Ir para conteúdo

"Chocar" a maquina de cafe


seiti

Postagens recomendadas

A analogia do evento é perfeita. O problema é que, segundo o Houaiss, o significado do termo 'constipar' no sentido que desejamos remete, necessariamente, ao trato intestinal. Acho que utilizar esse termo vai deixar o debate meio escatológico.

 

constipar

verbo
Rubrica: medicina.
 
transitivo direto e pronominal
1 causar ou sofrer diminuição do trânsito intestinal e consequente retenção de fezes
Exs.: a alimentação sem fibras vai acabar por constipá-lo
 constipa-se sempre que viaja 
 
transitivo direto, intransitivo e pronominal
2 causar ou apanhar um resfriado
Exs.: a mudança de tempo constipa (muita gente)
 cuidado, não vá se c. na chuva 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Gil, preciso de um dicionário para entender sua colocação. Tenho dúvidas se a Filosofia da Linguagem dará conta do seu (des)corretor ortográfico vivo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ana, esse aí nem Nietzsche, que foi um grande filólogo entre os filósofos, entenderia... Com esse (des)corretor, o texto do Gil precisa de legendas! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 1 year later...

Existe algum problema em insistir em uma extração entupida ou quase entupida?

 

Comprei minha cafeteira PHILCO PHC19 de um amigo, ela estava "quebrada" abri fiz uma 1/2 sola em uma mangueira e paguei um valor com desconto...

 

Venho usando a cafeteira por 06 meses, no início com café moído de supermercado e a uns 02 meses tenho feito" tentativas" com café torrado moído em um hario skerton e usando filtro pressurizado (estou aguardando a chegada de um filtro normal para o início da primavera)

 

Nas tentativas já dei algumas engasgadas na máquina experimentando mais uns g vs moagem mais fina. Em alguns casos deixando a máquina gemer até tirar uns 28g em 120s através de lentas gotas...

 

Na última engasgada estourou a conexão que eu havia "consertado", verifiquei que o "conserto" tinha ficado meio precário devido à falta de ferramentas adequadas.

 

Fiz um CONSERTO e fiquei com receio de estourar alguma outra coisa. Qual o procedimento correto numa engasgada? Se ficar apenas gotejando devo parar a máquina?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tipo de máquina tem uma OPV (válvula de sobre-pressão) fixa, que comumente desvia o fluxo em um looping de realimentação quando a pressão atinge mais de 11 ou 12 BAR. Salvo algum defeito na mesma, ou em alguma outra parte no circuito de pressão (como foi o caso da mangueira que você precisou reparar), as linhas de água deveriam suportar com folga o limite máximo do regime de operação da bomba.

 

Já que você abriu a máquina, verifique o modelo da bomba. Com o código, consulte o site do fabricante. Se for uma Ulka da linha econômica, deve ser algum dos modelos 1:2 com limite perto de 1 minuto "ON". Uma bomba de regime 1:2 precisa de 2 segundos de descanso pra cada segundo acionada no último ciclo, pra esfriar o enrolamento do solenoide.

 

Observe que o limite máximo das bombas mais comuns nas máquinas de entrada é operar 1 minuto seguido. Se forçar mais do que isso você começa a danificar o sistema, e isso pode ser lento e cumulativo, tanto para a parte mecânica quanto pra elétrica, podendo queimar a bomba.

 

Além disso, quando passa muito dos esperados 30 segundos o café tende a ficar "sobrestraído/superextraído"... não é bem uma regra, já obtive ótimos resultados com extrações de 45s ou mesmo 55s em alguns cafés, mas essas são situações anômalas. O mais comum é obter o melhor sabor antes disso, na faixa dos 25s a 35s, tendo acertado dose e moagem.

 

Observe que café sobrestraído, se bem adoçado, fica parecendo "chocolate", então é um "erro" que o açúcar esconde... se você adoça, e gosta de açúcar, use o limite da bomba como referência para não "matar" sua Philco por engasgamento crônico...  :rolleyes:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou muito agradecido pelas dicas.

 

:wacko: :wacko: :wacko: Porém preciso de mais orientações...

...depois de rever meus conceitos sobre até onde forçar a pobre cafeteira, segue o resultado dos últimos cafés.

Estou considerando como I a posição onde o meu moedor Hario Skerton fica travado, II seria o mais fino que consigo moer com ele.

