Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Bernardo B

Moinhos tipo Mimoso

Recommended Posts

fpiona    6

Boa Noite Galera ! Realmente estou muito entusiasmado com os Posts sobre moinhos e também possuo o Botini nº3. Comprei na cara e coragem, pois queria um  moedor elétrico pela praticidade e não tinha disponível para comprar em Lojas físicas. A questão da regulagem não é difícil, é manual e se perde algumas gramas com isso. Depois que tomei conhecimento sobre a questão dos moedores de lâmina, descartei a possibilidade de adquirir esse tipo.

Falando sobre dificuldades pelo tamanho/peso, eu moro em apartamento e o único local que tenho para apoiá-lo é numa mesa de madeira, onde coloco uma toalha embaixo do moinho para não estragar a mesa. Quando faço a torra, fico tão empolgado pra moer e experimentar o café, que as dificuldades nem se ressaltam. rs

Eu estou na "pilha" pra comprar um moedor Breville, mas também quero comprar uma Cafeteira Oster PrimaLatte e vou priorizar a segunda, depois dos comentários positivos sobre o Botini.

Um abraço

soul105    16

Acredito que este moinho deveria ser recomendação unanime lá no tópico "Qual moinho começar", na sua devida categoria: moinhos manuais, não portáteis, até R$200 (apesar de que facilmente é adquirido por menos de R$70).

Estava em dúvida se comprava o Botini ou o Mimoso.
Comprei o Botini 03, paguei pra ver e achei ele EXCELENTE.

A moagem ficou bem mais uniforme e de qualidade, o sabor ressaltou bastante desde o velho café filtrado até o espresso. Falando em espresso, fui moer no mais fino e tive a proeza de entupir minha máquina, não saiu uma gota. Tive de ir liberando a regulagem pra conseguir fazer um espresso. Apesar de bem rudimentar, o controle de moagem quando acertado é bem eficiente. Na french press, ninguém mais quer café moido no Porlex, é outro sabor. Pra quem tinha dúvidas sobre a capacidade de moer até o espresso, pode comprar de olho fechado!

O único ruim é que terei de voltar a fazer braços na academia, pois agora com umas 15 voltas já consigo fazer um espresso duplo :D

• Like 6

minha segunda visita ao site e primeiro comentario. Fiquei feliz em saber que tenho um moedor de cafe em casa. Eu achava que era moedor de carne ou de cana de açucar. Comecei a pesquisar sobre cafes e percebi que meu paladar se equipara ao daqueles bebados de corote de pinga se comparado ao somelie... haha

Minha pergunta é: Como raios se limpa isso. Eu soltei uns parafusos e ja dei uma limpada mas esta muito enferrujada. acho que preciso passar alguma coisa mais pesada (tiner?) e pintar depois. A minha é da marca Fama. alguem conhece?

tambem precisava conseguir tirar a manivela para soltar o negocio que moe. mas nao sei como. kkkk

Sinha    1

Olá a todos!

Sou um completo iniciante no mundo do café, queria adquirir uma prensa francesa e um moedor para começar a fazer uns cafés melhores. Experimentei um café feito pela prensa e me apaixonei! gostaria de saber se o Mimoso ou Botini conseguem moer para prensa de maneira satisfatória para um novato como eu?! imagino que para alguns veteranos com paladar muito mais apurado que o meu possa sentir muita diferença entre usar um Mimoso e um outro moedor mais top, mas para mim que sou iniciante, será que ele atenderia minhas expectativas? 
Ele conseguiria moer de modo uniforme, e numa espessura que não passa-se pelo filtro da PF? (lembrando que o meu nível de exigência ainda nao é tao elevado visto que sou novato e estou acostumado apenas com a quele café de mercado super amargo e ruim UAHUHAUA)

caso o Mimoso nao fosse adequado, vocês me recomendariam outro moedor? ou comprar o grão e mandar moer em casas especializadas?

muito obrigado!! 

Freedom Force    149

Olá!

Acho que o Mimoso dá pra começar sim. Mas um Hario Slim ou Skerton seria melhor na minha opinião.

Olá, pessoal. Sou novato por aqui.

To com a mesma dúvida por aqui... Já pesquisei bastante aqui no fórum, mas a dúvida ainda persiste.

Moedor pra iniciar, to entre Hario Slim e um desses Botini.

O uso será inicialmente pra café coado e logo depois para aeropress (sem qualquer possibilidade de utilização em espresso). Procuro algo que possa me atender pelo menos por alguns meses até juntar uma grana pra um Bravo Mini.

Entre os dois citados mais acima, qual vocês acham mais adequado na minha situação? Desconsiderando o aspecto portabilidade (vai ser usado só em casa).

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk

Apesar de talvez o Hario Slim entregar uma moagem mais consistente (e em moagens mais grossas que a para espresso talvez nem seja o caso), eu acho o Botini muito mais prazeroso de usar, pois o moedor fica fixo, tem uma alvanca e mós maiores. Usei o Hario Slim numa viagem recente e era um pé no saco moer nele, doía a mão, demorava, se eu fosse depender dele para tomar café no dia a dia certamente iria tomar menos café. Já o Botini (o meu na verdade é um Progresso antigo, mas dá na mesma em usabilidade) dá para usar todo dia, feliz. Usar o Botini é um exercício matinal, o Hario já tá mais para tortura...

Claro que há quem discorde. Um ponto negativo para o Botini é ter um lugar para prender e deixar que seja prático de usar (uma altura boa, que a manivela não atrapalhe a passagem, etc.). E a sujeira que faz (sempre cai um pouco pra fora do pratinho).

Quantos meses pretende juntar grana para o bravo mini? Porque se for pouca coisa compra um generico porlex. Aliexpress ta entregando em menos de mes. Ai junta grana mais rápido para o bravo.

Enviado de meu SM-G800H usando Tapatalk

Um bom tempo, Eduardo. Uns 8 meses aí no mínimo. Até pensei em comprar um genérico, mas não ando tendo tanta sorte no AliExpress. Algumas encomendas levaram cerca de 30 a 60 dias, outras 150 a 170, é muito aleatório. Por isso que estava dando preferência pra esses dois modelos que são fáceis de achar por aqui no Brasil mesmo, sem precisar importar.

Luke S    67

Eu comecei com um Hario Canister e depois troquei pro Mimoso (um Mimoso pra espresso e um Botini pra coados), porque:

1) é stepless;

2) não achei a qualidade do café pior;

3) não tinha mais paciência pra ficar moendo café para mim e para as companhias no Hario, mesmo usando uma parafusadeira acoplada. O Mimoso é muito mais rápido.

• Thanks 1

Muito obrigado pela contribuição, @Luke S.

Apesar de em casa sermos só eu e minha esposa, a rapidez da moagem é algo que eu tenho levado em conta pra decidir, pois eu bebo muito café. Via de regra sempre preparo 500ml pela manhã e 500ml à noite. Deste 1L ela bebe uns 250 ml e eu o resto... Rsrsrs.

Daí eu chuto que cada vez que for usar vou ter que moer aí de 30g pra frente.

Fogo ruivo    706

Mimoso sem sombra d dúvidas.

Além de prático, parrudo e barato, entrega resultado aceitável e ainda decora o ambiente.

Abração

Oogway    39

Mimoso ou Botini. Tenho o Botini e é muito bom.