Ir para conteúdo

Gilberto

Postagens recomendadas

Gil, Valeu! Obrigado. ;)

 

Ainda não abri meu Iron Man, estava esperando seu vídeo, mas no MD-40 um pano seco não é o suficiente para limpar toda aquela massa grudenta oleosa que foi acumulando ao longo do tempo (limpo a cada 15 dias, em média). No MD já usei álcool 70%, o mesmo usado na farmácia para esterilizar recipientes (então não faz mal para a saúde) mas não sei se seria prejudicial às mós do Mini. O que você acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nos meus moedores eu uso pincel e escova

no caso do md ele dá uma empastelada mesmo

tiro com uma espátula e uso escova depois

moagens grossas também ajudam como o gilberto disse

qualquer coisa além disso, fico pensando se o paladar é capaz de perceber...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, as mos são um caso a parte, água nem pensar, rsrsrs . Álcool eu acho que não teria problema.

No moedor sem problemas, a única coisa que não pode é montar a peça de bronze no alumínio se elas estiverem molhadas.

A graça eu comprei no mercado livre, acho quevtem embalagens pequenas, eu comprei 1 kg, é graxa alimentícia.

Se manter a graxa na peça de bronze quando desmontar não precisa colocar novamente, só se quisesse remover a graça antiga para limpar melhor.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando que álcool 70 e mesmo o 92 possuem água (30% e 8%). O ideal para as peças que não pode molhar seria álcool isopropílico ou o etanol absoluto (100%).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, Marcia! Eu já havia perguntado antes sobre o isopropílico pois usei uma vez no MD40, mas não sabia se ele faria mal à saúde. ;) No ano passado na Semana do Café de Lorena eu vi um produto branco em flocos especial para limpar moedores mas era caro, não lembro o nome. :rolleyes: Até arroz recomendam pra limpar o Mimoso (já fiz isso nele), ou outros moedores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca álcool !

O Lisboa quer desinfetar o moedor :) vai moer café durante cirurgia ?

 

Em qualquer lugar do mundo basta um pincel , mas aqui a gente vai desinfetar . :lol:

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho até aquele pincel (bem duro) angulado para limpar chuveiro de máquina de espresso, mas ele ou pincel comum ou escova de dente não tiram aquele grude de café que forma. :( .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá Lisboa , aquele pincel duro de grupo é pra limpar a borra de grupo, eu tenho moedores desde 1987 e sou bem porquinho em relação a limpeza de moedores , deixo passar muito tempo.

 

Nunca vi qualquer tipo de borra em mós planas ou cônicas, o moedor é quase um equipamento autolimpante , a área das mós é esposta a grandes pressões um grão praticamente limpa o outro.

 

Em moedores elétricos pode ocorrer algum acúmulo na câmara, mas esse pó para virar borra teria que ficar acumulado um tempo absurdo.

 

Como vc não usa torra empapada de óleo como dark french ou outras esquisitices , não vejo como acumular algo em um moedor manual .

 

Fotógrafa o que está te incomodando , fiquei curioso . :)

 

Use só pincel macio como esse:

 

https://www.amazon.com/Espresso-Supply-Grinder-Brush-7-5/dp/B000OORIAM/ref=pd_sim_79_15?_encoding=UTF8&pd_rd_i=B000OORIAM&pd_rd_r=FQ6ZCQ2X8KA9HYX023ZP&pd_rd_w=YS0dl&pd_rd_wg=fUC2B&psc=1&refRID=FQ6ZCQ2X8KA9HYX023ZP

 

Ou compre um pincel macio em uma loja de ferragens , no fundo é tudo a mesma coisa.

 

Agora esse duro de grupo não serve para moedor.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca vi qualquer tipo de borra em mós planas ou cônicas, o moedor é quase um equipamento autolimpante, a área das mós é exposta a grandes pressões um grão praticamente limpa o outro.

É porque vc não tem um MD40, CaÊ! :P

 

A borra resistente que fica grudada é nas quinas internas da mó (onde passa grão é autolimpante, naturalmente), e na rosca interna que fica exposta (aí acumula bastante). Aquela escova de grupo não funciona mesmo (é muito dura), no fim acabo usando uma escova de dente bem dura, cotonete (dá pra fazer pressão sem machucar os dedos), pano etc.