 

Filtro duplo pressurizado

Quantidade 14,5g

Moagem IV

Compactação leve

Tempo para 28g de café 20s (depois de analisar os outros resultados concluí que o árbrito errou a cronometragem)

 

Filtro duplo pressurizado

Quantidade 15g

Moagem IV

Compactação leve

Tempo para 28g de café 15s

 

Filtro duplo pressurizado

Quantidade 15,5g

Moagem IV

Compactação leve

Tempo para 28g de café 16s

 

Filtro duplo pressurizado

Quantidade 14g

Moagem IV

Compactação média

Tempo para 28g de café 18s

 

Filtro duplo pressurizado

Quantidade 15g

Moagem IV

Compactação média

Tempo para 28g de café 20s
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acordei cedo e antes de ir fazer o café tomei uma decisão drástica!

 

Cansado de esperar a chegada do filtro normal que comprei da china, pequei uma dremel e comecei a cortar o fundo do filtro duplo..

Quebrei o disco antes de acabar mais deixei um buraco de 1 cm² no fundo do filtro sem danificar a "peneira".

 

Resultado do trabalho

 

Filtro duplo com buraco de 1 cm²

Quantidade 14g

Moagem III

Compactação média

Tempo: Gemeu por uns 10s e antes de eu desligar fez um barulho como se tivesse estourando alguma mangueira

 

Abri a máquina e não encontrei nada "estourado" apenas um gotejamento na conexão na parte superior de alumínio onde "chega" a água da bomba. Coloque um anelzinho de silicone a mais, um parafuso um pouco maior e uma arruela, de forma que a conexão ficou mais "firme"... Com a máquina aberta fiz ela funcionar algumas vezes com um filtro pressurizado sem café e não identifiquei qualquer vazamento...

 

Insatisfeito fiz um café com a maquina aberta:

Filtro duplo com buraco de 1 cm²

Quatidade 13g

Moagem III

Compactação média

Tempo: Gemeu até um tempo que achei que deveria sair café, menos de 10s, começou a gotejar lentamente e desliguei a maquina. Depois de desligar gotejou mais um pouco e concluí que ela venceu a pressão do bolo.

Liguei novamente e saiu um fluxo (que não teve o tempo medido) que considerei rápido (equivalente ao que ela produz quando extrai 28g em menos de 15s).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu esperava que com o filtro DESpressurizado eu pudesse abusar mais da quantidade, da moagem mais fina e da compactação...

 

Minha expectativa no primeiro café com o filtro DESpressurizado era que os 28g fossem sair em menos de 10s.

 

Estou de saída para a casa de praia, levando cafeteira, moinho, balança etc e terei a chance da fazer vários cafés...

No caminho vou comprar 4 discos da dremel para concluir a operação no filtro.

 

Fique em dúvida sobre o resultado do último café. O que deve ter acontecido para no começo ela aparentemente engasgar e logo depois "sair fácil"

Qual o caminho para estas experiências com o filtro convencional (DESpressurizado)? Reduzir a quantidade de café e ir aumentando aos poucos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thelmo... eu diria para esquecer tudo o que mediu até agora, terminar de remover o fundo do filtro, arrumar um tamper decente (caso não tenha) e aí sim começar do zero.

Aí dá para tentar entender o comportamento do equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No próprio dia 29 acabei o serviço no filtro...

Os resultados estão diferentes da expectativa. O café que eu fazia com 15g no filtro pressurizado sai no mesmo tempo com 13g com as mesmas condições de moagem e compactação. Afinando em um passo a moagem só consigo fazer com no máximo 9,5g.

 

Hj de manhã fiz com 9,75g (!) e vazou na conexão do porta filtro.(!?)

 

Com o filtro pressurizado ela gemia por bastante tempo, chegando até a estourar uma conexão interna (tudo bem que ela, a conexão, não estava 100%) mas nunca vazava no porta filtro. A percepção é que agora com muito "menos esforço" ela vaza pelo porta filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Identifiquei o "problema" que estava provocando os vazamentos na conexão do PF... a borracha estava ruim...

 

No começo não era percebido visualmente nem ao tato... mas depois de alguns cafés fui encaixando o PF com mais força e apareceu a falha na borracha...

 

 

 

 

Sent from my iPhone using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...