Ir para conteúdo

E quando o negócio é café? Ou melhor, cafeteria?


Postagens recomendadas

Isso! Assim teremos café fresco sempre :)

 

Anita, tem presentinho pra vc lá. Quando for, me avise pra avisar Ella (que vai tocar o café comigo) pra te entregar caso não esteja no café no dia

 

Ah, to mega feliz com a La Spaziale e seu Pf de 53 mm. Não curti muito o moinho, mas tem rendido espressos melhores que os da Walter, hehehehehe

Isso! Assim teremos café fresco sempre :)

 

Anita, tem presentinho pra vc lá. Quando for, me avise pra avisar Ella (que vai tocar o café comigo) pra te entregar caso não esteja no café no dia

 

Ah, to mega feliz com a La Spaziale e seu Pf de 53 mm. Não curti muito o moinho, mas tem rendido espressos melhores que os da Walter, hehehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo café!

 

Carreguei uns marmanjos colegas de trabalho para lá e os comentários depois foi do sabor: ótimo!

 

Preciso agora comprar os grãos tb, para fazer em casa. :)

Ah! E gente boníssima o Fernando! [emoji38]

Bem engraçado encontrar alguem após conhecer soh nas internetis (talvez isto denuncie idade...)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ueba ! Confesso que fiquei meio tenso aquela hora, hehehe. 7 cafés pra gente que tem referências, um grão menos "comum", eu sozinho, terminando o ajuste da moagem e dando atenção. Adoro quando tem o que chamo de "surto" de café, heheh. Esqueci até de oferecer um café grátis pra ti seiti, mas como tinha uma galera, se oferecesse pra um, tinha que oferecer pros 7, heheheheh

 

Tenho padronizados todos em 50 ml, mas o resultado dos de 30ml tão bem bons ao meu paladar, hehehe (apesar de achar o terroá vento norte mais interessante como lungo e BP baixos). Quando quiser um curto, só avisar :)

 

E quando quiser levar os marmanjos de novo, só chegar =D. Só fechamos as terças, e em breve faço o cartão fidelidade :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7,8 g aprox.

 

Os paulistas gostam de cháfé? :lol:  :lol:  :ph34r:

Seria uma brew ratio abaixo de 20%, entre lungo e café crema. Eu p.ex. gosto dos cafés da Terroá bem mais concentrados.

O moço p.ex. faz propaganda que eles usam 20g para um espresso single nas cafeterias dele. Achei legal.

Abçs

Burny

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, o V60 tá na moda em SP, então a resposta é ... Sim, os paulistas gostam de chafé, heheheheh

 

Gosto de BR mais altos, mas no espresso com o terroá, acho os lungos com BR mais baixos mais interessante, além de comercialmente bem simpáticos :). O feedback do público tem sido bom, por ser um café "exótico" e diferente do que comumente se oferece na cidade, então dá pra brincar bem com outros BRs, hehe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta sempre foi minha dúvida caso algum dia fosse abrir uma cafeteria, acho que o café de 50 mls tem que ter, na cafeteria aqui perto de casa eles dão a opção:

Expresso italiano com 30 mls

Expresso brasileiro com 50 mls

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, o problema, como já dito por aqui, é ter que regular o moinho cada vez ou ter dois moinhos, para tanto o curto quanto o longo ficarem bem extraídos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Academia, como no Moço, só tem espresso single feito no filtro duplo. Assim precisa de 2 moinhos, um para espresso italiano, outro para espresso brasileiro e pronto

 

Entendo que faz economicamente mais sentido vender espresso com 8g/50g, deve depender do publico. Para mim a falta de um espresso com BR alta (mesmo com preço maior) seria um dealbreaker para virar a minha cafeteria preferida. Incl. no cappu considero isso complicado, porque precisa de um espresso com BR alta para não ter sabor aguado.

Abçs

Burny

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como fiquei sem café torrado acabei comprando um do St Marche, torra deles, torra escura, para este tipo de torra se tirar um

longo fica melhor que um curto, portanto dependendo da torra o BR pode variar para se ter um bom expresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em teoria, na Walter o curto e o single tem a mesma dose, só alterando o tempo de extração. Ambos ficam bom, mas não excelentes, mas consigo assim atender os dois públicos com uma qualidade boa

 

Quanto a ter dois moinhos, em situações ideais seria o necessário, mas dá pra dar o truque, hehe.

 

Um dos truques talvez Gilberto possa ajudar, com seu tamper, hehehe. Dois tampers com regulagens distintas, e o uso do que estiver com a regulagem mais leve ao se extrair o duplo, dobrando o BP alterando pouco o tempo.

 

Outra opção no meu caso, é tentar por a dose de um duplo no PF single e calcar com menos pressão. A própria cesta do single já vai forçar uma extração mais lenta.

 

Quanto ao espresso CDC, é uma possibilidade :))

 

Farei experimentos, mas agora só em setembro x.x

 

Torras escuras eu só tomo lungo também porque curto fica intragável pra mim, hehehe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Bom momento para pequenos negócios, cafeterias inclusas, certo ou não?

