tal, meus neurônios vão torrar! rsrsrs

 

Abraços,

Lisboa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana ver o Spong desmontado.

parece que as mós ficam a meio caminho entre as mós planas e as cônicas.

Pode ser útil comparar a moagem do mimoso com um moedor mais corriqueiro por aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho que atualizar minha lista de equipamentos. Fiquei um bom tempo com minha Poemia despressurizada e um moedor Hario manual (acoplado a uma parafusadeira elétrica). Há uns dois meses adquiri um Mimoso.

 

Sim, haverá café velho nesses espaços dentro do moinho, mas acredito que eles não prejudiquem a qualidade do café porque não estão no caminho que o café flui da entrada até a saída, devem ficar lá "pra sempre" uma vez que ocupem esses espaços. Pense assim: carros parados em ruas sem saída não vão causar congestionamento na avenida principal.

 

Você vai utilizá-lo para qual método de extração?

Vou utilizar para filtro (Hario) e Expresso (Poemia). Estou inclinado a comprar o Mimoso, mas ainda tenho que achar um bom lugar

para montá-lo.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

O pessoal aqui põe os moedores no pedestal

Não é só aqui não. Todos os lugares que discutem o assunto dizem isto, ainda mais quando se menciona café expresso:

 

"There is only one thing every espresso expert agrees on: The grinder is the single most important piece of coffee equipment you'll buy, and the last place you'd want to skimp."

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só lembrando que caro, moderno e sofisticado não é sinônimo de melhor. Melhor é sinônimo de melhor. Esse fervo todo em cima do Mimoso é por termos encontrado um moedor que foge do caro, moderno e sofisticado e ainda assim atende consistentemente as demandas de um método que dá pouca margem de erro ao barista em termos de moagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou usando o meu moedor manual (Botini) todos os dias, não me arrependo de ter comprado. Uso inclusive antes de ir trabalhar, e gasto uns 10 min para preparar uma caneca de coado. Muito melhor do que o café da cafeteira elétrica cansada de guerra :lol:  que foi aposentada compulsoriamente.

Quando faço a moagem, no fim eu giro a manivela sentido anti-horário algumas vezes, para sair o pó retido, que não me parecia muito. Contudo ontem precisei remover o moedor para limpar o local e mexi na manivela estando em outra posição e caiu muito pó, cerca de uma colher de sopa!

O fabricante recomenda moer arroz após cada uso para limpar, mas ainda não fiz isso... :unsure: me parece que preciso seguir essa orientação para não acumular pó velho no interior. Mesmo que esse pó não vá interferir nas próximas moagens (conforme pontuou Luke), psicologicamente parece que sim. :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa discussão faz pouco sentido. O Mimoso pode ser uma beleza ou um moinho ruim demais. Alguém com um moinho de boa qualidade (Vario para cima) tem que fazer testes comparativos para realmente saber. Seria muito interessante.

Abçs

Burny

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...