Ir para conteúdo

Breville BES870XL


Postagens recomendadas

Amantes do bom café, eis que comprei a tal máquina do tópico e estou muito feliz a praticamente 1 ano com ela aqui em casa.

Comprei de uma cafeteria que estava fechando e desde então saio por aí dizendo que foi uma das minhas melhores aquisições até hoje.

Pesquisei pacas e foi difícil escolher, mas se a ocasião fez o espressólatra cá estou.

 

Procurei a palavra chave no site e não retornou resultados, no youtube há milhares de vídeos sobre a Breville, alguns ótimos e exaltando a máquina, e como não há muita coisa aqui no fórum sobre ela (nem no google em português) fico à disposição para dúvidas e também para compartilhar experiências.

 

A Máquina veio completa e quase tudo na embalagem original, ela tem um kit para iniciante e um kit avançado. O kit avançado são os porta-filtros despressurizados e nada mais, o resto é contigo. No kit iniciante há porta-filtros pressurizados, o Razor® para deixar o nível do café na quantidade ideal no porta-filtro, um quantificador de dose ideal e um manual para iniciantes.

Em complementação a máquina trouxe consigo 2 tabletes para limpeza (já usei e estou importanto mais 200 dos EUA pelo Ebay), uma escova para limpeza, um desentupidor do steammer (aquele jato do leite).

A máquina possui um excelente moedor com 15 níveis (até hoje usei apenas os 5 primeiros), possui o vaporizador (agora lembrei o nome) e uma opção para sair água quente que às vezes uso para fazer chá para os hereges do mundo do espresso (putz desculpe prefiro com espresso com "s" ao invés de "x"), um medidor de pressão central, e ajustes manuais para volume e temperatura da água. Também é possível programar os "shots" para single e double espresso.

 

A máquina é uma mercedes:linda. É um espetáculo na cozinha, os leds brancos à noite acendem igual aos botões do seu Dell Vostro, porém com aço escovado em tudo. A única parte que não é aço escovado é o porta-água, que é de um plático fumê não menos bonito que a máquina, e que segura água por bastante tempo (deve dar 1 Litro ou mais).

 

Bom, esta foi uma pequena descrição da máquina. Vamos à experiência com ela :

 

1- Aqui em Curitiba há muitas lojas em que é possível comprar cafés 100% arábica, com torras boas, e muitos blends ótimos. Quase todos os cafés que fiz na máquina ficaram excelentes, dignos das lojas boas que usam lamarzzoco para fazer café e cobram cincão a xícara (esse é o meu comparativo). Infelizmente nunca chego nos 26s perfeitos do café espresso italiano com 15bar. Cada café que chega e dependendo da temperatura e humidade do dia dá um tempo diferente. Como não gosto de gastar muito café testando a máquina e prefiro tomar logo às vezes tomo café extraído com apenas 20s.

 

2- O único café ruim que eu fiz na máquina foi um que comprei de mercado, um Melita em grãos, pois era tarde da noite e a piazada ia lá em casa fazer um churrasco. Eles não reclamaram do café às 5am, mas ficou uma m****. Nos outros dias tentei fazer alternativas com o café, mudando a moagem, mudando a quantidade de pó, colocando porta-filtro simples e duplo, mas não teve milagre. Se o café é ruim , não há máquina que salve. Talvez um café Latte ou cappucino...

 

Já assinei o clube mocca e também compro cafés frescos no distintocafés aqui em Curitiba, que possui ótimos blends e torras frescas.

Esta semana achei aquele café Lemont, 1Kg, no muffato da alberto folloni, por R$ 49, com torra de 15 dias.

 

Bom, fiquem à vontade para perguntar sobre a máquina, que pelo jeito não é muito comum aqui no Brasil (no youtube é um sucesso na Europis e EUA).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, já fiz a moagem mais fina, mas o café ficou muito escuro e amargo (apesar do tempo). Estou pensando em fazer um teste com a minha mão no tamper mesmo, para ver se estou fazendo pressão de mais no café fino e pressão de menos no café menos fino... Dizem que é 15kilos de pressão, mas ainda não consegui "medir" isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu muito o investimento. Nunca deu problema e nunca precisei de assistencia técnica. Calculo que se durar mais 1 ano já estará paga :)

Se der problema irei comprar outra igual, mas ela é bem robusta.

Os acessórios estou comprando no ebay e pedindo para um amigo trazer quando vem de lá pra cá. A ultima coisa que comprei nao foi nem acessorio, foram aqueles tabletes de limpeza...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 2 weeks later...
  • 4 weeks later...

Pessoal, gravei um vídeo com o celular mesmo de um shot de café que tirei outro dia (23segundos), outro dia mudei o grão e cheguei nos 26 segundos com grão recém torrado (fresquíssimos):

 

 

Boa tarde,

 

Eu tenho uma Breville Barista Express também e, após assistir o seu vídeo, da para dizer que precisas pressionar um pouco mais com o tamper o pó no portafiltro, após a moagem. Eu consigo extrair shots bem mais encorpados e 30s tranquilamente na minha Breville.

 

Espero ter ajudado ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brasil.

 

Desculpe, rsrs, é razão de preparo (Brew Ratio, daí a sigla). A proporção entre pó e bebida.

 

Ah ok, concordo. Porém no video que mencionei, a extração está realmente bem rápida e já logo após a "pre infusion" o café extraído é bastante claro. Essa Breville recomenda uma pressão com o Tamper de aproximadamente 15-20kg, o que não aconteceu claramente no vídeo. Não estou dizendo que o café não estava bom em hipótese alguma, somente opinando com relação ao que observei. Ao meu modo de ver e experiencia com a máquina, o ideal é utilizar uma pressão padrão sempre no Tamper (quanto mais regular for com o Tamper, mais consistentes serão as extrações) e também uma dosagem de café padronizada. Fazendo os ajustes somente com relação a moagem, pois nem todo café se comportará de maneira igual, muito pelo contrário.

 

Novamente, isso é apenas pela minha humilde e pequena experiência no mundo do café ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Sim, a Tramontina a comercializa oficialmente. http://www.tramontina.com.br/produtos/54112-cafeteira-express-pro

 

Já discutimos um pouco sobre ela, versão sem moinho acoplado, em outro tópico: aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Ajuda: 

 

Ainda estou apanhando muito da Breville Barista Express. 

 

Estou procurando alguém aqui em Brasília que esteja disposto a ir lá em casa tentar ajustar comigo pra tirarmos um bom café.

 

Não pretendo voltar para as cápsulas da Nespresso  em casa. Nespresso só no trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Filtro: duplo não pressurizado.

 

Quantidade pó: não sei o peso do pó mas o dial fica na posição 12h. Vou pegar emprestado uma balança de precisão

 

Grind: posição 7

 

Estava tendo resultados com extação demorada mas na pressão correta. Crema forte e escura e sabor amargo.

 

Baixei a temperatura da água em 8grausF, reduzi a dose do pó e melhorei o tamping. O amargor melhorou cerca de70% mas o crema ficou mais fino.

 

Neste final de semana vou tentar após medir o pó e medir a temperatura da água na saída.

 

Vou ter de comprar outro pacote na Grenat para fazer os testes. Será meu programa de sábado à tarde. rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é o café que vc esta usando ,se ele tiver mais de um mes de torra , começa a ficar dificil de ficar bom.

 

Se for café bom de torra recente , afina ele , ate conseguir uns 40/50 ml  em ate 25/30 seg ,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...