 

http://www.cartacapital.com.br/economia/por-que-consumir-na-esquina-7342.html

 

Leia até o final da matéria.  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao meu ver, independentemente de certo ou errado, é necessário, importante e até uma condição para abrir algo  atualmente.

 

A dois anos fui dar uma volta na Europa, e fiquei um dias na Espanha. Lá vi um conceito que já imaginava pra mim, mas lá ele tinha muito corpo, pois era necessário, não só pela crise, mas por questões políticas (a Espanha é cheia de zonas autônomas), que é o conceito de 0km, que é a mesma coisa que a matéria fala

 

O 0km consiste em evitar ao máximo importações e consumir ao máximo de produtores e prestadores de serviços locais ou próximos, para que o dinheiro continue girando na região, e não fuja pra outros países, coisa que é muito fácil lá por ter a mesma moeda entre diversos países e a proximidade com a França (fui pra Barcelona).

 

Digo que é necessário e importante, pois evita que o dinheiro vá pra grandes companhias e saia do país. Além disso, o Brasil é historicamente um país de empresários, não no sentido clássico do termo, e sim de empreendedores, de ir vender os produtos na feira, avon e por aí vai. O micro e pequeno empreendedor, junto com as micro e pequenas empresas, corresponde a uma parcela significativa do PIB. Se essa parte quebra, a economia sobre bastante. Deixamos a alguns anos o histórico das grandes indústrias para os serviços, o que descentralizou essa coisa da firma e fortaleceu outras iniciativas (como os torneiros mecânicos do ABC, que depois de demitidos ou aposentados, compravam um torno e fabricavam peças pra indústria no quintal de casa)

 

Estamos em crise? Até estamos, mas a coisa é muito menos pior do que se pinta por aí. As taxas tão altas, mas as coisas estão acontecendo, sobretudo para pequenos e médios empreendedores. No últimos 6 meses estou bem dentro disso. As linhas de créditos sofreram contigenciamentos, mas nada que limite de sobremaneira o crédito. As taxas para micro e pequenas empresas são interessantíssimas, abaixo do cheque especial.

 

Da matéria tem uma coisa que não concordo muito, mas que tá crescendo, mas acho que tá chegando num certo limite que é o franchising. Pra mim, franquia é coisa de gente que quer encurtar o caminho pra ganhar dinheiro e quer as coisas mais mastigadas (quase preguiça), além de achar um risco enorme e ser um falso pequeno negócio, por que uma franquia, por mais que você seja o dono, sempre é um braço de uma média/grande empresa, que tá garantindo o dela na taxa de franqueado, e dando uma de pequeno negócio não sendo um, além de engessar o franqueado na compra de produtos e serviços, e pra uma pequena empresa, ser maleável é essencial

 

Eu só gostaria que o país incentivasse mais os pequenos negócios. As leis trabalhistas são muito boas, mas pra quem é pequeno, é difícil e engessa muito. Eu sou MEI, e se o MEI não tivesse sido criado, hoje nem de perto seria empresário. O MEI foi uma das melhores coisas já criadas no campo do empreendedorismo ao meu ver, pois dá possibilidade de virar empresa quem tem boas idéias e dá dignidade e direitos pro pipoqueiro, baleiro e prestadores de serviço, visto seu acesso facilitado e seus impostos unificados, mas a contratação de funcionários ainda é problemática x.x

 

Além disso, gostaria de dizer que a Yakuza tem frequentado o café para fazer reuniões, hhehehe

 

 

20110et.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que há uma certa confusão aqui com relação a café longo/curto.

 

Se um café fica melhor com brew ratio baixo, não é porque ficou fraco (diluído) e sim porque está melhor extraído. Ou seja, o moinho está regulado para esse tal brew ratio e se fizer curto (br alto), apenas cortando mais cedo o café fica sub-extraído.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio, depende da regulagem. Meu longo tende a ser levemente super extraído enquanto curto ficaria no campo "Ok", digamos assim. No periodo entre 25 e 30, dá pra fazer acontecer muita coisa, hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tempo não é relevante, o sabor sim...

 

Aqui só tomo café de br bem alto (65%) mas fora prefiro que me sirvam café bem extraído e "aguado" à café curto sub-extraído.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio, no caso dos cafés da Terroa (Vento Norte, mais ainda o Sol Amarelo) a minha experiencia é que uma BR de 30 a 40% resulta em uma melhor extração (para o meu paladar, claro). Com uma BR de 20% esses cafés ficam - na minha opinião - super extraidos. Mas depende do café, o Terra Vermelha da Terroa p.ex. (torra mais escura) talvez fica legal com 20%.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em um mundo paralelo onde existe refratômetro realtime durante a extração, parar espresso por tempo ou massa seria arcaico. Funcionaria assim:

 

Se escolhe o percentual de extração em 21% por exemplo e a máquina para o shot aí.

 

- xícara muito cheia? Só moer mais fino e fazer de novo.

- xícara muito vazia? Só moer mais grosso e fazer de novo.

 

:)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...