 

Normalmente limpo a cada 15 dias, salvo se estou fazendo pouco café ou esqueço daí limpo uma vez por mês. Passo aspirador todo dia, às vezes esqueço. Realmente eu não uso café com torra acima de média, mas môo somente o mais fino possível (a 1 ponto do 0) para qualquer método, vai ver que vem daí a formação da borroleosidade. Moer café ainda congelado (i.e., direto do freezer pro moedor, o que não faço mais há uns 6 meses, prefiro esquentá-lo a la sous vide antes de usar) também parece contribuir para o indesejável efeito. Da próximas vez que limpar eu tiro umas fotinhas e te mando via MP.

 

Tudo acima foi off-topicamente sobre o MD40.

 

Agora aproveitando pra falar do Mini... uma vez discutiram sobre remoer (moer grosso e depois mais fino) em geral. Esta semana um colega disse que estava moendo no Mini mais grosso (2+40) e depois mais fino (0+40), pois isto facilitava a tarefa na moagem mais fina. Fiz vários testes e não vi vantagem: houve perda em tempo (2 passadas) e pouco ganho (menos esforço) trabalhando com o Mini na mão. Como estou prendendo o Mini na morsa (a pressão para segurar e não rodar é bem pouca) moendo direto em 0+30 (no meu, menos que isso quase não passa pó) está funcionando muito bem (pouco mais de 2min para 11g de pó), embora seja um pouquinho cansativo (mas tô precisando fazer exercício). :lol:

 

E realmente não recomendo remoer, pois outro dia (quando testei) moí grosso e depois remoí fino, fiz isso várias vezes (quase uma hora, tive que tomar um relaxante muscular depois). No dia seguinte, mesmo batendo e chacoalhando bem meu Iron Man antes de usá-lo, pus 11,4g de pó e saiu 12,3g! :o Acho que no uso normal a retenção deve ser mínima, mas, por precaução, após o uso estou afastando as mós do Mini (2 ou 3 voltas) e passando meu velho aspirador cansado de guerra. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho MD40 , compramos juntos , mas eles tinham 5 anos de uso comercial , sempre com limpeza deficiente , nesse caso extremo , sim lembro de quando fiz a primeira limpeza eles tinhas borras, mas depois não apareceram mais , o meu está guardado agora , estou com moedor demais.

 

No futuro vou vender ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa, o produto específico para limpeza das mós que você citou é o Urnex Grindz. Ele é vendido em frascos com 200 pastilhas ou pacotes menores com porções de pastilhas para limpeza por três vezes. Comprei faz algum tempo 2 caixas das menores na Café Fácil para usar no Ceado e no Vario W e, apesar de achar importante, confesso que nunca os usei. Vou até fazer isso para testar antes de perder a validade. Segue os links de duas empresas que costumam comercializá-los na internet, a primeira em pacote (em falta no momento) e a segunda em frascos:

 

http://www.cafefacil.com.br/acessorios/limpeza/limpador-de-moinho-de-cafe-grindz-urnex

 

http://www.libermacautomacao.com.br/produto/cafe-espresso/limpeza/1762-grindz-limpador-de-laminas-do-moinhournex

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Suporte do Bravo Mini:

 

Primeiro fiz com O-Ring, mas o atrito do O-Ring é grande, entrava com uma certa dificuldade é mesmo assim o moedor movimentava muito.

Coloquei uma cinta de couro para ajudar mas não deu.

 

Fui então para neoprene colado, pareceu legal, fiz 3 protótipos para acertar a medida.

Depois precisei fazer uma "tampa " para travar o neoprene na entrada.

 

Como o Atrito do neoprene não é alto da para deixar o ajuste bem apertado.

 

Agora falta testar os pés, pezinho ou ventosa.

 

EAE1A562-FF5A-4B6B-ADFE-4971D2B93543_zps

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas uma vez sobre limpeza. Qual o arroz mesmo que pode ser usado Gil, ( ou chegou-se a conclusão que não é recomendado). Acho que é o parbolizado, um de risoto carnaroli ou arbório serve? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, que me lembre seria o parbolizado, mas lembre ter lido no Fórum alemão em um tópico do HG que eles não recomendavam usar.

O meu primeiro protótipo do Debut acabei usando, acabei por perder as mós depois e fiquei sem saber se foi por conta disto ou porque ele não era alinhado na época.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Fiquei feliz com o suporte do Mini. Mas, triste que o moedor caiu e agora não aperta direito o parafuso de baixo da manivela. Acho que entortou.

 

Você tem, Gilberto, o conjunto vermelho para eu trocar?

 

Essa questão do aperto, seria trocar os dois parafusos do manete? Abraços.

 

 

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...